Normalmente tudo é mágico lá, Youkai. Vê a mitologia grega, por exemplo. Quase todos (tipo, 90%) ou são diretamente ligados com um parente divino ou recebem intervenção direta, seja pra bem ou pro mal.
E isso nada muda nada. Jogando um fluff de 'filho de divindade, por isso sou fodão e posso chegar no lvl30' o d&d como é já se encaixa direitinho. Afinal, o especial deles era... você sabe, bater muito, desempenho atlético sobrehumano... bem ao estilo dos PCs como eles já são saca. Não lembro do hércules com uma aura brilhante dando socos com punhos em chamas antes de invocar um daily especial total estilo 'para finalizar o episódio'.
Não estou criticando o fluff mágico, continue lendo. Quem quotar só essa parte e ignorar o resto será igualmente ignorado. O que incomoda essa galerinha são duas coisas: fluff e apresentação. Se você pegar um efeito mágico, em muitos casos mudar o fluff-apresentação para algo sem brilhos 'Oh, outro bônus abstrato!' já acalmaria os nipofóbicos.
O fluff deveria vir de cenário, não de sistema(ao meu ver). E D&D ainda tem mais raízes na fantasia medieval e épicos europeus no seu fluff. Apresentação(e fluff) é a alma da coisa, como já esteve sendo dito em outro tópico. D&D formou uma imagem que puxa mais desse lado, gerou uma fanbase fiel e essa fanbase em grande parte foi atraída para o primeiro jogo de d&d por causa... você sabe, do fluff.
Por essas e outras eu sempre preferi e defendi a idéia de focar em cenários e que sistemas deveriam ser mais abertos(menos amarrados num fluff específico). Um exemplo disso é justamente o lance das armas: uma flamejante, como abstrair 'dano por fogo' num soco, sem recorrer a fluff mágico?
Uma vez que já existem tantas mesas e ambientações de d&d onde, canonicamente, só solta magia quem passou anos numa torre e blah, blah, oferecer para esses caras uma mecânica que vai contra a realidade do cenário não será bem vinda. Pior ainda tentar convencê-los de forma muito efusiva, como se estivessem totalmente errados por preferirem um fluff e não usarem uma mecânica que mudaria ele.