Smaug, eu li apenas a parte das Jogadas e Ações do seu sistema. Tenho um comentário a fazer sobre os modificadores.
Pelo que eu entendi, você adota uma postura, digamos, "finalística" dos testes, ou seja, o que importa é o quão difícil o
mestre quer que o teste seja, e em cima disso são impostas as penalidades ou adicionados os bônus. Deste modo, como você mesmo disse, "
o mestre deve analisar a situação e aplicar a penalidade de acordo o NP do personagem que pretende realizar a tarefa". De acordo com o exemplo de outro trecho: "
Ele possui saltar 8, o mestre avaliou que, saltar esse penhasco com o Hexenmeister disprando magias será uma tarefa com 50% de chance de sucesso, portanto, Axel recebe uma penalidade de -4".
Bom, se eu entendi isso direito, então eu discordo, com todo o respeito. Explico: entendo que deixar que o mestre escolha a chance
final de sucesso em um teste é muito perigoso. Na minha opinião, isso tornaria o jogo muito arbitrário, dependendo demais da discricionariedade de quem o conduz. Não sei se você já jogou com estas regras, mas isso pode ser um convite à rebelião dos jogadores
. Acho que o mestre deveria somente definir a dificuldade do teste (a
penalidade a ser imposta, que seria a mesma para qualquer personagem, independentemente do NP no atributo), pois este é um fator externo ao personagem (não depende dele). Para mim, quando o mestre interfere na chance que um personagem tem de realizar uma tarefa, o jogo perde interatividade, pois passa a depender do puro arbítrio do narrador.
Falando de regras, a minha mensagem principal é:
o NP do personagem, na minha opinião, não deve ser usado para definir a penalidade a ele imposta. Valor de atributo e dificuldade do teste (penalidade) deveriam ser duas coisas separadas, um não deveria influenciar o outro, sob pena de não haver sentido em medir a proficiência do personagem naquele determinado atributo (já que o redutor pode ser tão alto quanto o valor do atributo, se o mestre quiser ferrar o jogador
).
Ora, se um personagem quer saltar o penhasco, de que adianta ter um valor altíssimo em Saltar, se no final o modificador será alterado de modo a fazer com que as chances que ele tem de passar no teste sejam aquelas que o mestre quer que ele tenha? Entendeu o que eu quis dizer? Se a penalidade é modificada de modo a proporcionar uma chance que fica ao puro arbítrio do mestre, de que adianta ter um NP no atributo Saltar? Bastaria o mestre virar e dizer: você tem X% de chance de conseguir saltar este penhasco. Jogue o dado e veja se consegue.
Enfim, este post ficou bem maior do que eu esperava. Espero que você tenha entendido que é uma crítica construtiva, apenas com o intuito de te ajudar a, quem sabe, aprimorar o seu sistema.
O poderoso HOOIA obliterará todos vocês.
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Zatoichi!