Iuri escreveu:Riketz escreveu:se o personagem escolher "baixar a guarda", ele vai apenas conceder "Vantagem de Combate"..
na verdade vai ser uma house rule de qualquer jeito... mas eu acho que quando alguem concede vantagem de combate ela ainda está "se esforçando" para não se machucar, enquanto um personagem naquela situação não. o problema de só tirar os bonus de des/int da CA é quando esses bonus são menores do que a penalidade sofrida ao dar vantagem de combate. talvez conceder vantagem + a perda do bonus de des, ou o q for maior entre os dois, seja mais convincente.
concordo q o instinto de sobrevivencia do personagem não pode ser deixado de lado, soh discordo q esse instinto seja expressado pela destreza (ou inteligencia), acho q ele corresponde ao valor da metade do nível (o instinto de sobrevivencia iria se aprimorando conforme se ganha experiencia). logo, esse bonus permanece.
temos que lembrar que apenas os personagens que utilizam armaduras leves têm seu bônus de destreza ou inteligêcia na CA... digamos um guerreiro de brunea (armadura pesada) ele não tem nenhum atributo na CA, então perdê-lo é a mesma coisa que nada..
na 4e NUNCA se perde o mod destreza ou inteligência na CA por estes fatores.. digamos que em um turno em que o personagem seja surpreendido, atacado sem estar preparado e similares.. ele apenas concede Vantagem de Combate..
mesmo que o personagem esteja dormindo, ele ainda mantém o mod destreza ou inteligência na CA, o.0, se estiver com armadura leve.. porém o personagem vai estar inconciente (-5 em todas as defesas ), derrubado (atacantes corpo a corpo recebem +2 no ataque) e indefeso (concede vantagem de combate e pode ser alvo de um golpe de misericórdia)..
o que isso significa? que
atacar um alvo que esteja dormindo, o atacante tem +4 pelo alvo estar deitado e conceder vantagem de combate.. somado ao alvo ter -5 em todas as suas defesas..
ele tem praticamente +9 de bônus pra acertar (fora o mod atributo de ataque, proeficiência da arma, melhora mágica e etc).. e o golpe de misericórdia faz com que (com acerto) seja um sucesso decisivo (crítico), então dano máximo..
o que talvez possa ser escolhido ao invés de conceder vantagem de combate.. é o jogador declarar: "mestre, estou terminando meu turno me deixando INDEFESO (fechando os olhos, virando de costas, com as mãos na cabeça)".. concedendo vantagem de combate e podendo ser alvo de um golpe de misericórdia..