Cenário Steampunk em D&D

Moderadores: _Virtual_Adept_, Moderadores

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor shido_vicious em 17 Mai 2011, 07:32

Virtual, não quanto isso se encaixa, mas, sobre os tiefling: e se eles estiverem ligados ao colonialismo e à desigualdade social, coisas bem marcantes da era vitoriana?

Como é fantasia, e existe gonzo-tech aliada à magia (isso se magia já não for uma espécie de superciência), talvez alguma potência imperial humana tenha colonizado o que se conhece por... "Inferno". Talvez houvesse alguma matéria-prima muito valiosa por lá quando isso começou, mas tal recurso, atualmente, se encontra exaurido, o dinheiro parou de fluir para lá. As condições estão péssimas, e os tiefling, nativos do local (ou podem ser mestiços), estão imigrando para o centro do império em busca de uma vida menos de merda.

Eles resistem ao calor (fogo, whatever), logo, são ótimos para trabalhar nas abafadas fábricas vitorianas -- e se contentam com salários bem menores que os dos humanos. A reação humana é xenofóbica, e algumas religiões já foram rápidas em defini-los como "demônios", justificando o racismo.

(Claro que demônios humanóides ou mestiços não são a coisa mais científica do mundo. Mas em D&D rolam esses cruzamentos entre espécies que não se deveriam reproduzir -- talvez em vez de cortar por não ser suficientemente científico, seja mais interessante criar uma definição pseudocientífica própria para o caso desses cruzamentos que desafiam a lógica. Pois desafiam a lógica da nossa ciência, mas ciência em fantasia não precisa, necessariamente, ser igual à nossa.)
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Darin em 17 Mai 2011, 09:08

Eu acho que tem gente querendo misturar muita coisa num mesmo canto...

Por exemplo, não é porque certos elementoss conviveram numa mesma época que eles se encaixariam bem num mesmo cenário... O deslumbramento era marcado pelos gentlemen ala pedro II, mas estes completamente ignoravam os mais pobres. SE for para ter desigualdade social, boa parte do cenário vai ser de pobres e provavelmente o deslumbramento não vai ser algo tão presente...

Eu acho que os posts do VA tão tão "mais para eberron" que daqui a pouco vai ser só um eberron sem a last war... Fazer algo diferente seria um exercício de construção muito mais interessante...

As idéias do Nibe me parecem as melhores até agora.

Darksun e Ravenloft quebram muitos aspectos do que é ser "D&D", não vejo porque não poderiamos fazer isso também... Para mim ser D&D seria manter as raças e as classes. Ponto. O que elas representariam, aí é com a gente.

Uma idéia que eu estava tendo lendo os posts (e dando preferência ao que achei de interessante neles) É construir o jogo imaginando que os jogadores NÃO são naturais do cenário. Algo como Ravenloft. Por algum motivo, eles caíram numa espécie de bruma e foram parar lá. Por que? Porque assim daria muito mais espaço para a exploração e o deslumbramento...

Essa é a alternativa fácil, mas não a mais recompensadora. Se conseguíssemos Criar algum elemento que sustentasse essa mesmo idéia com personagens dentro do cenário seria perfeito. Mas, para isso, a magia não poderia estar ao acesso de todos, na verdade as cidades deveriam carregar claramente um sabor de "boriness", enquanto o mundo lá fora tem muito mais a ser explorado.
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Agnelo em 17 Mai 2011, 09:46

Colonialismo no inferno é ótimo.

Imagino também cientistas criando máquinas pra entrar em contato com a feywild, como aqueles experimentos feitos pra validar o espiritismo.

Talvez os eladrins pudessem ter sido trazidos de lá a força nesses experimentos no começo, o feystep poderia ser um mistério que esses mesmos cientistas ainda querem explicar.

Engenharia genética retrô, golens de carne, intrigas na corte, choque com o capitalismo, exploração de planetas/dimensões, viagens no tempo... é muita coisa interessante.

Por isso preferiria que se conversasse em termo de possibilidades de história antes de pensar em regras ou em enfiar dnd no cenario antes de tudo.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Sr. Pichu em 17 Mai 2011, 09:48

que tal um elemento mágico, assim, algo que tenha contaminado os tieflings?
tipo Mist de FF, Orihalcom, Ghost Stone, elerium-115, Zribite, lacrima, etc?

algo que torne a magia mais palpável para que seja usada na Ciência! (FOR SCIENCE!)
e tbm prá fugir do "uso de elementais" de Eberron, na construção das tecnologias
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Darin em 17 Mai 2011, 10:13

uso de elementais é uma das possibilidades em eberron, coisa de gnomo... Magia como tecnologia é o que mais tem lá...

Eu sou da corrente que tem que ter muito pseudo-science
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Youkai X em 17 Mai 2011, 10:23

Pro Pichu:
Considerando que mesmo em Eberron tem as dragonshards como "elemento mágico que facilita a vida e construção de engenhos mágicos" não vejo porque não.

Pro Shido:
A idéia dos tieflings serem os imigrantes ferrados de alguma camada do "Inferno" é uma das melhores até agora. Seriam um misto de operários/escravos de vida indigna com gente com algum charme ou encanto meio ciganos, que causaria um choque bem grande de culturas entre os humanos/anões e as levas desse povo forasteiro.

para todos:
Em que poderia ser dividido o cenário em termos de continentes e "mundos"? Um continente dos principais impérios, um continente mais místico/psíquico, uma região de selvas e as camadas do subterrâneo, além dos mares e mares abissais.

Sobre as raças:
Imagino os anões como um conjunto de povos possuindo desde impérios industriais a massas de imigrantes de baixa estirpe sendo explorados por senhores fabris humanos ou anões. Seus reinos seriam no equivalente a "Europa"

Tieflings:
Adorei a idéia do Shido, mas é difícil acreditar que eles seriam operários dóceis ou algo assim quando eles tem um poder racial que faz com que quem bata neles seja castigado por chamas. Comofas?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Lumine Miyavi em 17 Mai 2011, 10:26

Isso me lembra da mitologia grega da série Percy Jackson onde os ciclopes eram mestres artesãos porque basicamente eram imunes a fogo. Mesmo sendo cidadãos de segunda classe, eles eram considerados os melhores na criação de coisas em meio a enormes labaredas das forjas.

Pode ter isso; mesmo um cidadão de segunda classe tem um certo valor indispensável, sabe, como foi no nosso mundo.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor GoldGreatWyrm em 17 Mai 2011, 11:16

Será que vale a pena fazer tudo isso mesmo, mesmo? Para depois de 15 minutos de sessão o grupo ir para o centro da Terra brigar com tiranossauros?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Mai 2011, 12:36

Mas Gegê, eu ainda não vou usar esse cenário, justamente por conta de todo o preparativo que está sendo necessário desde que tive a ideia. Por enquanto, vou ficar no D&D feijã-com-arroz. Depois que já tiver uma base legal, aí eu testo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor GoldGreatWyrm em 17 Mai 2011, 12:55

Não é isso, eu acho contraproducente fazer 1600 anos de retrocesso histórico de 7 continentes... para uma campanha envolver viagens a lua e ao centro da Terra.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Agnelo em 17 Mai 2011, 12:56

Uma coisa que eu percebi vendo projetos de RPG em geral é que eles não são feitos por serem de fundamental importância pra que se possa jogar RPG.

Eles são feitos porque é divertido.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Vincer em 17 Mai 2011, 13:53

Tou com o Darin nessa. Aliás, você mesmo(VA) falou que não vai usar agora, e vai ficar no D&D feijão com arroz; Então, quem busca os elementos mais marcantes do d&d 4e já tem uma ótima escolha: jogar o jogo normal. Geralmente, o que rpgistas buscam em cenários diferentes?

Novas experiências.

Se prender muito nas raças e tal do d&d 4e vai deixar tudo... familiar demais. Lembrando que familiar demais dá aquele gostinho de altamente derivado, pouco criativo, etc. Ao invés de explorarem as ruínas de um templo numa parte escura do cenário(pontos de luz) eles explorariam a mesma ruína no centro da terra; Ao invés de ter uma espada mágica flamejante teriam uma espada mecânica flamejante; Você mesmo falou em cortar gentlemans... no fim o feeling é quase o mesmo. D&D (e todos os jogos de fantasia inspirados nele, mesmo os eletrônicos) sempre foram sobre exploração, descoberta e desbravamento. Não mudaria quase nada, talvez só uma classe ou item diferente, um mudança estética e questões políticas(ex: "aqui os tiefling são escravos"), sendo que essa última parte já é o que mais acontece quando cada narrador faz sua interpretação dos pontos de luz.


Mas enfim, seguido o barco de 'usar as raças da 4e', dá para mudá-las ainda mais. Por exemplo, que tal Eladrins ainda mais faéricos? Ao ponto de sequer haver comunicação entre eles e o mundo civilizado, ao ponto do mundo civilizado considerá-los como animais/seres mágicos ao invés de uma raça inteligente? Claro, tanto de um lado(Eladrin) como do outro(Mundo civilizado e demais raças) haveria formas de comunicação... apenas seriam raras ou desconhecidas, ou desprezadas. Talvez um Eladrin que tenha quebrado as leis milenares e aprendeu a língua dos homens, ou quem sabe um mago com uma rara magia de tradução...


E lembrando daquele papo de itens mágicos(e personagens se livrarem de itens), será que rolaria de todo personagem poder ser meio inventor? Guerreiros saberem modificar suas armas, inventores mechas, magos parafernalhas tecnomágicas, atiradores ou rangers armas de fogo... enfim, os itens derivarem dos personagens(e à escolha dos jogadores).
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Mai 2011, 14:12

Gegê
Não é isso, eu acho contraproducente fazer 1600 anos de retrocesso histórico de 7 continentes... para uma campanha envolver viagens a lua e ao centro da Terra.


O Youkai sabe melhor do que ninguém o quanto eu sou whatever-ísta. Não pretendo fazer histórico, ainda. Pretendo reunir ideias interessantes (como já falei antes: é um tópico de brainstorm) para DEPOIS encaixá-las num cenário coeso. Se for necessário levantar uma história do cenário para isso, que seja.

Lógico, não vou deixar que tudo se torne uma colcha de retalhos, como TRPG.

Vincer e Darin
Tou com o Darin nessa. Aliás, você mesmo(VA) falou que não vai usar agora, e vai ficar no D&D feijão com arroz; Então, quem busca os elementos mais marcantes do d&d 4e já tem uma ótima escolha: jogar o jogo normal. Geralmente, o que rpgistas buscam em cenários diferentes?


Eu concordo. Eu quero que tenha elementos diferenciais o bastante para ser um cenário novo e característico, ou eu não buscaria Steampunk, que é tão diferente do padrão D&D. O que eu quero são alguns elementos reconhecíveis, e não Points of Light com máquinas a vapor.

Por exemplo: eladrins à parte das outras raças, tieflings sofrendo preconceito, humanos como maioria... esse tipo de coisa. Mas eu quero que sejam coisas permutadas, pervertidas, modificadas para o novo contexto.

Acho que o shido pegou bem o espírito da coisa que eu estou buscando, por exemplo.

Editado: Sobre Dragonborns
Youkai e Agnelo deram uma ideia boa para lidar com essa raça (que estava me dando trabalho de encaixar): ela seria o equivalente a povos orientais. Ora aliados forçados, ora inimigos naturais dos humanos, como Índia na mesma época.

Nesse caso, a aparência deles seria um tanto diferente, e mais próxima de dragões orientais.

Adicionalmente, pensei numa maneira de encaixar os devas no cenário: eles seriam semelhantes em aparência aos Dragonborn, porém mais frágeis. Nasceria um 5 meses depois da morte do anterior, e eles seriam os líderes espirituais e gurus dos Dragonborn.

Pichu
Como já disse antes sobre os mecha, a ideia de um combustível mágico é interessante. Aprimoremos mais tarde.


Sobre Halflings
Halflings serão homúnculos. Seres artificiais, produzidos com experimentos "genéticos" bizarros (como fecundar um ovo de galinha com sêmen humano e tampar com sangue de menstruação, ou algo do tipo). Alguns adquiriram consciência própria e fugiram dos captores. Alguns viraram atração de circos (os que recebem +2 em Carisma), outros fugiram para baixo dos esgotos, onde fundaram sociedades próprias (os que recebem +2 em Constituição).

Com isso, todas as raças do PH1 estão presentes, e mais algumas de outros livros.

Acho que vou cortar os gnomos. Não parecem interessantes o bastante, e os da 4E são focados demais em ilusões. Em vez disso, teremos goblins. Vamos alterar o goblin do MM1, dar uma opção de bônus de habilidade e uns talentos raciais.

Acho que deixar +2 Des e +2 em Int ou Car é o bastante em termos de habilidade. +2 em testes de Invenção (mais tarde detalhamos mais as Invenções, mas elas podem ser mecanicamente semelhantes aos rituais).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Rain em 17 Mai 2011, 15:24

Por que não esquecer as raças básicas do D&D e partir para novas raças?
Sei lá, acho que já existem muitos cenários que preenchem o nicho elfos/anões/gnomos e companhia

Se for pra criar um cenário novo eu, por exemplo, gostaria de algo inovador, algo totalmente novo, me ateria à criação de novas raças, quem sabe novas classes?
Do jeito que estão descrevendo algumas idéias, ficou meio um Eberron modificado (Lembrando que Eberron é um ótimo cenário)

Tipo: Os tieflings aqui são escravos, Os elfos são astronautas, os anões são metalúrgicos
Eu não gostaria deste tipo de cenário (eles já existem aos montes)e u queria ver algo novo

Tenho jogado Final Fantasy XIII e sou bastante fã das ambientações da serie, sempre curto os novos cenários que eles criam, Cocoon e Gran pulse me prenderam bastante, assim como Spira em Final Fantasy X, os caras normalmente inovam bastante...
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Metal Sonic em 17 Mai 2011, 15:32

Rain escreveu:Eu não gostaria deste tipo de cenário (eles já existem aos montes)e u queria ver algo novo


Eu gostaria.

Rain escreveu:Tenho jogado Final Fantasy XIII e sou bastante fã das ambientações da serie, sempre curto os novos cenários que eles criam, Cocoon e Gran pulse me prenderam bastante, assim como Spira em Final Fantasy X, os caras normalmente inovam bastante...



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

AnteriorPróximo

Voltar para Zepelins & Zigurates

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron