Demorou um pouco porque eu tive que fazer um combatente similar pra mostrar a discrepância de poder. Então vamos lá.
Tanto pro guerreiro de nível 20 quanto pro feiticeiro de nível 20 eu irei usar o humano por ser uma raça "neutra" e sem penalidades nos atributos.
Guerreiro humano 20: Atributos: Força 34 (17 +2 racial +9 de nível +6 item), constituição 18 (15 +2 racial +1 de nível), destreza 13, resto irrelevante. Equipamento: Espada longa +5, Armadura de batalha +5, Escudo pesado +5 (não tem escudo torre no TRPG), Cinturão de força de gigante +6, Manto de resistência +5.
Talentos relevantes: Foco em arma, especialização em arma, foco em arma aprimorado, especialização maior em arma, mestre em arma, acerto crítico aprimorado, foco em armadura, especialização em armadura, ataque poderoso, ataque duplo, especialização em combate, Vitalidade, esquiva, +9 talentos. Benefício total: Margem de ameaça 16-20 (lembrando que não precisa confirmar), +20 PVs, +6 CA, RD 2, +9 de dano, -6 no acerto. dois ataques por rodada.
Resultado final:
Ataque: 20 (base) +12 (força) -6 (foco +foco maior +mestre em arma +ataque poderoso +ataque duplo +especialização em combate) +5 (arma mágica) = +31
Dano: 1d8 (base) +10 (nível) +12 (força) +9 (ataque poderoso + especialização + espec. maior + mestre em arma) +5 (arma mágica) = 1d8 +36 (25% de chance de crítico x2)
PVs: 20 + (5x19 = 95) + (4x20 = 80) +20 (vitalidade)= 215
CA: 20 (base) +13 (armadura mágica) +7 (escudo mágico) +1 (destreza) +6 (esquiva + foco + especialização em combate) = 47
TRs: 10 (base) +5 (capa mágica) = 15 + modificador de atributo + outros talentos
Do outro lado, temos o nosso feiticeiro de nível 20 que pode virar dragão.
Atributos: Carisma 34 (17 base + 2 racial +9 níveis +6 item), Constituição 24 (15 base + 2 racial +1 nível +6 item), Força 19 (13 base +6 item), resto irrelevante. Equipamento: Cinturão de força de gigante +6, amuleto da saúde +6, Manto do carisma +6. Talentos: Casca Grossa, Vitalidade, Magias em Combate, +9 talentos. Eu poderia pegar foco em arma (garra) e ataque duplo com o feiticeiro, mas achei que o -5 de penalidade no acerto ia ser muito alto.
Na forma de dragão o feiticeiro recebe +16 em força e -2 nos ataques (pelo tamanho), totalizando +6 em acerto e +8 em dano. Se for atacar com as duas garras e a mordida na mesma rodada, sofre -4 em todas as ações. Sendo assim, ao virar dragão o feiticeiro tem três ataques, +2 no acerto, e +8 no dano.
Ataque: 10 (base) + 4 (força) +2 (forma de dragão) +6 (magia Transformação de Tenser guerra) = +22
Dano: 2d6 ou 2d8 (base) +4 (força) +8 (forma de dragão) +6 (magia Transformação de Tenser guerra) = 2d6+18/2d6+18/2d8+18
PVs: 8 + (2x19 = 38) + (7x20 = 140) + 20 (vitalidade) = 206 + 30 PVs temporários de Transformação de guerra
CA: 20 (base) + 7 (casca grossa) +6 (forma de dragão) +4 (armadura arcana, acumula com Casca Grossa) +4 (escudo arcano) +6 (magia Transformação de Tenser guerra) = 47
TRs: 10 (base) + modificadores de atributos + talentos
Em CA e PVs ambas as classes ficam equiparadas (mais porque o feiticeiro conseguiu espaço pra um item de constituição, e o guerreiro não), mas o feiticeiro vai possuir TRs piores, e fica quase 10 pontos atrás no acerto dos golpes. Pra ver a efetividade em combate, precisamos compará-los com um monstro de nível equivalente. Então, vamos ver como ambos se saem contra um... Dragão Venerável (pg 281), que é o único monstro do livro inteiro que pode dar algum desafio para eles.
O dragão venerável faz três ataques com +39 (3d6+28/3d6+28/3d8+28 de dano) e tem CA 39. A CA dos dois lutadores é similar, e boa o suficiente para o dragão não acertar automaticamente. Mas o acerto de ambos é bem diferente.
O guerreiro consegue acertar o dragão com um 8 no dado (65% de chance), e consegue um crítico com 16 (25% de chance), o que significa que quase metade dos ataques do guerreiro que acertarem vão ser críticos. Ele faz dois ataques por rodada, e tem uma boa chance de acertar ambos. Quase sempre acerta pelo menos um.
Dano médio por rodada: 77,9 contra o dragão.
O feiticeiro só acerta o dragão com um 17 no dado (20% de chance), e consegue um crítico com 20 (5% de chance), o que dá, arredondando, um acerto a cada duas rodadas, e um crítico a cada 7 rodadas.
Dano médio por rodada: 15,4 contra o dragão
O dragão, do outro lado, acerta ambos os combatentes com um 8 no dado (65% de chance), e faz crítico com 20 (5% de chance). O guerreiro tem uma leve vantagem por ter RD 2 e um pouquinho mais de PVs. E claro, que o guerreiro não precisa de duas rodadas de pré-buff antes (ou uma rodada com acelerar magia).
Dano médio por rodada: 79,1 contra o guerreiro, 83 contra o feiticeiro.
Agradecimentos ao Ruben pelo cálculo de dano médio por rodada.
Editado: Só por curiosidade. DPR do guerreiro contra o feiticeiro: 45,5. DPR do feiticeiro contra o guerreiro: 7,4