[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Fëanor em 20 Nov 2007, 23:10

Acho que me perdi um pouco nessa discussão.
Qual a moral dos patinhos de borracha?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor kimble em 20 Nov 2007, 23:21

Eles são só um dos instrumentos usados para demonstrar de forma tangível toda a vastidão abstrata de possibilidades que a insanidade representa para os clérigos do suposto deus caótico do cenário.
Ficou vago, metido a besta e vazio em conteúdo? É porque é papo de botequim.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2007, 23:25

É porque é papo de botequim.

Você realmente quer que eu escreva uma redação argumentativa falando de o porque deu achar Nimb sem noção?

Eu prefiro dizer"comigo não" e soltar uma do "você merece isso!"

Sempre funciona.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 21 Nov 2007, 01:21

Me lembrei de uma outra coisa de Tormenta que acho chata: tudo é Vorpal!

OK, estou exagerando. Mas o lenhador de Tolon e o sacerdote negro simplesmente ganham efeitos vorpal em machados/foices de graça no 10º nível. Até aí tudo bem.

Mas daí vemos um demônio da Tormenta (o lagosta), também com garras vorpais.

E não esqueçamos a porcaria da mariposa que tinha ND 1/2 e asas vorpais! (acho que isso eles corrigiram)
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Youkai X em 21 Nov 2007, 02:55

Eu vi, a mariposa em questão já não é mais vorpal.

Outro problema de Tormenta. CdPs sem sentido. CdPs pra lenhadores, nômades de deserto,pistoleiros e sacerdotes das trevas (e cujos sacerdotes ainda ganham fúria) e baloeiros goblins. Qual o sentido dessas CdPs? Pra que uma CdP pra lenhadores? É sem sentido, não há prestígio algum, parece que eles não captaram o sentido de uma classe de prestígio.
Youkai X

Mensagempor Darin em 21 Nov 2007, 06:22

um lenhador passando do 6º nível é algo realmente MUITO estranho, quando se considerado que é tão corriqueiro para existir uma classe de prestígio só para isso...
Darin

Mensagempor kimble em 21 Nov 2007, 08:07

Você realmente quer que eu escreva uma redação argumentativa falando de o porque deu achar Nimb sem noção?

Tu entendeu que minha argumentação foi que essa tentativa de transformar patinhos de borracha em uma suposta demonstração de como a insanidade dos clérigos é bem representada é uma grande bobagem?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

Mensagempor Haiyate em 21 Nov 2007, 08:15

é incrivel como o povo so observa o fato dos patinhos de borracha e esquece do resto que o personagem pode proporcionar....

os lenhadores bem concordo que não tem NADA A VER eles ganharem habilidade vorpal O.o
eles cortam a cabeça das arvores como treinamento?

mas do sacerdote da morte acho plausível e a lagosta e totalmente aceitavel pelo tamanho da pinça :bwaha:

kra ter o oda como mestre deve ser um sacrificio O.o pode nada XD
Haiyate

Mensagempor Deicide em 21 Nov 2007, 08:26

Todo esse papo de patinhos de borracha e clérigos do Caos que lutam com pirulitos me fez lembrar de uma coisa.

http://www.giantitp.com/comics/oots0080.html
http://www.giantitp.com/comics/oots0081.html

http://www.giantitp.com/comics/oots0137.html

O Elan foi procurar o Panteão errado! Banjo ficaria perfeito no Panteão de Tormenta!
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor AKImeru em 21 Nov 2007, 08:33

Tu entendeu que minha argumentação foi que essa tentativa de transformar patinhos de borracha em uma suposta demonstração de como a insanidade dos clérigos é bem representada é uma grande bobagem?

Sim. E concordo com ela. Por que?

é incrivel como o povo so observa o fato dos patinhos de borracha e esquece do resto que o personagem pode proporcionar....

DICA: Ninguém esquece. Só que é algo tão ridiculo que não é digno de nota.

mas do sacerdote da morte acho plausível e a lagosta e totalmente aceitavel pelo tamanho da pinça

Sinceramente, eu acho que a parte vorpal é o menor dos problemas do sacerdote da morte. Com o principal sendo um SACERDOTE COM FÚRIA.

kra ter o oda como mestre deve ser um sacrificio O.o pode nada

RPG para mim é diversão. Eu não me divirto com personagens bidimensionais.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Corvo da Tempestade em 21 Nov 2007, 09:05

Sobre o pato de borracha...

A loucura pode ter várias formas (aliais todos somos traumatizados em menor grau). E elas nem sempre são engraçadas...mas estamos em um munto de utopia (onde o Bem e o Mal são bem definidos)...então qual e o problema de um louco engraçadado?
Agora dizer que é "brincar com uma doença"...bem acho que é exagero. Afinal todos sabemos que é apenas diversão e que não iremos "escraxar" os loucos do asilo...se isso e "sacanear os loucos" vamos parar de jogar RPG, por incentivar a pilhagem, a chacina(nem sempre justificada) e ao assassinato( quantas vezes um grupo não se matou)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Bahamute em 21 Nov 2007, 09:36

TORMENTA: O Cenário que a Spell Ama Odiar...

Cara, esse tópico ta quase alcançando o D&D 4e! :bwaha:
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Corvo da Tempestade em 21 Nov 2007, 09:44

Bem acho que a palavra "tormenta", assim como "monge" chama comentários... :rolando:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor kimble em 21 Nov 2007, 10:10

Agora dizer que é "brincar com uma doença"...bem acho que é exagero. Afinal todos sabemos que é apenas diversão e que não iremos "escraxar" os loucos do asilo...se isso e "sacanear os loucos" vamos parar de jogar RPG, por incentivar a pilhagem, a chacina(nem sempre justificada) e ao assassinato( quantas vezes um grupo não se matou)

Assim como não vamos sair por aí prendendo mulheres em calabouços e torturando elas esperando que elas gostem, apesar do que o cenário possa sugerir. Assim como eu não vou esperar que as mulheres andem de fio dental no dia a dia.
Mas a questão é que todas estas coisas me deixam pelo menos desconfortável. Não acho que ninguém vai sair por aí apontando dedo para quem tem problemas e fazendo piada ou raptando pessoas, mas é mais uma dessas coisas que eu questiono quanto a validade em jogo. Tem um personagem na minha campanha atual, por exemplo, que está interpretando um bully. Eu vou conversar com o jogador, mesmo sabendo que ele é responsável, para dar um toque e deixar claro que tem certas coisas com as quais ele tem que tomar cuidado na sua interpretação. É a mesma situação aqui. No instante em que praticamente todo louco do cenário é um piadista, ou você admite logo que o cenário não tem nexo ou lógica nenhuma, ou isso entra como mais uma das coisas questionáveis dentro de Tormenta. Porque insanidade é algo sério e num cenário SÉRIO exigiria um tratamento em termos de ambientação, adequado.
Traz isso para uma outra ótica então. Pessoas com dislexia. Se todas as pessoas com dislexia fosse tratadas como burras, idiotas ou de alguma outra forma usadas para serem fontes de piadas, será que não estariam tratando de forma desrespeitosa esse problema?
Ou mesmo, no caso de algo que não é um problema. Como uma minoria. Se todo gay do cenário fosse afetado e estereótipo, se toda mulher fosse uma donzela indefesa e submissa, etc. e etc., não seria desrespeitoso?
Ou então, citando um exemplo fora do cenário. Eu odeio a forma como o Brasil é mostrado em alguns rpgs estrangeiros. Parece que a civilização só existe no Rio, São Paulo e o resto de nós somos macacos ou vivemos em tribos canibais. Isso é desrespeitoso!
Essa falta de tato não é só um problema de Tormenta (biquini chainmail é um 'clássico' do Ad&d antigo), mas isso não justifica a falha do cenário em se supor sério mas criar esse tipo de situação 'desconfortável'. No instante que o cenário simplesmente se admitisse como uma piada e algo sem lógica, a liberdade para usar de estereótipos e padrões mais ofensivos aumentaria, mas até nesse caso seria preciso manter alguns padrões de até onde se pode ir. Mas enquanto Tormenta for tratado como sério, tenta colocar algumas coisas como algo 'normal' (como tratar doenças mentais de forma engraçada) no mínimo invalida a seriedade, no máximo ofende o tipo de pessoa que for alvo do estereótipo da vez.
kimble

Mensagempor Haiyate em 21 Nov 2007, 11:51

kimble

na minha opinião os autores de arton fizeram do cenário algo híbrido entre serio e cômico, algo semelhante ao universo de slayers onde o mundo eh cheio de coisas cômicas mas trata muitas vezes de assuntos serios ( enfrentar demonios e afins)

no caso da insanidade nimb permite todo e qualquer tipo de deficiencia mental em seus seguidores

e pelo que eu to vendo aqui o povo não está reclamando devido o fato da insanidade ter sido citada e sim do patinho de borracha pois se o personagem que eu citei usasse calçados normais e como insanidade tivesse o comportamento infantil que eu mencionei tendo crises de violência o povo nem teria dado tanta enfase nesse assunto....

e não não acho deficientes mentais algo engraçado mas no jogo UM unico personagem representando um personagem com alguns problemas mentais não considero ofensivo ( e se forem contar todos os personagens/NPCS com insanidade em arton nem todos são piadistas ou cômicos)
Haiyate

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários