[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor kimble em 17 Set 2008, 14:38

Historicamente, a espada bastarda é um meio-termo entre a normal (chamada de longa em D&D) e a de duas mãos.

Na verdade o problema é que historicamente a bastarda ou a de duas mãos não existiam (não lembro especificamente qual, sim, minha memória é péssima). Tenho impressão que era a bastarda. O que existia era a espada longa sendo usada com duas mãos, com algumas variações de tamanho. A bastarda é uma dessas várias armas de ficção que de tanto serem usados em filmes/livros, acabaram sendo confundidas com realidade (da mesma forma que a velocidade das mortes por armas brancas é acelerada, por exemplo, porque ver que os oponentes do herói costumam cair no chão e passar minutos sangrando e gritando de dor antes de morrerem não seria muito... 'heróico').
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 17 Set 2008, 15:07

Antes dessa polêmica toda, deviam ver as armas novas do adventure's vault
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Torneco em 17 Set 2008, 16:43

Certo, meus dois centavos sobre a parte histórica das armas.

A confusão normalmente aparece porque normalmente, a espada bastarda é chamada de longsword, mas ela realmente existiu e era a espada usada pelos cavaleiros com armadura pesada, e era leve o suficiente pra ser usada com uma mão com alguma facilidade. Como esses não precisavam de escudo, podiam usar uma arma maior e mais mortal. A espada curta (shortsword) era usada mais por quem tinha pouca armadura e dependia de um escudo, infantaria em geral. A espada larga, a famosa espada de duas mãos sugiu bem depois, e tinha uma função mais limitada, que era destruir a ponta das lanças usada pela infantaria e assim abrir um caminho pro resto das tropas passarem. Depois disso ela perdia uma boa parte da funcionalidade.
Torneco

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Diel em 17 Set 2008, 17:10

Nesse ponto a edição 3.5 era melhor.
As armas eram tratadas melhor, e todos tinham oportunidade de usar as mesmas armas, adequadas para o seu tamanho. -1 para a 4ªed. nesse ponto.
Diel

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 17 Set 2008, 18:12

Discordo, Archangell. Eu prefiro bem mais a tabela da 4a. edição, onde as armas são bem mais equilibradas. Ficar enfiando "realismo" aqui não adianta muito: na vida real, a superioridade de uma arma sobre a outra dependia inteiramente das circunstâncias, muitas delas impossíveis (ou pelo menos improváveis) de se traduzir para um jogo de RPG.

Por exemplo: armas maiores e mais pesadas foram surgindo porque armaduras e escudos começaram a se tornar um problema; maças, por exemplo, existiam porque eram capazes de esmigalhar os ossos de uma pessoa mesmo quando esta estava sob armadura. Espadas e machados pesados também só substituíram armas menores porque podiam impactar mais (e o impacto é transmitido, e não abafado, por armaduras de metal).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Diel em 17 Set 2008, 18:29

Deicide escreveu:Discordo, Archangell. Eu prefiro bem mais a tabela da 4a. edição, onde as armas são bem mais equilibradas. Ficar enfiando "realismo" aqui não adianta muito: na vida real, a superioridade de uma arma sobre a outra dependia inteiramente das circunstâncias, muitas delas impossíveis (ou pelo menos improváveis) de se traduzir para um jogo de RPG.

Por exemplo: armas maiores e mais pesadas foram surgindo porque armaduras e escudos começaram a se tornar um problema; maças, por exemplo, existiam porque eram capazes de esmigalhar os ossos de uma pessoa mesmo quando esta estava sob armadura. Espadas e machados pesados também só substituíram armas menores porque podiam impactar mais (e o impacto é transmitido, e não abafado, por armaduras de metal).

Mas eu nem falei em realismo...
Diel

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor DaviSalles em 17 Set 2008, 19:16

Mas no 4e pode fazer o que você diz não poder.
Jogo D&D 4e, Mutantes & Malfeitores, Serenity RPG, World of Darkness e Vampire: The Requiem
Mestrando A Fome Sombria de Ungoliant
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... _Ungoliant
Jogando Luz nas Sombras, como Karus o Warlord alcólatra
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... as_Sombras
DaviSalles

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Diel em 17 Set 2008, 19:22

DaviSalles escreveu:Mas no 4e pode fazer o que você diz não poder.

Sim, pode. Falha minha. Eu havia entendido a tabela, mas acabei apressando e acabei por não montar a relação tamanho da arma+tabela de armas+tamanho das raças.
Diel

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 18 Set 2008, 00:19

Na verdade o problema é que historicamente a bastarda ou a de duas mãos não existiam (não lembro especificamente qual, sim, minha memória é péssima).

Existiam várias espadas de duas mãos, como a zweihander e a claymore.

Tenho impressão que era a bastarda. O que existia era a espada longa sendo usada com duas mãos, com algumas variações de tamanho.

Mas é exatamente isso. Ninguém falava em "espada bastarda" da mesma forma que ninguém falava em "espada longa". Era espada e pronto, com alguns termos regionalizados como spatha e por aí vai. Espada curta, espada longa e espada bastarda são termos usados no jogo pra distinguir entre as diversas variações de espada. Mas não significa que essas variações às quais elas se referem não existiram; só o nome não era usado.

Até a 2ª edição, a espada longa era de cabo curto, impedindo que fosse empunhada com duas mãos, e a bastarda era de cabo mais longo, permitindo esse uso, mas não sendo tão grande quanto a que se diz de duas mãos, que visava arrebentar cavalos ou cavaleiros enlatados.

A espada larga, a famosa espada de duas mãos sugiu bem depois, e tinha uma função mais limitada, que era destruir a ponta das lanças usada pela infantaria e assim abrir um caminho pro resto das tropas passarem. Depois disso ela perdia uma boa parte da funcionalidade.

Tem isso também. Se bem que eu não chamaria de espada larga, pra não confundir com a broadsword, que é de 1 mão e tinha aquelas proteções afrescalhadas pro punho.

Por falar nisso, a chamada "espada montante" era a bastarda ou a de duas mãos?
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 18 Set 2008, 00:48

Segundo o Gurps a broadsword é que seria a montante. A greatsword seria pesada demais para usar de uma mão só. Como tuda essa falação é acerca da idéia das armas, assumam que ela mudou e pronto, já que não existiam realmente, mas idealmente...
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Diel em 18 Set 2008, 05:33

A minha questão toda ao ter comentado sobre o tamanho das armas e tal, é que eu achei que os danos estavam um pouco(demais) estranhos.
Eu não consigo engolir que uma arma de 1,8m de comprimento, sendo 1,5m só de lâmina, pesando mais de 3kg, sendo apenas 1d10, o mesmo dano de uma arma que tem pelo menos 50cm à menos de comprimento.
Ainda o caso do heavy flail, que causa 2d6. É como se fosse uma arma Huge, se não me engano.
Diel

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 18 Set 2008, 07:36

Mas eu nem falei em realismo...

É, acho que confundi sua mensagem com a Shinryuu na minha mente exausta.... :b

Archangell escreveu:A minha questão toda ao ter comentado sobre o tamanho das armas e tal, é que eu achei que os danos estavam um pouco(demais) estranhos.

Porquê? Exceto algumas armas, os danos em geral ficaram próximos aos da 3a. edição. No máximo mudou o dado em uma ordem de grandeza para cima ou para baixo.

Eu não consigo engolir que uma arma de 1,8m de comprimento, sendo 1,5m só de lâmina, pesando mais de 3kg, sendo apenas 1d10, o mesmo dano de uma arma que tem pelo menos 50cm à menos de comprimento.

QUais duas armas vocês está comparando, exatamente?

Ainda o caso do heavy flail, que causa 2d6. É como se fosse uma arma Huge, se não me engano.

Não, danos de armas de duas mãos marciais/militares médias sempre estiveram em torno de 1d10/1d12/2d6. A Heavy Flail deu uma ligeira melhorada no dano, e só. O que eu acho justo, visto que mangual causa um estrago nos ossos de quem atinge, esteja de armadura ou não.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 18 Set 2008, 10:28

Gostaria de saber o que vcs acham dessa Riddle que eu criei pra uma situação de jogo. Não é na verdade uma dúvida especídica de d&d, mas eu achei q seria besteira criar um tópico só pra isso, então vou colocar aqui mesmo.

A idéia é uma sala de tesouros com alguns itens mágicos que só vai se abrir caso decifrem a riddle, ou seja, acertar a riddle não é essencial pro andamento de nada.

Não sei se ela está difícil ou fácil demais, por isso posto aqui:

"Sou o símbolo da realeza
não tenho fim nem começo.
Brilho com minha riqueza
e tenho jóias como adereço."

Lembrem-se que na minha mesa, somos todos iniciantes, principalmente os jogadores, portanto isso vai ser uma coisa totalmente nova pra eles!
manso

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 18 Set 2008, 11:21

Na primeira frase eu já pensei em coroa. Com a segunda, indicando um círculo, ficou mais claro ainda. E com a quarta frase, a resposta está escancarada...
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 18 Set 2008, 11:29

ShinRyuu escreveu:Na primeira frase eu já pensei em coroa. Com a segunda, indicando um círculo, ficou mais claro ainda. E com a quarta frase, a resposta está escancarada...

Valeu!! :)
Eu perguntei pra 2 pessoas fora do mundo do rpg, chegaram a essa resposta tb, mas depois de muita tentativa e erro.
Vou dificultar um pouco mais. :cthulhu:

Isso parece ser idiota, mas é uma dúvida séria.. hehhehe
manso

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários