[OGL] Pathfinder RPG - D&D 3.75 da Paizo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Léderon em 26 Ago 2009, 21:52

Obviamente isso não quer dizer que é um produto ruim, muito pelo contrário, apenas que aquele discurso financeiro de aproveitar seus suplementos antigos no Pathfinder não procedera.
:diabanjo:

E lá se vai um dos pilares anti-4E.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Darklord Morius em 26 Ago 2009, 22:03

Seu_Madrüga escreveu:Olha, eu não tive muita paciência de ir fundo no Pathfinder ( :hmmm: ), mas vi que eles puseram venenos e doenças num esquemão parecido com a 4e. Aí já acho chupinhação descarada e desnecessária.

"chupinhar", "roubar", "tomar emprestado" que pensamento mais antiquado ! Se é bom tem mesmo é que usar ! O resto pode jogar fora, se você precisa de um rim novo, você troca só o rim ! Joga o resto fora !
Darklord Morius

Mensagempor AKImeru em 26 Ago 2009, 22:15

Então tudo bem para o livro que se coloca como a alternativa da 4e ter elementos da 4e?
:doido:
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Darklord Morius em 26 Ago 2009, 22:19

Claro que sim ! Não vejo nada de errado nisso ! Você mesmo está usando um navegador que é alternativa a outro navegador que possui elementos de outro navegador ! Está teclando num teclado, que é alternativa deo utro teclado, que possui elementos de outro teclado ! Está usando uma roupa, que é alternativa deo utra roupa, que usa elementos de outra roupa, você é uma pessoa que é alternativa de uma outra pessoa.... A quantidade de exemplos para provar a norma deste procedimento são próximos do infinito !
Darklord Morius

Mensagempor Madrüga em 26 Ago 2009, 22:46

Se tem homens que preferem outros homens, uma alternativa "similar" para as mulheres... :doido:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Darklord Morius em 27 Ago 2009, 08:16

Para você ver, mais outro exemplo, apesar de eu achar uma aberração, é politicamente incorreto você dizer que essa opção é coisa de doido.
Darklord Morius

Mensagempor Kasuya em 27 Ago 2009, 11:10

Então tudo bem para o livro que se coloca como a alternativa da 4e ter elementos da 4e?
:doido:

Sim. Tudo bem. O fato de que o D&D 4.0 não seja o que uma pessoa quer jogar, não significa que o sistema em si não tenha absolutamente NADA de aproveitável. Pelo contrário.

A própria 4e flertou com jogos como wow (segundo os próprios autores) no sentido de que o jogo tinha boas idéias que davam para serem aproveitadas (divisão de classes por papeis bem estruturados, pulsos de cura que parafraseiam a habilidade de personagens de MMORPGs se curarem rapidamente sem ter que usar poções ou magias de cura além das magias em formas de poderes simples, como poderes de outras classes).

Agora o 4e "chupinhou descaradamente" com o wow? Não.

A 4e pegou cópias descaradas (e assumidas) dos bons materiais advindos da OGL 3e além de chegar a se influenciar até em outros sistemas, meio que para reforçar o incentivo ao roleplay (que era precário nas edições anteriores).

Agora vamos parar de ter esse pensamento infantil do tipo, como se a 3e fosse "inimiga" da 4e. Ambas, junto com a 2e e 1e, são um jogo só, o D&D. Não há problema nenhum que um OGL 3e resolva flertar com 4e, exatamente como não teve o menor problema da 4e flertando com a 3e.

"Se tem muita gente comprando 4e, é porque é bom, mas se tem muita gente comprando 3.75, é porque é tudo fanboy old schooler" é um pensamento que não faz o menor sentido.

Deixem os caras misturarem as boas idéias com o que eles querem. Isso não diminui ou censura de alguma forma a 4e. Eles jogam 3.75, vocês jogam 4e e todo mundo fica na boa. :victory:
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Ago 2009, 11:23

Mas os jogos de videogame que a 4e é "parecida" são inspirados pelo próprio D&D antigo. Então há uma referência cíclica.

Não é que "4e = videogame de mesa!", mas sim... "4e foi inspirado em videogames que foram inspirados na 3e, que foi inspirada em videogames inspiradas na 2e, que foi inspirada em videogames inspirados na 1e, que foi a original que foi inspirada pelos board/wargames".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Madrüga em 27 Ago 2009, 13:07

Num atalho lógico, "4e = wargames". XD

Morius, você não entendeu. Meu comentário foi de que suas afirmações são comparações sem pé nem cabeça.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Ago 2009, 13:14

Faltou o "4e = Rpg = videogame = wargame", Madrooga. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Madrüga em 27 Ago 2009, 13:35

Por isso eu disse, ATALHO lógico.

Aliás, agora que saiu o Pathfinder DE VEZ, alguém já chegou a ver? O pdf é baratinho, estou pensando em comprar (e não, não é pirataria, antes que alguém pergunte).

Imagem
Madrüga

Mensagempor Darklord Morius em 27 Ago 2009, 16:53

Seu_Madrüga escreveu:Num atalho lógico, "4e = wargames". XD

Morius, você não entendeu. Meu comentário foi de que suas afirmações são comparações sem pé nem cabeça.

Minhas afirmações foram divertidas de se escrever e tiñham a intenção de confundir, ao mesmo tempo em que chegava ao ponto. O que chegou com sucesso.

Pathfinder saiu mas se esgotou muito rapidamente, o meu está em reserva...
Darklord Morius

Mensagempor Fëanor em 27 Ago 2009, 18:20

Comprem a 4e e vivam felizes para sempre! xD

Sinceramente, não vejo o pathfinder como algo muito especial. Parece a 3.5 com house rules. Analizando que já tinha muita house rule, até "oficial" (unearth arcana), e muito travalho de fãs disponibilizados de graça, o trabalho do Pathhfinder tem que ser MUITO, MUITO bom pra ter o status que está tendo.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Kasuya em 27 Ago 2009, 21:08

Mas os jogos de videogame que a 4e é "parecida" são inspirados pelo próprio D&D antigo. Então há uma referência cíclica.

O que reforça meu argumento de que reclamar das fontes de influência, em se tratando de D&D, não faz o menor sentido, pois ele tira, diretamente ou indiretamente, MUITOS elementos de si mesmo, desde edições passadas, video-games que foram influenciados pelo próprio D&D e assim por diante. Em outras palavras, se a 4e tem razão de olhar pra trás na hora de se influenciar que mal há do 3.75 olhar pros lados e para frente também? (pelo contrário, é até uma vantagem posicional, visto que ele pode "olhar" pra todos os lados no sentido de arranjar influências)

Sinceramente, não vejo o pathfinder como algo muito especial. Parece a 3.5 com house rules.

Engraçado que eu me sinto ouvindo exatamente a mesma coisa quando ouço alguém dizendo que não vê nada de mais na 4e porque "parece o D&D misturado a video game".

Agora, que mal pergunte, como você faria um OGL 3e que tente pegar as merdas e complicações do D&D 3.x e concertá-las/simplificá-las dando um gosto de que você ainda realmente está jogando D&D 3e (coisa que não acontece com M&M, por exemplo, que é um jogo totalmente distinto) sem parecer 3e com house rules?

Analizando que já tinha muita house rule, até "oficial" (unearth arcana)

Unearth Arcana não tem nada a ver com a proposta do Pathfinder, logo uma não anula o sentido da outra, visto que possuem regras e abordagens diferentes.

e muito travalho de fãs disponibilizados de graça

Há controvérsias. Eu, particularmente, vi muito, muito poucos trabalhos de fãs com alguma qualidade com os quais me desse vontade de jogar. Logo, se uma empresa de profissionais do ramo (o que inclui alguns nomes do D&D 3e) está fazendo seu próprio trabalho, qual é o problema? Tenho certeza que vai ser de qualidade igual ou melhor que algo entre 80-90% dos trabalhos de fãs (amadores no ramo).

No fim das contas, não acho que deles é exigido um trabalho "MUITO, MUITO BOOOOOM" não. Ele só precisa ser um D&D 3e com regras mais simples, mais equilíbrio e que concerta as falhas grotescas do sistema. Não é a toa que foi apelidado de "D&D 3.75", porque ele é o D&D 3e com upgrades, assim como é o D&D 3.5 em relação ao D&D 3.0 e ninguém reclamou.

Nota: Eu não vi como ficou o livro final do 3.75, mas acredito que ele estará bem agradável aos jogadores de D&D que preferiram ficar com a 3e. E se não ficou à altura da 3e, bom, azar o da Paizo. Mas primeiro é ver para crer.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Madrüga em 27 Ago 2009, 21:16

Kasuya escreveu:No fim das contas, não acho que deles é exigido um trabalho "MUITO, MUITO BOOOOOM" não. Ele só precisa ser um D&D 3e com regras mais simples, mais equilíbrio e que concerta as falhas grotescas do sistema. Não é a toa que foi apelidado de "D&D 3.75", porque ele é o D&D 3e com upgrades, assim como é o D&D 3.5 em relação ao D&D 3.0 e ninguém reclamou.

A parte grifada é pra rir, não é?

Imagem
Madrüga

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários