Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Torneco em 06 Mai 2011, 15:34

Bem, na 4e é fácil. Se você der os bônus mais importantes de equipamentos, ataque, dano e defesas, você básicamente acaba com a necessidade dos ítens mágicos. Se você der o bônus no nível 1 e a cada 5 níveis, fica uma progressão natural. Ai o interessante dos ítens mágicos seriam apenas pelos seus efeitos e poderes diários.

Já a 3e, a situação seria bem mais complicada. Teria que analizar bem quais são os ítens mágicos necessários a cada classe e pensar em maneiras de integrar esse bônus a classe.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Mai 2011, 15:40

Torneco escreveu:Bem, na 4e é fácil. Se você der os bônus mais importantes de equipamentos, ataque, dano e defesas, você básicamente acaba com a necessidade dos ítens mágicos. Se você der o bônus no nível 1 e a cada 5 níveis, fica uma progressão natural. Ai o interessante dos ítens mágicos seriam apenas pelos seus efeitos e poderes diários.

A própria 4e teve uma certa defasagem (não comum pra strikers primários e classes que tenham striker como role secundário), das armas com menor bônus de acerto serem menos vantajosas que as com maior bônus; os efeitos especiais dos ataques dependem de atingir então, um acerto menor pode fazer a diferença entre atingir o ataque diário, ou perder a chance de usar o poder do item. Strikers tem uma chance maior de acerto de forma inata, então eles perdiam menos com isso.

Alias, esse é o charme de usar Martelos / Hammers; efeitos legais por uma mínima penalidade no acerto.

Thank god for erratas e um sistema coeso.

Torneco escreveu:Já a 3e, a situação seria bem mais complicada. Teria que analizar bem quais são os ítens mágicos necessários a cada classe e pensar em maneiras de integrar esse bônus a classe.

É reconstruir do zero. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Mai 2011, 17:11

Agnelo frisou que jogos com pontos tem essa vantagem: Se você quiser um personagem cheio de itens mágicos, você paga os recursos e pronto. Em M&M, se você perder seu item mágico (Dispositivo), além de ganhar um ponto heroíco pra compensar, você pode (e deve) ser reembolsado em pontos mais tarde.


Sei que não é assunto do tópico, mas queria fazer uma pequena correção. É um erro comum, mas deve ser levado em conta:

Você NÃO GANHA pontos heróicos por ter seu Dispositivo roubado. Essa possibilidade JÁ É incluída na redução do custo de um Dispositivo. Você ganharia se fosse um poder comum que tivesse sido "anulado" (sem ser através de Nulificar).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Mai 2011, 17:21

Perder foi no sentido de "destruído sem chance de recuperação", e não roubado, não sei se ficou claro. =P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Mai 2011, 17:37

Acho que, nesse caso, ganha. Porém, há de se levar em consideração que Dispositivo é considerado uma "parte" do personagem, se o Mestre destruir um Dispositivo, o jogador terá o direito de realocar os pontos que gastou nele, ou o Mestre será obrigado a repor com um Dispositivo idêntico ao anterior.

Mais ou menos como aconteceria caso o Mestre decidisse "remover" alguns poderes de um personagem.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Torneco em 06 Mai 2011, 17:51

Daria pra pegar os Enhancements do DD) como base, talvez. Se bem que se você tirar os conjuradores, você tem um sistema mais ou menos equilibrado e mais fácil de se arrumar.

Eu acabaria com o mago e o clérigo e adotaria classes conjuradoras alternativas como uma forma de eliminar o mal maior.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Mai 2011, 18:01

Na verdade, o mago e o clérigo são legais se você controlar o acesso a recursos.

O que mata são os três características das magias:
  • Única forma de realizar muitos efeitos poderosos
  • Invasão de Nicho
  • Gama IMENSA de efeitos diferentes
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Torneco em 06 Mai 2011, 18:18

Por isso que eu usaria o Warlock, Wu Jen, Shaman, coisas assim, vc já limita automaticamente o acesso a recursos sem ter que ficar pensando tanto, pq a lista de magias deles são bem limitadas.

Mesmo assim, o jeito que as magias escalam na 3e dificulta equilibrar elas.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Elven Paladin em 06 Mai 2011, 18:54

Não tenho muito a comentar sobre o assunto, mas a quem acha que certas classes tem que depender de ítens mágicos, lembrem-se do "lema semi-oficial" de Iron Heroes:

"You are not your magic weapon and armour. You are not your spell buffs. You are not how much gold you have, or how many times you've been raised from the dead. When a Big Bad Demon snaps your sword in two, you do not cry because that was your holy avenger. You leap onto its back, climb up to its head, and punch it in the eye, then get a new damn sword off of the next humanoid you headbutt to death."
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Deicide em 06 Mai 2011, 22:43

Bom, sempre tive uma cruzada contra a dependência de itens. Eu odeio fazer um guerreiro, e ver que sem a espada mágica +5 ele é basicamente um bostão. Isso ficou claro em meus jogos de Warcraft, em que eu distribuía raríssimos itens mágicos (sempre itens personalizados, com nome e história, e em geral cada personagem só tinha um). Os conjuradores nem precisavam deles, mas os demais dependiam completamente dos itens.

Minha opinião é que, em primeiro lugar, tinha que se remover os bônus de melhoria dos itens. Tinha que remover o +X nos ataques e defesas, o +Y em Atributo, etc. Essas vantagens tinham que ser inerentes à classe. Em essência, todo personagem tinha que vir com algo similar ao "Voto de Pobreza" embutido, sem as penalidades claro.

Segundo, itens tinham que só acrescentar habilidades. Uma espada flamejante permite causar uma onda de chamas X vezes ao dia; Uma arma certeira dá +X nos ataques apenas Y vezes por dia (e não em todas as jogadas). Os efeitos deveriam ser pequenas adições, não grandes necessidades: se perdido o item, o personagem ainda pode pegar um pedaço de pau e massacrar o exército da escuridão sozinho.

-----------------------------------------------

Sobre personagens ligados a um item famoso, imagino que isso seria mais como uma progressão inerente do personagem. Ele teria habilidades crescentes com o passar dos níveis, mas só quando empunhasse o item. Por exemplo, o Príncipe Adam poderia ignorar redução de dano de criaturas más ou invocar Destruir o Mal X/dia, mas só quando empunha a Espada Justiceira de sua família. Nesse caso, o item é parte do personagem, está na sua progressão. É uma habilidade de classe, em outras palavras.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Youkai X em 07 Mai 2011, 01:06

Mas e se essa habilidade de classe for quebrada ou roubada do personagem, como os itens mágicos possivelmente são?

Aliás, pra 4e eu tive ontem no chat uma idéia de regra caseira: A de que um conjurador que não esteja com implemento causa menos dano com suas magias. Todos os dados de dano (d6, d8 e por aí vai) seriam reduzidos pra d4. Mas claro, ainda seria um paliativo meio fraco, já que muitos poderes de classes que usam armas tem como pre-requisitos armas específicas, como armas empunhadas com as duas mãos (bárbaro) ou armas leves (ladino). Mas já quebraria um galho, na 4e.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Russel em 07 Mai 2011, 07:23

um dos jeitos que eu usei na minha mesa para tentar acabar com essa dependencia dos combatentes por itens magicos, foi permitir que as classes de combatentes normais tivessem acesso as manobras e posturas do tome of battle (ate por que eu não uso as classes de adpetos marciais)
Editado pela última vez por Russel em 08 Mai 2011, 20:46, em um total de 1 vez.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Deicide em 07 Mai 2011, 08:26

Youkai X escreveu:Mas e se essa habilidade de classe for quebrada ou roubada do personagem, como os itens mágicos possivelmente são?


Bem, primeiro, a classe poderia deve ter habilidades também para quando estiver sem seu item especial. Segundo, ter habilidades que facilitariam recuperar o item (como sempre saber onde ele está, poder invocar certas habilidades mesmo sem ele quando estiver se esforçando para recuperá-lo, etc.). Terceiro, em último caso, permitir nas habilidades de classe métodos de substituir/invocar/recriar o item especial.

Note que se alguém escolhesse uma "classe" dessas está ciente de que uma vez que não tenha seu item especial terá desvantagens. Eu diria que é um dos diferenciais da classe. Ela só não pode ser totalmente dependente do item para tudo.

Aliás, pra 4e eu tive ontem no chat uma idéia de regra caseira: A de que um conjurador que não esteja com implemento causa menos dano com suas magias. Todos os dados de dano (d6, d8 e por aí vai) seriam reduzidos pra d4. Mas claro, ainda seria um paliativo meio fraco, já que muitos poderes de classes que usam armas tem como pre-requisitos armas específicas, como armas empunhadas com as duas mãos (bárbaro) ou armas leves (ladino). Mas já quebraria um galho, na 4e.


Russel escreveu:um dos jeitos que eu usei na minha mesa para tentar acabar com essa dependencia dos combatentes por itens magicos, foi permitir quer as classese de combatentes normais tivessem acesso as manobras e posturas do tome of battle (ate por que eu não uso as classes de adpetos marciais)


Apesar de ter pouca familiaridade e nenhuma experiência com o Tome of Battle, eu diria que sua solução aumenta a versatilidade dos combatentes, mas não combate realmente a dependência de itens mágicos. Um adepto marcial ainda depende de uma boa arma mágica para acertar o oponente, ou de cinturão de Força dos Gigantes para ser mais efetivo, por exemplo.

Notem também que, embora menos dependentes de itens mágicos do que combatentes, conjuradores também dependem deles, entre outras coisas, para melhorar seu atributo de conjuração ou aumentar suas defesas contra ataques.

Para mim, esses bônus obrigatórios deveriam ser removidos dos itens mágicos e incorporados na progressão de personagens. Como eu disse, peguem o maldito Voto de Pobreza, removam suas penalidades, e o dêem para todos os personagens.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Russel em 08 Mai 2011, 20:49

Independente de ser um item mágico, ou um pergaminho que conceda ao combatente a habilidade de ativar um poder mágico em um item, imho os combatentes devem sim ser dependentes, destes items. Uma das melhores partes do D&D, digo no sentido de ser mais divertida no jogo, é justamente adquirir tesouros(vide itens fodásticos), após o término de uma aventura e poder desfrutar de seu poder nas aventuras futuras. Pelo menos com a maioria dos jogos de RPG nos videogames possuem essa premissa, de um carinha, no caso um combatente qualquer, começar com uma arma medíocre e ir a cada fase, conseguindo melhores equips., armas e etc. Esta transição ou "upgrade" de equipamentos é um dos momentos mais prazerosos do jogo. :pidao:


eu adoro quando meu personagem pega um item fodônico, mas eu odeio a ideia de que ele vai virar um bosta se perde-lo
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Sr. Pichu em 08 Mai 2011, 21:38

é por isso que eu curto a cdp "Fist fo Raziel" basicamente ela transforma o jogador numa vingadora Sagrada, ao invés dele só ter aquela espadinha, assim basicamente toda a arma que ele usa têm os bônus
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron