Regras e afins

No principio havia o tudo e o nada...

Moderadores: cigano, Moderadores

Regras e afins

Mensagempor cigano em 20 Jun 2011, 12:10

Bom, recebi algumas boas dicas de sistemas, mas vou focar no s2 mesmo, acho que o trabalho vai ser melhor nele (o que não impede de serem feitas adaptações claro)

Então pra quem não conhece...

Imagem


Clica na imagem mané!

Agora, tive uma conversa de homem pra homem com o phiel (Há!), e cheguei a seguinte lógica, testar o sistema desde a base já que a idéia e criar tudo (e digo do ponto de vista ingame com essa vibe criacionista de deuses e coisa e tal), fica bacana eu creio porque o sistema tá bem desenvolvido e cumpre o papel dele, e se tudo der certo o nosso jogo aqui vai ser uma prova de fogo constante para o sistema ficar melhor. Enfim, vamos a parte divertida logo.

Inicialmente o primeiro jogo vai ter quase sistema algum mesmo, mas só nesse primeiro momento claro. Então o "quase" ali da frase é uma regra que vi num sistema que o Kimble me mostrou e umas regras opcionais que o Phiel tinha, e caem como uma luva na proposta dessa primeira aventura.

Milagres

SPOILER: EXIBIR
:seta: Todos os deuses possuem um numero de contadores, esses contadores podem ser colocados em determinadas tarefas divinas, e enquanto ele estiver lá a tarefa estara sendo resolvida da forma como a divindade desejou. Para efeito pratico vamos chamar cada contador de milagres (Mas aceito sugestões)

ex. Set quer tornar a atmosfera de uma determinada area venenosa pra vingar a morte de alguns fieis seus. Logo ele coloca um de seus milagres em ação.

:seta: De uma forma geral os milagres não possuem testes (ainda), então basta um milagre e o desejo do deus vai se cumprir. Claro que algum imprevisto pode acontecer, e nesse caso ele PRECISA ser a vontade de outro deus ou de uma força superior a ele. E nesse caso uma disputa simples é feita, quem tiver mais milagres na ação ganha.

ex. Set esta matando todos os assassinos de seus fieis com sua nevoa venenosa, mas acontece que Quirino não quer ver seus discipulos mortos assim, e resolve enfrentar Set cancelando o diaxo da nevoa, pra isso ele investe um milagre tambem, e apartir de então se inicia uma briga de quem investe mais milagres na ação. Set decide deixar barato e jura que Quirino vai pagar ainda por isso...

:seta: Com essa estrutura já da pra ter uma ideia de como vai se desenvolver a aventura. Mas aqui entra a adaptação ao cenário, esses milagres são o controle sobre os poderes, ou as forças, que comandam o universo (mais detalhes aqui ô), e como elas por si são superiores aos deuses, talvez não seja tão simples fazer algo com o qual uma foça não concorde.

ex. Set ainda não está satisfeito com a morte de seus seguidores, então ele arma um plano infalível. Ele joga dois milagres pra impedir que Quirino perceba sua presença, e como Quirino estava com apenas um milagre investido sobre a atenção em seus seguidores ele não percebe a aproximação furtiva do deus serpente. Set então no meio dos assassinos de seus fieis começa a disseminar o odio e a raiva de todos ali contra Quirino, mas, Quirino é um deus muito respeitado, e Set não percebe que a Força com a qual está lidando não é a do Amor/odio e sim com a Força da Ordem/Caos, e bem, elas não gostam muito de ver sentimentos interferindo em seus dominios, então se voltam contra Set causando o caos completo em seus milagres desordenando todos os planos do deus.

:seta: A essa altura você já deve estar pensando como um deus ganha ou perde milagres, bem não é muito simples. As Forças tem a sua propria ideia de como as coisas devem funcionar e como devem ser, e sempre que um deus segue fielmente esse caminho respeitando ou ate mesmo ajudando a ordem natural das coisas, ele pode acabar ganhando alguns milagres. O contrario não é verdade, as forças não tiram os milagres de ninguem, sempre que um deus causar algum pane nas forças elas vão tratar de causar estragos o sufientes, e da forma que acharem melhor.

ex. Set ainda estava tentando rearrumar os seus milagres, mas isso não parecia estar sendo muito fácil, as Forças da ordem e do caos dessorganizaram não só as posições de seus milagres como a forma como Set estava vendo eles. Então, quando ele achava que estava recolocando 2 milagres contra a detecção de Quirino ele na verdade estava investindo 3 milagres para trocar sua forma para a forma de uma serpente gigante, e quando ele tentou remover o milagre que investiu para tentar mudar a vontade dos seguidores de Quirino, tudo que conseguiu foi colocar 2 milagres no poder magico deles. Foi necessario algum tempo para ele conseguir juntar todos os seus milagres e fugir, mais uma vez!

:seta: Alguns deuses tem certa afinidade com uma ou outra Força, e isso ajuda muito eles na hora de usar um milagre. Caso um deus possua afinidade com determinada força ele se pode sempre considerar que tem um milagre gratis na Força em questão, mas caso aja um conflito e ocorra um empate de milagres, a vantagem é do adversário. E mesmo improvavelmente, uma Força com afinidade com um deus jamais vai causar algum problema ao deus caso ele faça algo que vá contra a sua natureza.

ex. Set passa alguns dias planejando uma nova vingança e decide investir com força total contra Quirino, ele então vai ate o templo de Quirino e encontra o deus lá o esperando. Ambos possuem 10 milagres cada um, e enquanto Set possui uma afinidade muito grande com a Força da Bem/Mal enquanto Quirino possui afinidade com as forças da Ordem/Caos. O combate se inicia e a igualdade dos dois deuses e posta a prova, Set investe com fogo e Quirino protege com água, Set lança veneno e Quirino dissipa com o ar. Nunca Set consegue ultrapassar os milagres de Quirino, e Set sabe que não vai conseguir usar sua influencia sobre o bem e mal contra os seguidores de Quirino, mas percebe que todos estão tendo dificuldade em fugir dos estragos causados pelos dois deuses e então ele lança a desordem e o caos sobre eles, dedicando para isso 3 dos seus ultimos milagres. Quirino percebe a loucura se instaurando sobre seus seguidores e coloca 3 milagres finais para restaurar a ordem e fazer com que seus fieis saiam em segurança do templo, ordenadamente. Tanto Set como Quirino investem a mesma quantidade de milagres para controlar essa ação, mas Quirino é muito bem quisto pelas Forças da Ordem e do Caos, então sua afinidade nessa disputa conta como um milagre extra colocando o placar em 3x4 para Quirino, que faz com que todos seus seguidores ajam com calma e consigam sair tranquilamente do campo de batalha.

:seta: Em casos extremos um deus pode sacrificar um de seus milagres, com isso ele pode mudar as regras com que as Forças jogam completamente. Um milagre sobre as Forças da água poderiam fazer com que se tranformassem em sangue por tanto tempo enquanto o deus mantivesse o milagre sobre aquela Força, o sacrificio de um milagre já tornaria tota a água em sangue permanentemente! Sacrificios de milagres não são bem vistos pelas Forças, e podem acabar causando mais problemas do que dando soluções ao deus, como diz a máxima "cuidado com o que desejas porque podes conseguir".

ex. Cansado de ser derrotado Set decide se vingar de uma vez por todas e sacrifica um de seus milagres para causa uma destruir tudo a sua volta, templo, seguidores, tudo! Quirino acredita valer o esforço essa luta e desiste, Set consegue então destruir tudo a sua volta, Quirino se retira deixando apenas a cratera onde antes estava seu templo. Set volta para casa vitorioso, agora possuindo um milagre a menos ele considera as possibilidades de uma vingança de Quirino e descobre para sua infelicidade que outros de seus fieis foram assassinados, dessa vez por Fenris, o deus lobo!


Quando a primeira parte dessa campanha terminar vou começar a usar verdadeiramente o s2, em tese...

O que quero dizer com isso. Vou a principio usar as regras mais basicas apenas, como se trata de uma construção a la spore podemos resolver tudo muito calmamente, etapa por etapa, o que é um ótimo playtest tambem já que vai testar o sistema por etapas.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Regras e afins

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Jun 2011, 12:31

E queremos! <3
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Regras e afins

Mensagempor cigano em 20 Jul 2011, 23:31

O básico do s2 foi postado aqui.

Vou usar uma versão das jogadas modificadas. Conversando com o Lumine vi que havia um problema de personalização nos personagens com os atributos muito pequenos, a diferença entre um guerreiro e mago seria pequena, e entre magos e entre guerreiros seria praticamente nenhuma em números. E aumentando os valores dos atributos íamos ter uma quantidade de dados absurdamente grande, logo tentei adaptar uma regra opcional que o Lumine me mostrou a um tempo atrás e o esquema dos milagres.

Também vou usar o básico, sem diferenciais e pericias por enquanto. Vamos estar a base.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Regras e afins

Mensagempor publicano em 21 Jul 2011, 11:42

O outro usava d6 e essa versão, d10?

Eu achei a versão 2 atributos bem legal, apesar de ser muito parecido com os seis atributos de d&D que influenciam defesas. É o mesmo pareamento.

Aconselharia mudar o nome disso de Ação Simplificada. Acaba confundindo com Ação Simples, não acha? Num seria melhor Ação Automática ou Certeira?
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Regras e afins

Mensagempor cigano em 21 Jul 2011, 23:18

publicano escreveu:O outro usava d6 e essa versão, d10?


Outro qual?

publicano escreveu:Eu achei a versão 2 atributos bem legal, apesar de ser muito parecido com os seis atributos de d&D que influenciam defesas. É o mesmo pareamento.


Não entendi. 2 atributos? Não são 4?

publicano escreveu:Aconselharia mudar o nome disso de Ação Simplificada. Acaba confundindo com Ação Simples, não acha? Num seria melhor Ação Automática ou Certeira?


Ops, bem apontado. Vou fazer a correção. Valeu!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Regras e afins

Mensagempor publicano em 21 Jul 2011, 23:23

Eu achei por aqui uma versão do S2 com dois atributos que somavam tipo Força + Vigor = Corpo, 3 pares... e parecia ser com d6. Mas acho que é coisa velha.

Agora, não entendi direito como funciona o monte. Pq vc pode reter dados, pq não joga tudo de vez? Qual o benefício de guardar os dados do monte?

Isso tem a ver com a tal mecânica similar à dos milagres?
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Regras e afins

Mensagempor cigano em 25 Jul 2011, 10:48

publicano escreveu:Eu achei por aqui uma versão do S2 com dois atributos que somavam tipo Força + Vigor = Corpo, 3 pares... e parecia ser com d6. Mas acho que é coisa velha.


Sim, esse era o S3 provavelmente.

publicano escreveu:Agora, não entendi direito como funciona o monte. Pq vc pode reter dados, pq não joga tudo de vez? Qual o benefício de guardar os dados do monte?

Isso tem a ver com a tal mecânica similar à dos milagres?


Sim, a idéia é semelhante aos milagres, e porque você pode preferir fazer ações multiplas. Digamos que você tem um monte de 15 dados e vê vindo em sua direção 3 porcos de fogo, você sabe que eles tem montes de 4 dados para te atacar cada, e prefere arriscar na sorte, confronta eles com 5 dados para cara porco.

O lance é fazer o playtest. Acho que a intenção do sistema e ser simples, e por simples entendo tambem a menor quantidade de dados jogada. Sem contar que a mecanica dos milagres tem funcionado maravilhosamente bem, o jogo tem fluido muito mais. Agora que a parte humana tá influenciando as jogadas, to tendo que parar um pouco pra jogar dados, mas na ultima sessão fiz isso bem pouco (umas 3 vezes só) quase tudo consegui resolver com as ações automáticas.

Agora do ultimo jogo. Gostei do resultado, mesmo tendo podido usar pouco do sistema (nunca vi uma aventura sair TANTO dos trilhos sem perder o rumo! XD) achei que funcionou adequadamente por hora o sistema de ação automática. Rolou alguns textes, muito pouco como eu disse, e foi simples e rápido como o esperado. Vou manter nessa linha mais um pouco antes de ir pras os diferenciais e perícias.

Então, isso nos leva ao próximo ponto, curti tanto a ultima aventura que nem percebi que vocês criaram um gancho perfeito pra eu encaixar o plot maior desse etapa. Então, go a ela.

Vocês precisam criar um personagem humano (vocês tem 25 pontos pra distribuir nos atributos). Podem viajar na criação e história deles, mas adiantando eles seram seus escolhidos em Lamara. agora é só a parte mortal, depois eu adapto pra função real deles em jogo. Vai ser meio que uma surpresa!

:haha:

Agora sobre o lance do Avatar e dos Planos que eu falei na ultima sessão.

O Avatar é "racial" vocês podem ter um sempre que quiserem, não custa nada, mas vocês precisam pensar com antecedencia no tipo de criatura que ele é (e será permanente). Se quiserem mais um avatar ao mesmo tempo precisa manter um ponto de milagre no corpo novo, sacrificando um milagre vocês podem ter a versão nova permanentemente.

Já o plano, vocês tem um como morada desde a primeira aventura, podem molda-lo avontade. Mas precisam gastar um milagrinho pra ter servos nele. Ou seja, a versão de vocês de anjos/demônios/elementais etc.

Vou criar um tópico para os Arquitetos e começar com um exemplo. Dae cês tem onde trabalhar com calma depois.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Regras e afins

Mensagempor Kinn em 26 Jul 2011, 22:18

Alô? Onde pode postar aqui?
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: Regras e afins

Mensagempor cigano em 26 Jul 2011, 22:55

Kinn escreveu:Alô? Onde pode postar aqui?


Alô! Pode ser aqui.

Esse espaço é pra discussão sobre as regras, e o Introdução sobre o desenrolar do jogo. Mas fique a vontade, sinta-se em casa!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Regras e afins

Mensagempor Kinn em 26 Jul 2011, 23:12

Já soube dos jogos pelo Publicano e vi que já estou meio adiantados.
Tem vaga ainda? Como seria?
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: Regras e afins

Mensagempor cigano em 26 Jul 2011, 23:22

Sempre tem, me adiciona no msn.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43


Voltar para [RPG] Lamara - S2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron