[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 18 Fev 2008, 01:20

Skar escreveu:
É assim mesmo. Nunca ouviu a famosa frase: "O Diabo está nos detalhes"? Uma pedrinha no sapato, por menor que seja, incomoda pra caramba.

Cara oq eu tava dizendo é q nós podemos defender tormenta em detalhes e em idéias, mas quando colocamos o cenário como um todo não dá pra falar tormenta CORE pq é simplemente injogavel.

Imagem
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Gehenna em 18 Fev 2008, 02:42

Parabéns por ignorar o meu ponto e reforçar a parte que eu sequer mencionei naquele seu post.

Desculpe por não ter te parabenizado por ter feito o mesmo, mas não achei que devesse.

Pode tentar desviar e girar isso o quanto quiser, Holy Avenger, a historia em quadrinhos é canon e está toda contida na linha do tempo.

Se vc diz...

AHAHAHAHAHAHAH OH WOW. Eu simplismente me recuso a trazer Sandman em um tópico de Tormenta, Me desculpe mas deixe Neil Gailman fora disso.

O Coríntio quebrou o pescoço e arrancou os olhos de Lóki. Não vai dizer que isso não devia ter acontecido por Lóki ser um deus, não devendo ser um oponente palpável?

Você já leu o "Oda"? Ele quer saber porque vocês defensores de Tormenta comparam seus cenários com obras consagradas pela sua qualidade e que não reusa seu proprio material em novas edições.

Você já leu o “Gehenna”? Ele quer saber porque vocês que atacam Tormenta falam sobre reuso de material quando não sabem o que dizer, mas não querem perder a chance de atacar.
Em Preacher, Deus arranca o olho de Jesse Custer com os dentes e depois é morto por um tiro do Santo dos Assassinos. Outra divindade como oponente palpável.

Você pode adorar esse conceito o quanto você quiser, falar que "é assim que Deuses deveriam ser" é não saber o que Deuses deveriam ser.

Em momento algum eu disse como deuses devem ser. Quem disse isso foi vc. Longe de mim querer impor algum conceito pessoal de divindade a outra pessoa.

1) Tamur-ra foi literalmente jogada dentro de Arton.
2) Não possue explicações para sua cultura, castas, classes, NADA NADA E NADA. Eles são "LOL Japão" e de vez em quando "LOL China".
3) Você mesmo disse que caga e anda para ter um oriente coerente e que gosta de Tamu-ra.
4) Explique como expandir essa porcaria sairia qualquer coisa além de "Porcaria expandida". É um desafio agora.

É verdade, não possuem explicações oficiais.
Eu não disse que gosto de Tamu-ra. Eu disse que gosto que Tamu-ra exista, pelas opções que ela possibilita.
Em minha mesa, Tamu-ra é meio q Rokugan. Basta imaginar o Império Esmeralda sendo destruído e depois sendo reconstruído em outro lugar pelos sobreviventes, recebendo agora influências de outros povos e culturas.

Não. SER um plágio gordo e ser balançado por ai como algo novo e interessante é.

Hã... Não, não é. O próprio Deicide me corrigiu dizendo que Vectora não é exemplo de falta de direção, como pareceu ao ser respondido isoladamente por mim.

Boa tentativa mas não conseguiu se esquivar. A critica não foi feita a publicação ou a Vectora, foi feita a vocês adorarem comparar Tormenta com outras obras mais completas. É como se vocês gostassem de ver Tormenta do lado de Eberron por exemplo.

Não sei quanto aos outros, mas sempre que eu discuto sobre qualquer coisa, eu faço comparações com outras. E eu não sou o único. Comparações ajudam a demonstrar melhor o que se quer dizer e tenho certeza q vc tb as usa.

Acho que é a primeira vez que eu vejo alguem atacar um espantalho e perder. Veja meu quote denovo.

Assim que vc ver o post q vc respondeu como um todo, não isolando uma frase e retirando-a de seu contexto para usa-la como bem entender.

Você quer levar a sério um cenário que oficialmente tem um sumo-sacerdote que luta com dois pirulitos, ou uma clériga do Caos como a Hit?

Só porque uma determinada desenhista desenhou Dee com pirulitos, não quer dizer que ele os usa. A descrição do personagem diz “maças leves” e é levando isso em conta que um narrador vai narrar. Ou vc acha que uma história em quadrinhos q nem todo mundo lê é mais importante que as informações impressas juntamente com a ficha e o background do personagem?

limitam quais livros e suplementos você pode usar

Nunca vi nada em Tormenta dizendo algo do tipo “Vc não pode usar o Punhos e Espadas”.

Você falou do "Ao Cair da Noite", mas não tem idéia do cuidado que estou tendo para não criar algo "jogado"

Acho que tenho. Estou acompanhando a lista e está ficando excelente.

eu queria saber quando os Torment fan-boy vão largar a premissa do "Tormenta é bom, pq a MINHA Tormenta EU consigo fazer funcionar como deveria"

Isso me fez pensar uma coisa... Se todos os narradores de Tormenta conseguem fazer o cenário funcionar, será que talvez não sejam vcs q não leram o manual de instruções direito?

ainda não caiu a ficha de que o que a gente discute aqui é o Tormenta CORE?
qualquer um consegue uma Tormenta que funcione DEPOIS de modificada

a destruição aki é do que sai dos autores, SEM modificações

Então é melhor procurar jogadores iniciantes. Tormenta é um cenário relativamente antigo e eu narro nele há algum tempo. Se ele estivesse idêntico a como eu o peguei, teria sido um narrador muito incompetente.

e que graça tem no "Vamos matar o Deus da maldade, por que ele é Mau é olhou feio prá gente"?

A parte do “matar o deus”.
O fato dele ser mau e olhar feio pra gente não é a graça, mas é um motivo. Provavelmente, está planejando algo q nos prejudicará.
Mas não é só o deus da maldade, não. Sempre podemos fazer grupos malignos pra variar um pouco.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor AKImeru em 18 Fev 2008, 02:43

Silencio pessoal, o Gen falou.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Eltor Macnol em 18 Fev 2008, 02:45

Madruga, já cansou.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor AKImeru em 18 Fev 2008, 03:15

E eu acho que já deu mesmo, abaixo vai o final do meu bate boca com Gehenna, acredito que chegamos ao nucleo do problema dele em ver as pessoas criticando o fantastico esterco flamejante que é Tormenta.
---------------------------------------------
Desculpe por não ter te parabenizado por ter feito o mesmo, mas não achei que devesse.

"Ei eu vou tentar fazer a mesma coisa do que ele, tirando a parte de, você sabe, usar argumentos."

Se vc diz...

Sem palavras.

O Coríntio quebrou o pescoço e arrancou os olhos de Lóki. Não vai dizer que isso não devia ter acontecido por Lóki ser um deus, não devendo ser um oponente palpável?

Você está atacando um espantalho.

Você já leu o “Gehenna”? Ele quer saber porque vocês que atacam Tormenta falam sobre reuso de material quando não sabem o que dizer, mas não querem perder a chance de atacar.
Em Preacher, Deus arranca o olho de Jesse Custer com os dentes e depois é morto por um tiro do Santo dos Assassinos. Outra divindade como oponente palpável.

Sim eu li e quero saber ainda o porque de comparar com outras obras menos "reciclaveis". E não é "sabe o que dizer", o que eu disse para o Sandman vale para o Preacher, otimas obras e que não tem absolutamente nada a ver com nenhum cenário de RPG muito menos essa festa de otaku que é Tormenta.

EM UM CENÁRIO DE FANTASIA MEDIEVAL onde DEUSES EXISTEM eles não deveriam ser usados como apenas oponentes. Deuses estão lá para representar conceitos de forma mistica e são ate mesmo fontes de poderes de algumas classes.

SE e apenas SE existisse um trabalho para transformar esses Deuses em oponentes paupaveis, ou seja de fazer os personagens também ascenderem como Deuses ou proximo disso, então a ideia de "enfrentar Deuses" é possivel afinal os personagens já são quase isso. E eu estou falando de D&D não tente girar para mais uma revista em quadrinhos.

Pense comigo: "Poder quase de um Deus". Especialmente em Arton, isso é MUITO considerando que para flexionar seus musculos criativos Cassaro e Cia decidiram dar +200 em todos os atributos. Agora, semi Deuses(que são abundantes no cenário. E eu rio desse conceito e apenas isso) são bem mais fracos, e se personagens ascendessem ao posto de"quase semi Deuses" então eles poderiam peitar eles.

E no final do dia, seria mais facil você estar jogando Exalted ou Dragon Ball Z d20 pois é exatamente isso que você está reproduzindo. Você consegue entender porque é uma má ideia de usar Deuses como oponentes em D&D? A não ser é claro, que você goste de usar personagens epicos do malfadado "Livro Epico".

Como você precisa de um suplemento e abordar e girar o sistema e seus pensamento todo para combater Deuses, não é tão facil assim fazer uma campanha onde os PCs enfrentem Deuses. É nescessario cuidado, planejamento, e no final esperar algo exagerado e épico.

Como eu disse: Se é a sua praia tudo bem, mas não aja como se isso fosse "Como os Deuses deveriam ser". Ou "Deuses dão bons oponentes finais", pois seria mais facil(E na minha opinião mais interessante) jogar um Tarrasque ou um Dragão do que alguem com PODER DE MAIS DE NOVE MIL.

Em momento algum eu disse como deuses devem ser. Quem disse isso foi vc. Longe de mim querer impor algum conceito pessoal de divindade a outra pessoa.[/quote]

Estamos falando de D&D onde a figura dos Deuses é clara. Veja o que eu disse acima:

O sistema ainda inventou uma maneira de enfrentar Deuses! Mais é um processo complicado e que no final é só mais uma masturbação de poder. Aliás, é exatamente isso que enfrentar oponentes como Deuses em finais de campanha soa para mim.

Não sei quanto aos outros, mas sempre que eu discuto sobre qualquer coisa, eu faço comparações com outras. E eu não sou o único. Comparações ajudam a demonstrar melhor o que se quer dizer e tenho certeza q vc tb as usa.

Ao menos compare com coisas plausiveis. Comparar Tormenta com renomadas revistas em quadrinhos abstratas que tem uma visão única sobre Deuses foi risivel.

Só porque uma determinada desenhista desenhou Dee com pirulitos, não quer dizer que ele os usa.

Não? Ele os usava na aventura de nivel um em que ele apareceu. Eu adoro quando os fãs de Tormenta tentam desviar as boboquices do seu cenário.

E falham.

A descrição do personagem diz “maças leves” e é levando isso em conta que um narrador vai narrar.

Sim. Não muda o fato que na arte oficial do Dee, ele tem dois imensos pirulitos.

Denovo

"NÃO É ASSIM NA MINHA MESA LOL"

Estamos discutindo como as coisas são nos livros e canon de Tormenta, se você discorda ai não é nosso problema não é?

Ou vc acha que uma história em quadrinhos q nem todo mundo lê é mais importante que as informações impressas juntamente com a ficha e o background do personagem?

Na aventura oficial, tem uma imagem solta mostrando o Dee e a Hit, se me lembro próximo a ficha dos dois.

Você denovo, tenta girar os fatos para falar "Na minha mesa não!"...

Por que continuar discutindo então? Estamos discutindo a Tormenta oficial e não a sua mesa.

É verdade, não possuem explicações oficiais.

Então, concordamos?

Eu não disse que gosto de Tamu-ra. Eu disse que gosto que Tamu-ra exista, pelas opções que ela possibilita.

E eu não gosto de Tamu-ra pelo rombo da lógica que ela faz.

Aliás, Tormenta é assim em quase todos os sentidos. "VEJA AS OPÇÕES OPÇÕES OPÇÕES OPÇÕES" e dane-se a coerencia. Isso é design pobre.

Em minha mesa, Tamu-ra é meio q Rokugan. Basta imaginar o Império Esmeralda sendo destruído e depois sendo reconstruído em outro lugar pelos sobreviventes, recebendo agora influências de outros povos e culturas.

Esqueceu da parte onde "BAMF estamos no meio de uma cidade de outra cultura do que a nossa".

Ah e essa das influencias é coisas sua, ela não existe no original eles perpetuam sua cultura mesmo socados em um bairro.Outra vitima do efeito parque de diversões.

Denovo, boa sorte. Pois vocêestá criando Tamu-ra do zero.

Nunca vi nada em Tormenta dizendo algo do tipo “Vc não pode usar o Punhos e Espadas”.

O primeiro livro d20 que eles publicaram tinha uma advertencia dos criadores falando que seria melhor não usar certos suplementos.

Descaconselhavam é a palavra chave. Acontece em outros cenários como por exemplo Warcraft d20.

A diferença é que em Warcraft d20, as classes dos suplementos foram recriadas e modificadas para lá.

Se todos os narradores de Tormenta conseguem fazer o cenário funcionar, será que talvez não sejam vcs q não leram o manual de instruções direito?

Pare.

Agora.

Mesmo.

Você! Você e alguns mestres pegam tormenta, modificam do zero algumas nações(Como você mesmo disse sobre Tamu-ra.), CRIAM relacionamentos entre povos que NÃO EXISTE(!) mesmo sendo vizinhos, ignora incongruencias CLARAS como o Dee usando dois pirulitos, pega um cenário anime "mangatico" com um bando de Semi Deuses andando por ai sem calças e depois vem falar de alguem criticando o cenário?

Acorda rapá, você pegou um cenário e modificou ele como quis. Nossas criticas são bem mais válidas do que você faz em casa.

E para destruir esse argumento com um tiro de Shin Tanegashima: Frequenta o forum da Jambo?

A maioria lá sequer pensa em modificar Tormenta; para eles está bom como está.

E eu encerro meu caso.

Se ele estivesse idêntico a como eu o peguei, teria sido um narrador muito incompetente.

Permita-me perguntar isso antes do Pichu mas e o que isso tem a ver com a discussão? Ninguem aqui quer medir E-Peens como você quase o fez na ultima passagem.

O fato dele ser mau e olhar feio pra gente não é a graça, mas é um motivo. Provavelmente, está planejando algo q nos prejudicará.
Mas não é só o deus da maldade, não. Sempre podemos fazer grupos malignos pra variar um pouco.

:rolando: Permita-me perguntar: Qual a graça de matar alguem apenas por ser um Deus?
AKImeru

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Fev 2008, 08:39

Tô sendo sério, estou pasmo.

Você REALMENTE acha que o CORE, o livro não-modificado de Tormenta vale o papel que foi impresso!? :blink:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Sr. Pichu em 18 Fev 2008, 09:11

Gehenna escreveu:
AHAHAHAHAHAHAH OH WOW. Eu simplismente me recuso a trazer Sandman em um tópico de Tormenta, Me desculpe mas deixe Neil Gailman fora disso.

Você quer levar a sério um cenário que oficialmente tem um sumo-sacerdote que luta com dois pirulitos, ou uma clériga do Caos como a Hit?

Só porque uma determinada desenhista desenhou Dee com pirulitos, não quer dizer que ele os usa. A descrição do personagem diz “maças leves” e é levando isso em conta que um narrador vai narrar. Ou vc acha que uma história em quadrinhos q nem todo mundo lê é mais importante que as informações impressas juntamente com a ficha e o background do personagem?

limitam quais livros e suplementos você pode usar

eu queria saber quando os Torment fan-boy vão largar a premissa do "Tormenta é bom, pq a MINHA Tormenta EU consigo fazer funcionar como deveria"

Isso me fez pensar uma coisa... Se todos os narradores de Tormenta conseguem fazer o cenário funcionar, será que talvez não sejam vcs q não leram o manual de instruções direito?

Então é melhor procurar jogadores iniciantes. Tormenta é um cenário relativamente antigo e eu narro nele há algum tempo. Se ele estivesse idêntico a como eu o peguei, teria sido um narrador muito incompetente.

e que graça tem no "Vamos matar o Deus da maldade, por que ele é Mau é olhou feio prá gente"?

vamos lá:
1) Os Nórdicos eram um povo guerreiro, que basicamente espelhavam os seus deuses em formais muito mais poderosas do que os humanos mundanos, entretanto eles nunca disseram que OS SEUS DEUSES
eram imortais e invencíveis, afinal tem o Ragnarok (Não Gehena, Não é o MMORPG) onde acaba tudo e todos morrem...
Ainda nesse ponto Neil Gailman deve ter baseado o que ele sabe da Cultura nórdica, sendo um livrinho foi editado e compilado por um Islândes Snorri Sturluson, no séc. XIII, entretanto ele já era Cristão então algumas das estórias os Deuses Nórdicos foram ridularizados, daí prá uma morte ridícula, é só dar mais um passo.

2) o Sumo sacerdote LUTA SIM com dois PIRULITOS, me lembro que quando ele apareceu na descrição aparecia, ele luta com 2 pirulitos gigantes, mas PARA FINS DE JOGO considere como maças leves
depois teve o retcon, que ele é louco e os pirulitos viraram maças leves ensanguentadas

3) Dado Selvagem é sim canon, afinal aparece até na LINHA DO TEMPO de tormenta

4) poatz, alguém lembra onde ta aquela imagem, ou do texto que os autores de Tormenta falam que "Tormenta foi feita apenas para se usar com os 3 livros básicos de D&D 3.X, e para complementar utilizar apenas os suplementos de Tormenta, pq assim é mais charmoso"?

5) Párabens por vc conseguir transformar em Tormenta jogável, SE VC CONSEGUE é mérito seu, não dos livros.
e sim eu li alguns dos livros básicos de Tormenta, sem nenhuma modificação aquilo é injogável.
como o cenário não caminha? simples, ele já tem 9 anos, certo? nesses 9 anos só apareceu material novo, mais troço jogoda, sem preocupação de ligar tudo...
no Cenário avançou 2 anos certo? ok, então me explica o pq: as áreas de tormenta não se expandiram em 2 anos, sendo que ele conseguem trucidar qualquer coisa não épica do cenário (mariposas vorpais LOL), ou pq diabos a tal da Aliança Negra há 2 anos atrás era uma força conquistadora praticamente impossível de ser detida, parou na porcaria da cidade fortaleza e não fez mais nada?

quanto à nós não termos lido o manual de intruções... AQUI SE DISCUTE O CENÁRIO COMO ELE É, DEMÔNIOS, NÃO COMO ELE DEVERIA SER, claro que de vez em qdo aparecem idéias prá melhorar
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Deicide em 18 Fev 2008, 10:21

Um exemplo simples do porque Tormenta é um cenário de partes não-amarradas:

Vectora, que eu já critiquei tanto aqui. A idéia de uma cidade comercial voadora que segue uma rota específica não é ruim. Então porque às vezes eu cito Vectora como ruim?

Porque ela não influencia o cenário em NADA. Sério. É um "backdrop", um simples pano de fundo para aventuras. Se você tirar Vectora e pôr caravanas, os reinos não mudam em nada, a dinâmica do cenário não muda em nada. O quanto o mundo se transformou desde Vectora surgiu? Nada. Ele continuou o mesmo.

E algo assim deveria ter mudado muito a estrutura do mundo: caravanas só iriam percorrer curtas distâncias ou só iriam para lugares que a cidade voadora não passava, por exemplo. Criminosos iriam se concentrar nessas rotas, visto que é difícil para bandoleiros atacar a cidade, e por isso as patrulhas e fortes dos reinos também se concentrariam nestas áreas. Áreas onde a cidade passa seriam mais ricas, e muitos reinos iriam ressentir a riqueza de Vectora.

Ao invés disso, Vectora é uma caravana exótica como outra qualquer, apesar de ser algo "único" (ou era, né, pois já falaram que tem outra cidade voadora que viaja de Moreania a Arton).

Isso se encontra em todos os níveis do cenário: armas de fogo existem mas não influenciam o cenário. A Horda Goblinóide está invadindo, mas isso não influencia a política ou as alianças dos reinos (exceto entre Deheon e Yuden, o reino que não faz nem produz nada mas por algum motivo é um dos maiores, mais ricos e com muitos aliados). A Tormenta só é causa de preocupação nas seções que falam da Tormenta. Pondsmânia seqüestra viajantes e faz coisas terríveis com eles, mas ninguém se importa ("Azar dos viajantes, Deheon deve pensar"). Temos centenas de deuses menores, que são aventureiros épicos com seguidores mas que não influenciam em nada o cenário a não ser quando é conveniente citar um deus para justificar alguma metralhadora automática única ou algum paladino bizarro que não se encaixa em ordem alguma. E etc. etc. etc....
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Fev 2008, 10:34

quanto à nós não termos lido o manual de intruções... AQUI SE DISCUTE O CENÁRIO COMO ELE É, DEMÔNIOS, NÃO COMO ELE DEVERIA SER, claro que de vez em qdo aparecem idéias prá melhorar

Foi o que eu disse, la la la.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Madrüga em 18 Fev 2008, 10:39

Eltor Macnol escreveu:Madruga, já cansou.

É que eu não resisto. Overdose de SFZ3 esses dias, foi mal pela insistência, XD

---

Aliás, gente selecionem melhor os quotes. O post do Oda ficou todo desconfigurado, não sei bem o porquê, mas creio que é por causa do quote gigantesco.

Gehenna, ainda estamos nessa discussão? Se você é bom o suficiente para consertar o cenário todo e narrar decentemente para seu grupo, isso é bom, mas por que raios os criadores não tiveram (e não têm) essa competência? Como disse o Pichu (e TODO MUNDO até agora)...

Pichu escreveu:Cara...

Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Gehenna em 18 Fev 2008, 15:07

Como os reinos? Existem "relações superficiais" entre eles, como a tensão entre Deheon e Yuden ou a hostilidade/rancor de um monte de reinos com Bielefeld. Mas as caravanas comerciais e tratados feitos entre os regentes não são exatamente importantes para um grupo de aventureiros q participam de uma história que não envolve tais coisas.

Exceto isso é a base de se criar um mundo de fantasia medieval e existem muitas opções de aventura em tratados e caravanas assim como a interação de outros reinos. Você pode girar o quanto quiser, reinos são importantes sim.

Sabe aqueles caras q entraram naquela caverna pra resgatar a filha do fazendeiro? Bem, eles estão pouco se lichando se o rei está cobrando taxas elevadas dos comerciantes estrangeiros q passam por seu reino.
Entendeu o q eu quis dizer com o "não envolve tais coisas"?

Parabéns por ignorar o meu ponto e reforçar a parte que eu sequer mencionei naquele seu post.

Talvez esse flashback facilite o entendimento.

Sim eu li e quero saber ainda o porque de comparar com outras obras menos "reciclaveis". E não é "sabe o que dizer", o que eu disse para o Sandman vale para o Preacher, otimas obras e que não tem absolutamente nada a ver com nenhum cenário de RPG muito menos essa festa de otaku que é Tormenta.

Tem razão, não têm nada a ver com o cenário. Mas a questão levantada não é apenas o cenário. É a sua imposição de um conceito pessoal de divindade sobre o cenário.

EM UM CENÁRIO DE FANTASIA MEDIEVAL onde DEUSES EXISTEM eles não deveriam ser usados como apenas oponentes. Deuses estão lá para representar conceitos de forma mistica e são ate mesmo fontes de poderes de algumas classes.

Acaso eles são usados apenas como oponentes? Claro q não. Eles representam conceitos de forma mística e são fontes de poder de algumas classe, ALÉM de poderem ser usados como oponentes.

SE e apenas SE existisse um trabalho para transformar esses Deuses em oponentes paupaveis, ou seja de fazer os personagens também ascenderem como Deuses ou proximo disso, então a ideia de "enfrentar Deuses" é possivel afinal os personagens já são quase isso.

Hã? Trabalho? Ascensão? Calma aí... Os deuses menores que não estão mais no plano material, ok, dará algum trabalho enfrenta-los. Aqueles sem uma forma física, tb. Mas muitos deuses menores vivem no plano físico. Beluhga e Sckhar são exemplos, sendo deuses-regentes de “reinos”. Rhond, o forjador imortal, deus das armas e armeiros, vive em seu templo, em uma cidade onde seu culto é o principal e seus seguidores agem como milícia. Hurlaagh, deus dos hobgoblins, vive no comando da (atual segunda) maior concentração militar destes goblinóides no continente sul.

Pense comigo: "Poder quase de um Deus". Especialmente em Arton, isso é MUITO considerando que para flexionar seus musculos criativos Cassaro e Cia decidiram dar +200 em todos os atributos. Agora, semi Deuses(que são abundantes no cenário. E eu rio desse conceito e apenas isso) são bem mais fracos, e se personagens ascendessem ao posto de"quase semi Deuses" então eles poderiam peitar eles.

Em Tormenta existem:
Deuses Maiores: As criaturas de poderes cósmicos incríveis q ajudaram a criar o mundo e regem os planos para onde vão as almas de pessoas mortas. São 20, não mais.
Semi-Deuses: O filho de um deus maior. No cenário, temos apenas Vitória, oficialmente.
Deuses Menores: Criaturas de grande poder q são adoradas por um determinado número de pessoas.

Ou seja, não é preciso ser exorbitantemente poderoso para enfrentar um deus menor de Tormenta. Um Bárbaro de nível 20 que proteja algumas vilas bárbaras poderia se tornar o deus dessas pessoas e ainda assim poderia ser derrotado sem muitas dificuldades por um grupo poderoso e inteligente.

Como você precisa de um suplemento e abordar e girar o sistema e seus pensamento todo para combater Deuses, não é tão facil assim fazer uma campanha onde os PCs enfrentem Deuses. É nescessario cuidado, planejamento, e no final esperar algo exagerado e épico.

Calma, vamos enfrentar UM deus, primeiro. No singular. Realmente, uma campanha onde se enfrenta deuseS, nunca poderia ser conduzida sem muito cuidado e planejamento e, com certeza, seria exagerada e épica.
O conceito de um oponente divino só é legal se usado como “Caramba! Vamos enfrentar um deus!!!”, não como “Droga, mais um deus enchendo o saco. Pau nele”.

O sistema ainda inventou uma maneira de enfrentar Deuses! Mais é um processo complicado e que no final é só mais uma masturbação de poder.

Perceba que, em Tormenta, não é tão complicado assim.

Comparar Tormenta com renomadas revistas em quadrinhos abstratas que tem uma visão única sobre Deuses foi risivel.

Dei exemplos de deuses sendo usados de forma palpável, como oponentes e sendo derrotados. Algo q vc achou absurdo, logo em D&D, um jogo épico.

Não? Ele os usava na aventura de nivel um em que ele apareceu. Não muda o fato que na arte oficial do Dee, ele tem dois imensos pirulitos.

Então, devido a arte mais usada em Tormenta ser akele estilo manga brazuca, tenho q descrever q os personagens têm olhos grandes e caem pra trás quando ouvem algo idiota? Então a Libertação de Valkaria não deve ser oficial, visto q não usa esse estilo em suas ilustrações.
Ainda acho que a imaginação é parte importante do RPG e q a descrição sobre algo, para q os jogadores formem suas próprias imagens mentais, é mais importante q o desenho qualquer de algum desenhista.

Então, concordamos?

Mas é claro. Além de não ter explicações, não tem descrições tb. Praticamente nenhuma informação. Na sua língua, é apenas “LOL eles têm olhos puxados e usam katanas”.

Ah e essa das influencias é coisas sua, ela não existe no original eles perpetuam sua cultura mesmo socados em um bairro.Outra vitima do efeito parque de diversões.

Eles podem tentar, isso ninguém pode impedir, mas a verdade é que há uma mistura de culturas q afetará o império em sua reconstrução. Basta usar a lógica.
Ok, desculpa, vc não gosta q eu use a lógica.

Descaconselhavam é a palavra chave.

Desaconselhar não é limitar.

Você e alguns mestres pegam tormenta, modificam do zero algumas nações(Como você mesmo disse sobre Tamu-ra.)

Eu não modifiquei do zero Tamu-ra. Não há o q ser modificado.

CRIAM relacionamentos entre povos que NÃO EXISTE(!) mesmo sendo vizinhos

Só pq não há listas de produtos comercializados, com preços e taxas para cada um dos reinos, não quer dizer que não existem. “Superficial” e “inexistente” são coisas diferentes.

mas e o que isso tem a ver com a discussão? Ninguem aqui quer medir E-Peens como você quase o fez na ultima passagem.

Hã? O q eu disse foi q, após uns 2 ou 3 anos narrando em um determinado cenário, mudanças tendem a ocorrer. Estou errado?

Permita-me perguntar: Qual a graça de matar alguem apenas por ser um Deus?

Grupo Bom diz: O deus em questão era o deus da maldade. Logo, é o líder de toda uma organização q prejudica outras pessoas. Mata-lo, impedindo que seus atos maléficos continuem, é uma boa coisa a se fazer.
Grupo Mau diz: Um deus deve ter muitas riquezas, que podemos tomar dele, além de podermos extorquir e explorar o povo dele, depois que o matarmos.

1) Os Nórdicos eram um povo guerreiro, que basicamente espelhavam os seus deuses em formais muito mais poderosas do que os humanos mundanos, entretanto eles nunca disseram que OS SEUS DEUSES eram imortais e invencíveis, afinal tem o Ragnarok (Não Gehena, Não é o MMORPG) onde acaba tudo e todos morrem...
Ainda nesse ponto Neil Gailman deve ter baseado o que ele sabe da Cultura nórdica, sendo um livrinho foi editado e compilado por um Islândes Snorri Sturluson, no séc. XIII, entretanto ele já era Cristão então algumas das estórias os Deuses Nórdicos foram ridularizados, daí prá uma morte ridícula, é só dar mais um passo.

Não sei exatamente o q vc quis dizer com essa aulinha. Acho q simplesmente algo como “veja, eu sei coisas e vc não sabe nada, lalala”. Me corrija se eu estiver errado.
O fato é: Personagens épicos de D&D também são muito mais poderosos do que humanos comuns. Os deuses menores de Tormenta nada mais são do que personagens épicos com seguidores.

5) Párabens por vc conseguir transformar em Tormenta jogável, SE VC CONSEGUE é mérito seu, não dos livros.

Agradeço por toda essa prova de confiança q vocês vêm demonstrando em minha capacidade como narrador, mas não posso ficar com todo o mérito. Eu não teria feito nada disso se não fossem os livros.

e sim eu li alguns dos livros básicos de Tormenta, sem nenhuma modificação aquilo é injogável.

Estranho, pq eu comecei do básico e foi bem jogável.

como o cenário não caminha? simples, ele já tem 9 anos, certo? nesses 9 anos só apareceu material novo, mais troço jogoda, sem preocupação de ligar tudo...
no Cenário avançou 2 anos certo? ok, então me explica o pq: as áreas de tormenta não se expandiram em 2 anos, sendo que ele conseguem trucidar qualquer coisa não épica do cenário (mariposas vorpais LOL), ou pq diabos a tal da Aliança Negra há 2 anos atrás era uma força conquistadora praticamente impossível de ser detida, parou na porcaria da cidade fortaleza e não fez mais nada?

Mas eu nunca disse que não era um cenário estático. Eu nunca disse que não precisava de apoio constante dos desenvolvedores. Pelo contrário, concordo plenamente com vc.
E eles ainda inventam esse negócio de “Contra Arsenal”, enquanto a Aliança Negra está lá na porcaria da fortaleza coçando o saco. Talvez eles esperem que os narradores resolvam tais problemas como bem entenderem. Muitos grupos criaram suas próprias aventuras para a Libertação de Valkaria, muito antes de tal suplemento ser lançado.
Mas se o fato de eu fazer Tormenta funcionar é mérito meu, não do cenário. O fato do cenário ser estático é falha dos desenvolvedores, não do cenário em si.
“Tormenta é ruim pq nunca muda nada”. Ora bolas, e por isso todo mundo deve ficar coçando o saco como Thwor Ironfist? Sem chance.
Eles disseram como era o cenário. A partir desse momento, eu o uso como bem entender. Ninguém precisa ficar esperando mudanças “oficiais”.

Porque ela não influencia o cenário em NADA. Sério. É um "backdrop", um simples pano de fundo para aventuras. Se você tirar Vectora e pôr caravanas, os reinos não mudam em nada, a dinâmica do cenário não muda em nada. O quanto o mundo se transformou desde Vectora surgiu? Nada. Ele continuou o mesmo.

Concordo, em parte. Vectora realmente deveria ter mudado muito o Reinado, assim como a vinda dos elfos, o reino de Wynlla, a Academia Arcana e a ordem de Wynna. A magia devia ser bem mais presente e usual, como em Eberron. O problema é que Tormenta foi criado tentando seguir os moldes tradicionais, onde a magia é rara e misteriosa, e itens mágicos são caros e difíceis de se conseguir.
A parte q discordo está no q vc disse sobre as caravanas. Quase não se fala nelas (acho q já li duas ou três citações apenas). Isso quer dizer que não foi dito q elas mudaram suas rotas, mas também não foi dito que não mudaram.
Vc diz q elas mudariam muito, mas eu já acho q não haveria tanta mudança assim, visto q Vectora leva cerca de um ano para percorrer todo seu trajeto, se atrasando cada vez mais, com aumentos no número de paradas.

Isso se encontra em todos os níveis do cenário: armas de fogo existem mas não influenciam o cenário. A Horda Goblinóide está invadindo, mas isso não influencia a política ou as alianças dos reinos (exceto entre Deheon e Yuden, o reino que não faz nem produz nada mas por algum motivo é um dos maiores, mais ricos e com muitos aliados). A Tormenta só é causa de preocupação nas seções que falam da Tormenta. Pondsmânia seqüestra viajantes e faz coisas terríveis com eles, mas ninguém se importa ("Azar dos viajantes, Deheon deve pensar"). Temos centenas de deuses menores, que são aventureiros épicos com seguidores mas que não influenciam em nada o cenário a não ser quando é conveniente citar um deus para justificar alguma metralhadora automática única ou algum paladino bizarro que não se encaixa em ordem alguma.

Novamente concordo em parte. Muita coisa não influencia em nada, muitas vezes deixando para o narrador defini-las.
Pondsmânia não seqüestra viajantes e faz coisas terríveis com eles. Quero dizer, vc não pode entrar em guerra com o povo-fada apenas por existir, por exemplo, bosques de madeira seca nos territórios deles. É como entrar em guerra com Lomatubar por terem a praga coral ou entrar em guerra com Tyrondir por eles terem a Aliança Negra.
Algumas fadas seqüestram mortais e fazem coisas horríveis com eles? Sim, mas assaltantes de estrada e cultistas malignos tb. Não se pode entrar em guerra com reinos inteiros devido à ação de indivíduos.
Se um lugar é perigoso, o melhor é evita-lo, não enviar um exército para lutar com o exército de outra pessoa.

Gehenna, ainda estamos nessa discussão?

Poxa, Madruga... Todo mundo se divertiu nessas mais de 200 páginas. Deixa eu também, ué. Se ainda tem gente pra discutir comigo...

por que raios os criadores não tiveram (e não têm) essa competência?

Pq meu E-Peens é maior q o deles! XD
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor AKImeru em 18 Fev 2008, 15:59

Tem razão, não têm nada a ver com o cenário. Mas a questão levantada não é apenas o cenário. É a sua imposição de um conceito pessoal de divindade sobre o cenário.

Não na realidade. Minha posição é que Deuses não deveriam existir em cenários de fantasia.

Quem decidiu rotular a imposição de D&Dcomo minha é você. Deuses não foram feitos para serem inimigos de fase no core, você precisa de trabalho para tal.

Acaso eles são usados apenas como oponentes? Claro q não. Eles representam conceitos de forma mística e são fontes de poder de algumas classe, ALÉM de poderem ser usados como oponentes.

É dificil a lógica de você ter algo abstrato que representa conceitos de forma mistica ser morto por um aventureiro de nivel alto.
Mas é dificil ver a lógica de Arton como um todo então acho que deve estar conectado.

Hã? Trabalho? Ascensão? Calma aí... Os deuses menores que não estão mais no plano material, ok, dará algum trabalho enfrenta-los. Aqueles sem uma forma física, tb. Mas muitos deuses menores vivem no plano físico. Beluhga e Sckhar são exemplos, sendo deuses-regentes de “reinos”. Rhond, o forjador imortal, deus das armas e armeiros, vive em seu templo, em uma cidade onde seu culto é o principal e seus seguidores agem como milícia. Hurlaagh, deus dos hobgoblins, vive no comando da (atual segunda) maior concentração militar destes goblinóides no continente sul.

O trabalho não é apenas dos personagens, é dos jogadores e do mestre que precisam transformar uma campanha de D&D em Exalted para enfrentarem Deuses e Semi Deuses.

Alias, a ideia de um mundo com Semoi Deuses ridiculos(Como o Semi Deus dos chapéus) e a ideia que o Mestre é aconselhado a colocar mais semi deuses sse quiser, é interessante para você?

Para mim apenas mostra o rombo da lógica que é Arton.

Perceba que, em Tormenta, não é tão complicado assim.

Exceto que é. Eu te dei argumentos válidos para que seja. Você apenas falou "LOL não é não" e contra atacou outro argumento. Enquanto você não provar com argumentos que em Tormenta é mais facil sair por ai matando Deuses, não vai ser creditado como tal.

Eles podem tentar, isso ninguém pode impedir, mas a verdade é que há uma mistura de culturas q afetará o império em sua reconstrução. Basta usar a lógica.
Ok, desculpa, vc não gosta q eu use a lógica.

Eu só queria apontar a incrivel ironia de alguem que gosta de caçar Deuses como oponentes em um cenário onde seoi Deuses andam por ai como se fosse um shopping center, RANGERS SURFISTAS, reinos temáticos socados, forçados e sem sentido, nenhum relacionamento entre reinos e "Roma com Minotauros" falar que sou eu aquele que não gosta de lógica.

Desaconselhar não é limitar.

Eu estava concordando com você. eu use um exemplo inclusive.

Só pq não há listas de produtos comercializados, com preços e taxas para cada um dos reinos, não quer dizer que não existem. “Superficial” e “inexistente” são coisas diferentes.

Você gosta de atacar espantalhos. Quase como tanto gosta de chamar de Tormenta jogavel e depois FALA QUE O MESTRE PODE OPTAR POR IGNORAR TODA E QUALQUER INCONGRUENCIA BOBOCA OU SEM SENTIDO NO CENÁRIO!

E ainda fala que é "merito dos Livros".

Você está se contra dizendo.

E para terminar: LOL não. O reino das armas e o reino do chocolate ficam se olhando curiosos e não fazem nenhuma NENHUMA NENHUMA troca cultural ou tentativa de se comunicar.

Você pode tentar girar isso em todas as direções, o fato é:

Os reinos de Tormenta são temáticos. Eles precisam manter o tema, exatamente por isso o relacionamento entre reinos é inexistente.

Não existe esse suposto relacionaento que você menciona nos livros. Aceite logo isso.

Grupo Bom diz: O deus em questão era o deus da maldade. Logo, é o líder de toda uma organização q prejudica outras pessoas. Mata-lo, impedindo que seus atos maléficos continuem, é uma boa coisa a se fazer.

Cada dia que passa, eu ainda acho que você merece cada vez mais Tormenta. Especialmente com suas desilusões(Exemplo: Dee e dado selvagem em geral.)

E para fechar(Com outra desilusão sua)

Não sei exatamente o q vc quis dizer com essa aulinha. Acho q simplesmente algo como “veja, eu sei coisas e vc não sabe nada, lalala”. Me corrija se eu estiver errado.

O que Pichu fez foi COLOCAR Sandman em contexto para explicar o porque dos Deuses serem oponentes.

CONTEXTO. Matar Deuses em um CONTEXTO PLAUSIVEL é algo jogavel. Matar Deuses porque "Eles são o chefe da organização do mal LMAO" é apenas generico e DBZ.
AKImeru

Mensagempor Sr. Pichu em 18 Fev 2008, 16:10

LOL não!
Tormenta tem 21 deuses! Ou Zzass (TAM) não é deus

a "aulinha" se você não percebeu, foi uma "ligação" com o seu grupo "LOL somos bons e tem Deuses MAUS, vamos matá-lo", pois é mais ou menos o que ocorre na transcrição da cultura nórdica para uma visão cristão "LOL outros Deuses, Meu Deus é único e fodaum e soca todos, vou ridicularizá-los e depois matá-los"

e LOL, matar um deus "do MAU" não impede de ocorrer outros atos malignos, nem de continuarem cultuando tal divindade e continuar a cometer genocídios em seu nome

e vc mesmo tah citando mais alguns dos infinitos deuses menores de Arton (que por acaso isso é um dos fatos mais esdrúxulos do cenário)
e só o Twor tah coçando o saco? e os Lordes de Tormenta, o Arsenal, e o resto da liga dos homens maus? tão fazendo muita coisa né?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Gladius Dei em 18 Fev 2008, 16:15

Espera, deuses menores sendo personagens épicos, e podendo ser mortos por grupos de nível alto? Um líder de um povo com níveis altos? Uma manifestação mística de destruição com criaturas com poder mais de nove mil, e deuse maiores idem?

Esse não é aquele cenário que os criadores falaram que era feito para jogadores de níveis baixos, porque assim é charmoso, e propagandeam que Eberron é assim também, e por tabela seu cenário é completamente cool, ou pior ainda, quase dizem que a Wizards tirou a idéia deles?
Editado pela última vez por Gladius Dei em 18 Fev 2008, 16:38, em um total de 1 vez.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor AKImeru em 18 Fev 2008, 16:21

Esse não é aquele cenário que os criadores falaram que era feito para jogadores de níveis baixos, porque assim é charmoso, e propagandeam que Eberron é assim também, e por tabela seu cenário é completamente cool, ou pior ainda, quase dizem que a Wizards tirou a idéia deles?

Essa não é a parte ruim.

A parte ruim é quando temos fãs que falam que as partes ruins do cenário são opicionais.
AKImeru

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários