[Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores esperam

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor AKImeru em 09 Dez 2010, 16:30

Now, as to specific changes, I think a great many of them can be explained simply by the above goals. For example, attacks of opportunity make combat a lot more video-gamey (and less RPG-like)

"Eu não gostei então é video game e não como em um rpg"
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor louc0 em 09 Dez 2010, 16:33

O mais engraçado disso é que eu NUNCA conheci um RPGista que não gostasse de videogames.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Maurício em 11 Dez 2010, 08:07

E...? Se eu quizer jogar video-game eu jogo video-game, não RPG, e vice-versa. São meios diferentes com pontos fortes e fracos diferentes.
Maurício

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Dez 2010, 08:37

Maurício escreveu:E...? Se eu quizer jogar video-game eu jogo video-game, não RPG, e vice-versa. São meios diferentes com pontos fortes e fracos diferentes.

E...? Não falou muita coisa, Maurício.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Madrüga em 11 Dez 2010, 09:21

É nesse tipo de crítica vaga que fica a dúvida: ONDE DIABOS as pessoas veem essa semelhança? Já não basta o RPG acontecer numa MESA, com PESSOAS CONVERSANDO ao invés de um controle numa tela de TV ou PC?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor AKImeru em 11 Dez 2010, 11:19

Maurício escreveu:E...? Se eu quizer jogar video-game eu jogo video-game, não RPG, e vice-versa. São meios diferentes com pontos fortes e fracos diferentes.

E ter um elemento de video game em um rpg estraga rpg?

E ter um elemento de rpg em um video game estraga video game?

Vê esse é o problema. Video games são jogos. E RPGs são jogos.

Eles trocarem idéias é a coisa mais normal de se acontecer. Jogos de video game fazem isso a anos. Por que é negativo?

Por exemplo uma das minhas críticas favoritas é de como 4e é como WoW. Porém até hoje eu nunca vi um argumento do porque essa comparação ocorre tendo em vista que são jogos radicalmente diferentes.

Isso começou no exterior quando a Wizards deu uma entrevista dizendo que se baseou em MMOs para ajustas o sistema de roles que já existia desde 0D&D.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Maurício em 11 Dez 2010, 15:25

Lumine Miyavi escreveu:

E...? Não falou muita coisa, Maurício.

O Ruben disse que:
Ruben_Ladwig escreveu:O mais engraçado disso é que eu NUNCA conheci um RPGista que não gostasse de videogames.
Porém, se o jogo fosse de fato parecido com um video-game, a crítica seria perfeitamente válida.

AKImeru escreveu:E ter um elemento de video game em um rpg estraga rpg?

E ter um elemento de rpg em um video game estraga video game?

Vê esse é o problema. Video games são jogos. E RPGs são jogos.

Eles trocarem idéias é a coisa mais normal de se acontecer. Jogos de video game fazem isso a anos. Por que é negativo?
Dependendo de qual for o elemento transferido, pode ser algo bom ou ruim; porém ser for algo que faz o jogo perder suas características de RPG e virar um video-game de papel, então é ruim.

Madrüga escreveu:É nesse tipo de crítica vaga que fica a dúvida: ONDE DIABOS as pessoas veem essa semelhança? Já não basta o RPG acontecer numa MESA, com PESSOAS CONVERSANDO ao invés de um controle numa tela de TV ou PC?
Eu não estou me lembrando de nenhum exemplo específico, mas já vi alguns jogos com regras complicadas demais para se jogar adequadamente numa mesa, onde as regras tem de ser razoavelmente simples.
Maurício

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Dez 2010, 15:45

Eu não estou me lembrando de nenhum exemplo específico, mas já vi alguns jogos com regras complicadas demais para se jogar adequadamente numa mesa, onde as regras tem de ser razoavelmente simples.

Daemon e Rolemaster me vieram a mente.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Dez 2010, 15:52

E o que você define como "vídeo-game de papel", Mauricio?

Porque o que faz de um vídeo-game ser um vídeo-game é o fato de ele ser um jogo e ter um vídeo. O que faz um boardgame um boardgame é que ele é um jogo, e joga-se na mesa.

Como diabos poderia existir um "vídeo-game de papel"?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Maurício em 11 Dez 2010, 16:24

_Virtual_Adept_ escreveu:E o que você define como "vídeo-game de papel", Mauricio?

Porque o que faz de um vídeo-game ser um vídeo-game é o fato de ele ser um jogo e ter um vídeo. O que faz um boardgame um boardgame é que ele é um jogo, e joga-se na mesa.

Simples, "video-game de papel" não é um tipo de video-game, mas um jogo de papel que apresenta regras que seriam adequadas para um video-game, não para um jogo de papel. Você entendeu perfeitamente o que eu quiz dizer.
Maurício

Mensagempor Maurício em 11 Dez 2010, 16:25

_Virtual_Adept_ escreveu:E o que você define como "vídeo-game de papel", Mauricio?

Você entendeu perfeitamente o que eu quiz dizer...
"Video-game de papel" não é um tipo de video-game, mas um jogo de papel que apresenta regras que seriam adequadas para um video-game, não para um jogo de papel.
Maurício

Mensagempor Agnelo em 11 Dez 2010, 16:28

mauricio, isso é o que todo mundo diz. Mas ninguém consegue dar exemplos de regras que fazem isso.

Você poderia dar alguns exemplos de regras de 4e que são "videogame de papel"?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Youkai X em 11 Dez 2010, 16:29

E por que as regras de 4e seriam apropriadas a um videogame e não a um jogo de papel?
Youkai X

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Dez 2010, 16:35

Você entendeu perfeitamente o que eu quiz dizer...
"Video-game de papel" não é um tipo de video-game, mas um jogo de papel que apresenta regras que seriam adequadas para um video-game, não para um jogo de papel.

Você não disse nada. O que quer dizer um "vídeo-game de papel"?

Qual é o problema em um RPG se apropriar de regras funcionais de jogos vídeo-game, se elas auxiliarem o jogo?

E se isso é realmente problemático, você tem algo contra RPGs de vídeo-game?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Maurício em 11 Dez 2010, 16:49

Locke Winchester escreveu:mauricio, isso é o que todo mundo diz. Mas ninguém consegue dar exemplos de regras que fazem isso.

Você poderia dar alguns exemplos de regras de 4e que são "videogame de papel"?

Youkai X escreveu:E por que as regras de 4e seriam apropriadas a um videogame e não a um jogo de papel?
Não as conheço mais do que superficialmente. Eu nunca disse que D&D 4e era um video-game de papel; eu nem sequer falei qualquer coisa sobre ela.
Eu estava criticando o comentário do Ruben de que porque RPGistas também gostam de video-games eles tem que gostar de RPGs que se pareçam com video-games.

_Virtual_Adept_ escreveu:Você não disse nada. O que quer dizer um "vídeo-game de papel"?
Eu expliquei com todas as palavras o que é um video-game de papel.

Qual é o problema em um RPG se apropriar de regras funcionais de jogos vídeo-game, se elas auxiliarem o jogo?

E se isso é realmente problemático, você tem algo contra RPGs de vídeo-game?
Como eu disse no segundo post essa apropriação de regras pode ser boa ou ruim, não há problema algum em utilizar regras que auxiliem o hoje - mas nem todas fazem isso.
Maurício

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários