Agora com Ds

Fantasia, sátira e 'realismo' com pitadas de humor, em desenvolvimento.[Pontos de Luz, anacronismo, hack n' slash, alta fantasia]

Moderadores: Vincer, Moderadores

Re: Agora com Ds

Mensagempor Vincer em 06 Abr 2011, 00:24

Iuri colocou bem. Mas sim, existe um ícone, e já falei nele.

Ícone, Vincer. Uma única coisa que você olha pra dar identidade ao cenário. Só pra te dar uns exemplos e ideias:

Tormenta tem a Tormenta, a tempestade mística destruidora da realidade.
Eberron tem os Forjados Bélicos


E Shalazar tem Shalazar. Shalazar não é o nome do mundo, é que nem tormenta; é o nome de um fenômeno e força sobrenatural. Se ela é algo perigoso para o mundo, positivo para ele ou neutra é que não fica claro. Uma força que até a mana, a magia bruta e coisa mais caótica e intrusiva do mundo sai correndo. Algo que faz o caos se retrair e sentar num canto, mas totalmente oposta a força da 'ordem'(Destino).

As leis 'universais' do cenário têm efeito direto em jogo(com regras para rolar Acaso(caos) e efeitos de Destino(ordem), entre outras menos impactantes), e Shalazar subverte/quebra todas.

Tanto é o ícone que... está no título. Primeiro post sobre shalazar, começou com uma historinha introdutória sobre... advinhe.

SPOILER: EXIBIR
Está por todo o cenário. É um mega macguffin para várias facções; Um cara enlouqueceu e morreu falando nisso, pouco antes da grande catástofre que abalou o mundo, enchendo-o de geografia acidentada e literalmente soterrando civilizações. Algo que ainda é forte e bem vivo, uma força que se faz presente ao ser mencionada(do modo correto).

Eu precisaria de um ou mais tópicos para entrar em detalhes. Mas resumindo, pode ser entendida como uma fonte de poder 'mágica' (então uma magia, um artefato e até um monstro podem estar usando dessa mesma fonte), e tem suas características mecânicas. Evocar shalazar é como se fosse falar um 'abracadabra' no cenário.

Uma coisa que fica clara é que ela parece muito interessada em se manifestar no mundo. Inundar o mundo? Destruí-lo? Mudá-lo para melhor? Cada facção do jogo diz uma coisa.

....

E o outro ícone é a magia instável/insana. São os dois principais, as primeiras coisas que comentei. Shalazar é um meta-plot mas que pode ser ignorado(comparando, você não precisa ter aventuras em Tormenta por estar jogando Tormenta), a magia ultrapassa shalazar como mais marcante por ser mais presente. Quase ninguém lembra direito o nome do cenário, mas semana passada mesmo um amigo tava perguntando no msn 'e aquele jogo que tu ia começar? Aquele dos magos malucos'(e ele nem jogou de mago). Então acho que é isso.


E a comparação do Eltor foi bacana. Eu adoro Overlord( :wub: ) por vários motivos, inclusive por parecer um pouco com shalazar. Tirando o pastelão e vilanismo disney de 'eu sou mau porque sim mwhuahuahau', é bem por ali.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Agora com Ds

Mensagempor GoldGreatWyrm em 06 Abr 2011, 00:36

Então o ícone do cenário são os magos?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Agora com Ds

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Abr 2011, 00:38

O que faz Shalazar ser Shalazar é... que ela tem magia e magos.

...ESSE é o ícone!?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Agora com Ds

Mensagempor Iuri em 06 Abr 2011, 00:44

magia doida lu :haha:

mas eu acho que já é um bom ícone. Na minha opinião o principal ícone de Dark Sun é ... desertos selvagens e calor ^^ (ao ouvir o nome do cenário eu penso nisso antes de pensar em psiquismo, bruxos-reis ou grilos gigantes e bípedes), algo que se vê em qualquer cenário também :P
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Agora com Ds

Mensagempor Nibelung em 06 Abr 2011, 00:45

Vincer, eu sou burro. Explique exatamente o que é Shalazar, como ela afeta a magia de forma diferente da Trama de Forgotten Realms, e o que a torna diferente de um sistema de magias padrão.

Com exemplos.

Iuri escreveu:mas eu acho que já é um bom ícone. Na minha opinião o principal ícone de Dark Sun é ... desertos selvagens e calor ^^


E armas de ossos que quebram.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Agora com Ds

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Abr 2011, 00:58

E Thri-Keens que comem elfos. E magos que comem a bunda da natureza.
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Agora com Ds

Mensagempor Iuri em 06 Abr 2011, 01:02

Mas a "selvageria dominando geral" é a primeira coisa que vem a minha cabeça... talvez por eu não ter jogado muito no cenário, mas pra mim esse é o maior ícone, e não é nada específico demais que não apareça de outras formas em outros cenários.

Mas ei, este sou eu, a mesma pessoa que acha que o ícone de Ravenloft são brumas e a cor cinza. :haha:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Agora com Ds

Mensagempor GoldGreatWyrm em 06 Abr 2011, 01:06

Darksun: carecas semi nus untados em óleo e gafanhotos gigantes.

Ravenloft: brumas e Bela Lugosi.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Agora com Ds

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Abr 2011, 01:12

Off topic! Resumo do tópico, ilustrado!
SPOILER: EXIBIR
Perguntas:
"Vincer, o que é o ícone do seu cenário?"

Vincer:
Imagem

Perguntas:
"A gente precisa saber disso, cara, pra ajudar a adaptar!"

Vincer:
Imagem

Perguntas:
"Mas isso não explica nada!"

Vincer:
Imagem
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Agora com Ds

Mensagempor Vincer em 06 Abr 2011, 01:42

Exatamente o que é caberia noutro lugar... já vou voltar nisso. Vamos ao que faz:

Não sei como é a Trama de Forgotten(é a fonte 'bruta' da magia não? Não lembro). Explicar qual a diferença das outras fontes mágicas precisaria que eu entrasse em mais detalhes sobre essas, mas resumindo: outras fontes mágicas são mensuráveis, essa fonte de poder não. As demais têm uma origem ou força regente, shalazar é uma força regente por si só. Mana(arcana) é manifestação do caos, natural é das leis que regem o universo(ordem) e Astral(sentimento/psiqué/espírito), que é neutra(a fonte é a própria pessoa. Usada pela feitiçaria). Esse é o triunvirato da magia, o tríplice equilíbrio, o motivo de símbolos triangulares entre mágicos, blah, blah, blah.

Efeitos mágicos usando Shalazar... não usam nenhuma das 3 fontes. Isso já corta ele das leis que regem os 3 tipos, dos bônus/modificadores que afetam cada um... é algo independente.

O que ela faz, quais os efeitos próprios dela... bem, eles agem em conjunto/contra outros efeitos, como rolar acaso e os efeitos de destino(então ter a imagem completa dos efeitos depende de ver como são os outros dois). Sem entrar nos outros dois, ela:

vincer escreveu:-Tem prioridade total. Nenhuma regra de prioridade é usada, XYZ ter sido lançado antes ou depois de alguém usar shalazar pouco importa: a prioridade é o efeito de shalazar.

-Nenhum save, resistência, nada disso. Sim, é apelona(poderosa). Também nenhum controle: lançou tá lançado, não há volta, mesmo que não goste do resultado.

-Diferente de todo o resto que é mágico, não se desfaz. Não há como desencantar, desfazer, rollback, nada. Nunca coloquei viagem no tempo(em teoria impossível), mas se ela destruiu um pilar hoje e eu viajasse para ontem, o pilar estaria quebrado.

-A natureza de Shalazar é subversão. Justamente por isso ela não faz o que se espera, e de todos os resultados possíveis(na hora de rolar) o único excluído sem chances de sair é exatamente o que alguém tentou fazer. Se alguém tentar usar para destruir uma porta, pode acontecer mil e uma coisas, menos destruir a porta...

-... embora shalazar parece ser capaz de subverter a sí mesma. A regrinha acima é alterada se alguém, consciente dessa regra, quiser justamente poupar a porta. A rolagem continua aleatória, mas, destruir a porta se tornaria resultado válido.

-Nunca é um efeito só. Sempre é acrescentado um ou dois efeitos de 'porém'(alteração) ou 'e'(adição). Num exemplo, pode acontecer "e o dragão foi petrificado... mas não as asas"(porém) ou "o dragão E a princesa foram petrificados"(e, adição).

-Tudo isso muda se houver caos mágico ou se o alvo for alterar algo pré-destinado.


E outras miudezas, como poderes de fé deixarem de funcionar enquanto shalazar estiver presente. Também desfaz certas magias(ex: alteração espacial) dentro de um raio de efeito.

Para jogadores é mais fácil pegar os domínios da palavra(diferentes formas de evocar shalazar), que são apenas modificadores de outra coisa. Então o mago não solta uma magia de 'shalazar', ele solta uma magia normal enquanto fala 'Shalazar!' e os efeitos se aplicam sobre essa magia lançada.

Existem 'poderes'(evocações) com efeitos definidos, mas são vagos. Ok, minto. O evocador pode querer algo específico(mas vide regras acima), não funciona assim. Então alguém pede algo vago, ex: 'quero ser salvo'(sem definir como).

Então sim, uma das formas de evocar é sua própria magia 'desejo' pessoal, porém versão mestre sacana.

Usar novamente em curto espaço de tempo não funciona(o tempo para soltar outra é rolado em dados, de preferência sem o jogador saber o resultado). Cada vez que é usado(com sucesso) deve ser anotada... Em certos contextos o jogador precisa rolar para não ser puxado para shalazar, e quanto maior esse número menores as chances de sucesso. Evocar shalazar antes de passar o cooldown e uma magia de banimento de uma facção são exemplos de quando isso precisa ser rolado.

...

Quanto ao que exatamente é shalazar, a natureza dessa força... não tem resposta clara. Tem várias teorias e eu posso mostrar todas, e para todos os efeitos elas podem ser consideradas corretas. Um exemplo: uma diz que é um artefato, outra que é uma entidade(ou deus). Então se alguém tranca o artefato e mais para frente encontra com esse deus, ele pode exclamar "Você! Você me trancou!".

SPOILER: EXIBIR
Eu tenho minha explicação definitiva do porque disso tudo. Mas essa nunca foi a idéia. A idéia é, se for preciso dar uma resposta final(ex: toda uma campanha que leve a revelação), que fique ao cargo de quem está narrando. Qualquer teoria que o narrador usar tá valendo. Eu pensei na minha mas ao mostrar o cenário publicamente, eu prefiro não dizê-la. Porque não é o mais importante. Shalazar se opõe totalmente a idéia de destino, e o destino não é o que importa aqui: o que importa é o caminho. Eu nunca faria um cenário totalmente fechado/preenchido, acho que todo deve dar espaço para cada narrador encaixar sua interpretação.


editado
Imagem

Precisamente! Agora você tá pegando o espírito!

Aliás, é essa a reação dos magos à shalazar "mas foge toda a lógica!"

Acho que vou refazer aquele logosinho com fgsds
SPOILER: EXIBIR
Imagem
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Agora com Ds

Mensagempor Nibelung em 06 Abr 2011, 01:56

Ou seja, é wild magic?
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Agora com Ds

Mensagempor Vincer em 06 Abr 2011, 02:09

Com um senso irônico/sacana. Sim.

Uma coisa que não sei se ficou clara: qualquer coisa que diz respeito a shalazar é referência direta às outras coisas que chamam de shalazar. É tipo, tudo tem o mesmo nome e se vc assoviar todos abanam o rabo.

Então há uma entidade chamada Shalazar que é quem decide esses efeitos(o que entraria em 'canalização divina'). Mas a entidade decide aleatoriamente. Então é as duas coisas. Ou se preferir, a entidade pode ser apenas manifestação dessa força...

Embora a magia arcana também entre em wild magic(suceder na magia/teste=conseguiu colocar/manter as rédeas).
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Agora com Ds

Mensagempor Nibelung em 06 Abr 2011, 02:15

Então basicamente, como não há distinção de "magia" e "poderes" na 4e, temos duas opções pra trabalhar com isso:

-Shalazar afeta rituais. Uma vez que rituais em geral acabam sendo pouco usados na 4e (mais por esquecimento, porque a mecânica é boa), poderia vir com um incentivo adicional. Por exemplo, rituais sem componentes.
-Algo de forma similar ao Defiling de Dark Sun: Usar um poder arcano/psiônico/divino pode puxar mais força do ambiente em troca de uma penalidade.

A questão agora é colocar um equilibrio aqui pra tornar a opção tentadora o suficiente pra que queiram usá-la o tempo todo, mas com uma penalidade forte o suficiente pra evitar que a usem o tempo todo. E sendo o menos subjetivo possível.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Agora com Ds

Mensagempor Vincer em 06 Abr 2011, 02:31

Eu gosto muito da idéia de modificadores; um efeito que, adicionado a outro, modifique os resultados.

Seria tão agressivo assim permitir shalazar como um modificador de poderes? Aliás, shalazar não modifica apenas magias(como eu disse, é um poder usável por qualquer classe).

Para ser sincero shalazar é agressiva (em poder/impacto no jogo) ao que eu costumo usar. Efeitos sem resistência, sem previsibilidade, sem reversão?

Mas era essa parte da idéia: imprevisível. Para todos. Inclusive o narrador. É meio que a proposta do jogo: jogue mais solto, não se preocupe com o que vier, move on. O mocinho falhar miseravelmente na sua jornada ou o Big Bad que gerou tanta expectativa não der em nada faz parte. Não deixa de ser desconstrução, que é meio que um tema do cenário.

Tem uns efeitos de proteção entretanto, embutidos na coisa(como não fazer o desejado), na tabela de efeitos possíveis... estou tentando melhorá-la inclusive.

Mas a idéia é resgatar um pouco de oldschool. Então já tem ali um limite para evitar abusos... quem abusar vai acabar sumindo do mapa. Isso é claro e não acho problemas deixar os jogadores, avisados, sofrerem consequências. Sem falar que o intervalo para poder soltar outra vai de dias até uns 3 meses aproximadamente.

Mas sou totalmente à favor de aumentar o interesse em rituais. Tem um único porém: pelo menos nas minhas poucas experiências, é uma minoria de jogadores que se empolga demais em exclamar shalazar. Se a coisa é muito séria, importante, a tendência geral é pensar 10 vezes antes de usar shalazar no meio. Mas vai ver foi característica da minha mesa em específico, não sei.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Agora com Ds

Mensagempor Nibelung em 06 Abr 2011, 03:05

Deixe eu te mostrar como Defiling funciona, só pra tu ter um comparativo.

Tematicamente, Defiling é "puxar a energia arcana do ambiente, destruindo a vida ao seu redor, para fortalecer suas magias". basicamente, foi o que transformou Athas em um grande mundo seco. Quando o jogador escolhe usar seu defiling, todos os aliados próximos do arcano sofrem uma quantia razoável de dano. Em troca, ele pode rolar de novo o ataque ou o dano do poder que usou.

Parece pouco, mas quando você gasta aquele poder diário que vai virar o combate a favor do seu grupo se acertar... e erra, Defiling passa a ser uma opção boa. E você contribui com a devastação ambiente do mundo, e com o ódio inerente a arcanos.

Se Shalazar puder ser usado com qualquer classe, é até mais vantajoso. Poderia tratar o ataque como um acerto crítico automático caso o jogador acerte o golpe (ou um acerto critico AUTOMÁTICO, caso seja um poder sem limite), em troca de um "bônus" na tabela de efeitos caso ele erre (o bônus, no caso, seria pra facilitar cair efeitos piores). Poderes com múltiplos alvos/ataques rolam uma vez na tabela por cada alvo/ataque. Logo, um patrulheiro usando golpes gêmeos, faz duas rolagens. Um mago usando bola de fogo em cinco oponentes faz cinco rolagens.

Pra manter a opção de uso sempre constante, ao invés de "intervalo", faça com que usos contínuos antes de cada descanso prolongado (geralmente um dia) dê mais e mais bônus na tabela. De forma que cada vez fica mais perigoso invocar o efeito.

Aí a questão passa a ser a tabela de uso. Pode postar a tabela que você usa no seu sistema atualmente? Fica mais fácil adaptar com base na tabela original.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Shalazar

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron