PAra quem gosta de power GAME a coisa é linda, para todo o resto recomendo usar terceira edição com E6 (para quem quer JOGAR e não apelar).
Eu não consigo ver o elo entre "Pathfinder" e "Powergaming", afinal, Powergaming não é ligado a um sistema, e sim a tentar extrair o máximo possível de um certo tipo de personagem, dentro de um conjunto de regras ( Sistema ).
e o bardo com canção da morte
Que diga-se de passagem, é uma idéia deveras estúpida. Uma das idéias base de Pathfinder era a de limitar o uso de Save or Die, e fizeram isso com relativo sucesso em magias do Clérigo e Mago. Então, por que motivo estúpido eles colocaram essa habilidade sem sal para um classe que teoricamente não é ofensiva?
Ambos os exemplos são melhores evoluções que o Pathfinder.
Convenhamos que o objetivo de Pathfinder não é o mesmo de True20, Microlite, Iron Heroes e mesmo dos últimos livros da Wizards of the Coast para D&D 3,5, como Tome of Magic, Tome of Battle, Magic Item Compendium, que tentaram introduzir algo novo para d20 com um set mecânico diferente e refinado. Ao contrário, o objetivo de Pathfinder era manter D&D 3.5 como sempre foi, só que com algumas melhorias, para o tipo de fã que é similar a você em relação a AD&D: Gosta, mesmo sabendo dos inúmeros defeitos.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.