[4?]D&D – Nada mais de livros básicos (E viva os Essentials)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

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[4?]D&D – Nada mais de livros básicos (E viva os Essentials)

Mensagempor Allefcapt em 28 Jul 2010, 10:27

Olá a todos,

D&D 4.5? Os rumores que circulavam nas listas, inclusive na da Wizards, a cada dia se concretizam. O Blog “Mana Nation” garante que a editora não mais publicará livros básicos. Na verdade é a confirmação da estratégia de só focar os livros da série entubada “Essentials” e nas ferramentas do D&D Insider.

Lembremos que não se trata de uma posição oficial. Mas de uma galera que curte MAGIC e que parece possuir bons relacionamentos com gente da WIZARDS.

Mensagem na íntegra:

“ManaNation has received a tip that Wizards of the Coast has decided to end the print run of the Dungeons and Dragons 4th Edition Core Handbooks, instead aiming to turn the game in the direction of “Dungeons and Dragons Essentials”, a product to be released later this year. The first product for the Essentials line is starting with the ‘Dungeons & Dragons Fantasy Roleplaying Game’ also being called ‘the Red Box’ and is due to be released on Sept. 7th, 2010.
It is our understanding that they are not going to be reprinting any of the three main books, the Players Handbook, Dungeon Master Guide and Monster Manual from this point on to allow them to be phased out. No other books have been mentioned.”


Fonte:http://www.mananation.com/exclusive-wizards-reprinting-core-dungeons-dragons-books/


Realmente as ferramentas presentes no D&D INSIDER estão a cada dia mais úteis e bem elaboradas. E a mudança de paradigma é direta.

Não se trata mais de um sistema baseado em livros estáticos.
O D&D agora está amarrado a mídias diversas e a velocidade destas é inalcançável.
Nada mais justo (não sei se correto) neste panorama do que lançar produtos mais dinâmicos e curtos. Não parece haver razão para livros básicos. Infelizmente.

A tendência é que materiais exclusivos e semanalmente disponibilizados suprem as necessidades dos jogadores.

Uma boa observação já nos possibilita perceber a mudança. As erratas estão a cada dia mais extensas e detalhadas.

Alguns detratores da reformulação dizem que tudo nestes Essentials lembra a terceira edição. E muitos não demonstram muita vontade de voltar a estas diagramações e apresentações.

Os defensores lembram que a linha é focada em iniciantes. Portanto nada de pânico velhos dragões.

Uma tentativa de retornar com o “clima” do D&D original aos produtos? Uma forma de diminuir o simbolismo icônico dos vídeo-games tão criticado na quarta edição? Uma busca por melhores dinâmicas de jogo? Um sinal de que a Quarta Edição não esteja fazendo tanto sucesso como se imagina?

Os faz do sistema (a salada) já reclamam que nada mais se fixa. Monstros mudam como o vento. Estatísticas de combatee se avolumam em suas mesas. Um verdadeiro samba do criolo doido gringo ainda por cima.

Estas questões prometem ferver na RPGCON que se aproxima.
No fórum da WIZARDS as mensagens já mostram uma prévia do que esperar.


No fórum da Wizards já há espaço inclusive para discussão de colaboração direta nestas produções.

Parece realmente um caminho sem volta.
E você, o que acha?

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Mensagempor Otherwise em 28 Jul 2010, 10:50

A base de consumidores da 4ed se estabilizou. O D&D Essentials vem para atrair mais do que iniciantes do RPG, mas iniciantes da 4ed. Incluindo aí, os jogadores que não abandonaram a 3.5.
O Essentials vai acabar servindo como uma ponte para eles, principalmente na forma de apresentação do conteúdo (com tabelas de progressão para as classes, por exemplo).
Além, claro, de atrair os já usuários da 4ed com novas opções (builds, poderes, características de classe).
No Heroes of Fallen Lands, por exemplo, haverá mais fluff das raças do que nos livros básicos.
O Rules Compendium vai consolidar todo o material de regras da 4ed, atualizado pelas erratas.
É um bom caminho, tanto para os novatos quanto para os mais experientes.
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Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Jul 2010, 12:01

Problema é que, sem nenhum motivo aparente, deixarão de produzir os básicos da 4E.

Como o Essentials serviria de ponte para um sistema que não é mais impresso?
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Mensagempor Eltor Macnol em 28 Jul 2010, 12:49

D&D Insider.

Que seria ótimo ter em português...
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Mensagempor AKImeru em 28 Jul 2010, 13:29




Essa é a cara da wizards para os mercados internacionais.

Espero que a linha de essentials funcione sem o apoio do DDI.
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Mensagempor shin_spiegel em 28 Jul 2010, 14:48

Hum....
Formulando minha resposta...
Loading....

Entenderam?
Deixa eu explicar da maneira tradicional então,

O mundo do RPG está se tornando cada vez mais próximo do digital, pelo menos para o D&D 4e, as erratas e atualizações estão cada vez mudando mais o livros que já foram lançados, seja por mudança de pessoal interno, seja por perceber que criaram alguma coisa que faz o tão procurado equilibrio se quebrar.

De qualquer maneira eu acredito que isso serve como base para aqueles que procuram as regras mais apuradas, eu particularmente (quando não estou mestrando em RPGa, ou qualquer coisa assim), uso as regras de acordo com meu primeiro Player Guide, afinal, apesar de ser um jogador que busca de certa forma o equilibrio, me preocupo mais com a dinamica do jogo do que com o fato de uma regra estar 100% apurada ou não.

E se me incomodar? Eu simplesmente veto a regra/poder ou o que seja, e busco a errata e mostro ao jogador.

Isso o que penso a respeito.
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Mensagempor Fëanor em 28 Jul 2010, 16:01

Meu chute:

D&D Essential = Livros básicos + LdJ 2 + erratas + algumas partes dos suplementos lançados nos ultimos anos.

Acho que vai mais como uma atualização...
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Mensagempor Youkai X em 28 Jul 2010, 16:02

Mas as classes vieram com mudanças muito fortes pra ser considerada apenas uma atualização. Agora é torcer pra que seja ao menos compatível com o que temos da 4e até agora, apesar de que invalidará boa parte dos monstros antigos quanto ao dano.
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Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Jul 2010, 16:45

D&D Essentials é outro sistema.
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Mensagempor Youkai X em 28 Jul 2010, 16:46

Pelo visto, em parte. É a 4e, mas com builds de classes um pouco mais simples ou com características bem diferentes. Agora resta saber se haverá compatibilidade entre o material atual e o do Essentials (podendo conviver em uma mesma mesa).
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Mensagempor Fëanor em 28 Jul 2010, 17:27

D&D Essentials é outro sistema.

Não.

"Bill Slavicsek posted today a new glimpse of the D&D Essentials product line and clarified to everyone confused about the what " essentials" is. Basically D&D Essentials is the same as any other D&D 4E books, just a new format and marketed to new players. The Rules Compendium compiles all the rules in one place with all the updates already in place and the new "classes" are just new builds that open up new play mechanics.

I think this is a great idea, especially with the ongoing D&D Encounters bringing in more and more new players. This is a product line that will allow newbies a fresh starting point to jump in, instead of having to sort through the back library of books released. And for all of us existing players, new builds for our favorite classes, similar to the source books.

My only advice to Wizards is to get this product line into more general stores, such as Wal-Mart and Target, etc. in addition to the bookstores and LGS.

The second part of the article introduced the Mage build for wizards. Mages are the traditional scholarly wizards who can learn from different schools of magic, such as Enchantment School, Evocation School, and Illusion School.

One thing that I noticed that was a little more clear was that is sounds like your class feature levels up with you. So for example a mage graduates from Apprentice Mage to Expert Mage at level 5, gaining new benefit. This is a great idea and I am excited to see more about it."


Fonte: http://www.weebeegamers.com/2010/07/16/ ... marketing/

Basicamente: Você não vai colocar os seus livros da 4e no lixo. Ainda é o mesmo sistemas, só que com as regras atualizadas e novo material, incluindo regras alternativas para as classes e novas classes, como no exemplo, Mago especializado.
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Mensagempor Youkai X em 28 Jul 2010, 17:30

Ou seja, apesar dos livros velhos pararem de ser publicados, ainda seriam compatíveis com o Essentials. Diferente da 3.0 e .35, que não eram compatíveis.
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Mensagempor Fëanor em 28 Jul 2010, 17:41

Ou seja, apesar dos livros velhos pararem de ser publicados, ainda seriam compatíveis com o Essentials. Diferente da 3.0 e .35, que não eram compatíveis.

Mesmo porque não faria sentido lançar algo novo não compativel, quando tá vindo Dark Sun e outros suplementos por aí!

Ou seja, se você quiser se "atualizar" o seu personagem não precisa mudar nada, mas você ganha novas opções.

Na bem da verdade eles pararam as publicações até para proteger o público, quem não comprou ainda é melhor guardar para o próximo produto.
APESAR que eu acho que ele vai custar bem mais caro que o livro do jogador da 4e, porque aparentemente serão os 3 em 1 só.
E na bem da verdade você só precisa do LdJ para entender o sistema da 4e. =P
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Mensagempor Elven Paladin em 28 Jul 2010, 18:02

Diferente da 3.0 e .35, que não eram compatíveis.


Mas...o quê? Você dever ter lido livros extremamente diferentes dos que eu li durante a 3e e 3.5 Era, por que ambos são extremamente compatíveis.
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Mensagempor Otherwise em 28 Jul 2010, 18:04

A proposta da série Essentials é outra, não simplesmente lançar novos livros. Será uma série limitada (inicialmente) aos seguintes produtos:
1) D&D Fantasy Roleplay (Caixa; 64 pg, 32 pg)
A nova Caixa Vermelha. Dois livretos (um para o mestre e outro para os jogadores, com uma aventura SOLO), um mapa, tokens (marcadores para monstros e personagens), um conjunto de dados. Lembram da caixa de D&D da TSR (aqui lançada pela Grow)? Pois é. $19.99

2) D&D Rules Compendium (Livro capa mole - trade paperback, 320 páginas)
Livro capa mole com todas as regras do sistema, atualizadas pelas erratas. $19.95

3) D&D Player Essentials: Heroes of the Fallen Lands (Livro capa mole, 352 páginas)
Novas opções para clérigos, guerreiros, ladinos e magos, além de expandir as informações e características raciais de anões, eladrins, elfos, halflings e humanos. $19.95

4) D&D Dungeon Tiles Master Set: The Dungeon (Caixa)
Todos os tiles que você precisa pra montar uma masmorra. $19.95

5) D&D Dungeon Tiles Master Set: The City (Caixa)
Tiles para ambientes urbanos. $19.95

6) D&D Dungeon Master's Kit (Caixa, livro 252 páginas com regras, mais duas aventuras de 32 p. cada)
Regras para mestrar os 30 níveis, aventuras, um escudo do mestre, tokens de monstros e de terrenos, e 2 mapas. $39.99

7) D&D Monster Valut (Caixa, livro 252 páginas de monstros, mais aventura)
Livro dos monstros para o Essentials, mais uma aventura de 32 páginas e tokens para todos os monstros. $29.99

8) D&D Player Essentials (Livro capa mole, 352 páginas)
Novas opções para druidas, paladinos, rangers e warlocks, além de informações para drows, dragonborns, meio-elfos, meio-orcs e tieflings. $19.95

É isso.
Os livros formam um jogo próprio, mas podem ser utilizados por quem já joga a 4ed.
No fim das contas, quem começar pelo Essentials vai acabar buscando os livros mais robustos. Assim como quem já joga a 4ed (e tem bala na agulha) vai adquirir esses novos livros.
Sem contar que os tokens substituem as miniaturas de plástico definitivamente.

Voltando à linha 4ed padrão, em fevereiro do ano que vem teremos "Gazeteer: The Nentir Vale" (capa mole, 192p, $19.95) e em março o "Heroes of Shadows" (sobre a fonte de poder shadow, como novas classes, raças, feats, etc. Capa mole, 320 páginas, $19.95)

P.S.: Estou chamando de capa mole o Trade Paperback, ok? A Wizards usa o termo Hardcover quando fala de capa dura. Só pra não confundir os desatentos.

Abraços.
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