Cenário Steampunk em D&D

Moderadores: _Virtual_Adept_, Moderadores

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Youkai X em 16 Mai 2011, 19:18

Os arcos/bestas não funcionariam como mera opção estética pra moesquetes/rifles? Ou de fato haveriam armas novas? E a questão das armaduras pesadas? Como funcionaria no cenário? Poderia haver opção das classes que normalmente usam armaduras pesadas trocarem tal característica de classe por outra pra usar apenas as leves e ganhar alguns bônus de CA (baseando em força ou constituição no caso classico dos guerreiros)?

Sobre raças, já pensei numa solução bem legal pra uma das raças do PHB 2: Os Goliaths poderiam ser na verdade os yeti, visto que em crunch seriam bem aproveitáveis para tais seres. Claro, osyeti desse cenário seriam bem distintos comparados aos de outros cenários.

Editado: Esse é o espírito, Léderon!
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Vincer em 16 Mai 2011, 19:28

Interessante a idéia. Mas ainda... muito vaga ou mal explicada.

Que nível e que tipo de steampunk? Isso está em aberto? Se está em aberto, o primeiro post não parece. Se não está, o primeiro post não explicou precisamente. Mais para eberron? Ou mais para gentlemans em altas aventuras? Exemplos, seja pela estética ou conceituais, podem ajudar nessa parte. Enfim, estaria mais para um eberron da vida ou mais para bioshock(antigo ou inifity)?

Será que magia(que nem nos cenários 4e) seria interessante junto com a tecnologia? Ou ofuscaria a presença dela? Porque não uma classe inventora? Magia mais sutil não casaria melhor com o conceito steampunk?

E porque drows, eladrins, etc, etc? Como o Lumine falou, por que não algo mais distinto? Gamma world é 4e e não precisou enfiar dragonborns e eladrins para isso.

Enfim, defina de forma mais clara o conceito/projeto.
-Um refluff com poucas modificações para o padrão 4e(raças, classes e pontos de luz)?
-Mesma coisa que a opção acima, mas ao invés de pontos de luz um pano de fundo mais detalhado?
-Pensar num cenário primeiro e depois usar ou descartar o que já tem na 4e?

Pistolas e rifles são "desajeitadas" e lentas. Espadas são ágeis e de uso prático.

Pense em três mosqueteiros: há pistolas, mas na maior parte do tempo eles usam florete.

Bacana, mas isso já contradiz o que falou de usar estatísticas de arcos, só para dar um exemplo. Bestas ficaria melhor? Será que o dano não poderia aumentar? Afinal, com heróis sempre aumentando suas defesas, npcs poderiam disparar armas (com mais dano) sem quebrar o jogo. Aliás seria um ponto interessante: inimigos com disparos usarem ataque mais baixo, representando o quão 'desajeitadas'(e provavelmente com grande coice) são as armas, mas o ataque melee deles ser melhor.

E gostei da ideia dos outros planetas. Funciona pra ideia que pretendo.

Então, dê mais exemplos ou deixe mais claro como é essa idéia.


Uma idéia que ao meu ver ficaria bacana, seria pelo menos um grande império ou mundo civilizado 'globalizado', e que usasse mechas barra pesada pelas ruas mesmo. Enfim, algo como uma europa mais ou menos unificada, uma ampla região do cenário que seria a mais avançada, onde mesmo mudando de país ainda haveriam vários elementos em comum(como os mechas). E tudo além dela ficar como pontos de luz.

Daí os mechas teremum 'ND' relativamente alto o cenário ter um quê de 'fight the system', onde os jogadores(revolucionários) teriam de agir às escuras e com cuidado no começo e conforme aumentem de nível possam encarar mais abertamente o estado e tal. Enfim, algo que permita aventuras bombásticas em diferentes níveis num mesmo lugar.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Aluriel de Laurants em 16 Mai 2011, 19:48

Minha opinião sobre como poderiam ser os tieflings.

Tiefling

Algumas pessoas se devotam tanto a ciência que acabam deixando de ser agentes dela, para se tornarem crias das mesmas.

Os tieflings são uma raça estigmatizada com inúmeros preconceitos. Especialmente devido a suas origens, manipulação química. Os primeiros Tieflings realizavam experimentos para achar uma maneira mais poderosa de se mover máquinas do que o vapor, e passaram a buscar pelo mundo componentes químicos e experimentá-los em busca de um combustível potente e estável. Huve um avanço muito grande na área e essas pessoas eram as responsáveis por isso.

Entretanto algo aconteceu, enquanto eles desenvolviam um composto que parecia revolucionar o mundo. Algumas empresas rivais decidiram partir para além da espionagem indústrial e decidiram sabotar o projeto, alterando o composto. Assim durante uma demonstração pública para vários mágnatas e industriarios. O composto causou um acidente e um grande incêndio, uma comoção que moveu a cidade inteira.

Porém o acidente com o composto não havia matado os homens que estiveram lá dentro. Na verdade os havia mudado, suas queimaduras viraram cicatrizes que cobrem o corpo inteiro, formando crostas que remetem a textura do carvão, a vermelhidão da pele jamais desapareceu e os ossos se deformaram, dando uma textura e visuais diabólicos para aqueles que ali estiveram. O processo levou algum tempo, mas pouco a pouco eles se tornavam um acidente da ciencia. Contudo, ao mesmo tempo um grande sucesso, visto que eram mais poderosos e resistentes ao calor do que os humanos normais. Porém a deformidade que os criou os excluiu de uma vida inteira como humanos, criando um ódio intenso que parece correr nas veias de um tiefling.

Muitos tieflings abandonaram seu lado humano, se tornando sombrios, diabólicos e perversos. Outros contudo, se sentem ligados ao seu lado humano. De uma forma de outra, alguns conseguiram gerar descendentes, seja por meios violentos, seja pelo contato ainda existente com sua vida anterior, e passaram adiante.

Fisiologia

Um tiefling é um ser humanoide, porém pele é cheia de cicatrizes, possui chifres e causa, alguns ainda possuem dentes serrilhados como os de um animal, outros são um pouco mais humanos.

Um tiefling não nasce sobre essa condição. Assim como seus pais, eles vão mudando ao longo da vida. Alguns modificam-se cedo, ainda durante a infância indo para a adolescencia, outros apenas se transformam durante a adolescência. Sendo impossível diferenciar um tiefling de um humano antes de idade aproximada de 12 anos.

Tieflings são ligados com o fogo, muitos desenvolvem um fascínio por esse elemento e todos eles são resistentes ao mesmo. Tieflings também envelhecem de maneira mais lenta que os seres humanos e necessitam de menos oxigênio para existir, sua respiração se assemelha a de alguns animais, com um ritmo diferente, além disso a temperatura corporal de um tiefling é maior que a de um humano, em torno de 40 - 42 graus.

Sei lá esse é o esboço que me veio a mente. Peço antecipadamente perdão pelos vários erros de português que vieram no processo.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Youkai X em 16 Mai 2011, 21:08

Agora como que se explicaria a cauda (detalhe menor de fluff) e principalmente o poder racial de tiefling que faz um oponente sofrer dano de fogo em um dado instante como se fosse uma vingança sobrenatural?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Aluriel de Laurants em 16 Mai 2011, 21:16

A cauda poderia fazer parte da mutação, assim como descrevi os chifres. Colocava isso como uma habilidade de emanar calor, como se ele pudesse controlar o calor do corpo do oponente e usar como arma quando estivesse irritado. Praticamente pirocinése. Só que tiro a descrição fogo sobrenatural que queima e troco por calor que faz o sangue do inimigo cozinhá-lo por dentro.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 21:55

Vincer:
Estou mais centrado na questão de máquinas a vapor e desbravadores do desconhecido do que no aspecto "gentleman" característico desse tipo de cenário. Acho que é mais para Eberron, Reinos de Ferro e Full Metal Alchemist do que para Allan Poe e Julio Verne, nesse sentido.

O tema ainda está em aberto, no entanto. Como eu já falei, só tenho uma ideia da experiência que quero passar com o cenário, e mesmo ela ainda está vaga.

Porém, como eu disse no chat, eu estou usando D&D por um motivo: eu quero um cenário de Steampunk PARA D&D. Quero que haja elementos de D&D reconhecíveis, mesmo que estejam permutados ou modificados.

Por que eu quero isso? Nem eu sei. Talvez só queira ver até onde o sistema vai.

Editado: Sobre eladrins e Fey Wilde:

Tomei uma decisão, depois de refletir muito. Como uma das experiências centrais do cenário deve ser a exploração e o deslumbramento com o desconhecido, resolvi que Fey Wilde existe no cenário. A princípio, pode parecer que não faz sentido, para um cenário Steampunk. Mas lembre-se que o período característico não foi só marcado pelo mecanicismo, mas também pelas crenças misticistas da população, como fadas.

Não quero dizer que eu quero algo mais próximo da realidade, com isso. Mas se é possível pegar algumas inspirações do período que caracterizou o Steampunk, então que seja feito.

Quanto à questão das cidades voadoras: elas existem, e são habitados pelos Eladrins. São difíceis de encontrar porque elas se encontram na "intersecção" entre os planos real e de Fey Wilde.

Acho que, por isso, consequentemente, devem existir outros planos de existência. Mas prefiro que a maior parte deles se mantenha desconhecida.


Sobre a visão do cenário:
Vou refletir mais sobre exemplos de como eu quero que o cenário se pareça e postar no tópico inicial. Infelizmente, não pensei sobre isso. Só tenho imagens mentais sobre o que eu quero, mas sem saber de nada parecido que possa servir de inspiração. Mas não é um conceito tão original.

Por enquanto, imaginem D&D encontra máquinas a vapor.


Sobre os mechas:

Ainda tem que se definir muita coisa sobre eles para ficarem interessantes, atraente e equilibrados. Provavelmente vão precisar de um tópico em separado, no futuro. Mas por enquanto, é melhor discutir outras coisas.

O que se tem de relevante (fora o fato de serem tratados como montaria) é:
  • Eles são massivos e pesados, sendo terrenos como regra geral
  • Haverá diferentes modelos, mas a base de todos deve ser semelhante. Se algum puder voar, será através de poder por encontro (não quero mechas voadores tocando o terror por aí).
  • A ideia mais próxima a eles que tenho nos momentos são aqueles robozões de Mega Man X.
  • O combustível será "residuum" mágico.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Vincer em 16 Mai 2011, 23:19

Inserir eladrins e etc(aka: ambientação ainda mais derivada, menos liberdade para criá-la) matou meu interesse. Nada contra, boa sorte com o projeto.

Mas só um adendo: é isso que define d&d? Afinal, as edições anteriores todas eram D&D e não tinham tiefling, eladrins ou dragonborns. Entendo querer manter o espírito e imagem de d&d, só acho um salto de raciocínio usar isso para justificar incluir essas raças(ou achar que é isso que torna d&d 4e o que é). A 4e provou que não são raças os elementos sagrados que definiam D&D.

Enfim, mantendo classes, poderes, dragões, o estilo e encaixando o que der nem que sejam como referências(ex: itens mágicos, etc), dá para alcançar o mesmo. Sei lá, só acho que raças definem muito da ambientação. As da 4e foram feitas com um gênero em mente, o que poderia sair pensando em steampunk? Um exemplo: gremlings, que destróem máquinas(inclusive Reinos de Ferro sacou isso e veio com algo similar, gobbers). Ou mesmo os warforged de Eberron.

São meus dois centavos: pensar no gênero primeiro e encaixar o que combina com ele, e talvez criar onde preciso(que case bem com ele). Dá mais feeling. Jogadores gostam de novas raças para jogar, além de classes. Nem precisa ir longe: um refluff(inclusive estético) para uma raça pode gerar uma raça nova com o mesmo nicho(em termos de jogabilidade).

Se você tem uma imagem mais definida do que quer VA, faça um draft(esboço) de toda a base e poste ela. Fica mais fácil acrescentar e sugerir sabendo todos os pontos que tem em mente(já que parece ter vários), do que alguém postar algo para então você relevar 'mas a idéia que eu estava tendo era outra'.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Aluriel de Laurants em 16 Mai 2011, 23:20

Devemos mesmo dar todo esse misticismo pro cenário. Sou a favor de um mundo um pouco mais científico, gaslight ou coisa assim, tendo tanto eladrins como elfos em uma roupagem diferente da de muitos planos MÁGICOS paralelos. Poderíamos investir em mundos e planos em um sentido mais FÍSICO da coisa, mais ao menos "pseudocientífico/ciência fantástica/superciência"
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Youkai X em 16 Mai 2011, 23:31

Prefiro que ainda exista misticismo e magia, até pq no século XIX existiam MUITAS correntes misticistas e afins (claro, tentavam dar uma explicaçào pseudo-científica bem forçada, só ver o espiritismo e diversas outras correntes e crenças malucas dessa época), além do próprio misticismo e magia dos povos "menos civilizados".
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 23:33

Mas só um adendo: é isso que define d&d? Afinal, as edições anteriores todas eram D&D e não tinham tiefling, eladrins ou dragonborns. Entendo querer manter o espírito e imagem de d&d, só acho um salto de raciocínio usar isso para justificar incluir essas raças(ou achar que é isso que torna d&d 4e o que é). A 4e provou que não são raças os elementos sagrados que definiam D&D.

Não. Mas eu gosto de eladrins e tieflings. Também tenho um certo apreço por dragonborns, mas não consigo ver onde encaixá-los no cenário, então é provável que sejam eliminados.

E é um cenário para D&D 4E, se você quer algo mais específico.

São meus dois centavos: pensar no gênero primeiro e encaixar o que combina com ele, e talvez criar onde preciso(que case bem com ele). Dá mais feeling. Jogadores gostam de novas raças para jogar, além de classes. Nem precisa ir longe: um refluff(inclusive estético) para uma raça pode gerar uma raça nova com o mesmo nicho(em termos de jogabilidade).


É o que está se procurando fazer. Vide a ideia dos Yeti, e a quase completa reestruturação dos drows e eladrins. Ainda vou modificar mais ainda as raças. Por enquanto, vamos encarar tudo como brainstorm.


Aluriel: eu também gosto de ar científico, mas eu quero que exista o elemento místico, um complementando o outro. Mas eu quero que ele seja analisado de forma científica.

Pense em Eberron ou a alquimia de Full Metal Alchemist.

Mas, se você quiser, fique à vontade para se focar na parte mecanicista do cenário. Sei que é sua preferência. XD

Prefiro que ainda exista misticismo e magia, até pq no século XIX existiam MUITAS correntes misticistas e afins (claro, tentavam dar uma explicaçào pseudo-científica bem forçada, só ver o espiritismo e diversas outras correntes e crenças malucas dessa época), além do próprio misticismo e magia dos povos "menos civilizados".


This.

Editado: Ah, sim, esqueci de comentar.

Sobre os tieflings do Aluriel:
É um bom princípio a se partir, mas não é melhor adaptar isso para ter havido uma maldição auto-imposta pelo excesso de ambição e ganância? Sei lá, podiam ser cientistas que fizeram experimentos de melhorias genéticas em si mesmos.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Youkai X em 17 Mai 2011, 00:55

seria bom ter uma idéia dos continentes do cenário e quais os reinos "civilizados" e as principais regiões selvagens e "incivilizadas", pra ter já como começar a trabalhar. Mas por favor, sem isso de querer criar pseudo Inglaterra, pseudo-América, pseudo isso e aquilo. Ao menos não diretamente

Os dragonborns podem ser de algum conjunto de impérios dessas regiões "incivilizadas". E quanto aos anões? permaneceriam no cenário ou seriam tiradas? mudança drástica de roupagem?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor GoldGreatWyrm em 17 Mai 2011, 01:03

Bom, uma idea: começar a partir de um único ponto e depois ir expandindo o cenário. De preferência com aventuras, para dar aquele clima de exploração.

A "cidade-cenário" poderia ser algo como uma Istambul, de onde povos de todo o mundo desembarcam em busca de aventuras, procurando contratos e oportunidades novas.

Por exemplo, anões poderiam ser um povo do norte glacial, eladrins e elfos habitantes de uma grã-bretanha da vida cheia de ley-lines, meio-orcs povos dos balcãs, etc.

Embora a grande maioria da população da "cidade-cenário" sejam humanos e afins (tieflings, goblins, gnomos, para ficar no exemplo do VA, e o que poderia caracterizar ainda mais a cidade, com uma "goblin town", distrito dos gnomos, etc.), aventureiros-exceções pipocam em busca de oportunidades.
Editado: Quanto a questão das armas de fogo, bestas e arcos de duas mãos podem ser rifles, enquanto bestas de mão podem ser pistolas.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Mai 2011, 01:17

Anões podem continuar existindo normalmente. Não é difícil encaixá-los.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Sony em 17 Mai 2011, 01:20

_Virtual_Adept_ escreveu:Acho que você precisa ler o Manual dos Monstros. Anjos não são necessariamente bons, geralmente partilham a tendência da divindade que servem.


Hmmm. Mas achei que as religiões ficariam em segundo plano. Nesse caso, teria que ser feito todo um planejamento de como seriam os papéis das divindades nesse cenário.
Imagem
Avatar do usuário
Sony
 
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Ago 2010, 15:11
Localização: Purgat... Manaus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Aluriel de Laurants em 17 Mai 2011, 01:55

Anões durões e metalúrgicos em um cenário steampunk... Deve funcionar.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

AnteriorPróximo

Voltar para Zepelins & Zigurates

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron