Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor AKImeru em 10 Mai 2011, 13:15

Lancelot não preciso de uma magiazinha sequer para derrotar Rei Artur com sua espada magica hax e um exército inteiro quase que sozinho. Ele não é um personagem mudano. Nem Rei Artur. Nem Percival. Nem Conan.

Só porque são combatentes que se utilizam de meios mudanos para combater, não faz deles mudanos. Eles são herois, campeões. O equivalente do mundo antigo de Super Herois.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Metal Sonic em 10 Mai 2011, 13:30

Eu vejo uma dificuldade enorme de algumas pessoas em entender a diferença de um efeito mecânico para uma descrição em jogo... E nesse ponto o 3D&T me ajudou bastante, já que ele é basicamente um "sistema de efeito cosmético", como um grande amigo meu diz.

Um "Procedimento" que faz a arma causar +1d6 de dano de fogo poderia ser descrito de inúmeras formas diferentes, em qualquer "fonte de poder" existente:

- Um Clérigo que reza ao Deus do Sol para que sua lâmina queime seus inimigos.
- Um Mago que manipula o Fogo e faz que chamas saiam de sua arma.
- Um Guerreiro que faz uso de manobras que geram faíscas enormes que chegam a queimar.
- Um Artífice que fabricou um sistema de injeção especial na sua arma que gera fogo.
- Um Alquimista que usa um combustível especial.

Um "Procedimento" de Saltar +20 poderia ser:

- Um Bárbaro que usa sua força bruta para um salto enorme, como o Hulk.
- Um Guerreiro que atira um arpão durante o salto para superar os metros que não conseguiria cobrir normalmente.
- Um Ladino mestre de acrobacias que consegue saltar novamente em pleno ar.
- Um Mago que controla gravidade ou os ventos para impulsionar seus saltos.
- Um Paladino que temporariamente cria asas para içá-lo aos céus.

Agora me explica porque isso não poderia se aplicar em D&D? Pensar em EFEITOS, e não simplesmente "Magia Pode, Mundano Não Pode"?
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Youkai X em 10 Mai 2011, 13:32

Oda, eles fazem esses feitos épicos todos com battle auras alementais XD ?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor shido_vicious em 10 Mai 2011, 14:10

Metal Sonic escreveu:Eu vejo uma dificuldade enorme de algumas pessoas em entender a diferença de um efeito mecânico para uma descrição em jogo...


O óbvio que, parece, sempre é bom ressaltar.

Não é porque uma coisa no sistema usa o formato de stat block de magia que ela é necessariamente um feitiço ou coisa assim. É apenas uma ferramenta de sistema. No 3.5, o bloco de magia serve para descrever uma exceção (algo que personagens não realizam normalmente no sistema) controlada por um recurso finito (slots/dia, no caso). Se esse mecanismo está associado a "poderes mágicos", é por pura convenção, pois o mesmo formato pode descrever outras ações especiais dentro do sistema (o Tome of Battle mostra isso, o Mutants & Masterminds aplicam essa lógica ao sistema inteiro).

O próprio Tome of Battle parece não conseguir fugir dessa idéia de "se tem stat block de magia, é magia na ficção". O capítulo dos estilos de luta e escambau se chama "Blade Magic", e mesmo a introdução é rápida em associar o lance de manobras especiais com "monges e samurais" e "filmes de artes marciais e animê", evocando, mesmo que inadvertidamente, imagens de guerreiros pirotécnicos e wuxia voadores.

Se a manobra tem o efeito de dano de 3d6 por fogo em um cone de 30 feet, não precisa, necessariamente, lançar uma baforada de fogo saída da espada. Eu posso muito bem dizer que a "animação" do bagulho é que o personagem percorre, num turbilhão de movimento, a área de efeito, golpeando cada um dos adversários. O dano de fogo pode ser tanto uma coisa mais "mística" quanto, sei lá, a lâmina ser preparada com um alquímico similar à pólvora, que entra em combustão com faíscas originadas do impacto entre lâmina e armadura do adversário. Se o efeito é vôo (se não me engano tem uma stance que faz isso), pode representar o guerreiro em constante movimento, em seqüências de saltos, por vezes se pendurando em elementos da topografia cenográfica -- o efeito, estar fora do alcance de adversários em terra, se mantém. Mesmo na 3.5, que volta e meia se mete a ser simulacionista, as mecânicas são, no geral, abstraídas o suficiente para comportar uma gama de efeitos até considerável.

Na 4E que esse raciocínio se desenvolveu bem. Se a manobra é um turbilhão de golpes furiosos, o sistema não fica mais "olha, agora faz uma jogada de ataque contra cada adversário adjacente" -- ele informa "Burst 1" e a coisa tá resolvida. Ou seja, finalmente perderam o hábito besta de achar que só magias podem se beneficiar de palavras-chaves e outros facilitadores, ao passo que "coisas mundanas" devem ser todas expressas por extenso.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Deicide em 10 Mai 2011, 14:13

Youkai X escreveu:Oda, eles fazem esses feitos épicos todos com battle auras alementais XD ?


Isso.

O problema não é fazer feitos incríveis. Fantasia heróica é basicamente contar histórias cheias de feitos incríveis. O problema não é dar um problema de Saltar +20 (sinceramente, +20 é o mesmo que 6m de distância a mais num salto. Não é tão absurdo assim), ou um ataque que lança todos os oponentes adjacentes para longe e os derruba. Isso é meio que esperado.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 10 Mai 2011, 14:18

Então qual o problema, afinal, Deicide?

Pelo que entendi do seu discurso, você não quer que guerreiros façam "magia". Mas já foi demonstrado que "magia" é apenas uma descrição para efeitos (ou exceções) do sistema, e a descrição pode ser substituída por outras não sobrenaturais igualmente válidas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Russel em 10 Mai 2011, 14:21

Eu não vejo problema nenhum em descrever determinados efeitos, como por exemplo, uma espada flamejante de maneira sobrenatural:

"o meu personagem aprendeu a antiga tecnica dos dragões vermelhos de controlar os espiritos do fogo"

mas é claro, esse sou eu
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Youkai X em 10 Mai 2011, 14:59

É que para a maioria dos puristas e afins, guerreiros e mundanos fazem feitos incríveis com força, inteligência, velocidade e algumas vezes graças a itens mágicos que receberam, e não invocando magias sobrenaturais pirotécnicas, que geralmente é algo mais visto em mídias orientais. E os super-fortes da mitologia são... filhos de deuses, ou seja, não são mundanos, são claramente sobrenaturais (e pro Pichu, o Hércules do desenho da Disney só tem brilho quando volta a ser um deus em sua totalidade)
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor shido_vicious em 10 Mai 2011, 16:26

Youkai X escreveu:É que para a maioria dos puristas e afins, guerreiros e mundanos fazem feitos incríveis com força, inteligência, velocidade e algumas vezes graças a itens mágicos que receberam, e não invocando magias sobrenaturais pirotécnicas, que geralmente é algo mais visto em mídias orientais. E os super-fortes da mitologia são... filhos de deuses, ou seja, não são mundanos, são claramente sobrenaturais (e pro Pichu, o Hércules do desenho da Disney só tem brilho quando volta a ser um deus em sua totalidade)


O que pode fazer sentido em termos de "pureza de gênero" (não conte pra essas pessoas que alguns dos romances de fantasia mais interessantes são os que justamente subvertem o gênero...), mas não muito em termos de verossimilhança.

Sempre me pareceu artificial à beça essa divisa rígida que se convencionou erguer entre o "mágico" e o "mundano". É quase como se a magia não fizesse parte do mundo, fosse uma coisa "à parte". Imagina se, no final do séc. XIX, os industriais tivessem se reunido e decidido que esse lance de "eletricidade" era off limits, e que fábrica alguma jamais cogitaria usar -- só o cientista teórico a estudaria e, se indagado sobre as possibilidades de aplicação industrial, conseguiria responder apenas "não porque não".

É por essas e outras que o Eberron me parece um dos cenários que mais faz sentido -- se a magia existe no mundo, qualquer aplicação prática de conhecimento que se possa beneficiar dela o fará. E se o mago faz magias usando padrões de pensamento com murmúrios em latim e coreografia gestual, porque as rotinas de treinamento do guerreiro não podem também constituir uma espécie de mambo-jambo ritualístico que invoca uma magia mais sutil que ele mescla às suas técnicas de luta? Aço é ótimo, mas se existem metais exóticos capazes de, sei lá, "canalizar mana" ou porcaria semelhante, seria meio lerdo o governante que tivesse fundos para equipar seus soldados com equipamento assim tão vantajoso e não o fizesse.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Smaug em 10 Mai 2011, 18:05

Estou enfrentando um problema desse tipo na minha aventura de Reinos de Ferro para a 4e. Um dos personagens é um Nyss, um elfo do inverno, essa raça tem como tradição entregar aos membros que entram na fase adulta uma claymore nyss ( na prática, parece uma katana frescurenta), arma com a qual todos os nyss são familiarizados e recebem proficiência, portando ela a vida toda. Nada mais lógico que o nyss em questão usasse a espada dele a aventura toda e não descartasse ela em favor de uma espada mágica/mekânica que ele conseguiu ao longo da aventura. O problema é: os nyss não tem tradição mekânica e duvido que um nyss permitiria a um não nyss "turbinar" a arma dele mekanicamente, do mesmo modo, fazer armas mágicas em reinos de ferro é um processo caro (o item custa 50% a mais que um item mekânico) e doloroso para o mago.
O que eu pensei, nas vezes em que eu tiver de entregar a parcela de itens mágicos do tesouro, ocasionalmente ele "aprenderia uma manobra" com a claymore, que em termos de regra seria um encantamento para a espada.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Agnelo em 10 Mai 2011, 18:22

Ele pode ganhar um item mágico que equivalha a uma arma magica, ora bolas. Um anel que deixe a espada em chamas, por exemplo.

Uma coisa legal pra usar em RdF também são os bonus inerentes de darksun, isso facilitaria bastante tua vida.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Smaug em 10 Mai 2011, 18:24

Uma coisa legal pra usar em RdF também são os bonus inerentes de darksun, isso facilitaria bastante tua vida.

Vou dar uma lida nesses bônus, pode ser uma boa saida mesmo...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Sr. Pichu em 10 Mai 2011, 18:28

inscreva runas ou coloque jóias encantadas na arma <3
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Smaug em 10 Mai 2011, 18:54

Continua tendo o mesmo problema... jóias encantandas, anéis, colares e outros apetrechos mágicos são incrivelmente raros no cenário.A ambientação incentiva o uso de itens mekânicos ou personagens com habilidades únicas, por isso pensei nas "manobras mágicas".
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?

Mensagempor Elven Paladin em 10 Mai 2011, 19:23

Continua tendo o mesmo problema... jóias encantandas, anéis, colares e outros apetrechos mágicos são incrivelmente raros no cenário.A ambientação incentiva o uso de itens mekânicos ou personagens com habilidades únicas, por isso pensei nas "manobras mágicas".


Aqui depende de como você está observando o cenário. Se for seguir como está nos livros de campanha, Iron Kingdoms é um lugar onde ítens mágicos (de fato) são relativamente incomuns (mas não incrivelmente raros - as ruínas de Orgoth estão aí para mostrar o oposto) - agora, Warmachine parece que deixou esse detalhe de lado e a Mekânika e Arkântrica tiveram avanços tão grandes que eu estou disposto a considerar, para fins de regras, os Ítens Mekânicos como Ítens Mágicos com Estética Diferenciada.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron