Idiomas (regra/fluff)

Moderadores: Youkai X, oculto, Moderadores

Idiomas (regra/fluff)

Mensagempor Youkai X em 15 Set 2011, 23:22

Diferente dos mundos padrões de D&D, este mundo não apresenta um idioma comum ou um racial simplificado. Ao invés disso há vários idiomas falados pelos povos. Enumerar o número de idiomas do mundo inteiro seria loucura, entretanto da região é possivel enumerar alguns dos idiomas.

O principal idioma de Nesneru é o Loturdast, falada por todas as cidades do Cinturão Lotuzanz-Hengsor. Mas as influências dos povos do leste faz com que alguns de seus idiomas tenham sido aprendidos por muitos da cidade, como os idiomas Shatsung e Runo. Em geral os mercadores negros Lulhye e alguns de seus descendentes dominam bem o Loturdast e outros idiomas, mas têm como língua mãe o Mbori. E os temidos bárbaros nômades das planícies de Hulond por sorte desunidos falam uma miríade de Linguas Akay.

Dos povos distantes e não humanos, os anões falam principalmente dois idiomas. Aqueles da região ocidental de Guntard falam o Guntvöd enquanto os de Danskrard falam o Danskröd. Os elfos das florestas Zeni dividem-se entre diversos dialetos, mas todos derivados do grande Orilni, a língua comum de todos os elfos dessa floresta. Os imigrantes tiefling que formam comunidades seculares ou mantém contato com sua antiga cultura ainda preservam o maculado Emenkhul enquanto dragonborns usam o exótico Akabhul. Os poucos genasis da região duramente mantém o ainda mais estranho Il-gat.

Algumas pessoas aprendem idiomas de espécies inimigas para melhor entender suas táticas e modo de pensar ou para insultá-los melhor, mas infelizmente são povos muito dispersos em dialetos múltiplos, tendo sorte quando se sabe alguma de suas línguas-francas. Os hobgoblins das planícies Hulond orientais impuseram o Lakakiru a diversos povoados goblinóides, embora muitos salteadores goblinóides saibam algo das línguas humanas para facilitar seus saques e ameaças. Os orcs das montanhas acima de Hengsor ainda vivem de dialetos, mas atualmente há muitos que falam Kranok. Os goliath falam como principal língua o foneticamente limitado Kamikathoki, falado até por alguns gigantes de pedra e da colina, embora o Kranok seja mais usado por ogros e alguns trolls das montanhas.




Regras


Inicialmente os personagens sabem falar dois idiomas: o idioma nativo e outro a sua escolha, explicando brevemente (coisa de uma sentença ou mais) como aprendeu o outro idioma. Algumas raças como meio-elfo ou deva sabem dois idiomas ao invés de um. Neste cenário, as línguas indicadas no livro do jogador não são selecionáveis, sendo ao invés disso selecionáveis as línguas indicadas no texto. (ou se o jogador quiser algo como “uma língua dos gnolls”, conversar em particular ou no tópico). Personagens com inteligência 14 a 17 recebem um idioma inicial adicional, e personagens de inteligência 18 a 21 recebem dois idiomas iniciais adicionais. Personagens de inteligência 8 ou 9 apenas sabem o idioma nativo.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Voltar para [RPG] Prelúdio de Inverno - D&D 4e

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante