Youkai X escreveu:Mas e se essa habilidade de classe for quebrada ou roubada do personagem, como os itens mágicos possivelmente são?
Bem, primeiro, a classe
poderia deve ter habilidades também para quando estiver sem seu item especial. Segundo, ter habilidades que facilitariam recuperar o item (como sempre saber onde ele está, poder invocar certas habilidades mesmo sem ele quando estiver se esforçando para recuperá-lo, etc.). Terceiro, em último caso, permitir nas habilidades de classe métodos de substituir/invocar/recriar o item especial.
Note que se alguém escolhesse uma "classe" dessas está ciente de que uma vez que não tenha seu item especial terá desvantagens. Eu diria que é um dos diferenciais da classe. Ela só não pode ser totalmente dependente do item para tudo.
Aliás, pra 4e eu tive ontem no chat uma idéia de regra caseira: A de que um conjurador que não esteja com implemento causa menos dano com suas magias. Todos os dados de dano (d6, d8 e por aí vai) seriam reduzidos pra d4. Mas claro, ainda seria um paliativo meio fraco, já que muitos poderes de classes que usam armas tem como pre-requisitos armas específicas, como armas empunhadas com as duas mãos (bárbaro) ou armas leves (ladino). Mas já quebraria um galho, na 4e.
Russel escreveu:um dos jeitos que eu usei na minha mesa para tentar acabar com essa dependencia dos combatentes por itens magicos, foi permitir quer as classese de combatentes normais tivessem acesso as manobras e posturas do tome of battle (ate por que eu não uso as classes de adpetos marciais)
Apesar de ter pouca familiaridade e nenhuma experiência com o Tome of Battle, eu diria que sua solução aumenta a versatilidade dos combatentes, mas não combate realmente a dependência de itens mágicos. Um adepto marcial ainda depende de uma boa arma mágica para acertar o oponente, ou de cinturão de Força dos Gigantes para ser mais efetivo, por exemplo.
Notem também que, embora menos dependentes de itens mágicos do que combatentes, conjuradores também dependem deles, entre outras coisas, para melhorar seu atributo de conjuração ou aumentar suas defesas contra ataques.
Para mim, esses bônus obrigatórios deveriam ser removidos dos itens mágicos e incorporados na progressão de personagens. Como eu disse, peguem o maldito Voto de Pobreza, removam suas penalidades, e o dêem para todos os personagens.