[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Emil em 21 Nov 2010, 22:06

Emil escreveu:Acho que a melhor argumentação sobre a escravidão nesse sentido é a do Skar, especialmente quando ele disse lá atrás que a escrividão envolve uma série de coisas, e não só a privação de liberdade (o que, convenhamos, já é um horror, principalmente para os nossos valores). Às vezes falta uma leitura mais gilbertofreiriana pra quem escreve e pra quem defende, especialmente ali na parte das relações sexuais. Se pensarmos o lado dos minotauros, é realmente um imperativo biológico (o que já é bastante complexo porque é colocado em confronto com outras raças); mas para o lado das escravas, a situação é muito mais complexa, porque embora você não dependa biologicamente do senhor, socialmente a dependência é total. E aí a força física não é a única maneira de coerção, e pode ser até a menos usada. Na aparência, inclusive, a coerção pela dependência absoluta pode até surgir como voluntariedade por parte da escrava, embora seja impossível falar em escolha quando um dos lados da relação não tem liberdade nenhuma (não a toa, Gilberto Freire ligou o sistema escravocrata brasileiro à degeneração sexual). Por isso é muito complicado defender a neutralidade de tais práticas, mesmo se a escravidão em Tapista tiver fundamentada mais na servidão grega ou romana do que na escravidão do século XIX. Na minha opinião sincera, o sistema de tendências de D&D é quase irreconciliável com a prática (estou chamando de quase pra permitir a possibilidade, embora eu não consiga ver como) da servidão, especialmente para o público moderno. Quer dizer, é quase um absurdo para a nossa sensibilidade pensar que as artes, a filosofia, a democracia, e tudo mais de bom que nos foi legado só puderam nascer e florescer ali no Mediterraneo porque tinha muito trabalho escravo pra permitir que houvesse tempo livre a uma meia dúzia pra pensar nessas coisas.

Me autoquotando sobre a parte da escravidão porque eu também não gosto de ser ignorado.

Editado: Editando pra concordar muito com o Led.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 21 Nov 2010, 22:12

Skar, então descreve como isso se enquadra na conduta dos minotauros, lembrando que os Minotauros Leais e Neutros não abusam do seus escravos e respondem pelas ações destes.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Madrüga em 21 Nov 2010, 22:14

Matheus Borges Ziderich escreveu:A dificuldade aqui parece ser de vocês, em aceitar que pode haver escravas ou até um povo (como no caso dos elfos) conformado o suficiente pra aceitar essa situação.

Isso não torna o ato bom PELAS REGRAS DE TENDÊNCIA DE D&D.

Entendeu agora?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Ken-Ohki em 21 Nov 2010, 22:18

Acho que falta lembrar que Tormenta hoje em dia é baseado em d20, ou seja D&D.
Todos os personagem são criados com base d20, onde o grupo Tormenta não fez nenhuma alteração no quesito alinhamento.
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 21 Nov 2010, 22:22

Escravidão (SEM crueldade, bem entendido) envolve a privação de liberdade. Liberdade não está ligada ao bem ou mal -- mas sim à ordem e caos. Quanto mais ordem, menos liberdade.
Tô citando o Cassaro, mas é a minha opinião também. Por isso pra mim escravidão não é um ato maligno.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Léderon em 21 Nov 2010, 22:24

Privação de liberdade não é cruel? :hum:
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor AKImeru em 21 Nov 2010, 22:24

Matheus Borges Ziderich escreveu:Eu não estou defendendo o estupro.

Ninguém disse que você esta defendo o estupro, apenas que você está falando que o que não ocorre é estupro. Derp.

S
implesmente apontei que não é todo minotauro que vai estuprar sua escrava porque pode. Isso inclusive vai contra os dogmas de Tauron apresentados no material.

Em qual parte exatamente?

Assim como só vão a guerra os elfos escravos que se voluntariam pra tal, é de pensar que no mínimo um minotauro Leal e Neutro só usaria pra esse fim uma escrava que se dispusesse a tal e que eles claramente tem meios de "convencer".

Parte do dogma é chicotear o escravo que te desrespeita. Se recusar a pocriar não é uma grande falta de respeito? Afinal eles são os filhos de Tauron, eles se consideram superiores as outras raças.

Claro que um minotauro maligno vai cagar pra isso tudo e fazer a festa. Veja que ao contrário do mundo real, os minotauros se vêem como protetores e não donos dos escravos. Conjunção carnal consensual ainda não é estupro. Se uma escrava se voluntariou pra isso sem coação ou violência (e persuasão ou reeducação não são nenhum dos dois) então não é estupro. O Oda só repetiu o que eu disse.

Não. Você disse "HERP DERP E SE ELES MANIPULAREM AS COISAS PARA A ESCRAVA NÃO TER OUTRA OPÇÃO SENÃO ACEITAR A TER UMA TROLHA GIGANTE ROMPENDO SEU VENTRE? ENTÃO NÃO É ESTUPRO" dai eu quotei a wikipedia e um dicionário para falar que em tal situação, ainda é estupro. Só não é estupro se a escrava aceitar o Touro tosco como parceiro. E ei, você mesmo disse que existem casais assim. Repare que eu não critico essa parte, e sim se tal número é grande. Enquanto "persuasão" e "reeducação" é basicamente forçar você a ser comido por um minotauro porque na sociedade deles você é considerado menor do que eles, eu não consigo pensar que isso não seja uma maneira de estupro. Mas ok.

A dificuldade aqui parece ser de vocês, em aceitar que pode haver escravas ou até um povo (como no caso dos elfos) conformado o suficiente pra aceitar essa situação

Em minha opinião pessoal, esse fragmento é apenas estupido. Por que uma raça se subjulgaria a outra, se daria para ser escrava a outra? Não faz nenhum sentido lógico. Eu sei que você está socando a ideia de que "É POSSIVEL SER ESCRAVOCRATA SEM SER CRUEL" quando os dogmas de Tauron usam violencia para colocar o escravo em seu lugar. De fato, toda essa discussão de estupro vem dessa passagem do dogma, que associa os filhos de Tauron como superiores e outras raças inferiores.

E até mesmo no caso dos elfos, não é todo elfo conformado a essa situação. E antes que alguém me aponte o fato da tendência dos elfos terem tendência caótica e bom lembrar que tendência é uma variável e que é plenamente plausível que uma parte desse povo mude pra Leal e Neutro e passe a se conformar com a escravidão. E também possam se arrepende depois e voltar a se rebelar.

Eu honestamente não critico a lógica disso, pois não adianta.

Eu vou apenas apontar o quão retardado é uma raça se subjulgar a ser tratada inferior por outra.

Escravidão (SEM crueldade, bem entendido)

Não existe tal coisa. Sério. Leia de novo a parte de punições a escravos.

Tô citando o Cassaro, mas é a minha opinião também. Por isso pra mim escravidão não é um ato maligno.

Honestamente, eu também acho que escravidão é algo neutro.

Porém diferentemente de você e do Cassaro, o motivo para tal é o contexto, e não o fato se você PRIVAR UM SER PENSANTE DE SER LIVRE ser algo não "cruel". É cruel. E dai?

Em sociedades onde pessoas são consideradas objetos, pertences, é culturalmente aceitavel possuir escravos. Em locais como Tapista, é algo até mesmo religioso.

Isso faz da escravidão -menos- cruel, para nós? Não. Para os habitantes de Tormenta? Escravidão é algo que existe, cruel ou não. Faz parte da cultura e de uma sociedade. É algo neutro, porque não faz bem nenhum, porém não é mal porque é apenas como as coisas são. É algo natural da maneira que tal sociedades atuam.

O meu argumento todo vem do relacionamento dos minotauros e suas esposas. Fazer eles apenas se reproduzerem com outras raças + escravismo levanta muitas sobrancelhas.

O seu argumento apenas fortalece o meu por mais que não queira admitir. Sim é natural para os minotauros possuirem escravas e não escravas, e terem filhos com elas. Porém para os escravos, isso não é nessesariamente verdade. Veja bem, uma escrava nascida escrava e dentro de Tapista obviamente irá entender o seu destino e provalvelmente não irá ter aversão de copular com um touro mocorongo, porém as "novas escravas" nunca foram convencidas que são inerentemente inferiores aos Touros Overlords, e eu duvido muito que algo convença tais mulheres de que elas devem aceitar que são menos do que os seus conquistadores e que devem sim gerar seus filhos porque é o correto senão os coitadinhos dos Super Minos não poderam sobreviver uma geração.

Então qual a conclusão que chegamos aqui Matheus?

Que existem relacionamentos de minotauros que não nessesitam estupro. Porém seria estupro sim para as novas escravas - tendo em vista que muitas delas surgiram com a invasão do Reinado.

E como ponto final: Eu sou o único que acha depressivo ver uma raça de escravistas não humanos agindo como quase que parasitas terem tanto destaque no maior cenário de RPG nacional? Lembra quando D&D era sobre reinos fantasticos não sexualmente bizarros?
Editado pela última vez por AKImeru em 21 Nov 2010, 22:35, em um total de 3 vezes.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lord_Metatron em 21 Nov 2010, 22:25

Matheus Borges Ziderich escreveu:Estupro é conjunção carnal não consensual. Se a escrava consentiu, mesmo que seja porque sofreu uma espécie de lavagem cerebral a vida inteira, deixa de ser estupro.
E lógico que os minotauros preferem a morte a escravidão. Segundo eles a escravidão é para os fracos e o povo de Tauron não é fraco.Escravidão é pros outros, não pra eles. A única exceção são os anões, que eles consideram iguais.

Quer dizer que se eu colocar uma arma na cabeça de uma mulehr e obriga-la a aceitar fazer sexo comigo NÃO será estupro? Cara, isso é simplesmente ridículo. Não é só força física que entra na definição de estupro. Ameaça, velada ou não, de violência, perde de benefícios ou qualquer outra ocisa também entram.

Matheus Borges Ziderich escreveu:E queria saber qual seria o fundamento prum recurso extraordinário que levaria um processo de calúnia pro STF, até porque caluniar uma pessoa é abuso do direito de Liberdade de Expressão.

Você não tem formação em Direito, né? :laugh:

Oda Nobunaga escreveu:Elfos de tormenta o fazem porque Glórrien quis assim.

Cá pra nós, eu acho que é puro masoquismo mesmo. Se é pra ajudar a Deusa a se reerguer e a voltar os Elfos a sua glória primordial, nenhum ELfo segue Glórieen. Se é pra virar prropriedade de Minotauros, todos seguem. É como eu disse no fórum de Tormenta - Os Elfos de Arton, como raça, tem um certo padrão em sua tomada de decisões: Eles escolhem a que vai foder com eles de forma mais aguda.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Eu não estou defendendo o estupro. Simplesmente apontei que não é todo minotauro que vai estuprar sua escrava porque pode. Isso inclusive vai contra os dogmas de Tauron apresentados no material. Assim como só vão a guerra os elfos escravos que se voluntariam pra tal, é de pensar que no mínimo um minotauro Leal e Neutro só usaria pra esse fim uma escrava que se dispusesse a tal e que eles claramente tem meios de "convencer".

Que meios?

Ah, esqueci!

CHICOTE ESCRAVIZADOR.

Matheus Borges Ziderich escreveu:A dificuldade aqui parece ser de vocês, em aceitar que pode haver escravas ou até um povo (como no caso dos elfos) conformado o suficiente pra aceitar essa situação.

A dificuldade aqui é que você não consegue perceber que, pra um ser humano ou humanóide se conformar com a escravidão, ele tem que ver que tem muito mais a perder se rebelando. O que se traduz em castigos. O que se traduz em crueldade. O que se traduz em Cowing and Bullying Innocents, da lista de atos maligno do BoVD. Isso sem falar em Bringing Despair.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Léderon em 21 Nov 2010, 22:27

Os Elfos de Arton, como raça, tem um certo padrão em sua tomada de decisões: Eles escolhem a que vai foder com eles de forma mais aguda.

É que assim eles ficam depressivos, escapistas e escatológicos como os elfos da Terra-média.
Léderon

Mensagempor Smaug em 21 Nov 2010, 22:30

Eu não estou defendendo o estupro. Simplesmente apontei que não é todo minotauro que vai estuprar sua escrava porque pode. Isso inclusive vai contra os dogmas de Tauron apresentados no material. Assim como só vão a guerra os elfos escravos que se voluntariam pra tal, é de pensar que no mínimo um minotauro Leal e Neutro só usaria pra esse fim uma escrava que se dispusesse a tal e que eles claramente tem meios de "convencer".

Certo, um minotauro. Assim como Drizzt é um drow bom, o que não torna toda a sociedade drow automaticamente boa. Se a sociedade dos minotauros é Leal e Neutra, então eles deveriam dar essa chance de escolha aos "escravos", isso acontece? As pessoas tem o direito de falar: "não quero te servir"? Caso não acontela, caso um escravo diga não e seja açoitado por isso a sociedade cai nessa descrição aqui:
"Ele se preocupa com a tradição, a lealdade e a ordem, mas não se importa com a liberdade, a dignidade ou mesmo a vida." - que é a descrição do alinhamento Leal e Mau. Ou seja, desde que as coisas fiquem no que eu acho certo, azar de quem vai se ferrar nessa história.
Logo, não faz sentido falar em Leal e Neutro, quando suas escravas usam correntes no pescoço e são apresentadas de modo servil. E eu concordaria com vc se não minotauros fossem apenas uma casta mais baixa e fossem apresentados sem o bondage das correntes.

Claro que um minotauro maligno vai cagar pra isso tudo e fazer a festa. Veja que ao contrário do mundo real, os minotauros se vêem como protetores e não donos dos escravos.

Então pq eles são chamados de escravos e são apresentados como escravos? Pq não chamar eles de servos e mostrar humanos e elfos trabalhando normalmente? E se a sociedade aceita as atitudes do minotauro maligno, fazendo delas o padrão, adivinhe qual é a tendencia da sociedade...

A dificuldade aqui parece ser de vocês, em aceitar que pode haver escravas ou até um povo (como no caso dos elfos) conformado o suficiente pra aceitar essa situação. E até mesmo no caso dos elfos, não é todo elfo conformado a essa situação. E antes que alguém me aponte o fato da tendência dos elfos terem tendência caótica e bom lembrar que tendência é uma variável e que é plenamente plausível que uma parte desse povo mude pra Leal e Neutro e passe a se conformar com a escravidão. E também possam se arrepende depois e voltar a se rebelar.

E a dificuldade sua, e do Cassaro, parece ser em entender que no sistema d20, a menos que vc mude ou abandone o sistema de tendencias escravidão é algo ruim e mal!
Editado pela última vez por Smaug em 21 Nov 2010, 22:33, em um total de 1 vez.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Lord_Metatron em 21 Nov 2010, 22:31

Matheus Borges Ziderich escreveu:Escravidão (SEM crueldade, bem entendido) envolve a privação de liberdade. Liberdade não está ligada ao bem ou mal -- mas sim à ordem e caos. Quanto mais ordem, menos liberdade.

Então, Tanar'ri NÃO ACEITAM escravos certo? Slaadi, então, nem pensar!

Enquanto isso, cada Arconte Luminar anda com duas ou três Ninfas na coleira!

Em nome do Pai Celestial, privação de liberderdade NÃO É CRUEL?

Quer dizer que se alguém te enfiar numa cela de 2x2 m², sem motivo algum, essa pessoa está agindo de modo incondenável, moralmente falando?
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Léderon em 21 Nov 2010, 22:32

Quer dizer que se alguém te enfiar numa cela de 2x2 m², sem motivo algum, essa pessoa está agindo de modo incondenável, moralmente falando?

Desde que te mantenha alimentado e te estupre de vez em quando, não tem problema.
Léderon

Mensagempor Madrüga em 21 Nov 2010, 22:33

Matheus Borges Ziderich escreveu:Escravidão (SEM crueldade, bem entendido) envolve a privação de liberdade. Liberdade não está ligada ao bem ou mal -- mas sim à ordem e caos. Quanto mais ordem, menos liberdade.

Não sei não. Vide o SRD:

SRD escreveu:"Good" implies altruism, respect for life, and a concern for the dignity of sentient beings. Good characters make personal sacrifices to help others.

"Evil" implies hurting, oppressing, and killing others. Some evil creatures simply have no compassion for others and kill without qualms if doing so is convenient. Others actively pursue evil, killing for sport or out of duty to some evil deity or master.

E o eixo ordem-caos:

SRD escreveu:Lawful characters tell the truth, keep their word, respect authority, honor tradition, and judge those who fall short of their duties.

Chaotic characters follow their consciences, resent being told what to do, favor new ideas over tradition, and do what they promise if they feel like it.

Personagens leais contam a verdade, mas isso não quer dizer que os caóticos mintam. É simplesmente uma visão mais estrita do que é ser fiel à própria palavra, por exemplo.

Isso é uma interpretação muito rasteira do que seja o eixo caótico, do tipo "se ser caótico é ser livre, ser leal é o contrário". É uma falsa dicotomia, um pensamento malformado e um aproveitamento péssimo da definição de "leal".

Privar outra pessoa de sua liberdade, dignidade ou capacidade de fazer suas próprias escolhas é um ato MAU. Ou você vai me dizer que é um ato LEAL? Se fosse assim, personagens leais e bons seriam pró-escravidão?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lord_Metatron em 21 Nov 2010, 22:38

Léderon escreveu:
Os Elfos de Arton, como raça, tem um certo padrão em sua tomada de decisões: Eles escolhem a que vai foder com eles de forma mais aguda.

É que assim eles ficam depressivos, escapistas e escatológicos como os elfos da Terra-média.

A comparação só seria procedente se galadriel tivesse aberto as pernas pro Sauron, Elrond tivesse fugido da raia na Última Aliança , Legolas tivesse ficado chorando num cantinho a mera visão de um orc e Fëanor e Fingolfin não tivessem entrado em um embate pessoal com um Deus Maior em nome da honra dos Elfos.

Sério.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor AKImeru em 21 Nov 2010, 22:39

Gostaria de apontar que o metodo romano de escravismo tem mais a ver com castas de servos do que escravos de Quilombos - a tal escravatura que os Touros Mocorongos copiaram.

Há crueldade? Sim. Há privação de liberdade? Até certo ponto. Não é algo total, não é necessariamente um ato mal de acordo com o contexto.

Para nós, é abominavel. Mas nós não habitamos Tormenta (graças a Deus)
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários