GegêNão é isso, eu acho contraproducente fazer 1600 anos de retrocesso histórico de 7 continentes... para uma campanha envolver viagens a lua e ao centro da Terra.
O Youkai sabe melhor do que ninguém o quanto eu sou
whatever-ísta. Não pretendo fazer histórico, ainda. Pretendo reunir ideias interessantes (como já falei antes: é um tópico de brainstorm) para DEPOIS encaixá-las num cenário coeso. Se for necessário levantar uma história do cenário para isso, que seja.
Lógico, não vou deixar que tudo se torne uma colcha de retalhos, como TRPG.
Vincer e DarinTou com o Darin nessa. Aliás, você mesmo(VA) falou que não vai usar agora, e vai ficar no D&D feijão com arroz; Então, quem busca os elementos mais marcantes do d&d 4e já tem uma ótima escolha: jogar o jogo normal. Geralmente, o que rpgistas buscam em cenários diferentes?
Eu concordo. Eu quero que tenha elementos diferenciais o bastante para ser um cenário novo e característico, ou eu não buscaria Steampunk, que é tão diferente do padrão D&D. O que eu quero são alguns elementos reconhecíveis, e não Points of Light com máquinas a vapor.
Por exemplo: eladrins à parte das outras raças, tieflings sofrendo preconceito, humanos como maioria... esse tipo de coisa. Mas eu quero que sejam coisas permutadas, pervertidas, modificadas para o novo contexto.
Acho que o shido pegou bem o espírito da coisa que eu estou buscando, por exemplo.
Editado: Sobre Dragonborns
Youkai e Agnelo deram uma ideia boa para lidar com essa raça (que estava me dando trabalho de encaixar): ela seria o equivalente a povos orientais. Ora aliados forçados, ora inimigos naturais dos humanos, como Índia na mesma época.
Nesse caso, a aparência deles seria um tanto diferente, e mais próxima de dragões orientais.
Adicionalmente, pensei numa maneira de encaixar os devas no cenário: eles seriam semelhantes em aparência aos Dragonborn, porém mais frágeis. Nasceria um 5 meses depois da morte do anterior, e eles seriam os líderes espirituais e gurus dos Dragonborn.
Pichu
Como já disse antes sobre os mecha, a ideia de um combustível mágico é interessante. Aprimoremos mais tarde.
Sobre Halflings
Halflings serão homúnculos. Seres artificiais, produzidos com experimentos "genéticos" bizarros (como fecundar um ovo de galinha com sêmen humano e tampar com sangue de menstruação, ou algo do tipo). Alguns adquiriram consciência própria e fugiram dos captores. Alguns viraram atração de circos (os que recebem +2 em Carisma), outros fugiram para baixo dos esgotos, onde fundaram sociedades próprias (os que recebem +2 em Constituição).
Com isso, todas as raças do PH1 estão presentes, e mais algumas de outros livros.
Acho que vou cortar os gnomos. Não parecem interessantes o bastante, e os da 4E são focados demais em ilusões. Em vez disso, teremos goblins. Vamos alterar o goblin do MM1, dar uma opção de bônus de habilidade e uns talentos raciais.
Acho que deixar +2 Des e +2 em Int ou Car é o bastante em termos de habilidade. +2 em testes de Invenção (mais tarde detalhamos mais as Invenções, mas elas podem ser mecanicamente semelhantes aos rituais).