É surf mesmo, os caras praticam isso em Khubar (Cuba pra ser mais preciso), outros pontos nojentos do cénario são uma serie de talentos recentes chamados estilos de magia perdidos, saiu numa DS ai.
Com ele vc pode escolher força, destreza ou constituição para serem o seu atributo onde a conjuração é baseada,
Outra coisa tenebrosa se deve ao fato dos centauros serem uma raça básica do livro (só as regras já são de bolar de rir) muitos jogadores reclamavam das limitações da raça em se descolar por lugares apertados e subirem em escadas e árvores, ai surgiu um outro feat igualmente seboso que faz com que o centauro assuma forma humana algumas vezes por dia...
Eu até jogo em Tormenta, começei como muitos jogando pq era um cénario barato e rápido de se conhecer, mas sempre achei uma mistureba dos diabos, contudo quando eu tinha apenas 15 anos e tava engatinhando no mundo do RPG n tinha muitas fontes de referência pra formular um senso critico que me fizesse enxergar o quanto o cénario é deficiente, graças a um mestre muito bom que literalmente re-escreveu o mundo hoje eu posso dizer que Tormenta não é tão ruim assim de se jogar.