_Virtual_Adept_ escreveu:Gnomos, como estão na 4E, combinam muito mais com ilusionistas que com inventores. O clima que eu quero para inventores combina mais com goblins estilo Warcraft III.
Bom, eladrin são raros.
Talvez os gnomos pudessem sim ser uma raça artesã, mas vivendo nas cidades eladrin das nuvens... talvez escravizada, ou vista como uma classe ou casta inferior de cidadão.
Se utilizarem esta sugestão, eu diria que é melhor casta inferior, com responsabilidades pesadas, tipo as das pessoas de castas baixas na Índia antiga, do que "simples escravos clichês". Isto inclusive os faria encarar suas responsabilidades como naturais.
Esse servilismo gnomo o aproximaria, pra dar um exemplo, daquela visão de fada que é representada no velho Changeling: the Dreaming como o boggan, enquanto o goblin estilo Warcraft estaria mais pro nocker.
Faço essa sugestão apenas para estar mais de acordo com a máxima do 4e de aceitar raças refazendo o seu fluffy, do que simplesmente rejeitando-as. A sacada dos draconatos dray e golias meio-gigantes, por exemplo, em Dark Sun. Tem gente que gosta dos gnomos, afinal de contas. A melhor maneira de pôr uma raça que vc não gosta num cenário é sacaneá-la em seu histórico