[OGL] Pathfinder RPG - D&D 3.75 da Paizo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Kasuya em 28 Ago 2009, 09:39

E Kasuya, não adianta suporte para classes quebradas. Precisa dar um jeito nelas antes!

No desespero, apega-se com tudo que te der qualquer esperança. :P

Para ser mais específico,estou me referindo a lista de Talentos,Perícias,Combate e as magias.

Magias: Mesma merda. Essa foi pra chorar.

Combate: Similar, mas tem talentos que deixa o combate um pouco mais estratégicos e tal. Mas nada tão dramatico. Os BMC (Bônus de Manobra de Combate) é uma espécie de BBA para manobras como agarrar, desarmar, etc... Simplifica um pouco as coisas, mas é inútil. Não tem como deixar essa regra palpável no D&D. Não oficialmente.

Perícias: Sem dúvida, a melhor mudança. Fizeram o favor de aglutinar muitas perícias similares, tiraram as complicações de 1/2 graduação, sinergia e bla bla bla que te mantia horas foleando o livro para acertar as contas. Contudo, olhando depois a ficha da 4e, percebo que dava para enxutar ainda mais as perícias. Quanto ao Fly, achei legal a idéia de começo, mas eu tomaria o caminho da 4e: praticamente aboliria de vez essa frescura de voar. A princípio é um efeito mágico legal, mas só atrapalha. Parafraseando com a obra que está dentre as que mais influenciaram o D&D, em Senhor dos Anéis ninguém sai voando por ai e nem por isso ninguém deixa de achar a obra boa. Um único elemento high fantasy indo pro saco não acabaria com o jogo. Definitivamente.

Talentos: Nesse ponto, melhorou e piorou. Melhorou porque agora tem-se mais opções do tipo "nossa, que talento legal, quero pegar esse" (coisa que no 3.5 praticamente não acontecia sem suplementos, aos quais costumavam exagerar um pouco). Mas piorou porque só acentuou o problema estético da "árvore de talentos". Se no D&D você chegava a passar horas projetando como seria a grade de talentos que o personagem iria pegar nível a nível para conseguir pegar "aquele" talento o mais cedo possível (coisa de 12º nível, geralmente), agora você pode chegar a passar a tarde inteira nessa desgraça. Como se talento resolvesse os problemas dos não-conjuradores.

Classes de combate direto ganham bonus mixurucas como um crítico ou +1 dado no dano, uma vez por dia.

Bom, lembro-me bem de ter lido o Pathfinder e vi claramente que esses bônus eram permanentes. Onde você viu que era uma vez ao dia?

Destaque pro Master Craft(..)

Cara, esse era um talento que todo mundo considerava uma boa idéia, mas com uma aplicação ridícula. Eu achava que sso não tinha passado dessa forma na versão final. Tanto que tinha gente reclamando disso.

(...)modifica o sistema de magia inteiro, diminuindo drasticamente os circulos de magia (digamos para 6), troca as magias por dia para magias por encontro, remove/modifica magias muito poderosas.

Que parte do "o sistema vanceano de magias é uma holy cow" você não entendeu?
Lembrando que boa parte do público alvo são old schooler, muitos chegaram a me dizer exatamente isso:
"você é louco em achar que eles deveriam mudar o sistema de magias". Os próprios autores eram taxativos ao dizerem que não mudariam o sistema de magias e que isso estava fora de cogitação. Pra mim? Isso foi MEDO de perder a clientela. Nesse ponto eu adorei a 4e. Ela não teve medo de jogar as holy cows no saco, doa a quem doer.

Esse é só um exemplo. Para não parecer house rules, tem que ter mudanças drasticas e ideias inovadoras.

Reiterando: as holy cows tinham que estar lá (ainda que de forma maquiada), eles teriam medo de lançar o jogo de outra forma. Alterações drásticas não combinam com holy cows, definitivamente.

Lembre-se bem quanto tempo a WotC levou para se livrar do sistema vanceano e você uma idéia do que o pessoal da Paizo deve ter passado ao tomar essa decisão de manter o sistema.

1- Muita gente reclamou

Sempre tem os "reclamãos" de plantão. Mas no geral a 3.5 foi muito bem aceita ao meu ver. Ou você preferiria a 3.0?

2- Quem tinha a 3.0 nem comprou a 3.5, porque viu que não valia a pena, visto que as modificações eram pequenas. Comprar a 3.5 valia a pena pra quem não tinha a 3.0. Acredito que é o mesmo caso com o Pathfinder.

Todos, repito, TODOS os jogadores que eu conheci/vi/presenciei de alguma forma que iniciaram com o 3.0 (e nós começamos a jogar 3.0 desde o início) passaram para a 3.5. Eu me lembro muito bem de que eu tinha esse pensamento também: "ah, vou nem atrás do 3.5 porque é só o 3.0 melhorado". Mas depois que eu dei uma lida nele me vi sem qualquer possibilidades de continuar jogando o 3.0 e creio que isso aconteceu com todo mundo que estava no 3.0.

Já no caso do pathfinder, desde que você não se importe com o sistema vanceano de magias e definitivamente não goste da 4e, até vale a pena sim comprar. O PdF são 10 dólares e, com certeza, será possível mais cedo ou mais tarde arranjar o PdF "pirateadamente" de graça...

Você mesmo falou que eles são uma empresa profissional, se não conseguem equilibrar, não vale a pena! Eu citei um exemplo hipotético de como seria possivel equilibrar, você está me dizendo que uma equipe profissional, trabalhando meses nisso não consegue equilibrar o jogo?

Com o sistema vanceano? Eu não julgo a competência deles. Mas ainda que eles fossem muito, muito bons, eu continuaria duvidando da capacidade deles (e de qualquer um) de balancear o sistema vanceano. Eles se obrigaram a isso (ou os fãs obrigaram psicologicamente), e vão arcar com essas consequências.

De qualquer forma, eu considero as classes combativas bem mais equilibradas entre si e as classes full-casters mais equilibradas entre si. Mas casters equilibrados com combatentes com o sistema vanceano só com um milagre (e dessa vez, ele não gasta XP).

Os talentos têm uma PORRADA de exageros, como ganhar 20% de ocultamento ao se mover (árvore de Esquiva), entre outros absurdos. Tudo isso ao lado de um talento Vontade de Ferro Aprimorada, que te permite, UMA VEZ AO DIA, re-rolar um teste de Vontade. Caro e inútil.

Nesse ponto eu concordo. Tem muitas bizarrices. O dos 20% de ocultamento eu tenho certeza que é culpa do bruxo que tem um poder idêntico. Como colocar isso como poder de classe ia ficar muito descarado, eles colocaram como talento.

De certa forma, não acho de todo mau. Creio que seria viável criar talentos na 3e que concederiam habilidades mágicas e/ou sobrenaturais. O problema é a descrição ser, digamos, MARCIAL. É como disse o madruga: "árvore de esquiva".

O do "role 2 vezes um TR específico 1/dia" também foi um talento muito reclamado e creio que na versõ final ela foi corrigida. Lembro-me que eles até lançaram uma prévia de uma versão mais útil desse talento pra galera opinar, mas não lembro nem de longe como erra ele... =/

Pathfinder não conserta NENHUM PROBLEMA da edição 3,5.

Visto que o maior problema do 3.5 (comporta, mais ou menos 80% dos gradiosos problemas do 3e e ouso dizer que chega a 95% se o único ponto de vista de análise for o do equilíbrio) é o sistema de magias, concordo plenamente contigo. Mas, como da 3.0 para a 3.5, até que houve suas melhoras sim. :)

Acho exagero você dizer que não resolveu NENHUM problema da 3e (veja as perícias, até que foi um concerto decente), mas concordo que ele parece mesmo D&D 3.5 (creio que essa tenha sido a intenção).
Imagem
Kasuya

Mensagempor Madrüga em 28 Ago 2009, 10:13

Kasuya, já leu Iron Heroes? Tem um sistema de magias superinteressante lá: basicamente você tem as oito escolas de magia e pode usá-las para criar efeitos, baseando-se na descrição delas. O que eu queria fazer (mas daria um trabalho desgraçado) era pegar esse sistema (o Advogado de Regras aqui da Spell é um que sempre reclama que esse sistema é lindo, mas meio falho; eu nunca usei em jogo) e trabalhar em cima, para ficar uma coisa mais interativa.

Por exemplo, usar Abjuração+Evocação para criar uma proteção arcana que engolfasse o inimigo em fogo quando ele acertasse o conjurador. Usar Necromancia+Evocação para explodir um cadáver numa nuvem de ácido. Sei lá, essas coisas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Fëanor em 28 Ago 2009, 12:54

Reiterando: as holy cows tinham que estar lá (ainda que de forma maquiada), eles teriam medo de lançar o jogo de outra forma. Alterações drásticas não combinam com holy cows, definitivamente.

Ou seja: o sistema foi prejudicado por covardia.

Todos, repito, TODOS os jogadores que eu conheci/vi/presenciei de alguma forma que iniciaram com o 3.0 (e nós começamos a jogar 3.0 desde o início) passaram para a 3.5. Eu me lembro muito bem de que eu tinha esse pensamento também: "ah, vou nem atrás do 3.5 porque é só o 3.0 melhorado". Mas depois que eu dei uma lida nele me vi sem qualquer possibilidades de continuar jogando o 3.0 e creio que isso aconteceu com todo mundo que estava no 3.0.

É obvio que passara, visto que ela estava disponibilizada de GRAÇA no site da Wizard.

Por exemplo, usar Abjuração+Evocação para criar uma proteção arcana que engolfasse o inimigo em fogo quando ele acertasse o conjurador. Usar Necromancia+Evocação para explodir um cadáver numa nuvem de ácido. Sei lá, essas coisas.

Eu também achei a magia do Iron Heroes com um sistema interessante, mas ao mesmo tempo estranho. Tem que fazer teste pra usar a magia, não?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Ago 2009, 13:09

Bom, lembro-me bem de ter lido o Pathfinder e vi claramente que esses bônus eram permanentes. Onde você viu que era uma vez ao dia?

No livro, que eu tenho. =D

Em tempo, seu argumento não faz sentido, Kasuya, é baseado em extremos E falácias de lógica.

"Ah, você acha ruim? Então, prefere a 3.0?!"

Quando cê melhorar o argumento, eu respondo de maneira concreta.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 28 Ago 2009, 13:18

Senhoras e Senhores, eu lhes apresento o novo fanboy do mercado!

Pathfinder Fan Boy !

Como o os fãs de Monge batem o pé e afirmam que sua classe favorita é poderosa mesmo ela sendo a (mhahahahahahaah) classe mais fraca e quebrado do livro inteiro, os Pathfinder Fan Boys (PFB) acreditam solenemente que seu 3.5 com fotos bonitas é não apenas um sistema de rpg diferente e único criado para refletir o 3.X, mas que todas as mudanças foram de fato interessantes, nescessarias e até mesmo uteis.

Quando na realidade, o sistema inteiro não passa de um rehash da terceira edição com coisas que vão desde "House rules like" (Vide regras de agarrão e o novo stat dos guerreiros e a pericia "voo") ha completamente desnescessarias (vide o mago e o clérigo).

Vocês foram avisados. Kazuya não passa do embrião de um tumor muito maior.

Quanto ao argumento do Kazuya "Ah é? Prefere a 3.X?"

Sim. Veja o por que:

http://www.d20srd.org = Custa Zero Reais
Pathfinder = Custa 60 reais

O d20srd me dá ferramentas e opções para eu mexer e alterar o 3.X ao ponto de consertar muita de suas falhas.

Pathfinder apenas aumenta as disparidades e os problemas.

Lembrando que boa parte do público alvo são old schooler

Não na realdiade. O público alvo são os bebes chorões que optaram ficar com a 3.X ao em vez de mudar de sistema e que se recusam a fazer sua propria variante. Old School esta cagando e andando para D&D desde AD&D.

Já no caso do pathfinder, desde que você não se importe com o sistema vanceano de magias e definitivamente não goste da 4e, até vale a pena sim comprar. O PdF são 10 dólares e, com certeza, será possível mais cedo ou mais tarde arranjar o PdF "pirateadamente" de graça...

Na realidade é bem mais caro do que isso, cheque o site.

Ah e by the way, 3.5 melhorou em TUDO o jogo, cosertando bugs, tentando rebalancear classes e tudo mais. Todas as mudanças feitas no pathfinder são ou desnescessarias (Vide o estado extra inutil para guerreiros e a pericia voo) ou já haviam sido feitas antes em outro sistema (Sistema de pericias é uma chupinhação da...4E!)
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Ago 2009, 14:00

O d20srd me dá ferramentas e opções para eu mexer e alterar o 3.X ao ponto de consertar muita de suas falhas.

Oda, o Pathfinder tem uma PRD, equivalente à SRD, que TAMBÉM é de graça.
Foi através dela que eu conheci o sistema.
http://paizo.com/pathfinderRPG/prd/
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor AKImeru em 28 Ago 2009, 14:32

Então otimo! Eu irei ver se faço um playtest aqui em casa e vejo se ele é de fato tão igual a terceira edição. A teoria é clara, mas vejamos a prática.
AKImeru

Mensagempor Kasuya em 28 Ago 2009, 14:39

Kasuya, já leu Iron Heroes? Tem um sistema de magias superinteressante lá: basicamente você tem as oito escolas de magia e pode usá-las para criar efeitos, baseando-se na descrição delas.

Cara, para mim a idéia é excelente. Aliás, taí uma coisa que eu usaria em um possível OGL que tenta fazer do D&D um jogo simplificado para crianças um pouco mais desenvolvidas (pré-adolescentes).

Mas tinha que ver uma forma de por em prática, pois não ia ser legal colocar como em Mago do storyteller (muito subjetivo), mas creio que dava para fazer regras simples, como por exemplo: efeitos de bônus simples (em TRs, CA, Ataques) estariam limitados a, no máximo 1 + 1/4 do seu nível em bônus, por exemplo, no caso de magias de bônus bons, ou limitado a 1d6/nível (ou a cada 2, sei lá, isso teria que ser pensado) para magias de dano, etc.

Em resumo, dar um guia de regras simples para guiar de forma indubitável o que os jogadores podem fazer numericamente falando. É de se esperar que já tenha algo assim no Iron Heroes. E certamente que eu vou dar uma olhada.^^

Ou seja: o sistema foi prejudicado por covardia.

Exatamente! É por isso que eu gostei muito da 4e do ponto de vista das regras: eles não foram nem um pouco covardes.

É obvio que passara, visto que ela estava disponibilizada de GRAÇA no site da Wizard.

Exato. O que prova que houveram boas mudanças apesar dos "reclamões" de plantão. O ponto aqui não é "como" eles resolveram passar, mas sim "por que". Veja que, mesmo que eles não disponibilizassem de graça o 3.5, eles ainda assim iriam arranjar de forma gratuita, como já sabemos. E é o que provavelmente vai acontecer com Pathfinder(com o livro diagramado em pdf, sendo específico).

No livro, que eu tenho. =D

O final? Pois eu tenho o beta em algum CD de back-up por aqui e tenho certeza que o bônus advindo de poderes de classes (como guerreiro) eram tipo +x permanente com a arma/situação tal. Vou olhar lá no site da Paizo.

Em tempo, seu argumento não faz sentido, Kasuya, é baseado em extremos E falácias de lógica.

"Ah, você acha ruim? Então, prefere a 3.0?!"

Esse argumento não está fundamentado em um possível embate do 3.0 contra Pathfinder. É uma exemplificação do que eu estou falando: você não aguentava mais os desbalanceios e defeitos do 3.0, com o lançamento do 3.5, você continuaria no 3.0? Não. Aparentemente, o mesmo está valendo para o Pathfinder, visto que o estoque da paizo zerou antes do lançamento fatídico.

(...) os Pathfinder Fan Boys (PFB) acreditam solenemente que seu 3.5 com fotos bonitas é não apenas um sistema de rpg diferente e único criado para refletir o 3.X, mas que todas as mudanças foram de fato interessantes, nescessarias e até mesmo uteis.

Existem fanboys de tudo (que preste ou não preste). Obrigado por nos mostra o óbvio.

Não na realdiade. O público alvo são os bebes chorões que optaram ficar com a 3.X ao em vez de mudar de sistema e que se recusam a fazer sua propria variante. Old School esta cagando e andando para D&D desde AD&D.

Tudo bem, está claro que você encara como "old school" uma definição diferente. Estou até lembrando de um comentário passado do madruga sobre: "Não vamos cair na besteira de pensar: 'se eles não gostam de 4e, são uns imbecis'."

Kazuya não passa do embrião de um tumor muito maior.

Olha, Oda, eu sei que você tem mania de sair todo revoltadinho e criar flames e bla bla bla, mas você está ofendendo a pessoa errada. :tsc:

Sabe o que eu ando narrando? D&D 4.0, para você ter uma idéia. Como eu poderia ser um fanboy de pathfinder se eu estou "descendo o pau" nas merdas que eles fizeram com o sistema por medo de ousar (vide sistema vanceano de magias, a árvore semi-infinita de talentos, a inutilidade do BMC, etc)? :sobrancelha:

O meu negócio não é defender o Pathfinder em si (na verdade eu tinha gostado dele de início, mas, ao finalmente ler a 4e, percebi que não dá mesmo pra viver na 3e e ver uma porrada de jogador e desinger de sistema tentando concertar tudo repetidas vezes), mas sim defender o direito do Pathfinder de ser, visto que o 3.5, por mais que tenha melhorado do 3.0, ainda é bem ruim em sistemática. Certamente que o 3.75 não é pior que o 3.5 (mas talvez realmente não seja melhor).

Portanto leia o que eu disse antes de sair apontando o dedo. ¬¬

Quanto ao argumento do Kazuya "Ah é? Prefere a 3.X?"

Sim. Veja o por que:

Correção: o LIVRO IMPRESSO custa 60 reais (mais barato que o 3.5, diga-se de passagem).

Já o SRD:

1- Não é o livro, é só a compilação das regras;
2- Também tem um equivalente para o Pathfinder, como foi dito pelo Virtual Adept;
3- Ambos são gratuitos.

Então, Oda, cala a boca, leia, e só depois você pode vir com seus ataques pra cima de mim. Combinado? :)
Editado pela última vez por Kasuya em 28 Ago 2009, 14:48, em um total de 1 vez.
Imagem
Kasuya

Mensagempor AKImeru em 28 Ago 2009, 14:48

só depois você vem com seus ataques pra cima de mim

Todos os meus ataques foram direcionados ao Pathfinder, com a exceção do "Pathfinder Fan Boy", este foi todo seu.

Então foi um "ataque" no singular.

Existem fanboys de tudo (que preste ou não preste). Obrigado por nos mostra o óbvio.

U mad?

Olha, Oda, eu sei que você tem mania de sair todo revoltadinho e criar flames e bla bla bla, mas você está ofendendo a pessoa errada.

U mad?

Eu afirmei que suas defesas sem nenhuma base ou argumento o faziam um fanboy, e depois disse que isso não se equiparará ao que outros PFB vão fazer.

Vai contra argumentar ou você vai fazer o que sempre faz e discordar em wall of text imensas sem adicionar nada a discussão?
AKImeru

Mensagempor Kasuya em 28 Ago 2009, 14:56

Eu afirmei que suas defesas sem nenhuma base ou argumento o faziam um fanboy, e depois disse que isso não se equiparará ao que outros PFB vão fazer.

Defesas de QUÊ? De que eles foram covardes em não ousar mas que ainda assim é uma opção válida para quem gosta do 3.5 exatamente como ele é? (olha o sistema vanceano de novo)

Vai contra argumentar ou você vai fazer o que sempre faz e discordar em wall of text imensas sem adicionar nada a discussão?

Eu costumo tentar ver os dois lados da moeda. Você aponta o dedo e ataca.

Eu estou vendo quem está adicionando alguma coisa à discussão. :roll:
Imagem
Kasuya

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Ago 2009, 14:57

Chega. Voltem ao assunto do tópico ou briguem fora dele.
Aqui não é lugar para criar picuinhas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor AKImeru em 28 Ago 2009, 15:02

Defesas de QUÊ? De que eles foram covardes em não ousar mas que ainda assim é uma opção válida para quem gosta do 3.5 exatamente como ele é? (olha o sistema vanceano de novo)

Esta apontando as argumentações do Lumine onde sua defesa foi afirmar que o Pathfinder é de fato um upgrade ao 3.X...Sem afirmar o porque disso.

Eu costumo tentar ver os dois lados da moeda. Você aponta o dedo e ataca.

Na realidade, eu vejo os dois lados da moeda e os ataco. Só porque a 4e esta sendo odiada no momento não significa que eu não irei postar em um tópico de um fanboy falando sobre as falhas do sistema.

Eu estou vendo quem está adicionando alguma coisa à discussão.

Certo vamos ignorar minhas levantações sobre os stats inuteis e o aspecto de House Rule dos jogo, eu claramente apenas te ofendi naquele post e não fiz nenhum comentario ao sistema.

Quero só afirmar que essas levantações não foram feitas por mim, eu apenas apontei elas de novo.
AKImeru

Mensagempor Kasuya em 28 Ago 2009, 15:21

Esta apontando as argumentações do Lumine onde sua defesa foi afirmar que o Pathfinder é de fato um upgrade ao 3.X...Sem afirmar o porque disso.

Você pega o D&D 3.X, enche de novas regras sem, segundo até mesmo você, de fato alterar o D&D 3.X. O que você chama isso? Eu acho de upgrade, especialmente porque ele não é tão ruim ao ponto de ser PIOR que o 3.5. Se não chega a ser melhor, azar o da paizo e de quem comprou. Creio que tudo isso que eu estou dizendo já estava implícito. É só ler. :)

Certo vamos ignorar minhas levantações sobre os stats inuteis e o aspecto de House Rule dos jogo

Levantamentos esses que JÁ FORAM DITOS ANTES e você os reconheceria se tivesse lido os posts anteriores. Francamente Oda, cada vez que você posta, mais você está deixando claro que só chegou, apontou o dedo e atacou.

Editado:
Quero só afirmar que essas levantações não foram feitas por mim, eu apenas apontei elas de novo.

Deixa pra lá, parece que você finalmente leu. Então ignore essa parte. ^_^

eu claramente apenas te ofendi naquele post e não fiz nenhum comentario ao sistema.

E então você conclui prevendo exatamente o que eu diria se me perguntasse sobre isso.

Mas só pra dar o nome aos bois: você até fez comentários sobre o sistema, mas nenhum que seja de fato novo, que acrescente algo à discussão.

Enfim, lembrando o ultimo post do Virtual Adept. Acho que já basta. Você só não quer admitir que foi imprudente no seu modo de dizer e o problema é todo seu.
Não estou nem um pouco afim de ficar de picuinha por causa disso, ok? :victory:
Editado pela última vez por Kasuya em 28 Ago 2009, 15:25, em um total de 1 vez.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Ago 2009, 15:22

O final? Pois eu tenho o beta em algum CD de back-up por aqui e tenho certeza que o bônus advindo de poderes de classes (como guerreiro) eram tipo +x permanente com a arma/situação tal. Vou olhar lá no site da Paizo.

Sim, o final. Pensei que o tenho, tivesse sido claro o suficiente.

Esse argumento não está fundamentado em um possível embate do 3.0 contra Pathfinder. É uma exemplificação do que eu estou falando: você não aguentava mais os desbalanceios e defeitos do 3.0, com o lançamento do 3.5, você continuaria no 3.0? Não. Aparentemente, o mesmo está valendo para o Pathfinder, visto que o estoque da paizo zerou antes do lançamento fatídico.

Ê generalizações...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 28 Ago 2009, 15:36

Você pega o D&D 3.X, enche de novas regras sem, segundo até mesmo você, de fato alterar o D&D 3.X. O que você chama isso? Eu acho de upgrade, especialmente porque ele não é tão ruim ao ponto de ser PIOR que o 3.5. Se não chega a ser melhor, azar o da paizo e de quem comprou. Creio que tudo isso que eu estou dizendo já estava implícito. É só ler

E é aqui que sua argumentação meio que cai.

Vamos por partes.

- Pathfinder é ligeiramente mais complicado em algumas coisas, mas mais simples em outras.
- Todas as novas regras são desnescessarias com a exceção a atualização do agarrão.
- Algumas dessas regras pioram as coisas. (Vide novo "BBA" do guerreiro.)

O que eu chamo o Pathfinder? Eu chamo de jogada de marketing, como o "Old School is Cool" e outros sistemas que vizam fazer tudo, menos serem originais.

Mas só pra dar o nome aos bois: você até fez comentários sobre o sistema, mas nenhum que seja de fato novo, que acrescente algo à discussão.

Na realidade aqui foi sarcasmo!

Era a explicação deu ter te chamado de fanboy, pessoas levantavam uma argumentação contra suas ideias e você afirmava "lol no" e não respondia o porque disso. Você assume que todos consideram o Pathfinder é um update, mas o que várias pessoas estão tentando te dizer que
isso não é o caso!

E jogando mais fogo na lenha:

As adições nas classes apenas destruiram o "equilibrio" do jogo ainda mais. Magos agora sequer precisam de ajuda nos niveis mais baixos, guerreiros ainda são completos perdedores, Monges continuam sendo a piada de mau gosto e o ladino ganho uma pancada de poderes que não adicionam nada a ele. Eu poderia até falar das outras classes mas eu acho que já fiz meu ponto.
AKImeru

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários