Leiam alguma coisa do cenário ou pelo menos tentem enxergar sobre um prisma mais neutro, pra ver se o quadro é realmente tão ruim como pintam.
A diferença é que a leitura foi feita e sim, muita coisa incomoda.
Coisas ruins, pelo menos do prisma neutro tem em
toda publicação, todo cenário e todo e qualquer trabalho; o texto a seguir é minha opinião pessoal, e gostaria que ninguém o citasse como argumentação posterior, se possível (eu posso, porque, bem, é minha opinião).
Tormenta é o auto-entitulado
maior e melhor cenário de rpg do Brasil, não apenas por seus autores, também pela crítica 'especializada' em blogs e portais sobre o assunto. Isso cria uma expectativa alta demais, com uma falta de cuidados excessiva. Boa parte do texto são páginas inteiramente reaproveitadas de edições anteriores, e o mesmo é feito há dez anos; coisas como apenas regras seriam plausíveis (afinal, as regras específicas do cenário deveriam permanecer constantes) mas não são.
Fluff text, o que deveria fazer o cenário ser o que ele é, sua apresentação aos jogadores é quase o mesmo de 10 anos atrás.
Não o mesmo no sentido de "mesmo significado" e sim "mesmo conteúdo", com parágrafos inteiros iguais. Pouquíssimos livros internacionais, mesmo quando não há mudança em cenários e são novos livros do cenário. Os livros básicos / Core de Ravenloft me vêm a mente; as edições para AD&D e 3e são completamente diferentes mas o tom de texto, e as informações passadas e abordagem são as mesmas; palavras, diagramação são todas diferentes.
E isso é aparente. O formato "livro-revistinha" é conveniente ao autor, e não ajuda nem um pouco o leitor. Se você acompanha Tormenta desde o começo e está ciente do Metaplot, percebe que os avanços que existiram depois de Holy Avenger foram todos feitos nos últimos o que, três anos, com o lançamento de o IdM. Isso lembra de um exemplo icônico: os suplementos lançados após o final de Holy Avenger poderiam mostrar a mudança no mundo com o retorno de uma das grandes forças do universo de Arton (Sszzaas, retornando a seu posto divino) e todas repercussões que isso causaria.
Tivemos o Holy Avenger d20 (de 2003) este não relata nada, mesmo sendo um grande fato na história. Um gancho de Sszzaas de volta no mundo e corrompendo e atraindo novos clérigos com suas mentiras e promessa de poder é subentendido? Em teoria, sim. Na prática, ele voltou, foi pro seu plano (sem clérigos, exceto o Serpentão do Nekapeth) e ficou sentado lá. Sszzaas lá em cima e aqui em baixo é a mesma coisa.
Panteão (de 2006) ao invés de trazer novas informações sobre a repercussão desse fato, veio com informações sobre Kallyadranoch, o Terceiro (alias, o deus com o melhor design de Tormenta, na minha opinião); Sszzaas continua ali no segundo plano.
Enfim, esses são um de muitos outras situações do mesmo tipo “parece que vai à algum lugar, mas não vai” que eu não gosto. Pelo contrário, eu acho que Tormenta tem um potencial enorme, ainda mais nas mãos do novo trio
sexteto (que são fãs e empenhados pra caramba, como podemos ver nos fóruns da jambo, no tópico de regras, e pelo entusiasmo do Caldela na própria palestra). A aproximação deles é completamente diferente do normal. Um romance de Forgotten Realms é lançando antes da nova edição; não vou precisar dele para saber o que aconteceu, porque o livro básico irá me contar os acontecidos e no que isso vai afetar o sistema; com as revelações e acontecimentos dos romances, sabe qual foi a atualização do cenário no ultimo livro, cronologicamente? Malpetrim agora é uma cidade livre, fora do reinado e tapista.
O que houve entre eles? Compre o suplemento, leia o romance e assim você sabe o que nós falamos aqui por alto. Essa postura do próprio trio era tão criticada por eles anteriormente* e é usada hoje em dia. Funciona pelo ponto de vista de mercado? Sim, pois os fãs compram. Mas eles mesmo cansaram de demonstrar o quanto isso é picareta.
*Uso como exemplo a resenha de Mago A Ascenção 3ª edição que reclamava que dos “suplementos caça-níqueis” e que o livro não descrevia mais que um parágrafo sobre acontecimentos e facções importantes.
Isso funciona pra todos. Exceto que não.
E aí, Emil: Mais de cinco linhas. Acha que qualifica como argumento?
Editado: Skar já falou boa parte do que eu ia dizer, durante o tempo que eu ia escrever meu post.
E concordo com o post dele, com meus pontos ressaltados acima.
tl;dr: Se você quiser se autoentitular o melhor e maior, deve fazer por onde.
Editado: Skar escreveu:mas não agora teremos que esperar por um suplemento que não sabemos quando será lançado até lá o deus já voltou mis o player não pode jogar com o clérigo.
O mesmo vale pra listas de magias de conjuração de monstros, que cita livros que ainda não foram publicados, como o "Bestiário de Arton, volume 1".
E Holy Avenger d20 sequer é citado como suplemento de Tormenta na
área de livros da Jambô.