Hello?

Fantasia, sátira e 'realismo' com pitadas de humor, em desenvolvimento.[Pontos de Luz, anacronismo, hack n' slash, alta fantasia]

Moderadores: Vincer, Moderadores

Hello?

Mensagempor Vincer em 28 Mar 2011, 19:36

Sendo direto: devo continuar postando Shalazar? Já respondendo a 'claro, toda atividade é bem vinda! go on!'... *realmente* vale a pena continuar?

Não usa nenhum sistema oficial, não é 'completo'... por esses motivos nunca tinha postado nada. Principalmente via chat spellianos sempre me questionaram por não postar nada ou sugeriram postar mesmo assim...

"beleza, mesmo que não usem em mesa pode rolar algum debate, recebo feedback, críticas... deve ser legal" eu pensei;

Exceto que não. Já imaginava que ninguém usaria o material em suas mesas, todo cenário postado na internet(fora da spell inclusive) só costumam ser usados... pelos autores. Típico de homebrew, nenhuma novidade. Talvez mudasse como um livro/ebook mas a spellpress não deu em nada;

Então a única motivação restante seria feedback, mas não há nenhum. Nem sei se alguém realmente lê o que posto, nem críticas(nem as desconstrutivas) aparecem. A seção toda é um monólogo... e eu perco tempo escrevendo para terceiros(que é diferente de como escrevo para uso pessoal) e formatando tópicos e tal...

Enfim, eu perco tempo. Exceto pelo primeiro tópico, não há respostas. Por isso acho que vou parar, deixar trancarem/ocultarem a seção; Fica aqui a explicação e a pergunta se há motivos *de verdade* para o contrário.

Falam em falta de material dos usuários na spell, mas acho que falam de 'falta de material popular/d&d'. Exceto por figurinhas marcadas(m&m, etc), acho que qualquer um que trouxer algo diferente(ex: gurps) vai postar... por postar. Sem interesse/uso não existe real motivo. Tentei trazer algo pro spell press mas não rolou; agora shalazar e nenhum feedback... Já me satisfaço usando nos meus jogos e não falo em usarem... mas se não há interesse, nenhum debate interessante surge... até para o fórum é uma perda(no caso de espaço, no meu caso de tempo).

Então acho que só vou voltar a contribuir quando terminar meus crunchies(como o runemaster, ou qualquer outro sisteminha). Por hora me dou por vencido, talvez quando outro projeto coletivo(que me interesse) começar eu volte em pensar em contribuição/material.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Hello?

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Mar 2011, 20:33

Bicha chorona. :haha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Hello?

Mensagempor Iuri em 28 Mar 2011, 21:02

Acho que o que desestimula a participação do resto da Spell é o fato de ser um projeto individual. Estamos aqui no fórum apenas como espectadores, por isso não há tanta motivação em comentar. Não acho que o feedback vá melhorar, então se tu acha que não vai aproveitar o que escreve aqui, talvez seja melhor parar mesmo :what:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Hello?

Mensagempor Madrüga em 30 Mar 2011, 19:40

Vincer escreveu:Não usa nenhum sistema oficial, não é 'completo'... por esses motivos nunca tinha postado nada. Principalmente via chat spellianos sempre me questionaram por não postar nada ou sugeriram postar mesmo assim...

"beleza, mesmo que não usem em mesa pode rolar algum debate, recebo feedback, críticas... deve ser legal" eu pensei;

Exceto que não. Já imaginava que ninguém usaria o material em suas mesas, todo cenário postado na internet(fora da spell inclusive) só costumam ser usados... pelos autores. Típico de homebrew, nenhuma novidade.


Aí é choro. Se fosse por isso, eu teria arrancado TSagr daqui há ANOS. Aí você posta um negócio, recebe poucos comentários em três meses e já pede leite?

Vincer escreveu:Talvez mudasse como um livro/ebook mas a spellpress não deu em nada;


A Spellpress miou por falta de pauta. A proposta era transformar um texto PRONTO em ebook, não completar ou dar palpite.

Vincer escreveu:Enfim, eu perco tempo. Exceto pelo primeiro tópico, não há respostas. Por isso acho que vou parar, deixar trancarem/ocultarem a seção; Fica aqui a explicação e a pergunta se há motivos *de verdade* para o contrário.


Bem-vindo ao clube. E sinta-se à vontade.

Vincer escreveu:Falam em falta de material dos usuários na spell, mas acho que falam de 'falta de material popular/d&d'. Exceto por figurinhas marcadas(m&m, etc), acho que qualquer um que trouxer algo diferente(ex: gurps) vai postar... por postar. Sem interesse/uso não existe real motivo. Tentei trazer algo pro spell press mas não rolou; agora shalazar e nenhum feedback... Já me satisfaço usando nos meus jogos e não falo em usarem... mas se não há interesse, nenhum debate interessante surge... até para o fórum é uma perda(no caso de espaço, no meu caso de tempo).


Ah, cara. A Spell Press eu expliquei logo acima.

Feedback por feedback, TSagr aguentou muita encheção de saco, reclamação de quem não leu, piadinha, vídeo idiota, etc, até que o cerne dessa merda toda conseguisse se reverter em alguma mudança: simplificar nomes, deixar mais "joguístico", etc. E não vi você apoiando muitos projetos de cenário, também.

Vincer escreveu:Então acho que só vou voltar a contribuir quando terminar meus crunchies(como o runemaster, ou qualquer outro sisteminha). Por hora me dou por vencido, talvez quando outro projeto coletivo(que me interesse) começar eu volte em pensar em contribuição/material.


Mas você não está "contribuindo". Você só está jogando paredes de texto enormes em cima de todo mundo, esperando que sejam lidas. São textos seus, um projeto seu, tudo seu. Não tem nada de Spell aí. Se é dessa forma, organiza tudo num bloco e vamos tentar transformar seu texto no primeiro projeto da Spell Press e pronto.

"Contribuir" seria fazer algo coletivo, dar feedback nas coisas dos outros, sei lá. Exigir feedback para aumentar o SEU projeto não é "contribuir". Aparecer na Spell só pra falar/postar suas coisas não é "contribuir".

Se é isso, melhor parar mesmo. Faço coro com o Iuri.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Hello?

Mensagempor Vincer em 30 Mar 2011, 23:19

Madruga, não é choro; Mas se eu peço uma seção, que por algum acaso alguém possa estar acompanhando(mesmo como lurker, no caso), quando eu resolvo parar acho apenas sensato avisar e explicar os motivos. Esse tópico.

Entendi seu ponto mas antes de chegar nele...

o exemplo de Tsagr. Você fala da encheção de saco, comentários ruins e tal... eu senti falta até disso. Esperava pelo menos críticas não construtivas, mas nem isso.

O que tenho de concordar foi o ponto de ser algo 'apenas meu'. O grande porém é que ao tentar compartilhar isso, justamente durante esse processo de revisão que estou fazendo, estou/estava doando parte dessa autoria com a spell. Eu adoraria ver feedback que me levasse a alterar o material... e isso seria colocar a spell no meu projeto.

A parte engraçada é que eu sinto(talvez erroneamente) a spell como minha casa na internet, no que diz respeito a esse hobby(rpg). Se nem nela eu posso mostrar o que faço e esperar alguma resposta...
Se seguirmos essa filosofia, todo tópico 'eu fiz isso pro meu jogo, acharam legal? Tem como melhorar?' deveria sumir da spell. Pensei ser algo totalmente afim ao tema do fórum,mas sei lá, posso estar errado. Talvez a spell não seja lugar para eu trazer questões das minhas mesas, onde eu possa esperar uma comunidade que troque idéias. Talvez em outros fóruns que eu nunca fiz parte eu encontre esse tipo de debate(como alguns gringos). É curioso como num lugar onde eu não conheço ninguém, não tenho amizades nem acompanho há anos eu consigo mais interatividade que aqui. Não é de agora, se reparar minha presença no fórum veio decaindo gradativamente... eu não consigo nem quero ou pretendo eventualmente deixar a spell, eu amo isso aqui. Mas que me entristece ver a falta disso por aqui eu não posso mentir.

Mais de uma pessoa já me cutucou para contribuir com artigos para o site, porque 'poderia ser legal' e tal... mas não me sinto confortável naquela estrutura, enquanto me sinto confortável aqui no fórum. Tentei levantar questões em alguns tópicos e o allef chegou a pedir para eu colocar parte do material como artigo. Não fiz, mas deixei claro que poderia copi-colar como artigo o que gostasse. Essa é a minha forma de contribuição, o fórum é um espaço informal onde ninguém tem reais obrigações/compromissos... tento contribuir ao meu jeito, como acho confortável e tal. Se só viu paredes de texto sem nada de interessante sendo compartilhado no que escrevi, não deve ter lido todos(ou estou pirando na batatinha, possível também).

Quanto a spellpress... a idéia de pegar um texto pronto e tal... se tivesse lido sobre shalazar saberia que é o oposto de algo pronto: é algo que estou modificando completamente, uma re-imaginação. Engraçado que eu coloquei algo pronto ('Cidade da noite') e não deu em nada. Então não coloque a culpa da spellpress não ter ido para frente por falta de material: não foi para frente por falta de real interesse(seja no projeto ou no material disponível).

Contribuir com outros projetos(tsagr incluso) eu sempre fiz, mas de forma esporádica e em pequenas doses. Ver você falar que não contribuo pelo que já participei em tópicos sobre(ex: planeta/cinturão), ou no chat aquelas idéias da ilha/reptlianos... sei lá, talvez se eu postasse frequentemente posts pouco construtivos daria a impressão de 'presença' e contribuição. Eu sou quieto e só falo/posto quando acho que tenho algo a contribuir.

Mas sim, confesso que parte da minha falta de participação é um certo desânimo pela falta de resposta. Atitude boba provavelmente, mas é sincera: cada vez sinto menos do ânimo e ímpeto que antes sentia. É ridículo eu querer que a comunidade seja como eu quero; apenas insisto em postar o que acho relevante e interessante, na esperança de encontrar o que procuro... que é o que todos fazem em cada tópico. Só reagi a respostas do tipo 'você fala dos seus cenariosinhos/sisteminhas sem nunca mostrar nada', e quando o faço parece perda de tempo... ok, não deu certo. Mas se vou largar a bola achei ao menos sensato explicar, caso alguém acompanhasse como lurker ou moderadores estranhassem a seção parada.

Não adianta criticarem o que acho interessante, que consequentemente é o que vou trazer para o fórum. Tentei de outra forma e não deu muito certo, mas vou continuar por aqui e buscar meus interesses de outras formas. Página virada, já entendi.

SPOILER: EXIBIR
inb4 butthurt: é butthurt. Mas talvez parte tenha motivos importantes a considerar. Já fizeram no passado campanhas 'spellRPG lembra?', houveram iniciativas mortas de produzir material, etc, etc... é apenas consequência natural algum desapontamento ao não ver respaldo disso. Acho que os vários projtetos que não foram para frente são um sinal: se não é interesse da comunidade, a mesma talvez deveria parar de se portar como se fosse interessada? Talvez se eu não tivesse essa impressão(errada) eu não teria perdido tempo com esses tópicos enormes.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Hello?

Mensagempor Emil em 30 Mar 2011, 23:54

Vincer, eu tenho lurkeado parte do que você escreve, e antes de tirar tudo, eu realmente gostaria de ver você fazer um esforço nos seguintes sentidos:

1º) Você escreve muito, muito mesmo, de cada vez. E isso espanta. Sério, eu nem sou a pessoa mais ocupada da Spell. Tem gente com emprego fixo e com curso que exige dedicação de longos períodos (eu posso tirar uma ou duas semaninhas pra revisar, um dia pra ler toda a leitura acumulada, uma semaninha pra escrever os trabalhos do curso), e mesmo assim, eu tenho que selecionar o que eu vou ler com muita atenção, e o que eu vou comentar. E, como você posta paredes de textos em intervalos relativamente longos, seu material acaba caindo pro fundo da pilha de prioridades.

2º) O projeto está muito pronto e é muito individual. Eu sei que você gastou suor e sangue nele. Eu sei que você pensou em coisas anteriormente que não ficaram como você gostaria, e que mudar o que você quer agora parece um desafio terrível e ao mesmo tempo encantador. Mas nós não temos envolvimento com este projeto. Nós não chegamos a jogar no mundo, não chegamos a operar com os mesmos conceitos. Então você tá pedindo pra gente opiniar numa conversa que é só sua, numas preocupações que podem não estar na nossa cabeça nesse momento. E isso espanta o público.

3º) Sério, não adianta pedir feedback aleatório de todo mundo. Não vai rolar. Você quer ajuda da galera? Então abre na mão de quem queira criar junto: tá com problema com mapas, localidades, lugares? Abre pra alguém desenvolver alguma coisa. Quer pensar em raças diferentes, classes diferentes? Abre pra quem se interessa por essas coisas. E nem assim é garantido que vá funcionar. Mas com algum direcionamento, é mais garantido que simplesmente apresentar um material vastíssimo e perguntar: o que vocês acham?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Hello?

Mensagempor Vincer em 31 Mar 2011, 00:07

Tá aí. A resposta mais construtiva que podia esperar. E você tá certo.

Talvez esse tópico sequer precisasse se alguém já tivesse criticado esses pontos nos outros tópicos. Se tivessem dado puxões de orelha sobre isso e rolado essas sugestões, eu sequer teria criado esse tópico...

Me fez perceber o principal problema talvez... eu já vinha tentando reduzir texto, mas realmente não dava para reduzir muito na forma que eu fazia: como uma enciclopédia ou livro. Tá aí, só postar minhas questões ao invés de querer mostrar material já é uma boa...

Muito embora eu tenha feito um tópico assim 'Cidades Estado' sem resposta. Mas acho que vale a pena, ao invés de já me decidir em 'não mais postar/perguntar sobre shalazar'.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Hello?

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Mar 2011, 00:10

Mas talvez parte tenha motivos importantes a considerar. Já fizeram no passado campanhas 'spellRPG lembra?', houveram iniciativas mortas de produzir material, etc, etc... é apenas consequência natural algum desapontamento ao não ver respaldo disso. Acho que os vários projtetos que não foram para frente são um sinal: se não é interesse da comunidade, a mesma talvez deveria parar de se portar como se fosse interessada? Talvez se eu não tivesse essa impressão(errada) eu não teria perdido tempo com esses tópicos enormes.


Existe uma diferença entre projetos que são iniciados na comunidade e projetos que são apresentados quase prontos para a comunidade. As iniciativas de produzir material ou foram simplesmente feitas com má vontade ou feitas de moda a alavancar o próprio material.

Quer um exemplo?
O Spellzine, onde o editor (que faz tanto tempo que nem lembro quem foi!) deu de ombros e ao invés de cobrar prazos e correr atrás (sabe, como é o proposto pra um editor, cargo que ELE aceitou), bateu o pézinho no chão, fez beicinho e botou a culpa nos outros porque não entregaram. Ninguém sabia do prazo. E aí, quando o primeiro Spellzine sem a participação de quase ninguém, sendo apenas um zine solo de dois membros do fórum foi lançado, ficou butthurt porque "faltou colaboração". Quando o projeto "mixa", porque "ninguém colabora", é culpa da falta de interesse da comunidade. Pff.

E é quase a mesma coisa que eu tou vendo aqui. Como o Emil citou acima, a quantidade de texto, fora a aparente necessidade de justificar todas decisões sem estar aberto a mudanças afasta qualquer um que poderia se interessar pelo cenário, que já é algo grande e fechado.

Não é viável, pelo menos pra mim perder tempo filtrando informações que poderiam ser relevantes a um cenário novo, mas são textos mais do mesmo. Se eu não acho o que eu quero, eu largo de mão. Quando clico nos teus tópicos aqui de Shalazar, eu passo o olho por alto, se não achar um ponto que me agrade, eu nem leio. (Não são só seus posts. Vale pra tudo de RPG, mesmo que não leia, eu abro todos os posts pra ver. Todos, menos do Crude porque ele é panaca / TABOO ALERT!.)

As vezes, leio só pra achar que perdi o tempo porque não tem nada de inédito. Exemplo concretíssimo: sério mesmo que você queria num feedback num tópico sobre explicações do que são Caçadores de <insira presa>, sem nada de novo, de mais, além das descrições deles? Sério SÉRIO?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Hello?

Mensagempor Vincer em 31 Mar 2011, 00:23

Confesso que fui impulsionado por Tsagr(onde colocam texto também por inteiro) e principalmente por Ariathis, guerra das areias ensanguentadas. A parte de ser algo com cara fechada eu entendo e concordo, grande erro..

Mas os caçadores foi uma tentativa desesperada de tentar mostrar algo que surtisse algum interesse. Fui postando outras coisas sem nenhuma resposta, então lembrei que o que mais costuma ter algum interesse é crunch... adaptações, whatever. Aquele tópico era uma introdução e ali deixei ponta solta para postar habilidades e similares, que poderiam facilmente ser adaptadas para outros sistemas... tão logo alguém comentasse a deixa(que não aconteceu). Eu postaria 'minha versão pessoal de ranger/caçador' com todo um crunch se fosse minha praia, então o resultado foi aquela coisa xoxa.

Enfim, estava apenas sondando o que teria respostas(cada tópico tentava algo diferente).
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Hello?

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Mar 2011, 00:26

Tu fala como se Ariathis tivesse muitas respostas. :laugh:
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Hello?

Mensagempor Vincer em 31 Mar 2011, 01:08

Poisé, se ler o que mais escrevi nesse tópico verá que não reclamei *especificadamente* de não se interessarem por Shalazar; parece haver uma falta de interesse geral com qualquer material, apesar de falarem o contrário.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Hello?

Mensagempor Madrüga em 31 Mar 2011, 05:29

Lumine Miyavi escreveu:Tu fala como se Ariathis tivesse muitas respostas. :laugh:


OU TSagr. :hum:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Hello?

Mensagempor arghsupremo em 31 Mar 2011, 08:37

Que tópico emo. Só falta cortar os pulsos, Vincer.

(Não, não faça isso!)
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo


Voltar para Shalazar

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron