As regras que usaremos na nossa campanha de D&D 4e são as seguintes:
A sessão inicia com todos os jogadores sem nenhum Ponto de Narrativa.
Cada jogador pode obter um onto narrativo durante toda a sessão
Os jogador não podem usar mais do que dois Pontos de Narrativas por cena/combate/momento, etc.
Um jogador não pode usar um Ponto de Narrativa para anular outro Ponto de Narrativa.
O jogo possui dois momentos narrativos: momentos onde o Mestre Controla a Narrativa e momentos onde os Jogadores Controlam a Narrativa. Em todos os dois momentos o jogador pode ganhar pontos narrativos (apesar da segunda opção ser meio rara de começo na campanha)
Os jogadores podem ganhar pontos narrativos da seguinte forma:
• Quando criam uma complicação dramática para o seu personagem ou para o grupo, seja em cenas narradas pelo Mestre ou pelos Jogadores. Exemplos de Complicações: Acidentes, Brigas, Discussões, Encontro com Inimigos Antigos, Interpretação de Preconceitos, Interpretação de Defeitos, Doenças, etc.
• Ex.: O jogador fica responsável de narrar o primeiro dia de uma viagem, ele pode narrar o dia sem nenhum incidente (o que seria bom para o grupo, mas que não tem nenhum apelo dramático que melhore a história) ou narrar que durante o dia um dos cavalos quebrou a perna e tiveram que parar e sacrificar o animal (o que poderia prejudicar o grupo, mas dá mais elementos dramáticos e oportunidade de interpretação entre os personagens dos jogadores.) Nesse segundo caso, o jogador ganharia um ponto narrativo.
• Quando narram uma cena adicional do personagem, quando criam e mantém relações interpessoais com Personagens do Mestre, ou inventem novos Personagens Coadjuvantes (colocam familiares, amigos, mentores, etc. dentro da aventura), criando possibilidades narrativas como cenas de ciúmes, cenas de perdas pessoais, cenas de amor, de vingança,de remorso, de socorro de algum conhecido em perigo, etc. Essa relação também pode ser usada pelo mestro, quando o mestre usar a relação de uma maneira que prejudique muito o personagem em uma cena posterior, ele pode dar novamente um ponto narrativo para o jogador, para compensar o uso da relação.
• Ex. O Personagem do Jogador entra em uma cidade e se interessa por uma bela camponesa, ele pode narrar a cena do flerte e alguma complicação que aconteceu (o pai dela correu atrás dele com um ancinho) como uma cena extra em separado do personagem na cidade). Ele pode continuar a manter essa relação, protegendo, enviando dinheiro, entrando em contato, etc.
• Quando narram um flashback do personagem, uma cena traumática (ou não, pode ser alegre, ou de lembrança de algum amigo ou inimigo por exemplo) do passado do personagem. Caso o flashback cause alguma coisa prejudicial no presente ou sirva apenas para arredondar o personagem e dar mais profundidade, o jogador ganha 1 ponto narrativo. Caso o flashback dê uma vantagem no presente (um conhecimento necessário para uma cena, um bônus nos dados por enfrentar um inimigo ou uma situação semelhante a outra no passado, ou um bônus de vontade nos rolamentos de dados por lembrar uma cena no passado que lhe reforça sua vontade de vencer, por exemplo) o jogador deve gastar um Ponto Narrativo.
• Ex. Antes de um combate contra Elfos Negros, um dos jogadores narra um flashback onde ele fora emboscado por elfos e torturados, o que lhe dá uma desvantagem (pode ter alguma penalidade ou ficar morrendo de medo e desesperado). Nesse caso ele ganharia 1 Ponto Narrativo. Se, ao invés, ele quer criar um flashback onde ele enfrentou os Elfos Negros e sabe quais são suas fraquezas, ou se eles usa o flashback para lembrar do ódio que sente pelos Elfos Negros, que teriam assassinado sua vila, por exemplo, e com essa raiva ele ganharia um bônus no ataque etc.; nesse caso, no caso de vantagem clara e explícita por causa do Flashback, o jogador deve gastar um Ponto Narrativo.
• Quando interpretam o que o personagem acredita, seus instintos, os defeitos e peculiaridades do personagem, criando cenas intensas e interessantes (podem ser narradas em terceira pessoa ou atuadas em primeira pessoa, nem todo mundo tem dotes de ator e a idéia é favorecer a todos que se esforcem em atuar com o seu personagem, sendo em primeira pessoa (assumindo a postura de ator) ou em terceira pessoa (assumindo a postura de escritor , ou seja, narrando o que o personagem está fazendo ou falando).
• Ex. Um personagem é viciado em jogo. Ele entra em uma cidade e pega o dinheiro todo do grupo e torra em um jogo na esquina, ficando até devendo aos jogadores da cidade; com isso o jogador do personagem que é viciado em jogos ganha um Ponto Narrativo, e a história ganha com um drama criado pelo jogador (o que também diverte muito ao mestre, poupando sua energia para cenas mais centrais da trama da aventura, além de dar personagens coadjuvantes de graça e que estão intimamente ligados com os personagens dos jogadores).
• Quando o personagem faz atos heróicos, sacrifícios, ou age não usando conhecimento do jogador e sim apenas o que o personagem sabe, cria cenas doidimais/massavéio, cria momentos ultra perigosos,criem cenas com risco à vida do personagem ou do grupo, ou que até mesmo que arrisquem o sucesso ou o fracasso da missão em função de criar uma história mais legal.
• Ex. Um jogador tem um personagem Kender (uma raça parecida com halfling de Dragonlance curiosos pra caray e incapazes de sentir medo) e chegam em uma sala onde tem uma estátua de um demônio gigantesca, cheia de runas. Enquanto o grupo fica discutindo o que fazer, o jogador do Kender diz que ele vai subir e entrar na boca da estátua, para ver o que tem dentro. O jogador, em conhecimento metajogo (conhecimento do que o jogador sabe, mas que não necessariamente o personagem sabe) tem a noção que jamais deveria fazer isso, mas o seu personagem Kender não sabe que é perigoso entrar na boca de uma estátua maligna cheia de runas mágicas. Por essa ação, o jogador ganha um ponto narrativo, e, se for uma cena onde os Jogadores Controlam a Narrativa, o jogador pode até mesmo narrar a conseqüência horrível dessa atitude do Kender.
O USO DOS PONTOS NARRATIVOS PELOS JOGADORES
Os Pontos Narrativos só podem ser usados em cenas e eventos com a permissão do Mestre. O Mestre indicará se pode ou não usar Pontos Narrativos na cena da aventura.
Todo e qualquer uso dos Pontos Narrativos está sujeito ao veto do Mestre ou dos demais Jogadores, caso não esteja de acordo com a lógica da narrativa ou que não acrescente nada de interessante à história.
Um Ponto Narrativo gasto dará algum tipo de vantagem para o jogador ou o grupo.
Um Ponto Narrativo pode ser usado pelos Jogadores para:
• Re-rolagem de dados.
• Alterar detalhes da descrição física de uma cena, adicionando ou retirando elementos.
• Criar aliados que possam ajudar o grupo em uma cena.
• Alterar a disposição dos Personagens do Mestre, convencer, vencer argumentos e discussões, criar aliados.
• Encontrar itens e objetos que sejam importantes para o personagem do jogador ou ao grupo.
• Encontrar ou criar informações que sejam importantes e vitais para o personagem do jogador ou ao grupo.
• Alterar condições climáticas, geográficas,etc. de modo a dar uma vantagem ao personagem do jogador ou ao grupo.
• Introduzir variações nos poderes/ataques que não estejam previstas pelas regras do jogo, valendo para uma cena.Entretanto o jogador apenas tem as linhas gerais e o efeito final fica a mão do mestre.
Cláusula importante: Só podem ser usados durante o turno do jogador, exceto para alterar um poder que funciona fora do turno do jogador (como ataque de oportunidade, uso de item mágico free ou no action ou poderes de immedacte interruption ou reaction)
Adendo extra: após adquirir pontos narrativos, qualquer atitude ou ação que normalmente resulta em ponto narrativo durante a sessão por parte do jogador lhe resultará em pontos especiais em forma de D6, os dados do destino. Assim como com pontos narrativos, ele só poderá usar 1 vez por encontro/combate/skill challenge/seqüência e na sessão seguinte são zerados.
O USO DOS PONTOS NARRATIVOS PELOS MESTRES
Caso o mestre tenha que “forçar a barra” em função da história de maneira que prejudique os jogadores, ou seja, aprisionar os Personagens dos Jogadores sem que eles reajam, etc.; ele poderá dar um ponto de narrativa para o grupo (os jogadores decidirão com quem o Ponto de Narrativa irá ficar, obedecendo o limite de 3 pontos de narrativa por jogador).