Metal Sonic escreveu:Eu vejo uma dificuldade enorme de algumas pessoas em entender a diferença de um efeito mecânico para uma descrição em jogo...
O óbvio que, parece, sempre é bom ressaltar.
Não é porque uma coisa no sistema usa o formato de stat block de magia que ela é necessariamente um feitiço ou coisa assim. É apenas uma
ferramenta de sistema. No 3.5, o bloco de magia serve para descrever uma exceção (algo que personagens não realizam normalmente no sistema) controlada por um recurso finito (slots/dia, no caso). Se esse mecanismo está associado a "poderes mágicos", é por pura convenção, pois o mesmo formato pode descrever outras ações especiais dentro do sistema (o Tome of Battle mostra isso, o Mutants & Masterminds aplicam essa lógica ao sistema inteiro).
O próprio Tome of Battle parece não conseguir fugir dessa idéia de "se tem stat block de magia, é magia na ficção". O capítulo dos estilos de luta e escambau se chama "Blade Magic", e mesmo a introdução é rápida em associar o lance de manobras especiais com "monges e samurais" e "filmes de artes marciais e animê", evocando, mesmo que inadvertidamente, imagens de guerreiros pirotécnicos e wuxia voadores.
Se a manobra tem o efeito de dano de 3d6 por fogo em um cone de 30 feet, não precisa, necessariamente, lançar uma baforada de fogo saída da espada. Eu posso muito bem dizer que a "animação" do bagulho é que o personagem percorre, num turbilhão de movimento, a área de efeito, golpeando cada um dos adversários. O dano de fogo pode ser tanto uma coisa mais "mística" quanto, sei lá, a lâmina ser preparada com um alquímico similar à pólvora, que entra em combustão com faíscas originadas do impacto entre lâmina e armadura do adversário. Se o efeito é vôo (se não me engano tem uma stance que faz isso), pode representar o guerreiro em constante movimento, em seqüências de saltos, por vezes se pendurando em elementos da topografia cenográfica -- o efeito, estar fora do alcance de adversários em terra, se mantém. Mesmo na 3.5, que volta e meia se mete a ser simulacionista, as mecânicas são, no geral, abstraídas o suficiente para comportar uma gama de efeitos até considerável.
Na 4E que esse raciocínio se desenvolveu bem. Se a manobra é um turbilhão de golpes furiosos, o sistema não fica mais "olha, agora faz uma jogada de ataque contra cada adversário adjacente" -- ele informa "Burst 1" e a coisa tá resolvida. Ou seja, finalmente perderam o hábito besta de achar que só magias podem se beneficiar de palavras-chaves e outros facilitadores, ao passo que "coisas mundanas" devem ser todas expressas por extenso.