por Vincer em 30 Mai 2011, 00:15
É o tipo de ambientação que combina muito mais com foco nos equipamentos que o d&d clássico, afinal, o jogo supostamente estará cheio de inventores. E como eu falei antes e repito, pode ser legal toda classe poder pegar algo de inventor, mas em estilos diferentes (um "guerreiro" com habilidades mecânicas faria munições e coletes diferentes por exemplo).
E sério, porque não... 'faça sua arma'? É como faço nos meus jogos: há uma relação entre diferentes valores e qualidades para as armas e um custo em pontos; o total de pontos é a qualidade da arma. Então cada X de dano valeria 1 ponto(no caso de d&d, cada dado e bônus teriam um valor), qualidades especiais que existirem teriam seus custos(ex: dano elétrico, ser mais afiada, etc) e tal.
Isso permite gerar loot bem variado e ainda equilibrado. E o mais legal, permite quem tiver a perícia ou classe certa fazer tais itens. A regrinha que eu uso com certeza funciona em d&d(o conceito): você pode fazer itens de qualidade x ou menor só tendo os recursos, conforme sua perícia/classe. Mas você pode tentar fazer algo melhor(até y pontos de qualidade a mais) com um teste... mas se optar pelo teste e falhar, lá se vão os recursos.
Ou... acontece uma falha inesperada. Falha inesperada: parece estar tudo funcionando, mas secretamente há uma chance da parada falhar e estourar ou algo similar. Eu faço de forma que o jogador saiba da possibilidade: quando o resultado é por muito pouco, eu rolo secretamente um dado(que determina se funcionou ou foi falha inesperada). O jogador não sabe o que meu dado determinou, mas sabe que pelo resultado dele a arma pode estar bugada ou não. Cabe a ele decidir se vai arriscar ou não.
Isso também permite outras brincadeiras, por exemplo, uma classe ou vantagem racial(ex: goblins, sei lá) que dá altos bônus na margem de qualidade extra que um item pode conseguir, mas com uma qualidade garantida baixa...(traduzindo: classe/raça melhor em fazer geringonças legais mas pouco confiáveis).
Meus 3 centavos.