[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Deicide em 24 Jul 2010, 13:32

Iron Man escreveu:Olá pessoal

Nossa eu estou sem palavras mesmo. Bom estou colocando esta mensagem para avisar-los que vou jogar uma mesa de Tormenta RPG para testar o sistema, pois um amigo meu comprou o livro e acho o sistema de jogo ótimo (mas não disse se está equilibrado OU coeso). Eu pessoalmente não gosto de Tormenta e de MUITOS dos seus elementos, mas como sou uma pessoa que gosta de Sistema de Regras quero testar em jogo todos os prós (que deve ter algum) e os contras (que realmente deve ser muitos). Por isso me deseje sorte e assim que possível vou relatar as minha analises aqui.

Até mais

Conte suas experiências para a gente!

(E quer uma sugestão? Combe. Combe o máximo possível! Tente encontrar as falhas no sistema! Faça o playtest que os autores não fizeram!)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Jul 2010, 13:37

Iron Man, joga de Qarren Mago ou Feiticeiro. ;D
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 24 Jul 2010, 13:43

Eu estou impressionado com a quantidade de resenhas que não observam nenhum problema real no sistema quando ele é basicamente 3.X completamente quebrado e com algumas classes injogaveis.

(Tente jogar de Monge em uma mesa onde o Mestre faz mais do que apenas atacar o grupo.)
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Deicide em 24 Jul 2010, 13:55

Oda Nobunaga escreveu:Eu estou impressionado com a quantidade de resenhas que não observam nenhum problema real no sistema quando ele é basicamente 3.X completamente quebrado e com algumas classes injogaveis.

(Tente jogar de Monge em uma mesa onde o Mestre faz mais do que apenas atacar o grupo.)

Eu não acho que o público brasileiro realmente liga pra isso. Não é como lá fora, em que tem foruns inteiros dedicados a achar combos e discutir falhas e soluções em sistemas. Aqui é rara a preocupação com esse aspecto do jogo. Olha lá no subforum de design & desenvolvimento. Quase ninguém liga pra ele.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Nibelung em 24 Jul 2010, 14:23

Eu acho que é mais porque quem se interessa por combos e afins acha mais fácil centralizar nos fóruns gringos, que tem mais informação organizada.

Ademais, vou montar uma ficha de feiticeiro pra mostrar como que a transformação em dragão no nivel 20 é um gimmick que só PARECE ser forte.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Deicide em 24 Jul 2010, 14:29

Nibelung escreveu:Ademais, vou montar uma ficha de feiticeiro pra mostrar como que a transformação em dragão no nivel 20 é um gimmick que só PARECE ser forte.

Eu andei reparando. O dragão não ganha PVs nem nenhuma outra forma de resistir mais a danos (CA, RD, Resistências, etc.). Ele ganha um monte de ataques por turno, mas as magias são mais poderosas. E a baforada e o vôo o feiticeiro já tinha antes de qualquer forma...

Deicide

Mensagempor Rain em 24 Jul 2010, 14:34

Oda Nobunaga escreveu:Eu estou impressionado com a quantidade de resenhas que não observam nenhum problema real no sistema quando ele é basicamente 3.X completamente quebrado e com algumas classes injogaveis.

Ja eu acho que é justamente por que as resenhas estão sendo feitas por blogs e sites ligados a jambo editora e os seus criadores
Hoje temos o .20 (que só um cego pra não ver que o blog puxa a sardinha do trio)
Aquele blog do Phill que é membro do forum da jambo
Area Cinza que não é mais cinza e etc...

Espere uma resenha de alguem menos ligada aos autores...
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Iron Man em 24 Jul 2010, 14:50

Olá pessoal

Deicide escreveu:Conte suas experiências para a gente!

(E quer uma sugestão? Combe. Combe o máximo possível! Tente encontrar as falhas no sistema! Faça o playtest que os autores não fizeram!)

Lumine Miyavi escreveu:Iron Man, joga de Qarren Mago ou Feiticeiro. ;D

Bom obrigado pelo apoio, mas este meu amigo sabe que sou meio-combeiro (é uma raça nova de D20) e por isso não fui TÃO obvio com o meu personagem. Bem como a parte mais desiquilibrada do sistema são os Conjuradores fiz um Meio-Elfo* Feiticeiro nível 1 da Linhagem Feérica (descrita em uma das Dragon Slayers) com os Talentos Foco em Pericia (Conhecimento Arcano) e Poder Mágico. E pretendo MESMO testar o sistema ao MÁXIMO para ver suas limitações (o combo do Míssil Mágico é muito bom).

Só joguei uma aventura e noto que as coisas da versão 3.X ainda ocorrem, como os combatentes são inicialmente bem mais fortes e os conjuradores arcanos fracos. Mas pude já encontrar um "tipo de falha", pois ataques de toque não existem por isso magias que exigiam Ataques de Toque são feitos com um ataque a distancia resistido pelo Resistência de Reflexos do alvo. Assim o Ladino Fantasma fica imune a magias como Raio Ardente. Coisa que deixa o Ladino poderoso em um certo nível.

Bom nas próximos posts vou descrever minhas opiniões sobre os sistema.

Até mais

*Obs.: Para quem não sabe no Cenário de Tormenta não há diferenças mecânicas entre Elfos e Meio-Elfos, pois devido a sua diaspora pelo mundo e mixigenação as outras raças não conseguem notar a diferença. Mas eles colocam as regras das Raças Gnomos, Meio-Elfo e Meio-Orcs caso alguem queira usar estas raças em Tormenta.

*Tipo Humanóide
*+2 em Destreza e +2 em qualquer habilidade menos Constituição
*Um talento extra no 1ª nível
*Uma pericia treinada extra no 1º nível
*+2 em Identificar Magia e Percepção.
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor Fëanor em 24 Jul 2010, 15:38

E de boa, o Lumine pegou o exemplo mais extremo possível: Pegou os melhores itens, o melhor atributo possível, a maior quantidade de PMs possível. Fazer isso em mesa é bem diferente. Dá um grande trabalho arrumar essa combinação dentro de jogo.

Geralmente o jogador vai escolher os melhores talentos e itens. Não vejo nada de anormal.

Juntar um item +6 e outro +5? Os maiores bônus de jogo? Tem nada de extremo aí? Existem tomos +1, +2, etc. Qual que você acha que é o mais raro e difícil de encontrar? E em Tormenta, onde a riqueza é menor e itens mágicos são raros a dificuldade é bem maior.

Pera, mas tormenta não tem cidades voadoras? E itens mágicos são dificeis de se encontrar?

Agora, sem querer dizer nada, mas, independente da qualidade do material, não parece para vocês que o material foi feito só pra ganhar dinheiro mesmo, porque 80% das mudanças já eram propostas eme diversos lugares. Feiticeiros com linhagem existe a ANOS, perícias sem pontos vem desde SAGA, assim como atributos de defese e outras características que foram, inclusive, utilizadas na 4e (que aparentemente o trio detesta).
É simplesmente um roubo de dinheiro, já que existem milhares de variantes, muito provavelmente melhores, de graça na internet!
Editado pela última vez por Fëanor em 24 Jul 2010, 15:44, em um total de 1 vez.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor ferdineidos em 24 Jul 2010, 15:42

Tava lendo essa resenha do Dot20, achei algo curioso. Ele comenta que os qareen são: "a mais poderosa raça conjuradora, sem sombra de dúvida. (...) Na minha opinião são a raça que mais ganha vantagens no novo sistema. Apesar disso, são um pouco especializados demais, fazer um qareen guerreiro, por exemplo, é simplesmente estupidez, considerando o grande número de vantagens perdidas."

Engraçado que TODAS as raças que ele descreveu parecem especializadas de mais...

Pra quem leu o livro, é isso mesmo? As raças vieram "casadas" com as classes?
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor AKImeru em 24 Jul 2010, 16:39

Fëanor escreveu:
E de boa, o Lumine pegou o exemplo mais extremo possível: Pegou os melhores itens, o melhor atributo possível, a maior quantidade de PMs possível. Fazer isso em mesa é bem diferente. Dá um grande trabalho arrumar essa combinação dentro de jogo.

Geralmente o jogador vai escolher os melhores talentos e itens. Não vejo nada de anormal.

Juntar um item +6 e outro +5? Os maiores bônus de jogo? Tem nada de extremo aí? Existem tomos +1, +2, etc. Qual que você acha que é o mais raro e difícil de encontrar? E em Tormenta, onde a riqueza é menor e itens mágicos são raros a dificuldade é bem maior.

Pera, mas tormenta não tem cidades voadoras? E itens mágicos são dificeis de se encontrar?

Agora, sem querer dizer nada, mas, independente da qualidade do material, não parece para vocês que o material foi feito só pra ganhar dinheiro mesmo, porque 80% das mudanças já eram propostas eme diversos lugares. Feiticeiros com linhagem existe a ANOS, perícias sem pontos vem desde SAGA, assim como atributos de defese e outras características que foram, inclusive, utilizadas na 4e (que aparentemente o trio detesta).
É simplesmente um roubo de dinheiro, já que existem milhares de variantes, muito provavelmente melhores, de graça na internet!

É o que eu sempre digo: Se é para criar uma variante do d20 que pode ser alterada pelo seu grupo como Cassaruman diz, deixe de ser mocorongo e baixe gratuitamente o SRD em portugues e faça você mesmo as alterações.

É mais equilibrado do que TRPG, e supre as -suas- necessidades e problemas com o sistema.
AKImeru

Mensagempor Dinobot em 24 Jul 2010, 17:11

Phil e povo, só pra constar, não, não sao todas as hailidades do monge que são perdidas quendo ele é imobilizado. Você tá misturando a legenda com o texto.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor Nibelung em 24 Jul 2010, 17:29

Demorou um pouco porque eu tive que fazer um combatente similar pra mostrar a discrepância de poder. Então vamos lá.

Tanto pro guerreiro de nível 20 quanto pro feiticeiro de nível 20 eu irei usar o humano por ser uma raça "neutra" e sem penalidades nos atributos.

Guerreiro humano 20:

Atributos: Força 34 (17 +2 racial +9 de nível +6 item), constituição 18 (15 +2 racial +1 de nível), destreza 13, resto irrelevante. Equipamento: Espada longa +5, Armadura de batalha +5, Escudo pesado +5 (não tem escudo torre no TRPG), Cinturão de força de gigante +6, Manto de resistência +5.

Talentos relevantes: Foco em arma, especialização em arma, foco em arma aprimorado, especialização maior em arma, mestre em arma, acerto crítico aprimorado, foco em armadura, especialização em armadura, ataque poderoso, ataque duplo, especialização em combate, Vitalidade, esquiva, +9 talentos. Benefício total: Margem de ameaça 16-20 (lembrando que não precisa confirmar), +20 PVs, +6 CA, RD 2, +9 de dano, -6 no acerto. dois ataques por rodada.

Resultado final:

Ataque: 20 (base) +12 (força) -6 (foco +foco maior +mestre em arma +ataque poderoso +ataque duplo +especialização em combate) +5 (arma mágica) = +31
Dano: 1d8 (base) +10 (nível) +12 (força) +9 (ataque poderoso + especialização + espec. maior + mestre em arma) +5 (arma mágica) = 1d8 +36 (25% de chance de crítico x2)

PVs: 20 + (5x19 = 95) + (4x20 = 80) +20 (vitalidade)= 215
CA: 20 (base) +13 (armadura mágica) +7 (escudo mágico) +1 (destreza) +6 (esquiva + foco + especialização em combate) = 47
TRs: 10 (base) +5 (capa mágica) = 15 + modificador de atributo + outros talentos

Do outro lado, temos o nosso feiticeiro de nível 20 que pode virar dragão.

Atributos: Carisma 34 (17 base + 2 racial +9 níveis +6 item), Constituição 24 (15 base + 2 racial +1 nível +6 item), Força 19 (13 base +6 item), resto irrelevante. Equipamento: Cinturão de força de gigante +6, amuleto da saúde +6, Manto do carisma +6. Talentos: Casca Grossa, Vitalidade, Magias em Combate, +9 talentos. Eu poderia pegar foco em arma (garra) e ataque duplo com o feiticeiro, mas achei que o -5 de penalidade no acerto ia ser muito alto.

Na forma de dragão o feiticeiro recebe +16 em força e -2 nos ataques (pelo tamanho), totalizando +6 em acerto e +8 em dano. Se for atacar com as duas garras e a mordida na mesma rodada, sofre -4 em todas as ações. Sendo assim, ao virar dragão o feiticeiro tem três ataques, +2 no acerto, e +8 no dano.

Ataque: 10 (base) + 4 (força) +2 (forma de dragão) +6 (magia Transformação de Tenser guerra) = +22
Dano: 2d6 ou 2d8 (base) +4 (força) +8 (forma de dragão) +6 (magia Transformação de Tenser guerra) = 2d6+18/2d6+18/2d8+18

PVs: 8 + (2x19 = 38) + (7x20 = 140) + 20 (vitalidade) = 206 + 30 PVs temporários de Transformação de guerra
CA: 20 (base) + 7 (casca grossa) +6 (forma de dragão) +4 (armadura arcana, acumula com Casca Grossa) +4 (escudo arcano) +6 (magia Transformação de Tenser guerra) = 47
TRs: 10 (base) + modificadores de atributos + talentos

Em CA e PVs ambas as classes ficam equiparadas (mais porque o feiticeiro conseguiu espaço pra um item de constituição, e o guerreiro não), mas o feiticeiro vai possuir TRs piores, e fica quase 10 pontos atrás no acerto dos golpes. Pra ver a efetividade em combate, precisamos compará-los com um monstro de nível equivalente. Então, vamos ver como ambos se saem contra um... Dragão Venerável (pg 281), que é o único monstro do livro inteiro que pode dar algum desafio para eles.

O dragão venerável faz três ataques com +39 (3d6+28/3d6+28/3d8+28 de dano) e tem CA 39. A CA dos dois lutadores é similar, e boa o suficiente para o dragão não acertar automaticamente. Mas o acerto de ambos é bem diferente.

O guerreiro consegue acertar o dragão com um 8 no dado (65% de chance), e consegue um crítico com 16 (25% de chance), o que significa que quase metade dos ataques do guerreiro que acertarem vão ser críticos. Ele faz dois ataques por rodada, e tem uma boa chance de acertar ambos. Quase sempre acerta pelo menos um. Dano médio por rodada: 77,9 contra o dragão.

O feiticeiro só acerta o dragão com um 17 no dado (20% de chance), e consegue um crítico com 20 (5% de chance), o que dá, arredondando, um acerto a cada duas rodadas, e um crítico a cada 7 rodadas. Dano médio por rodada: 15,4 contra o dragão

O dragão, do outro lado, acerta ambos os combatentes com um 8 no dado (65% de chance), e faz crítico com 20 (5% de chance). O guerreiro tem uma leve vantagem por ter RD 2 e um pouquinho mais de PVs. E claro, que o guerreiro não precisa de duas rodadas de pré-buff antes (ou uma rodada com acelerar magia). Dano médio por rodada: 79,1 contra o guerreiro, 83 contra o feiticeiro.

Agradecimentos ao Ruben pelo cálculo de dano médio por rodada.

Editado: Só por curiosidade. DPR do guerreiro contra o feiticeiro: 45,5. DPR do feiticeiro contra o guerreiro: 7,4
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 24 Jul 2010, 17:43

Talentos relevantes: Foco em arma, especialização em arma, foco em arma aprimorado, especialização maior em arma, mestre em arma, acerto crítico aprimorado, foco em armadura, especialização em armadura, ataque poderoso, ataque duplo, especialização em combate, Vitalidade, esquiva, +9 talentos. Benefício total: Margem de ameaça 16-20 (lembrando que não precisa confirmar), +20 PVs, +6 CA, RD 2, +9 de dano, -6 no acerto. dois ataques por rodada.

Eu gosto como todos os talentos do guerreiro são "Bater mais forte" "Bater mais forte aprimorado" e "Bata duas vezes".
AKImeru

Mensagempor Elven Paladin em 24 Jul 2010, 17:51

Nibe

Chegou a cogitar adicionar algum ítem mágico que aperfeiçoe os Ataques Naturais ( supondo que a "Forma Dracônica" dure o bastante para justificar isso ) para o Feiticeiro? Isso parece que faz uma bela falta ao personagem ( embora nesse caso, eu estou supondo um "Feiticeiro Porradeiro". O que montou parece um "Feiticeiro Normal")
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários