[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Kinn em 22 Set 2010, 20:50

Tecnicamente, se o autor quiser mudar ele muda e você não tem como impedir isso - mesmo que não aplique em sua mesa - o canon será isso.
Mas só pq o autor decidiu por uma coisa, não quer dizer que ele ficará isento de críticas. Se passarem para acompanhar discussões de animes/mangás como bleach naruto no orkut, verá que, apesar dos leitores serem fãs, há muitas discussões de como o autor fez bem ou mal tal cena de tal capítulo - e ali nem é rpg para eles decidirem se aplicam ou não. Ali o autor é deus (me lembra até a trope 'word of god')
Kinn

Mensagempor Madrüga em 22 Set 2010, 21:11

crudebuster escreveu:Mas aí houve o retcon que negou e circundou esses dogmas. E então? Mantém-se o argumento de que o autor é a única autoridade que tem o poder de mudar o fato estabelecido?

O autor é o dono do material intelectual. Se ele mudou a premissa, ela mudou. Azar. É retcon, mas é direito do autor. Se o Cassaro colocar asas nos minotauros, temos que aceitar e pronto.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Set 2010, 21:16

Só aceito se os minotauros ficarem vermelhos, aí eu sei de onde vieram as asas.
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 22 Set 2010, 21:21

Segue a baixo a explicação para todas as incongruencias de Tormenta:

SPOILER: EXIBIR
Imagem

"É mágica! Eu não preciso explicar porra nenhuma!"

E o motivo da Divina Serpente ter virado Tauron!

Imagem

QUESADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor crudebuster em 22 Set 2010, 21:24

Madrüga escreveu:O autor é o dono do material intelectual. Se ele mudou a premissa, ela mudou. Azar. É retcon, mas é direito do autor. Se o Cassaro colocar asas nos minotauros, temos que aceitar e pronto.

Tens a mesma opinião quanto à críticas? Ou não posso e nem deveria criticar aspectos que me importam?

Tenho ciência de que todos os tomos e papiros que eu vier a escrever contra determinado autor não valerão sequer uma vírgula em seu trabalho.

TL;DR Podemos continuar falando bobagem aqui sobre obras que não escrevemos sem sermos lembrados de que não mudará nada?
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor AKImeru em 22 Set 2010, 21:42

Eu honestamente acho que se você está levando esse tópico a sério após 500 páginas você deveria estar em outro forum.
AKImeru

Mensagempor crudebuster em 22 Set 2010, 21:44

Oda Nobunaga escreveu:Eu honestamente acho que se você está levando esse tópico a sério após 500 páginas você deveria estar em outro forum.

Eu estou levando a sério o Emil. Não é todo dia que vejo um argumento daquele calibre.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Kinn em 22 Set 2010, 21:45

Kinn escreveu:O que não me impede de achar tosco, num cenário onde temos tantas criaturas com fluffy místico, colocar um nascimento assim justamente para uma cujo fluffy é se valer pelos seus dotes físicos naturais e ser completamente aparte de coisas sobrenaturais. Mas pra mim já chega deste ponto. Podemos passar pra outro, como voltar a questão da intervenção dos deuses no cenário: ela ocorre ou não?

Ensinar a escrita é uma intervenção? Acho que poderíamos separar em intervenções diretas e divinas (que usam de meios sobrenaturais para afetar o mundo - e talvez esta seja a proibida) da intervenção indireta (ensinar a escrita estaria nesse campo, junto com dar poderes para seus clérigos, que querendo ou não é intervenção, mas bem distante da de afetar o rumo das coisas tão prontamente).

Fiz auto-quote pra não esquercemos disso. Vamos discutir sobre intervenção dos deuses. O que é e qual seria proibida.
Kinn

Mensagempor Monge da Dungeon em 22 Set 2010, 21:54

Discutir intervenção? Pra que?

Os deuses fazem o que fazem quando querem, como querem e quando o autor quer que os deuses façam.

Simples assim.
Monge da Dungeon

Mensagempor Emil em 22 Set 2010, 21:59

Kinn escreveu:O que não me impede de achar tosco, num cenário onde temos tantas criaturas com fluffy místico, colocar um nascimento assim justamente para uma cujo fluffy é se valer pelos seus dotes físicos naturais e ser completamente aparte de coisas sobrenaturais. Mas pra mim já chega deste ponto.

Pééé, resposta errada. Não tem"nascimento assim" (noto, inclusive, que você não é capaz de apontar claramente o processo pelo qual os autores se decidiram). Não tem fluffy (a não ser que eu esteja muito errado -- e posso estar, faz anos que nem leio nada de tormenta --, não há mais de um parágrafo descrevendo o funcionamento do nascimento dos minotauros. Nem dizendo que "é magia, lol", nem dizendo que "é ciência, lol"). Você imaginou um negócio na sua cabeça e não quer largar o osso. Não adianta bater o martelo e fingir que seus argumentos ainda têm alguma fundamentação e então tentar passar pro próximo ponto. Você está no seu direito de achar tosco? Claro que está. Precisa justificar? Não precisa. Mas está bem claro que o argumento é ruim e você não tem mais por onde apoiá-lo. Se você não quer mais discutir este assunto, pare de se referir a ele. Enquanto você se referir, eu vou lembrar que sua argumentação é fraca, insuficiente e falseada.

Kinn escreveu:Podemos passar pra outro, como voltar a questão da intervenção dos deuses no cenário: ela ocorre ou não?

Péssimo jeito de continuar a discussão. Principalmente porque todo mundo sabe que ocorre. Falta responder antes o meu questionamento:

Eu mesmo escreveu:A questão da não interferência, como funciona realmente? Alguém já postou aqui no tópico citação por escrito da resolução ferrenha dos deuses de não intervirem diretamente no plano material?

Primeiro se resolve este ponto. O quão a ferro e fogo é esse tratado de não-intervenção, se é que há um? A partir do que se descobrir daqui, aí sim poderemos discutir as derrapadas brabas na coerência interna. Ou não, dependo do que se descobrir também.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Set 2010, 22:23

Olha, o únicos "tratados" de não-intervenção divina que eu sei de tormenta são:

Barreira divina criada por Nimb com a essência divina de Tillian, impedindo que os deuses fossem pra anti-criação (e vimos como isso deu certo).
Pacto de não-intervenção dos deus para que o Sszzas voltasse.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Madrüga em 22 Set 2010, 22:31

crudebuster escreveu:
Madrüga escreveu:O autor é o dono do material intelectual. Se ele mudou a premissa, ela mudou. Azar. É retcon, mas é direito do autor. Se o Cassaro colocar asas nos minotauros, temos que aceitar e pronto.

Tens a mesma opinião quanto à críticas? Ou não posso e nem deveria criticar aspectos que me importam?

Tenho ciência de que todos os tomos e papiros que eu vier a escrever contra determinado autor não valerão sequer uma vírgula em seu trabalho.

TL;DR Podemos continuar falando bobagem aqui sobre obras que não escrevemos sem sermos lembrados de que não mudará nada?

E se um retcon fosse positivo? A gente sempre fala com um certo desdém, parece que a palavra tem uma carga semântica de "puta merda, mudaram o que era bom"... mas e se o Cassaro começasse a consertar essas mesmas premissas?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor AKImeru em 22 Set 2010, 22:33

Sinceramente, Tormenta foi de "dragoas caçadoras sexualmente frustadas" para "bois parasitas gary stus".

Eu não acho que retcons possam ser algo positivo e essa é minha evidencia.
AKImeru

Mensagempor Kinn em 22 Set 2010, 22:35

Mais leitura seletiva, Emil. Eu disse que o ponto já acabou pra mim. Acho tosco e expliquei porque acho isso. Se quiser continuar esse ponto por pm, tudo bem. Fiz um auto-quote sem editar pra entrar no assunto que você mesmo trouxe.

E comecei conceituando o que poderia ser entendido por intervenção divina.

Tana-toh ensinar a escrita para os homens seria uma intervenção. Mas seria essa o tipo de intervenção problemática a qual os deuses estariam proibidos de realizar? Não creio, a menos que os humanos tenham aprendido a escrever por meios sobrenaturais (sei lá, afinal menciona que os humanos aprenderam com ela, mas não os outros povos, o que implica em dizer que os seres humanos são burros demais para descobrir a escrita sozinhos? Ou as outras raças inteligentes demais?)

Como mencionei, ações como dar poderes a clérigos é uma intervenção, mas como não é sequer questionada nem restringida, fica claro, que, por ser uma intervenção indireta. Então não restrita a, mas ações do tipo: criar raças, ceder poder a clérigos, paladinos e afins CdP divinas, descer um avatar para dar conselhos ou avisos, sem que aja ou lutem diretamente, seria traços de intervenções indiretas que não seriam problemáticas para o ponto de vista da lei de não intervenção.

Apesar de ser um pouco mais forçado, o cajado de Szass ainda poderia ser entendido como algo nesta linha, mas o feitiço sobre Lisandra, não. Que outras intervenções diretas e divinas temos no cenário que contradizem a lei de não intervenção?
===

Quanto ao lance de não intervir na volta dele é algo muito tosco, porque Khalmyr sequer era obrigado a concordar com isso e sua inteligência infinita não previu que ele aprontaria no mundo material pra conseguir criar um mal pior que ele, para forçarem a aceitá-lo de volta e, assim, poderem vencer esse mal?

Ou ainda, quando não sabiam que o paladino fazia parte do plano dele, podiam ter interferido de alguma forma... isso já foi discutido lá atrás, se alguém tiver pontos novos será interessante.
Kinn

Mensagempor crudebuster em 22 Set 2010, 22:45

Madrüga escreveu:E se um retcon fosse positivo? A gente sempre fala com um certo desdém, parece que a palavra tem uma carga semântica de "puta merda, mudaram o que era bom"... mas e se o Cassaro começasse a consertar essas mesmas premissas?

Não tenho a pretensão de dizer que algum dia sequer gostei pra dizer que ficou melhor ou pior, mas se o Cassaro consertasse essas coisas, puxa, os pinguins iriam parar no pólo norte e os ursos no pólo sul. Com direito a trampolins.

Seria até legal. O desdém vem pela constatação do "se era uma buesta, agora cuspiram em cima, com capa dura e a R$ 80".
Imagem
crudebuster

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários