Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Mai 2011, 10:13

Fist of Raziel é situacional, Picha. Isso deveria ser algo inato, não?

Só não entendo o PORQUÊ de algo como a benção que o Gegê sugeriu tenha uma resistência tão grande (e sem motivo), porque é "animêsco" ou então "magia demais". Cacilda, é o mesmo jogo onde temos conjuradores que param o tempo, evocam revoadas de elementais, fazem chover meio quilômetro de chamas.

Um cara não depender de um item mágico é "animê" demais? É a mesma resistência encontrada em relação ao Tome of Nine Swords, conhecido em fóruns internacionais pelo apelido não irônico bom de "Weeaboo Fightan Magic".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Blackbird em 09 Mai 2011, 10:39

Cacilda, é o mesmo jogo onde temos conjuradores que param o tempo, evocam revoadas de elementais, fazem chover meio quilômetro de chamas.
Minha resistência vem porque eu, por exemplo, não faço questão disso. Não teria problema com o lance das técnicas (que é como alguém ensinar uma magia a um mago), mas não vejo necessidade de excluir a função dos itens mágicos (dos quais conjuradores também usufruem).

TEMQUE equilibrar as classes.

Tem versões alternativas do Guerreiro, não tem? Em suplementos e coisas do tipo.
Alguém pode postar? Eu não conheço. Alguma delas vale a relação com esse tópico, possibilitando que o Guerreiro independa de itens mágicos?
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Russel em 09 Mai 2011, 10:55

Blackbird escreveu:Minha resistência vem porque eu, por exemplo, não faço questão disso. Não teria problema com o lance das técnicas (que é como alguém ensinar uma magia a um mago), mas não vejo necessidade de excluir a função dos itens mágicos (dos quais conjuradores também usufruem).


mas a questão aqui não é excluir os itens magicos, e sim achar um jeito de faser com que os personagens não precisem tanto deles pra sobreviver e virem inuteis se os perderem

Blackbird escreveu:É por isso que os caras só atacam, na 3.x. O item faz tudo pelo cara, po!, pra que ele precisa fazer mais?


pra não virar um inutil caso ele perca o tal item :haha:
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Youkai X em 09 Mai 2011, 15:19

Phil, deve ser porque sempre que se vê guerreiros na ficção eles são mundanos ou quando fazem algo muito "exagerado" se credita a itens mágicos especiais ou a alguma linhagem diferente (tipo ser filho de um deus). Na visão do pessoal purista só em animes e afins que aparecem guerreiros sem tais requisitos usando super poderes de battle auras com efeitos claramente sobrenaturais com a mera força de vontade, enquanto já consideram mais verossímil o barbudo de camisola ter todos esses efeitos sobrenaturais pq ele dedicou anos de sua vida estudando em uma torre isolada vários tomos de magia.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Mai 2011, 15:29

É essa a bizarrice, cara. Vê mitologias por aí; esse "inconsciente coletivo" do mago fodão é tudo fabricado como forma de autovalidação dos nerdões.

Os guerreiros não acompanham porque são uma representação dos jocks e bullies (são fortes ali no começo, mas quando o mago "cresce" são incapazes de acompanhar).

/psicologia de D&D
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Youkai X em 09 Mai 2011, 15:56

E em mitologias os guerreiros fodões são o que senão seres com linhagem especial, tipo filhos de deuses ou semi-deuses ou gigantes? Aliás é engraçado querer que os guerreiros e cia sejam "históricos" ou mais próximos do real quando tem classes claramente fictícias e com poderes muito além do real.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Mai 2011, 16:49

Normalmente tudo é mágico lá, Youkai. Vê a mitologia grega, por exemplo. Quase todos (tipo, 90%) ou são diretamente ligados com um parente divino ou recebem intervenção direta, seja pra bem ou pro mal.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 09 Mai 2011, 17:44

E às vezes esse "detalhe especial" nem é nada tão forte. Como, por exemplo, ser descendente de um rei. É apenas o suficiente para tornar o personagem realmente importante para a trama.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Torneco em 09 Mai 2011, 22:06

Eu não sou contra dar esses tipos de bônus naturalmente, mesmo porque, em níveis mais altos, um guerreiro faz muito mais do que uma pessoa normal faria. Então, acho que seria interessante dar habilidades que beirem/atravessem o sobrenatural.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Vincer em 10 Mai 2011, 01:45

Normalmente tudo é mágico lá, Youkai. Vê a mitologia grega, por exemplo. Quase todos (tipo, 90%) ou são diretamente ligados com um parente divino ou recebem intervenção direta, seja pra bem ou pro mal.


E isso nada muda nada. Jogando um fluff de 'filho de divindade, por isso sou fodão e posso chegar no lvl30' o d&d como é já se encaixa direitinho. Afinal, o especial deles era... você sabe, bater muito, desempenho atlético sobrehumano... bem ao estilo dos PCs como eles já são saca. Não lembro do hércules com uma aura brilhante dando socos com punhos em chamas antes de invocar um daily especial total estilo 'para finalizar o episódio'.Não estou criticando o fluff mágico, continue lendo. Quem quotar só essa parte e ignorar o resto será igualmente ignorado.

O que incomoda essa galerinha são duas coisas: fluff e apresentação. Se você pegar um efeito mágico, em muitos casos mudar o fluff-apresentação para algo sem brilhos 'Oh, outro bônus abstrato!' já acalmaria os nipofóbicos.

O fluff deveria vir de cenário, não de sistema(ao meu ver). E D&D ainda tem mais raízes na fantasia medieval e épicos europeus no seu fluff. Apresentação(e fluff) é a alma da coisa, como já esteve sendo dito em outro tópico. D&D formou uma imagem que puxa mais desse lado, gerou uma fanbase fiel e essa fanbase em grande parte foi atraída para o primeiro jogo de d&d por causa... você sabe, do fluff.

Por essas e outras eu sempre preferi e defendi a idéia de focar em cenários e que sistemas deveriam ser mais abertos(menos amarrados num fluff específico). Um exemplo disso é justamente o lance das armas: uma flamejante, como abstrair 'dano por fogo' num soco, sem recorrer a fluff mágico?

Uma vez que já existem tantas mesas e ambientações de d&d onde, canonicamente, só solta magia quem passou anos numa torre e blah, blah, oferecer para esses caras uma mecânica que vai contra a realidade do cenário não será bem vinda. Pior ainda tentar convencê-los de forma muito efusiva, como se estivessem totalmente errados por preferirem um fluff e não usarem uma mecânica que mudaria ele.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Lumine Miyavi em 10 Mai 2011, 07:14

Não lembro do hércules com uma aura brilhante dando socos com punhos em chamas antes de invocar um daily especial total estilo 'para finalizar o episódio'.

Eu totalmente lembro do Hércules desviando um rio com as mãos, pegando o cachorro do inferno e matando A hidra, Geryon, alcançou a corça cerinita A PÉ e segurou o peso do mundo nas costas no lugar de Atlas por umas horas.

Also, no Fate/Stay Night, o Berserker (que é o Hércules) possui um poder análogo a um daily, chamado "Nine Lives".

:linguinha:

Um exemplo disso é justamente o lance das armas: uma flamejante, como abstrair 'dano por fogo' num soco, sem recorrer a fluff mágico?

Ki, poder psíquico, fricção por velocidade, explosão de energia cinética latente (Gambit!), transmissão de calor. Isso é porque eu pensei aqui de cabeça um exemplo rápido. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Blackbird em 10 Mai 2011, 08:38

Eu totalmente lembro do Hércules desviando um rio com as mãos, pegando o cachorro do inferno e matando A hidra, Geryon, alcançou a corça cerinita A PÉ e segurou o peso do mundo nas costas no lugar de Atlas por umas horas.
Feitos lendários.
Estou começando a sentir a lindeza.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Iuri em 10 Mai 2011, 08:56

Also, no Fate/Stay Night, o Berserker (que é o Hércules) possui um poder análogo a um daily, chamado "Nine Lives".

Viu só como guerreiro com poderes é coisa de animê? :haha:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Vincer em 10 Mai 2011, 09:05

Você tá certo nisso tudo Phil. Você só não entendeu do que eu estava falando.

Quando falei de apresentação(e 'fluff mágico') tava falando do visual(que é relacionado ao conceitual). Hércules brilhou para desviar um rio? Ele disse 'vou gastar minhas energias' ou ficou sem elas?

Falo do visual, em segundo lugar da justificativa. Um fluff de poder psíquico ou chi você nem precisava ter dito, e é justamente o tipo de coisa que eu falei não dar certo(para esse nicho de jogadores). Afinal, 'guerreiros clássicos(europeus) não usavam nenhuma "energia" '.

Nessa lendas(como hércules e cuchulain), a justificativa não era 'ele usa poderes da mente' ou 'ele tem grandes energias'... era simplesmente 'ele é foda' e os feitos eram físicos(sem efeitos especiais misturados). A justificativa ou era ele nasceu assim(cuchulain) ou porque era filho de um deus; para ajustar esses conceitos que fala para cenários e jogadores que preferem essa temática(européia), seria preciso seguir esse mesmo caminho. Sem pseudo-magias através de 'energias incorpóreas que ele controla'(conceito oriental).

Então repetindo(e agora explicando com todas as letras): dê um re-fluff e justificativa, incluindo visualmente, para um combatente dar um soco com dano por fogo(sem que a justificativa seja magia/psiquismo/que diabos de energia ou pseudo-magia o cenário usa). Tente colocar 'dano por fogo' sem surgir fogo(visualmente falando, na descrição in-game). É disso que falo.

Eu particularmente uso e abuso de efeitos especiais do tipo em alguns cenários; Acho bacana e aceitável um berserker que 'esquenta até o sangue ferver'(como muitas lendas falam) e num pulo colocar o cara pegando fogo; Mas esse sou eu(e você), infelizmente para a maioria desses jogadores ocidentais(principalmente os gringos, com um ou dois pés na europa) isso seria 'NIPPONANIMÉ TIRA ISSO DO MEU JOGO'.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Sr. Pichu em 10 Mai 2011, 09:05

Siegfried não era invulnerável à quase tudo, assim como Aquiles? Ambos por terem sido banhados em sangue de dragão/rio Éstige?
olha um bom exemplo de "Ritual"

Vincer escreveu:Não lembro do hércules com uma aura brilhante dando socos com punhos em chamas antes de invocar um daily especial total estilo 'para finalizar o episódio'

acho que a versão da Disney fazia isso (ter a aurinha e etc...)
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron