Como "controlar" um Frenzied Berserk

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor PaladinoMT em 11 Fev 2008, 14:55

Taticas que eu uso em campanha

1 - Analiso a capacidades de cada personagem & jogador. Coloco inimigos especificos pra cada um em um encontro.

2 - Armadilhas são inimigos adicionais. O campo de batalha PODE ser uma armadilha.

3 - Combate não é tudo. Mesmo quando vc PODE moer tudo. Algumas situações só podem ser resolvidas com uso de pericias (mas muitos mestres esquecem isso). Coloque cituações que exigem sucesso de Diplomacia, Acrobacia, Salto, Furtividade/Mover-se em Silencio, Equilibrio, Operar Mecanismos...etc.. Isso faz brilhar quem tem pericias (ou força o grupo a ver como é ruim só usar "modificadores de atributo puros").

4 - Quando as coisas parecerem boas, Piore tudo... tipo, eles estão vencendo o combate? Mais uma onda de inimigos surge do outro lado do campo de batalha ( a retaguada e ataca o resto dos jogadores).

5 - Crie distrações para o grupo enquanto força o limite de outro personagem. Por exemplo, um Enxame enorme de ratos começa a "Brotar por magia" e ataca o grupo numa sala fechada enquanto o ladino tem que abrir a unica saida da sala antes que eles morram (o barbaro pode entrar em furia, isso vai diminuiro o tempo de morte do grupo...mas logo eles vão estar se afogando em ratos!!!). Torne o personagem "especial" nessas ocasioes...mas se ele falhar, tenha na manga o plano B! (inclui Deus Ex Machia....eu normalmente disponho pontos de ação para os jogadores pra evitar fazer isso frequentemente.... :linguinha: )

6 - Lembre-se uma coisa. Mesmo com trespassar supremo, Numeros são numeros. Coloque dezenas ou mesmo milhares de inimigos "menores" (que não ameação o outros) contra o barbaro. Deixe que ele se divirta. Enquanto isso, coloque outras coisas importante pro grupo fazer, como enfrentar o Lich malvado que pode invocar o demonio invencivel que ta do outro lado do exercito de mortos vivos imunes a expulsão ai na frente.... (o barbaro abre caminho, sendo util.. o grupo cuida do lich enquanto ele continua segurando o exercito atras...)

E necessario ser "multiprocessamento" nessas horas, dividindo tempo entre funçõe diferentes do grupo e fazerndo elas serem necessarias ao mesmo TEMPO. Assim ninguem fica inutil. O barbaro não pode matar TODOS em uma rodada se vc for esperto ao mesmo tempo qeu desarma a armadilha mortal e evita que o grupo morra queimado pela chuva de meteoros inimiga!!! :bwaha:

E jogue sujo pros dois lados quando for preciso. Se o barbaro é o inimgo mais perigoso, os inimigos vão derrubar ou inutilizar ele. Que o grupo tenha recursos para salva-lo de suas encrencas! Assim ele vai dar valor a esses companheiros!

Exemplo:

- O inimigo lança uma magia que impede movimento? o mago usa telecineia pra "arremessar" o barbaro em um inimigo. Resolveu o problema né? Ambos foram uteis

- O barbaro foi alvo de acalmar emoçoes? Ora, o mago do grupo pode ter "Furia" como uma de suas magias... não é um frenesi, mas ajuda! Ambos ficam uteis

- O grupo esta cercado por um exercito de inimgos! e verdade que o barbaro mataria todos, mas voces querem o comandante VIVO para interrogatorio. La vai o guerreiro ladino, dar um "ataque furtivo não letal" pra derrubaro comandante ANTES que o barbaro faça o serviço dele... ambos ficam uteis!

[editado para alegria do madruga]
Editado pela última vez por PaladinoMT em 12 Fev 2008, 11:46, em um total de 1 vez.
PaladinoMT

Mensagempor Art__ em 11 Fev 2008, 21:59

Tem um encantamento de armas do Magic Item Compendium que duplica o número de dados do Sneak Attack.

amizade...
qual eh mesmo o nome do encantamento? :pidao:
acredite, acho que o warlock faz mais diferença que o feiticeiro
xD
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

Mensagempor Madrüga em 11 Fev 2008, 22:30

PaladinoMT escreveu:Taticas que eu uso em campanha

(...)

Acho que é o bastante!

[OFF-ENSIVO]

Cara, nunca é o bastante quando é um post seu, ainda mais porque você ainda não sabe dar dois enters para pular uma linha. Alguém lê isso tudo?

Resumindo: converse com o jogador, pô. Conversar sempre resolveu tudo. Senão... banhammer nele.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Styker em 11 Fev 2008, 23:22

Fëanor escreveu:Se os jogadores estão se sentindo underpower é culpa deles mesmos. Por favor, para um mago e um feiticeiro se sentirem inuteis em batalha tem que ser muito incompetente. E não falo sobre otimizar o personagem, só escolhendo magias decentes deveria ser o suficiente para fazerem ainda mais diferença que o FB nas batalhas.

O ladino/guerreiro até pode causar menos dano que os outros, mas ainda sim deve ter perícias que são uteis algumas vezes.

Os unicos que podem se sentir ofuscados aí são o Warlock e o Paladino.

Note que eu me referia realmente a serem inúteis os combatentes do grupo. E outra observação, é que não gostaria que a campanha virasse um circo de horrores eu nivelando todos por cima, já mestrei campanhas assim e eu realmente NAO me divirto com isso. Tanto que o paladino com os espiritos combate normalmente (paladino era under demais sem isso, o pessoal vivia fazendo novas versoes dele), a cleriga tem divine metamagic mas tem algumas restricoes que eu coloquei no uso e o feiticeiro é um blaster comum sem nada demais.

Sobre as táticas, eu costumo usar a maioria já apresentada, mas como o Eltor disse, ficar preparando as batalhas pra ocupar o berserker pra o resto do grupo se divertir o tempo todo cansa, eu quando preparo as aventuras sempre penso nos personagens e tento cada um ser util naquela aventura, mas NESSE caso eu teria que toda combate inventar alguma coisa pra ocupar o berserker, não concordo muito com essa abordagem, apesar que realmente É uma solução.

Eu tô conversando com o jogador, pra ver no que dá.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor PaladinoMT em 12 Fev 2008, 10:48

Acho que o Seu_Madruga me odeia.... sinto uma aura de odio vindo dele... :rolando:
PaladinoMT

Mensagempor Natsuiro em 12 Fev 2008, 10:50

Ah, se você se importa com isso (e deveria (y)), é só dar espaçamento entre suas linhas.

\o/

Assim, viu? XD
Eu mesmo, que gosto muito de ler, cheguei a ter tontura lendo o muquifo xD

Styker, quando tiver um resultado, poste aqui! Queremos saber no que deu. =b
Imagem
Natsuiro

Mensagempor FAD_BA em 12 Fev 2008, 10:57

aconteceu isso no grupo que eu mestrava
então eu criei um arque-inimigo pro fb, algo como tom e jerry.
Além da dar um visual legal a campanha ele achou um adversário a altura ,no caso um outro fb, e o grupo ficou equilibrado
FAD_BA

Mensagempor Dragão de Bronze em 12 Fev 2008, 11:02

Joga um balde de água fria nele. Ele vai ter cãimbra se quiser bater em mais alguém.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor knuck em 12 Fev 2008, 12:44

Lune escreveu:Esses caras estão no mesmo nível de apelação que qualquer Frenzied Berserker, sério. Realmente acho que vocês estão exagerando o problema. Eu não tiraria o doce da mão do jogador a menos que tivesse certeza absoluta de que está causando cáries.

Eu até que concordava com isso, mas ontem eu e o FB em questão fizemos playtest pra ver o quão ruim estava a situação; ele enfrentou um encontro de EL14 facilmente.
Porém, devo dizer que eu acho sim que os outros personagens do grupo estão menos otimizados ou algo assim; por exemplo o feiticeiro que deveria estar causando muito mais estrago. Mas acho que por ser blaster ele está menos poderoso.

Art__ escreveu:pow velho, tou me sentindo café com leite só com meus sneack attacks
xD~~

Você precisa de uma arma melhor. :P

Fëanor escreveu:Os unicos que podem se sentir ofuscados aí são o Warlock e o Paladino.

Eu sou o Warlock e não estou me sentindo ofuscado. Voando at will com magia de blast at will com alcance maior que Arco me faz poder fazer um dano comparado ao do FB. Que eu lembre agora, em DPT, eu estou em segundo lugar só perdendo para o FB.

Claro, o fato de eu achar que o grupo não está tão otimizado quanto possível não quer dizer que eu ache que o FB não está over. 3d6+51 por turno é over.
Então ontem o FB veio aqui em casa e nós testamos algumas coisas. Ele tava pensando em simplesmente virar Bárbaro puro, eu queria tentar ajeitar a classe FB.

Eu pensei assim:
Código: Selecionar todos
Level BAB Fort Ref  Will  Special Abilities
1      +1   +2   +0   +0   Frenzy (1/day,+2 STR), Diehard
2      +2   +3   +0   +0   Supreme Cleave
3      +3   +3   +1   +1   Frenzy (2/day,+3 STR)
4      +4   +4   +1   +1   Improved Diehard
5      +5   +4   +1   +1   Frenzy (3/day,+4 STR)
6      +6   +5   +2   +2   Inspire Frenzy(1/day,+2 STR)
7      +7   +5   +2   +2   Frenzy (4/day,+5 STR)
8      +8   +6   +2   +2   Inspire Frenzy(2/day,+3 STR)
9      +9   +6   +3   +3   Frenzy (5/day,+6 STR)
10     +10  +7   +3   +3   Inspire Frenzy(3/day,+4 STR), Improved Power Attack

Frenzy: Mesmo como no livro exceto que o bônus em STR é como está na tabela. O FB não ganha um ataque extra enquanto está em Frenzy.
Inspire Frenzy: Mesmo como no livro exceto que o bônus em STR é como está na tabela.
Improved Diehard: Como Diehard, exceto que o personagem sobrevive até -1/4 dos seus PVs. Eu ainda não fiz playtest mas essa abilidade facilmente sairá se se mostrar over.
Improved Power Attack: Como no livro. Eu ainda não fiz playtest mas essa abilidade facilmente sairá se se mostrar over. Porém, se ela sair, a única coisa que o FB vai ter vai ser bônus em STR. Não sei se vai valer a pena pegar essa CdP, mas vamos ver.
O que vocês acham? Alguma sugestão antes de nós fazermos playtest?
knuck

Mensagempor Fëanor em 12 Fev 2008, 14:11

Lute com duas armas, abuse de invisibilidade e flanqueamento e faça o que der pra conseguir full attacks sempre que possível (itens de teleporte como swift action ajudam pra caramba).

Pede pro mago conjurar a magia Blink.
qual eh mesmo o nome do encantamento? :pidao:
acredite, acho que o warlock faz mais diferença que o feiticeiro

Essa eu duvido e muito.
Sobre as táticas, eu costumo usar a maioria já apresentada, mas como o Eltor disse, ficar preparando as batalhas pra ocupar o berserker pra o resto do grupo se divertir o tempo todo cansa, eu quando preparo as aventuras sempre penso nos personagens e tento cada um ser util naquela aventura, mas NESSE caso eu teria que toda combate inventar alguma coisa pra ocupar o berserker, não concordo muito com essa abordagem, apesar que realmente É uma solução.

ELUSIVE TARGET MAN!!
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Art__ em 12 Fev 2008, 21:16

Essa eu duvido e muito.

serio cara, falando a verdade mesmo :bwaha:

realmente preciso de uma arma melhor, mas meu damage eh bom quando acerto os furtivos, consigo causar mais dano que vários combatentes que ja passaram pelo grupo, afinal minha build eh a de um striker, falei aquele café com leita mais por brincadeira :cool:
tipo sem esse encantamento de dobrar os furtivos, daki a dois niveis vou causar uma média de 5x (1d4+5+6d6) além de dar +2 da dano para todos os meus companherios, ou seja, aumento em muuuito a quantidade de dano causado em uma rodada.
Imagem
Art__

Mensagempor Kinn em 13 Fev 2008, 04:57

Pois é, já usei de tudo quando tive problemas, do elusive target a mortos vivos incorpóreos (são uma maravilha dar todo mundo 50% de chance de erro per hit). Shadows e greater shadows então com seus ataques sugadores de força são umcolírio e uma dungeon cheia deles faz muito bem a saúde do grupo e do trabalho de equipe
Kinn

Mensagempor Cebolituz em 14 Fev 2008, 15:18

Não sei se alguém já deu essa idéia...

Mas o que acha de conversar com o jogador para que ele não suba alguns níveis? Que o grupo fique uns 4 níveis acima dele, caso o jogador não queira se desfazer do personagem. Não sei se resolve, mas ao menos o grupo fica mais forte e acho que o FB não ficaria fraco.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Art__ em 17 Fev 2008, 11:31

o que aconteceu, ele trocou de personagem...
e voltou com um gay !!! GAY !!!
saca a difenreça, um barbaro machao, pra um cara metido a bichona :rolando:
Imagem
Art__

Mensagempor Styker em 17 Fev 2008, 14:13

hahahaha tem razão, ele fez um warblade que é Gay inspirado no Ron de Gurren Lagann, MUUUUUUUUUUUUUUUUUITO hilário ele interpretando.

p.s. Ja conversei com ele pra ele se nivelar com o poder do grupo, espero que tudo ocorra bem dessa vez =)
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários