[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Kinn em 08 Ago 2010, 12:28

É bom voltar à Spell, embora oficialmente só tenha ficado mais lurker na internet - nunca parei de olhar a spell e o tópico de religião me motivou a postar, mas deu preguiça após passar meses lendo as discussões e argumentos de cada lado. Mas com mais coragem podem vir mais posts.

OFF n20: olhei os posts da spell na gencon e achei muito legal - quem sabe se ano que vem me animo pra ir?
O legal é que Salvador está tentando criar seus eventos de rpg novamente, embora a repercussão dos eventos ainda esteja muito pequena (e o público idem, sempre com as mesmas figuras aparecendo; nem meu grupo vai, só eu :P - mas estamos lutando para fazer nossa cidade ativa no rpg novamente.
Kinn

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Ago 2010, 14:10

Saiu a segunda errada do TRPG ontem (Atualizada em 07/08/2010).

Playtest pra que?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Elven Paladin em 08 Ago 2010, 14:40

Até agora, Tormenta ainda está na "taxa de erros" normal para um livro de RPG. Quando ela atingir o nível de D&E 4E ( que errateou praticamente todas as CDs de todas doenças e todas as CDs de Skill Challenges - uma das bases do sistema ) e Star Wars Revised, aí sim os anti-Tormenta podem celebrar.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Kinn em 08 Ago 2010, 14:52

Quem acha playtest idiotice pode pensar que revisão é coisa de idiota também. Não seria estranho ser esse o motivo de coisas como acuidade com arco e lenhadores com machados vorpais passarem.
Kinn

Mensagempor AKImeru em 08 Ago 2010, 15:26

Advogado de Regras escreveu:Até agora, Tormenta ainda está na "taxa de erros" normal para um livro de RPG. Quando ela atingir o nível de D&E 4E ( que errateou praticamente todas as CDs de todas doenças e todas as CDs de Skill Challenges - uma das bases do sistema ) e Star Wars Revised, aí sim os anti-Tormenta podem celebrar.

Eu queria deixar claro que poucas pessoas nesse forum são de fato anti tormenta.

É só o rpg brasileiro mais recente que saiu, se o forum estivesse no estado de hoje com o lançamento de Mitica por exemplo, fariamos a mesmas analises.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Deicide em 08 Ago 2010, 15:50

Lumine Miyavi escreveu:Saiu a segunda errada do TRPG ontem (Atualizada em 07/08/2010).

Playtest pra que?

Ainda não há correções, só clarificações de regras.
Dá de notar que todas as mudanças são do tipo: "Ops, escrevemos isso errado", e não "nossa, essa regra vai desequilibrar o jogo".

Eu duvido que veremos correções de regras. O pessoal do TRPG não parece considerar desequilíbrio um problema.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor AKImeru em 08 Ago 2010, 16:25

Deicide escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:Saiu a segunda errada do TRPG ontem (Atualizada em 07/08/2010).

Playtest pra que?

Dá de notar que todas as mudanças são do tipo: "Ops, escrevemos isso errado", e não "nossa, essa regra vai desequilibrar o jogo".

Eu duvido que veremos correções de regras. O pessoal do TRPG não parece considerar desequilíbrio um problema.

Nem as pessoas que estão comprando.

E é esse o problema.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Deicide em 08 Ago 2010, 16:28

Oda Nobunaga escreveu:Nem as pessoas que estão comprando.

E é esse o problema.

Eu sei... :triste:

Tormenta RPG me lembra o World of Warcraft RPG: um produto feito às pressas, sem ligar pra playtest ou regras, cheio de absurdos. E olha que eu adorava o Warcraft RPG original, apesar de suas falhas. O WOW RPG e seus suplementos me fizeram abandonar a linha em desgosto.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 09 Ago 2010, 00:21

Oda Nobunaga escreveu:
Deicide escreveu:

Playtest pra que?

Nem as pessoas que estão comprando.

E é esse o problema.

Qual o problema? As pessoas que compram o TRPG estão satisfeitas com algo que elas consideram de qualidade e você não?

Leva a mal não, mas é muito difícil manter o diálogo com esse tipo de atitude condescendente. Eu já notei que uma boa parte da "galera anti tormenta" tem como verdade que: "A galera que não curte Tormenta é esclarecida e tá certa, e o povo que curte é uma massa cega e está errado, são fanboys histéricos e desesperados."
De boa, eu poderia taxar uma boa parte de "hate-boys", tão obcecados em odiar o cenário (até por já estarem pré-dispostos contra os criadores) que se fazem de cegos/surdos pros argumentos mais óbvios e ficam transformando as discussões em cabos de guerra, tentando provar o próprio ponto de vista. Fico pensando se a maior parte aqui realmente pensa que o povo que compra Tormenta e curte é realmente assim cego e com mentalidade de fã ou se é só uma questão de querer parecer mais esclarecido e sofisticado que a maioria.
Parem pra pensar: Se existem, por baixo, uns dois mil fãs de Tormenta e Holy Avenger, vocês foram os únicos a achar essa quantidade absurda de retcons,incoerências, discrepâncias e material mal feito? Um punhado de gente, aqui na Spell, os únicos? Certeza mesmo que essa massa toda é feita de uma massa retardada e sem nenhuma capacidade de questionamento? Não to dizendo que o cenário não tenha suas falhas, só que eu to vendo uma má-vontade aí em entender alguns pontos que nunca foram o que foi dito (vide a história dos rubis da virtude, que não carece de nenhuma lógica).
Tirem um tempo pra pensar, antes mesmo de me quotar e comemçar uma série sem fim de argumentações e alfinetadas pra tentar provar que eu estou errado. Leiam alguma coisa do cenário ou pelo menos tentem enxergar sobre um prisma mais neutro, pra ver se o quadro é realmente tão ruim como pintam.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Skar em 09 Ago 2010, 00:54

Matheus

Sério você não entendeu o problema que o Decide apontou e Oda concordou.
Eles estavam tentando falar que os jogadores não parecem estar ligando para o equilibro do sistema. Sério um problema grave da versão 3,x e que pelos comentários visto até agora só servem para fazer o sistema ficar ainda mais quebrado pra mim essa é a grande critica que pode ser feita do novo tormenta ele não vem para criar um sistema remotamente equilibrado. Ele agrava os problemas que já eram gigantes antes.

Quanto a questão do cenário em si. Se você para pra reparar a maioria das criticas é simples eles não aprofundaram nada o problema dos reinos temáticos começou a ser resolvido com as guerras taúricas e a Aliança Negra continua parada lá. Cara um dos maiores plot do cenário está tão parado que os próprios jogadores tomaram pra si o trabalho de explicar aquilo e sabe o que é o pior eles falaram na cara de pau que não escrevem por que quem começou não quer mexer naquilo então eles deixaram parado por 10 anos.

Discutir questões do plot de Holy Avenger é como discutir sobre Cavaleiros do Zodíaco. Muita gente lembra com carinho da série mas se a gente parar pra pensar muito o assunto a gente vê que existem problemas no roteiro. Isso é normal os tempos eram outros o público cresce e esquece aquilo deixa no filtro de nostalgia ligado e só vê flores. Não tem o menor problema Holy Avenger não é mais citada a muito tempo e se bobear não tem nem mais o livro a venda nem muito menos as edições por aew.

O problema sabe qual é que o cenário parece estar parado. Quantas atualizações dele tivemos nesses anos? Passou os 10 anos do cenário e eles não mudaram nada colocaram um sistema que tem se mostrado bem pior nos pontos de equilibrio que seus sucessores. Enquanto isso tudo continua na mesma as mudanças que ocorreram na trilogia ainda não foram compiladas em nenhum artigo ou livro e falam quer saber o que aconteceu compre o livro! Cara desculpe mais se a pessoa não gosta do estilo do leonel de escrever e não quer ler a porcaria do romance só quer jogar rpg? Azar o dela né por que não há nada que fale sobre o assunto.

Para você conseguir informações tem que ir catando em inumeros livros por que não tem um que tenha as informações. Nossa nem mesmo o Panteão tem todas as informações dos deuses e ele ficou desatualizado em quanto tempo 1 ou 2 anos ? Faith of eberron é completo. Não me venha com a desculpa que o Kally não estava no Panteão ainda eles podiam colocar ele lá pelo menos regras para seus clérigos mas não agora teremos que esperar por um suplemento que não sabemos quando será lançado até lá o deus já voltou mis o player não pode jogar com o clérigo. Isso é desrespeito para com o jogador não tem outra forma de expressar isso e o pior eu esperava pelo lançamento do livro para ver as mudanças no cenário e só vi um sistema falho e que os autores não se deram o trabalho de testar nem de manter para si mesmo esse fato.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 09 Ago 2010, 01:02

Leva a mal não, mas é muito difícil manter o diálogo com esse tipo de atitude condescendente. Eu já notei que uma boa parte da "galera anti tormenta" tem como verdade que: "A galera que não curte Tormenta é esclarecida e tá certa, e o povo que curte é uma massa cega e está errado, são fanboys histéricos e desesperados."
De boa, eu poderia taxar uma boa parte de "hate-boys", tão obcecados em odiar o cenário (até por já estarem pré-dispostos contra os criadores) que se fazem de cegos/surdos pros argumentos mais óbvios e ficam transformando as discussões em cabos de guerra, tentando provar o próprio ponto de vista. Fico pensando se a maior parte aqui realmente pensa que o povo que compra Tormenta e curte é realmente assim cego e com mentalidade de fã ou se é só uma questão de querer parecer mais esclarecido e sofisticado que a maioria.
Parem pra pensar: Se existem, por baixo, uns dois mil fãs de Tormenta e Holy Avenger, vocês foram os únicos a achar essa quantidade absurda de retcons,incoerências, discrepâncias e material mal feito? Um punhado de gente, aqui na Spell, os únicos? Certeza mesmo que essa massa toda é feita de uma massa retardada e sem nenhuma capacidade de questionamento? Não to dizendo que o cenário não tenha suas falhas, só que eu to vendo uma má-vontade aí em entender alguns pontos que nunca foram o que foi dito (vide a história dos rubis da virtude, que não carece de nenhuma lógica).
Tirem um tempo pra pensar, antes mesmo de me quotar e comemçar uma série sem fim de argumentações e alfinetadas pra tentar provar que eu estou errado. Leiam alguma coisa do cenário ou pelo menos tentem enxergar sobre um prisma mais neutro, pra ver se o quadro é realmente tão ruim como pintam.

Matheus, você LEU os posts que você está criticando?

Se fez, releia.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor shin_spiegel em 09 Ago 2010, 01:32

O Skar já falou tudo,
Uso das palavras dele como se fossem minhas.
shin_spiegel

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Ago 2010, 01:35

Leiam alguma coisa do cenário ou pelo menos tentem enxergar sobre um prisma mais neutro, pra ver se o quadro é realmente tão ruim como pintam.

A diferença é que a leitura foi feita e sim, muita coisa incomoda.

Coisas ruins, pelo menos do prisma neutro tem em toda publicação, todo cenário e todo e qualquer trabalho; o texto a seguir é minha opinião pessoal, e gostaria que ninguém o citasse como argumentação posterior, se possível (eu posso, porque, bem, é minha opinião).

Tormenta é o auto-entitulado maior e melhor cenário de rpg do Brasil, não apenas por seus autores, também pela crítica 'especializada' em blogs e portais sobre o assunto. Isso cria uma expectativa alta demais, com uma falta de cuidados excessiva. Boa parte do texto são páginas inteiramente reaproveitadas de edições anteriores, e o mesmo é feito há dez anos; coisas como apenas regras seriam plausíveis (afinal, as regras específicas do cenário deveriam permanecer constantes) mas não são. Fluff text, o que deveria fazer o cenário ser o que ele é, sua apresentação aos jogadores é quase o mesmo de 10 anos atrás.

Não o mesmo no sentido de "mesmo significado" e sim "mesmo conteúdo", com parágrafos inteiros iguais. Pouquíssimos livros internacionais, mesmo quando não há mudança em cenários e são novos livros do cenário. Os livros básicos / Core de Ravenloft me vêm a mente; as edições para AD&D e 3e são completamente diferentes mas o tom de texto, e as informações passadas e abordagem são as mesmas; palavras, diagramação são todas diferentes.

E isso é aparente. O formato "livro-revistinha" é conveniente ao autor, e não ajuda nem um pouco o leitor. Se você acompanha Tormenta desde o começo e está ciente do Metaplot, percebe que os avanços que existiram depois de Holy Avenger foram todos feitos nos últimos o que, três anos, com o lançamento de o IdM. Isso lembra de um exemplo icônico: os suplementos lançados após o final de Holy Avenger poderiam mostrar a mudança no mundo com o retorno de uma das grandes forças do universo de Arton (Sszzaas, retornando a seu posto divino) e todas repercussões que isso causaria.

Tivemos o Holy Avenger d20 (de 2003) este não relata nada, mesmo sendo um grande fato na história. Um gancho de Sszzaas de volta no mundo e corrompendo e atraindo novos clérigos com suas mentiras e promessa de poder é subentendido? Em teoria, sim. Na prática, ele voltou, foi pro seu plano (sem clérigos, exceto o Serpentão do Nekapeth) e ficou sentado lá. Sszzaas lá em cima e aqui em baixo é a mesma coisa.

Panteão (de 2006) ao invés de trazer novas informações sobre a repercussão desse fato, veio com informações sobre Kallyadranoch, o Terceiro (alias, o deus com o melhor design de Tormenta, na minha opinião); Sszzaas continua ali no segundo plano.

Enfim, esses são um de muitos outras situações do mesmo tipo “parece que vai à algum lugar, mas não vai” que eu não gosto. Pelo contrário, eu acho que Tormenta tem um potencial enorme, ainda mais nas mãos do novo trio sexteto (que são fãs e empenhados pra caramba, como podemos ver nos fóruns da jambo, no tópico de regras, e pelo entusiasmo do Caldela na própria palestra). A aproximação deles é completamente diferente do normal. Um romance de Forgotten Realms é lançando antes da nova edição; não vou precisar dele para saber o que aconteceu, porque o livro básico irá me contar os acontecidos e no que isso vai afetar o sistema; com as revelações e acontecimentos dos romances, sabe qual foi a atualização do cenário no ultimo livro, cronologicamente? Malpetrim agora é uma cidade livre, fora do reinado e tapista.

O que houve entre eles? Compre o suplemento, leia o romance e assim você sabe o que nós falamos aqui por alto. Essa postura do próprio trio era tão criticada por eles anteriormente* e é usada hoje em dia. Funciona pelo ponto de vista de mercado? Sim, pois os fãs compram. Mas eles mesmo cansaram de demonstrar o quanto isso é picareta.

*Uso como exemplo a resenha de Mago A Ascenção 3ª edição que reclamava que dos “suplementos caça-níqueis” e que o livro não descrevia mais que um parágrafo sobre acontecimentos e facções importantes.

Isso funciona pra todos. Exceto que não.

E aí, Emil: Mais de cinco linhas. Acha que qualifica como argumento?

Editado: Skar já falou boa parte do que eu ia dizer, durante o tempo que eu ia escrever meu post.
E concordo com o post dele, com meus pontos ressaltados acima.

tl;dr: Se você quiser se autoentitular o melhor e maior, deve fazer por onde.

Editado:
Skar escreveu:mas não agora teremos que esperar por um suplemento que não sabemos quando será lançado até lá o deus já voltou mis o player não pode jogar com o clérigo.

O mesmo vale pra listas de magias de conjuração de monstros, que cita livros que ainda não foram publicados, como o "Bestiário de Arton, volume 1".

E Holy Avenger d20 sequer é citado como suplemento de Tormenta na área de livros da Jambô.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Nibelung em 09 Ago 2010, 02:47

Lumine Miyavi escreveu:E Holy Avenger d20 sequer é citado como suplemento de Tormenta na área de livros da Jambô.

Eles não citam nenhum livro da Trama/Talismã/Melody, o que faz sentido, já que ela não publica mais estes livros. O Reinado é outro livro importante que está ausente dessa lista.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Deicide em 09 Ago 2010, 08:16

Matheus Borges Ziderich escreveu:Qual o problema? As pessoas que compram o TRPG estão satisfeitas com algo que elas consideram de qualidade e você não?

Estamos falando de regras e você responde com cenário?

Eu falo muito pouco do cenário de Tormenta tanto quanto os outros porque conheço muito pouco dele, mas de regras eu entendo o bastante para criticar.

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários