[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 22 Set 2008, 02:27

Eu ia abordar justamente o range (Close Burst 5) agora, já tinha até preparado o texto aqui, mas o Nib se adiantou. Eu não diria Melee (o único range Melee que existe é Melee Weapon, e a arma aí não é fator relevante), mas Close Burst 1. Se engajar o alvo é condição, não há sentido em disparar o challenge a distância. Se acharem e me apresentarem QUALQUER PODER que afete um alvo a distância mas exija engaje (em outras palavras: o range é só uma firula sem serventia alguma), dou-me por convencido.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 22 Set 2008, 03:06

Só uma nota, engajar o oponente não significa ficar ao alcance de melee. Significa fazer um ataque contra ele ou ficar adjacente. Um paladino com arco poderia marcar o oponente e ficar fugindo pra longe e atirando pra manter a marca indefinidamente.

O caso é que os poderes, talentos e habilidades do paladino mostram claramente que ele é um combatente de curta distância. Se alguém for fazer um paladino "padrão" e for obrigado a engajar o oponente na mesma rodada que ele coloca a marca, então o desafio pode ter range:melee weapon que ficaria na mesma.

Seguindo a regra como está escrita, letra por letra, o poder é ambíguo. Mas levando em consideração a aparente intenção dos criadores, o desafio deveria exigir engajamento ou mudança de marca no turno seguinte.

"Ah, mas aí o palada pode ficar trocando a marca sempre e ele nunca é penalizado"

Exceto quando houver apenas um inimigo em campo, como um solo. Um dragão poderia atacar voando e forçar o paladino a sempre fazer um ataque básico à distância só pra poder manter a marca ativa.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Iron Man em 22 Set 2008, 08:31

Olá pessoal

Olha estou com uma duvida. Qual seria o dinheiro inicial quando se constroi um personagem acima do 1º nível? Pois eu não entendi as regras que aparece no Dungeon Master's Guide.

Alguem pode ajudar?

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 22 Set 2008, 09:08

Nibelung escreveu:Sendo mais rápido, qual seria o sentido da marca do palada ser ativada em close burst 5, se ele tem que colar no sujeito de qualquer jeito no mesmo turno? Não seria mais prático ativar ela em melee range se fosse assim?

Eu vejo a marca do guerreiro como "eu vou até você, e você não passa daqui", e a do palada como "eu estou te chamando, venha cá e me encare".

Simples, dou uma porrada num fulano aqui... depois corro e colo no sujeito que eu marquei.
Sobre o engaje o paladino pode muito bem dar uma porrada em outro inimigo e depois correr pra colar no oponente que ele desafiou...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor oculto em 22 Set 2008, 09:21

Iron escreveu:Olá pessoal

Olha estou com uma duvida. Qual seria o dinheiro inicial quando se constroi um personagem acima do 1º nível? Pois eu não entendi as regras que aparece no Dungeon Master's Guide.

Alguem pode ajudar?

Conforme item 7 do Livro do Mestre pág. 143.
Vocês escolhe três itens mágicos. Um item um nível superior ao seu, outro item de mesmo nível que o seu e o terceiro um nível abaixo do seu. Eles são seus [com a devida permissão do mestre, é claro]. Anote na sua ficha.
Quanto ao dinheiro, você tem, em moedas de ouro, o mesmo valor que um item mágico um nível abaixo do seu. Com esse dindin vc faz o que quiser, até juntar para comprar outro item mágico. :mrgreen:
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 22 Set 2008, 09:38

Levei a questão do divine challenge ao fórum da WotC e pedi uma manifestação oficial do Customer Service a respeito.

http://forums.gleemax.com/showthread.php?t=1091896

Vamos ver o que dizem.
GALARDRON.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 22 Set 2008, 09:41

Styker escreveu:Simples, dou uma porrada num fulano aqui... depois corro e colo no sujeito que eu marquei.
Sobre o engaje o paladino pode muito bem dar uma porrada em outro inimigo e depois correr pra colar no oponente que ele desafiou...

Deixa ver se eu entendi, um paladino, um sujeito que usa Plate, tem desloamento reduzido, e nenhum poder para auxiliar sua movimentação tem que marcar alguém longe, e levar um ado do sujeito que ele está batendo pra poder correr e manter a marca que ele acabou de fazer?
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 22 Set 2008, 09:44

Close burst 5, antes de fazer minha afirmacao eu pensei sim na plate, oras, um humano usando PLATE tem speed 5, se o inimigo estiver na margem do bust o paladino ainda consegue alcança-lo...
Sobre o AdO o mundo não é perfeito né? Ele deve ter tido um motivo pra marcar o inimigo longe dele...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 22 Set 2008, 09:50

No livro do mestre, pagina 175, fala sobre templates. Até ai tudo bem.
Eu gostaria de saber, o que vem a ser aqueles 2 simbolos parecidos com d6, mostrando o 5 e o 6, ao lado de "Spellmaster (minor; recharge"

Grato!
"Vencer não é tudo, é preciso também humilhar o adversário."
"Existe um futuro onde só vejo névoas, e uma sombra solitária"
"Não se meta com magos, pois você é inflamável e conduz eletricidade"
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 22 Set 2008, 11:01

Styker escreveu:Close burst 5, antes de fazer minha afirmacao eu pensei sim na plate, oras, um humano usando PLATE tem speed 5, se o inimigo estiver na margem do bust o paladino ainda consegue alcança-lo...
Sobre o AdO o mundo não é perfeito né? Ele deve ter tido um motivo pra marcar o inimigo longe dele...

Tá, então vamos analisar com esse ponto de vista.

Guerreiro: Marca quantos inimigos ele conseguir atacar sem gastar nenhuma ação. Não há necessidade de estar adjacente ao inimigo. A marca dura uma rodada.

Paladino: Precisa gastar uma ação menor para marcar um único inimigo. Na mesma rodada ele é obrigado a atacá-lo. Não pode marcar dois inimigos ao mesmo tempo.

Claramente a marca do guerreiro fica muito mais poderosa que a do paladino com esse ponto de vista. Não vejo nenhuma vantagem em alguém que quer ser um defender optar por um paladino.
Imagem
Imagem
Nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 22 Set 2008, 11:02

Quanto ao Divine Challenge, eu considero assim:

- A marca do Divine Challenge permanece até o fim do seu próximo turno;
- Para dar "sustain" na marca por mais um turno, você tem que "confrontar" (engage) o alvo (terminar adjascente a ele ou atacá-lo).

O texto é super ambíguo, mas jogando de Paladino, essa foi a única maneira que interpretei que deixa o Divine Challenge útil. A marca do Paladino já é muito pior do que a do guerreiro, para começo de conversa. Ser forçado a "confrontar" o inimigo no mesmo turno tira o propósito da marca.

ArKHaN escreveu:No livro do mestre, pagina 175, fala sobre templates. Até ai tudo bem.
Eu gostaria de saber, o que vem a ser aqueles 2 simbolos parecidos com d6, mostrando o 5 e o 6, ao lado de "Spellmaster (minor; recharge"

No início do turno do monstro, você rola 1d6. Se cair um dos resultados mostrados, o monstro recupera o poder.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 22 Set 2008, 11:06

No livro do mestre, pagina 175, fala sobre templates. Até ai tudo bem.

Grato!

Alguns poderes são passíveis de recharge. No início de cada turno posterior ao que pj/monstro/npc usou o poder, rola-se 1d6 e com os resultados apropriados (5 ou 6 no caso apresentado) o poder é recarregado (está disponível para ser usado novamente).
GALARDRON.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 22 Set 2008, 15:49

Que bom. Serei um Lich entao!
"Vencer não é tudo, é preciso também humilhar o adversário."
"Existe um futuro onde só vejo névoas, e uma sombra solitária"
"Não se meta com magos, pois você é inflamável e conduz eletricidade"
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 22 Set 2008, 15:54

Claramente a marca do guerreiro fica muito mais poderosa que a do paladino com esse ponto de vista. Não vejo nenhuma vantagem em alguém que quer ser um defender optar por um paladino.

Bingo!

Paladino é um defender fuleiro disfarçado de leader mais fuleiro ainda. E eu acho a classe mais sem sal do jogo.

O texto é super ambíguo, mas jogando de Paladino, essa foi a única maneira que interpretei que deixa o Divine Challenge útil.

Eu iria além, diria que é a única interpretação coerente.
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 22 Set 2008, 16:05

ShinRyuu escreveu:Bingo!

Paladino é um defender fuleiro disfarçado de leader mais fuleiro ainda. E eu acho a classe mais sem sal do jogo.

Estou jogando de Paladino e estou gostando. Vejo que o guerreiro é mais eficiente em marcar os inimigos, contudo eu gosto de quando meu Paladino entra em modo de "Ninguém no meu grupo vai cair enquanto eu estiver de pé" e sai liberando cura e descendo porrada. Fora que os poderes à vontade Holy Strike e Valiant Strike são a cara do personagem.

Eu iria além, diria que é a única interpretação coerente.

Pois é. Qualquer outra interpretação, e o Paladino é arruinado como defensor. No grupo, eu uso muito a habilidade de marcar oponentes distantes que passaram por mim, para proteger outros personagens.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários