[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 07 Ago 2010, 02:06

Oda Nobunaga escreveu:E você achar que o Incidente Espada da Galáxia é invenção é auto hipnose.

Cara, não me leva a mal se eu acho que esse "incidente" é so papo furado de quem não teve sua carta publicada na DB, ou então teve e não curtiu as piadinhas que acompanharam e por isso pegou birra. A Devir nunca fez nada a respeito disso.Podiam ter retaliado de várias formas, já que a DB operava num limbo sem poder oficialmente publicar material de D&D, WOD e GURPS. Só faziam isso porque a Devir fazia vista grossa por causa da divulgação. Quem fala isso esquece que depois do "incidente" a DB continuou publicando material pra GURPS, inclusive lançando o Tormenta 1ª edição com regras de GURPS. Eu comecei a jogar GURPS justamente por causa da DB e isso foi bem depois da história do EdG, lendo resenhas e adaptações pro sistema
Se a DB privilegiou 3D&t no lugar do GURPS? Privilegiou sim. 3D&T era o sistema mais pedido e produto da casa, nada mais normal que as matérias tivessem regras pro sistema. E mesmo assim GURPS nunca ficou jogado de lado

Eltor Macnol escreveu:Eu postei aqui... ontem à noite, acho. Na página 76 da primeira edição de Tormenta tem a história toda dos Rubis, e nenhuma menção sobre as ligações entre eles e os deuses terem sido cortadas, nunca. (Por sinal, não era ligação vital, era "se um rubi for destruído, o deus correspondente é privado de seus poderes".) É texto Ctrl+C do primeiro suplemento do Panteão, ou seja, lá era idêntico. Na verdade, eu só fiquei sabendo dessa históra sobre a ligação ter sido cortada através desse tópico.

Pensando bem, teria dado uma "reviravolta" bem interessante no cenário se, ao invés da furada dominação mundial chifruda, tivessem finalmente destruído todos os Rubis e os deuses se tornassem apenas mortais (embora ainda bem poderosos) e voltassem a fazer parte física do mundo, alguns dominando parte do Reinado, outros formando organizações com os ex-devotos...

E sim, eu ainda tenho esses dois livros empoeirados. São da época em que eu gostava de Tormenta e achava que vingaria em um bom cenário, quando aprofundassem tudo um pouco mais, saindo daquelas caricaturas superficiais nos reinos.
.

1- A primeira ediçao de Tormenta (e do Panteão) é pré HA. Não teria informações, já que isso só foi explorado, explicado e resolvido em HA.

2- Opinião sua cara. Pra mim faz mais sentido que os Minotauros tenham declarado guerra justamente no período mais conturbado do Reinado, aproveitando a adição recente dos elfos as fileiras do exército de tapista e a incapacidade de ser organizada uma defesa adequada, já que o Arsenal tinha acabado de atacar.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Nibelung em 07 Ago 2010, 02:55

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, não me leva a mal se eu acho que esse "incidente" é so papo furado de quem não teve sua carta publicada na DB, ou então teve e não curtiu as piadinhas que acompanharam e por isso pegou birra.

Pegue as DBs dessa época e leia. Sério, é impressionante o quanto a opinião deles mudou rapidamente. É basicamente a mesma coisa que está acontecendo com a 4e.

Matheus Borges Ziderich escreveu:A Devir nunca fez nada a respeito disso.Podiam ter retaliado de várias formas, já que a DB operava num limbo sem poder oficialmente publicar material de D&D, WOD e GURPS.

Eles não podiam publicar livros. Revistas tem o direito de criar com base em algo existente. Por exemplo, uma revista de videogame pode postar imagens de um jogo sem pedir autorização prévia, mas não podem dar de brinde um CD com o jogo inteiro pra instalar e jogar.

Tormenta 1 saiu como brinde de uma revista, e por isso tinha regras pra AD&D e GURPS. A segunda edição (A que tinha o Paladino na capa) saiu só pra 3D&T porque foi vendido separadamente.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Se a DB privilegiou 3D&t no lugar do GURPS? Privilegiou sim. 3D&T era o sistema mais pedido e produto da casa, nada mais normal que as matérias tivessem regras pro sistema.

Grifo meu, e o melhor motivo pra DB nunca ter abandonado o 3D&T. É um motivo perfeitamente válido e legal.

Matheus Borges Ziderich escreveu:E mesmo assim GURPS nunca ficou jogado de lado

Novamente, leia as revistas dessa época. A adaptação de Matrix me vem na cabeça imediatamente.

Matheus Borges Ziderich escreveu:2- Opinião sua cara. Pra mim faz mais sentido que os Minotauros tenham declarado guerra justamente no período mais conturbado do Reinado, aproveitando a adição recente dos elfos as fileiras do exército de tapista e a incapacidade de ser organizada uma defesa adequada, já que o Arsenal tinha acabado de atacar.

Acho melhor a gente se abster de discutir essa invasão por algum tempo, até o Guerras Táuricas sair. Não coloco muita fé na explicação ser coerente, mas eu ainda acho que o motivo é que os minotauros passaram a poder usar magia arcana, e apareceu um minotauro feiticeiro do dragão de vigesimo nível. :macaco:
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Gladius Dei em 07 Ago 2010, 02:57

Emil, compreendi agora sua intenção, beleza!

Olha, eu concordo que se foi retconado, não faz muito sentido. Mas foi mesmo? Se a galera já postou onde, me fala em que post falaram. Sério, foram tantas páginas que eu perdi. Eu sei que há a possibilidade de ter sido retcon, mas eu não faço ideia de onde a informação veio.

O Lumine, um dos donos do livro, postou à página 447, mensagem 4:
Lumine Miyavi escreveu:
Alguém só me diz que história é essa de que Khalmyr cortou a ligação dos rubis com o poder dos deuses (no que diz respeito a destruir um deus se destruir o rubi equivalente)...
Pelo que vi em Holy Avenger D20 nesse minuto, os rubis estão por aí e não mudaram - NUNCA - sua condição de receptáculo da virtude da confiança entre os deuses.
Se Khalmyr cortou essa ligação e isso é dito em algum suplemento, é um RETCON dos brabos, o que só piora as coisas.
Quem for responder, livro e página por favor.
Estou começando a achar que o que os fanboys dizem é pura especulação. O mesmo vale pra Valkaria, pra Guerra, pra Aliança, etc etc etc

Holy Avenger d20, página 135 e TRPG, página 263 (é o mesmo texto).

"Os Rubis estavam desaparecidos, mas nenhum mortal poderia danifica-los. Além disso, como avatar, Sszzaas, não poderia destruí-los mesmo se tentasse. Mesmo assim, para evitar riscos, Khalmyr decretou que as ligações vitais entre os Rubis e os deuses fossem rompidas. E assim foi feito."

Então, realmente, acaba o motivo dos deuses não terem destruídos os rubis antes deles serem usados no plano de Szzass (o que seria a cláusula de não-intervenção). A não ser que eles já soubessem, desde o começo, que Szzass os usaria no seu plano e já fossem forçados pela cláusula a não destruí-los, ergo já cientes que Szzass os usaria e necessariamente retornaria para o panteão, ou seja, inutilidade da pena e desserviço à justiça.

Talvez sim. Por outro lado, os servos dos deuses estão envolvidos em outras disputas, algumas divindades têm rivais diretos que não são Sszzass (aliás, como se escreve o nome desse maluco?), outras são aliadas dele, ou têm interesse no triunfo dele, ou foram sacaneadas por ele de maneira que não podem agir muito, e escorregou. Uopsie.

Sim, pode ter havido todas essas opções do porque tais clérigos não teriam feito isso. Mas, sejamos sinceros, é um corner case. É tão improvável que nenhum clérigo tenha ouvido falar dessas gemas (e pelo que eu tenendi da história, houve muitas interações entre os rubis e pessoas que eventualmente se teria a notícia) que só podemos chamar isso de Deus Ex Machina. Pode ser usado para conduzir uma história? Pode. É um bom artifício para conduzir uma história? Daí são outros quinhentos...

Olha, eu achei que sua leitura de Khalmyr como deus das leis (todas elas, as boas e as descabidas) muito interessante, assim como eu gostei das do Iron Man. Mas também me parece que você está cobrando dos autores um conceito único e inequívoco de justiça, bem formado em todos nós, seres humanos. E isso não existe, os conceitos de justiça variam de povo pra povo, de lugar pra lugar, e até de pessoa. E o conceito de justiça de quem criou o Khalmyr é diferente do seu, e é diferente do meu. Isso é característica do cenário. Mas necessariamente ponto negativo? Não tenho certeza.

Se Khalmyr fosse apenas o deus da ordem e das leis e da tradição, etc, tudo o que tem que ser seguido sem ser questionado ou pensado, ele seria uma divindade mais verossímel (de minha opinião) com suas ações. Ele faria mais sentido, arrisco dizer que ele seria até mais interessante ("ordem acima de tudo").

Mas ele não é.

Ele é uma divindade da justiça com tendência Leal e Bom (que muita gente pensa que é Leal e Bobo ou Lerdo e Bom, mas quem gosta de interpretar paladinos e outros personagens dessa tendência, como eu, sabe do que estou falando que isso não é verdade). O D&D tem uma boa definição dos comportamentos de Leal e Bom através de vários livros desde o AD&D (Complete Paladin's Handbook, estou olhando para você, meu velho amigo). Não precisa ser o meu conceito de justiça... é só seguir o conceito que o D&D em geral vem levando à algum tempo para perceber que as ações dele não satisfazem o conceito que ele se propõe a ser. LB é misericordioso, mas ainda assim deve ser um juiz para com quem fez grande dano, e ele falhou neste quesito ao dialogar com alguém que, com sua Sabedoria +200, Inteligência +200, conhecimento de divindade e noção de seu próprio conceito, sabia que seria danoso e injusto se fosse dado a oportunidade.

Isso, ou então eles deveriam explicar melhor "o que é Justiça em Arton". Porque só assim para entender esse balaio de gato do porque o conceito de JUSTIÇA personificado agiu como agiu (conceder uma cláusula a favor do réu sendo que ele estava no tribunal para ser julgado, não para pechinchar).

Estou falando do mesmo tropo, do motivo que se repete em diferentes textos, não comparando estritamente as duas situações e chamando de idênticas. E se eu fosse maluco, eu podia reclamar do Conde de Montecristo "ó meu deus que burros como os amigos não descobriram que ele escapou?????". Mas eu não sou, então fico quieto.

Motivações semelhantes, mas ainda assim situações diferentes. De qualquer maneira, mesmo que no Conde de Montecristo seja o tropo como você diz, ele ainda não justificaria o tropo sendo utilizado como foi nessa história. Não quando consideramos todos os motivos apontados.

Eu acho realmente problemático as entidades serem conceitos e ao mesmo tempo intervirem no mundo. Por outro lado eu acho que diversos conceitos se interpõem, as áreas são borradas, e não vejo problema em mais de uma utilizar-se do mesmo método. E mesmo se não houvesse áreas cinzas nos conceitos, nada impede duas ou mais divindades trabalhando juntas e ao mesmo tempo, interessados nos benefícios que cada uma vai receber pela parceria.

Aqui você tem dois argumentos... concordo sobre a problemática de conceitos interferirem no mundo. Alías, acho problemático conceitos serem manifestados fisicamente no mundo e agindo como... seres humanos bobos e não conceitos abstratos em si. Embora fosse uma discussão filosófica demais que acho que o Sexteto não conseguiria lidar (fazer deuses agirem como conceitos). Por isso, seria muito mais simples dizerem que os deuses não são conceitos manifestos... e sim simplesmente seres poderosos com afinidades a tais conceitos, como a maioria das divindades do D&D.

Mas, como eles disseram, aparentemente, que eles SÃO os conceitos manifestos...

Fica a dica de que eles deveriam explicar então o que são esses conceitos na mente deles, e como eles interagem entre si. Raios, se eles já copiassem e colassem a sua frase de que os conceitos se interpõem, ou trabalham juntos, já ajudaria um bocado. Do contrário, só vai sair mais e mais situações como essas que vimos (Khalmyr não fazendo justiça, Tannah-Toh fazendo guerra).

Agora, pra quem tem +200, habilidades infinitas, eles cometem umas cagadinhas estranhas sim. Acho que isso vem principalmente da fragilidade pra desenvolver mecânicas que os criadores apresentam. Mas o plano de Sszzass foi traçado enquanto era deus maior, ele também tinha +200, habilidades infinitas, e pode trabalhar um bom tempo sozinho enquanto outros deuses se concentravam em outros conflitos. Então acho que dá pra dar um desconto, não?

Desculpa, Emil, mas não dá para dar esse desconto, porque eu já estava considerando que o Szass, no avatar dele, manteve os mesmos bônus, apenas se tornando mortal. Os outros 19 deuses tem habilidades semelhantes (+200, etc), e vários deles não tinham necessariamente conflito com outros. Essa idéia toda me parece muito... fraca (de os outros deuses agirem como se não esperassem que o deus da traição.... traísse para obter vantagem em todas as suas ações). Do jeito que você me colocou, só me parece que uma cabeça (Szass) pensa melhor do que dezenove porque "lol sim". :-/

Mas, ey, é Tormenta...
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor louc0 em 07 Ago 2010, 04:46

crudebuster escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Nibe, textinho seletivo hein? Comentar que a DB não tinha nenhuma obrigação em fazer material pra Gurps e que 3D&T era um produto da casa muito mais simples de trabalhar o autor não se deu ao trabalho....
Reclamar das piadinhas? Os Pergaminhos dos Leitores sempre foram bem humorados, tirando sarro de todos os sistemas, isso nunca foi exclusividade de Gurps.
Mas mesmo assim a DB sempre produziu material pra Gurps, até a última edição nas mãos do Trio.
Queria saber: se o Cassaro era tão maléfico assim, porque ele não sentou o pau em Toon por conta de Defensores de Tóquio e em Storyteller por conta do Temporada de Caça?

Hum... Matheus, você ouviu falar da controvérsia das miniaturas de chumbo que a DB começou?

Acho que você está defendendo bem Tormenta, mas está sendo um pouco inocente nessa parada com a DB.

Minha memória pode estar enganada, mas tinha a ver com a "Dragão Dourado" (a primeira revista de RPG do Brasil, de fato) dar miniaturas de chumbo junto com suas edições?
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor shin_spiegel em 07 Ago 2010, 09:22

Ninguém respondeu o que falei,
Nada de interverção direta, mas nada contra a indireta, então porque o Deus dos [Insina nome da criatura aqui] mandou TODOS os seus "Filhos" pegar os malditos Rubis e ter um "Super [Insira o mesmo nome da criatura aqui]" ?!?!?

Isso é claro se não for: Feiticeiro / Meio-Minotauro de 20º nível!
Mas isso seria apelar com as regras né?

:)
shin_spiegel

Mensagempor Eltor Macnol em 07 Ago 2010, 09:25

Matheus Borges Ziderich escreveu:1- A primeira ediçao de Tormenta (e do Panteão) é pré HA. Não teria informações, já que isso só foi explorado, explicado e resolvido em HA.

2- Opinião sua cara. Pra mim faz mais sentido que os Minotauros tenham declarado guerra justamente no período mais conturbado do Reinado, aproveitando a adição recente dos elfos as fileiras do exército de tapista e a incapacidade de ser organizada uma defesa adequada, já que o Arsenal tinha acabado de atacar.

1 - ...em outras palavras, depois de Holy Avenger houve um retcon na história dos Rubis. Isso responde à dúvida do Emil.

2 - Claro que é opinião minha, ora pombas. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Ago 2010, 10:46

Não, D&D nunca teve classes designadas de acordo com o papel de combate. Pelo menos até a 4E a construção das classes era equilibrada de forma a construir um grupo de aventureiros com habilidades pras mais diversas situações e não só o combate

Olha para o podre guerreiro da 3.X, com seus maravilhos (int +2)*2 pontos de péricias iniciais e sua lista ampla de perícias...sério até um commoner tinha mais "habilidades pras mais diversas situações" que o querreiro.

Alguem mais acha o nome "Sszzass" péssimo?

Eu também acho...mas em um nundo onde tem um reino chamado de Hersey Sszzass(tan) até e aceitável.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor AKImeru em 07 Ago 2010, 11:44

D&T era o sistema mais pedido

Claro porque as pessoas clamavam por um sistema generico diferente de gurps após a revista falar mal de gurps por meses.

Me diga Matheus, quando você derpa, você também herpa?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor ordo_dracul em 07 Ago 2010, 12:36

Oda Nobunaga escreveu:

Claro porque as pessoas clamavam por um sistema generico diferente de gurps após a revista falar mal de gurps por meses.

Mimimimi. E DAI? desde quando a DB tinha obrigaçaum de falar bem de gurps, ou d&d, ou qualquer outra coisa? que coisa mais sem sentido
ordo_dracul

Mensagempor oculto em 07 Ago 2010, 12:45

Em sua época, como um dos únicos meios de informação do mundo rpgista, era bastante irresponsável eles falarem mal de um sistema só por causa de "fuuuuu... sistemas que nos destratam são horríveis".
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor ordo_dracul em 07 Ago 2010, 12:59

oculto escreveu:Em sua época, como um dos únicos meios de informação do mundo rpgista, era bastante irresponsável eles falarem mal de um sistema só por causa de "fuuuuu... sistemas que nos destratam são horríveis".

acompanhei a DB ao longo de sua historia. para cada materia que vc m mostrar falando mal de gurps eu mostro uma adaptaçaum que usava o sistema, fazendo propaganda, sem precisar

mesmo assim, isso naum tem sentido. entaum a veja eh obrigada a falar bem da dilma e a carta capital eh obrigada a falar bem do serra? isso naum existe no mundo das revistas

cada revista se posiciona, o que vc tem que fazer eh achar uma que tenha posicaum igual a sua. ficar reclamando que a revista naum fala o que tu quer eh mimimi (pra naum dizer infantil e ingenuo)

alem do que, se a spell eh o maior forum do brasil, naum eh irresponsabilidade ficar falando mal de um sistmea? ou saum duas regras para o mesmo jogo?
ordo_dracul

Mensagempor AKImeru em 07 Ago 2010, 13:09

ordo_dracul escreveu:
Oda Nobunaga escreveu:

Mimimimi. E DAI? desde quando a DB tinha obrigaçaum de falar bem de gurps, ou d&d, ou qualquer outra coisa? que coisa mais sem sentido

:rolando: Oh wow. E eu espero que você digitou "obrigaçaum" de propósito.

Ok vamos por partes.

- A revista sempre fez adaptações para GURPs
- GURPS tinha um grupo grande de jogadores
- Dragão Brasil era um grande meio de atrair novos jogadores.
- Incidente Espada da Galaxia ocorre
- Sem mais suporte para GURPS + Difamação = Afasta iniciantes de GURPS
- DB cria então um sistema generico para subistituir GURPS

Adicione isso ao fato de que eles eram a única revista de rpg do mercado, e o que é esperado de resenhas é que elas sejam imparciais e o que você tem?
Falta de profissionalismo, desrespeito com os fãs de GURPS e um novo jeito de fazer dinheiro.

Não é preciso ir muito longe para falar que quem perdeu com essa historia fomos nós, jogadores de rpg brasileiros. GURPS é um clássico atemporal que resiste desde a decada de oitenta. Em seu lugar temos...Defensores de Tóquio.

acompanhei a DB ao longo de sua historia. para cada materia que vc m mostrar falando mal de gurps eu mostro uma adaptaçaum que usava o sistema, fazendo propaganda, sem precisar

Tudo é questão de QUANDO as adaptações eram publicadas. Há uma diferença clara.

alem do que, se a spell eh o maior forum do brasil, naum eh irresponsabilidade ficar falando mal de um sistmea? ou saum duas regras para o mesmo jogo?

A spell é um forum, nós discutimos coisas aqui.

Nós não falamos "HERP DERP TORMENTA RPG É HORRIVEL CARAS BAAAAAAW" nos falamos "Olhem para essa regra. E essa. E essa. Isso não funciona. Aqui está o porque."

E se você discordar da gente, ao em vez de ser ignorado ou levarmos para o lado pessoal como o pessoal da cassarulandia faz, nós debatemos e em nenhum momento temos a ilusão de sermos o senhor da verdade. O forum é um canal para se discutir idéias, e não tentar fazer você comprar nosso sistema.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor ordo_dracul em 07 Ago 2010, 13:35

isso naum faz sentido MESMO

vc estah reclamando que o Cassaro deixou de fazer algo que pra começar NUNCA foi a obrigação (feliz agora) dele??

se vc vai falar do seu gosto de RPG, blz pode falar mal de 3d&t (tmb naum jogo). mas se vai vir com "quem perdeu com essa historia fomos nós, jogadores de rpg brasileiros", soh tenho uma coisa a dizer: ridiculo. RPG brasileiro eh o que eh graças ao cassaro. mais gente começou a jogar RPG por causa do 3D&T do que qualquer outra coisa. eu conheço muita gente que começou com 3D&T, e depois passou para sistemas mais completos. se o Cassaro eh algo do RPG brasileiro, eh HEROI, isso sim. eu NAUM jogo tormenta nem 3D&T, mas se vai falar de BRASIL naum dah nem pra argumentar! tormenta, 3D&T e a DB fizeram muito mais pelo RPG no Brasil que a gurps ou a devir jamais fez
ordo_dracul

Mensagempor oculto em 07 Ago 2010, 13:36

Ordo,
Não estamos pedindo para a revista falar bem de um sistema. Acho que você não pescou a coisa.
O que estamos é questionando a idoneidade de artigos que falam mau de determinado sistema justamente após eventos "negativos" para a equipe responsável pela revista. Vide o que ocorreu com GURPS (após o evento "espada da galaxia") e com D&D4e (com o evento da nova OGL).
Se não são fatos, no mínimo são indícios bastante suspeitos.

Editado:
se o Cassaro eh algo do RPG brasileiro, eh HEROI, isso sim

Oh... boy...
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Madrüga em 07 Ago 2010, 13:42

ordo_dracul escreveu:RPG brasileiro eh o que eh graças ao cassaro.

Achamos o culpado, finalmente!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários