[4e] Eberron

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Eberron

Mensagempor Sellous em 14 Mai 2009, 13:40

Lumine Miyavi escreveu:
E precisa mesmo???? :roll: Mesmo, mesmo? Mesmo depois dos milhares de comentários ruins sobre Forgotten Realms CG (e do FR na quarta edição)? A começar pelo preço salgado para poucas páginas, conteúdo sem profundidade, falta de informações, alterações no cenário, etc?

Esse é o típico post de "eu não li, mas falaram que é ruim". Você leu? Então me fala o que tem de ruim?

O próprio quote que você deu da minha mensagem não responde as suas perguntas? Você leu o livro? Não reparou na falta da explicação de como funciona a vida em Faerûn, uma explicação (e necessidade) maior da história do mundo, o estilo de campanha ou uma maior profundidade sobre a magia em Faerûn? Percebeu que certas coisas simplesmente desapareceram outras brotaram sem a devida explicação? Percebeu que o livro foi encurtado e o preço elevado?
Sellous

[4e] Eberron

Mensagempor Torneco em 14 Mai 2009, 17:29

O material sendo bom ou não, sempre teremos os livros da antiga edição, com suas informações. Mas no caso de Eberron a mudança vai ser menos drástica porque o o cenário não vai avançar nenhum ano, embora eu, pessoalmente, gostaria de um avanço de uns 4, 5 anos, pois acho que o cenário teria muito a ganhar com o fato das pessoas já terem se acostumado um pouco mais com a paz. Tanto que normalmente eu coloco uns 4 anos após o fim da guerra como começo das aventuras.
Torneco

[4e] Eberron

Mensagempor Elven Paladin em 19 Mai 2009, 01:37

Sai o primeiro preview do Eberron: Player´s Guide.

Diga-se de passagem, esse é o primeiro preview de um trecho que já apareceu antes, uma pequena alteração da introdução do Eberron: Campaign Guide, de quase 5 anos atrás. :sobrancelha:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

[4e] Eberron

Mensagempor Mirallatos em 19 Mai 2009, 18:45

E precisa mesmo???? Mesmo, mesmo? Mesmo depois dos milhares de comentários ruins sobre Forgotten Realms CG (e do FR na quarta edição)? A começar pelo preço salgado para poucas páginas, conteúdo sem profundidade, falta de informações, alterações no cenário, etc?

Agora imagine isso em Eberron.

O próprio quote que você deu da minha mensagem não responde as suas perguntas? Você leu o livro? Não reparou na falta da explicação de como funciona a vida em Faerûn, uma explicação (e necessidade) maior da história do mundo, o estilo de campanha ou uma maior profundidade sobre a magia em Faerûn? Percebeu que certas coisas simplesmente desapareceram outras brotaram sem a devida explicação? Percebeu que o livro foi encurtado e o preço elevado?

Meus dois centavos:

Eberron é o cenário que encabeçou a fase de transição para a 4ª edição, justamente por trazer novos conceitos e mais dinâmica para o D&D. No caso de FR4E, se você observar, está seguindo exatamente o padrão da 4ª, com conteúdo o suficiente para que um jogador, raso em conhecimento, se divirta. E mais, é um novo cenário que não carece de ozenta títulos, como aqueles que abriram ou taparam buracos na versão passada de FR.

O que alguns jogadores e fãs não percebem, é que D&D não existe para alimentar as vendas de FR4E, mas sim o contrário. Olhando por esse lado, pode-se dizer que o melhor cenário de D&D na atualidade é Eberron, justamente porque ninguém precisará mudar o mundo drasticamente, já que o cenário já oferece, digamos...80% do que a 4ª edição precisa. Aliás, se doeu em FR adicionar certas peculiaridades, doerá bem menos em Eberron.
Imagem
Mirallatos

[4e] Eberron

Mensagempor Lorde da Dança em 27 Mai 2009, 15:06

Bem, hoje liberaram outro preview, o auto-forjado, uma trilha exemplar para personagens artifices que querem implantar peças de forjados em sí mesmos.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

[4e] Eberron

Mensagempor AKImeru em 28 Mai 2009, 00:04

Espera.

Espera.

Espera.

CYBERSTEAMPUNK

GOD FUCKING DAMN IT
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

[4e] Eberron

Mensagempor Lorde da Dança em 29 Mai 2009, 13:03

Hoje saiu um preview com as religiões de Eberron.
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

[4e] Eberron

Mensagempor Elven Paladin em 29 Mai 2009, 15:48

Hoje saiu um preview com as religiões de Eberron.

Algumas surpresas e pontos um pouco... peculiares, como por exemplo:

With the exception of the mysterious Traveler, the Dark Six are evil deities, and thus inappropriate sources of veneration for PCs. (As described in the Player’s Handbook, a character can worship an evil deity without sharing that alignment, but doing so is tricky.)

"Innapropiate sources of veneration for PCs", curioso ler isso justamente em Eberron, que é marcado pela relativa "indiferença/inatividade divina" e onde heresias e seguidores incomuns abundam. O texto ficaria muito melhor sem esse trecho.

The Blood of Vol-Unaligned-Divine power of the blood, immortality, undeath

Eu já esperava essa mudança devido ao anúncio feito pelo Keith Baker nos fóruns de Eberron, mas... que sentido ela tem? O culto da "Divinity Within" é de uma Igreja Maligna, esses são os objetivos de Vol, do Crinsom Covenant e da Order of Emerald Claw. O que os diferencia é que a maioria dos seguidores de tal culto é de pessoas neutras e mesmo bondosas, ignorantes dos objetivos dos altos círculos ( e mesmo da existência de Vol ), mas isso não anula a "maldade inerente" de tal Igreja.

The Undying Court-Unaligned-Immortality, elven society, history

Er... a Undying Court era uma religião Neutral Good, com Good como Domínio, ligada a um conjunto de ancestrais relativamente bondosos em Aeranal e com um propósito relativamente justo para os Aeren. Torná-los Unaligned é algo que não tem muito sentido ( assim como foi feito com Blood of Vol ).

Espera.
Espera.
Espera.
CYBERSTEAMPUNK
GOD FUCKING DAMN IT

É essencialmente, o mesmo Renegade Mastermaker do Magic of Eberron.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

[4e] Eberron

Mensagempor AKImeru em 29 Mai 2009, 17:42

curioso ler isso justamente em Eberron, que é marcado pela relativa "indiferença/inatividade divina" e onde heresias e seguidores incomuns abundam. O texto ficaria muito melhor sem esse trecho.

Acho que é apenas sua nerd rage, o texto não refere a nada a interferencia divina, apenas que PCs podem encontrar problemas se adorarem um deus maligno. Eles encontravam problemas na edição 3.X e vão continuar encontrando.

Ah e quanto as religiões Unaligned: Unaligned = bom, qualquer outra tendencia = cancer.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

[4e] Eberron

Mensagempor Torneco em 29 Mai 2009, 23:44

Eu também não vi nenhum problema com O Sangue de Vol ser neutro. A religião em si é neutra, só que o que há por trás dela que é malígna. Também achei até acertada a idéia de mudar o alinhamento da Corte Eterna, afinal, é uma religião voltada pra proteção do povo elfico, nada mais. E em nome da proteção do seu povo, eles poderiam fazer qualquer coisa...

Só fui descobrir a origem do dome da Ordem da Garra de Esmeralda a pouco tempo. Garra de Esmeralda era a tradução do nome dracônico da Erandis ´d Vol.
Torneco

[4e] Eberron

Mensagempor Elven Paladin em 29 Mai 2009, 23:46

Acho que é apenas sua nerd rage, o texto não refere a nada a interferencia divina, apenas que PCs podem encontrar problemas se adorarem um deus maligno. Eles encontravam problemas na edição 3.X e vão continuar encontrando.

Mas Oda, eu não quis me referir na questão da interferência divina ( mas reconheço que é uma intepretação possível do trecho, my mistake ), mas sim no fato de que desincentiva claramente um dos aspectos marcantes de Eberron, que é a veneração de divindades malignas por personagens bondosos ( ou os cultos de diversas divindades, tantos malignas quanto bondosas ) e tomando como base certos aspectos "neutros" ou "positivos" de tais divindades malignas, como por exemplo, o culto a The Fury como uma divindade da paixão e criatividade ou a possibilidade de cultuar Aureon, The Shadow e The Keeper, para arcanistas que desejam lidar com diversas abordagens da magia ( entre outros tipos ). Eu não estou em "nerd raging", apenas acho que a colocação de tal frase é desnecessária ( ou poderia ser trocada por algo mais neutro ).

Ah e quanto as religiões Unaligned: Unaligned = bom, qualquer outra tendencia = cancer.

Eu prefiro: Coerência = Bom.

Eu também não vi nenhum problema com O Sangue de Vol ser neutro. A religião em si é neutra, só que o que há por trás dela que é malígna.

Na verdade, o Sangue de Vol é maligno em si ( veneração aos mortos-vivos, busca do poder pelo poder) e guiado por uma série de criaturas obviamente malignas, só que a maioria dos seguidores se baseia apenas nos ensinamentos superficiais e mais suaves do Sangue, porém, aqueles que vão mais a fundo em tal Igreja vêem que não há nada de "Neutro" no Sangue de Vol.

Por outro lado, citando "Herr Hellcow", vulgo Keith Baker ( tirado daqui):

As for the question of evil, most of the followers of the faith consider it to be either a personal question for divinity or a noble struggle against death itself. As such, they do not consider their faith to be rooted in evil. Erandis and many among the Emerald Claw abuse that faith for evil purposes, but that's the fault of the priest, not the faith. I don't think it hurts anything to say that in 4E, the Blood of Vol as a whole is actually an unaligned religion... with the observation that the Emerald Claw often follows an evil path.

Só fui descobrir a origem do dome da Ordem da Garra de Esmeralda a pouco tempo. Garra de Esmeralda era a tradução do nome dracônico da Erandis ´d Vol.

Estranho, no Faiths of Eberron, é dito que Emerald Claw ( Garra de Esmeralda ) era o pai de Erandis d´Vol.

Também achei até acertada a idéia de mudar o alinhamento da Corte Eterna, afinal, é uma religião voltada pra proteção do povo elfico, nada mais.

Não exatamente. A Undying Court envolve a veneração aos ancestrais do povo élfico, e através da devoção a eles em vida ( através do aprimoramento pessoal, da obediência á tradição e emulando os feitos deles em vida ), tentar provar seu valor ao legado de Aeren e se possível, tornar-se um Deathless também. Eles ligam majoritariamente para o povo élfico, afinal, é uma religião élfica, mas a inimizade deles com os Mortos-Vivos e com a Necromancia em geral e a busca em realizar tarefas que os aproxime dos "nobres ancestrais" faz com queles caiam facilmento no alinhamento "Bom" ( embora, a descrição de "Religião de Elfo, para Elfo, e não importa como" seja muito boa para os Tairnadal ou Spirits of the Past ).

E em nome da proteção do seu povo, eles poderiam fazer qualquer coisa...

Não fariam, ao menos não com a aceitação da Undying Court. Basta ver o desgosto que a UC possui do Blood of Vol ( que se baseia nas idéias da UC, aliás ), dos Death Eaters ( heresia UC, que se baseia na canibalização dos mortos élficos ) e especialmente, do estado de "Morte-Vida" ( Undeath ) e dos meios que os sustentam.

Elven Paladin

[4e] Eberron

Mensagempor Lorde da Dança em 01 Jun 2009, 12:17

saiu um preview do warforged juggenaut. uma trilha exemplar para forjados que... pensando bem ele não prescisa de introduções.
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

[4e] Eberron

Mensagempor Darin em 01 Jun 2009, 18:44

ficou muito bom...
Darin

[4e] Eberron

Mensagempor Torneco em 01 Jun 2009, 21:15

Desculpe errei mesmo na hora de digitar, é do pai dela e não dela.
Torneco

[4e] Eberron

Mensagempor sembiano em 03 Jun 2009, 00:56

Galera,

Vocês viram as novas do D&D Insider?A classe Psion saí agora em julho dentro da política de liberar material do Players 3 adotado pelo serviço pago, aparentemente a power source(Fonte de Poder) psionic deve vir junto, em parte ou completa.Coincidência com o lançamento do Eberron Campaign Guide....acho que não, afinal Kalashtar e Inspireds devem precisar desta mecânica

Foram divulgadas também novidades sobre o Eberron Quarta Edição para D&D.Os Kalashtar saem no Eberron Players Guide este mês, o mindlink deles virou Telepathy 5(a vontade) e agora podem ter Dragonmarks.Ao que tudo indica estas foram upadas, são tipo feats e podem ou não interagir com poderes.Eu fiz uma pequena notícia de conteúdo aberto sobre este assunto lá no site, as informações eu tirei de uma inusitada participação do Keith Baker no fórum de Eberron.

Abraços,

sembiano@rpgarautos.com.br
sembiano

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários