[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Russel em 23 Nov 2010, 09:19

Oda Nobunaga escreveu:"Venham para Tapista: Aqui vocês perderam sua liberdade, mas tudo bem vocês serão protegidos por um bando de furries. Oh e se você for femea, prepare seu anus."

para o bem das elfas e bom que já exista vaselina em arton
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor joao-aragorn em 23 Nov 2010, 09:43

Ainda na escravidão/servidão. Apesar de já terem existido diferentes conceitos de escravidão, não há dúvida de que submeter uma outra raça a ser "propriedade" sua, e afirmar estar protegendo-a faria qualquer deus bondoso se emputecer. Se tormente queria relações "complexas" desse tipo, manter as tenências padrão não faria sentido.Criar um microcosmo de "tendências alternativas" e esperar que os Deuses de Tormenta(diga-se de passagem deuses que interferem ao seu bel prazer, a la divindades greco romanas) acreditem que faz aprte da "identidade cultural" dos minotauros ou coisa assim, é ridículo.
Acho que já dá pra parar de massacrar esse ponto inclusive, já que nenhuam argumentação que defenda a "bodnade" dos minotauros escravagistas se sustentou.
Editado pela última vez por joao-aragorn em 23 Nov 2010, 09:46, em um total de 1 vez.
joao-aragorn

Mensagempor AKImeru em 23 Nov 2010, 09:46

João, o argumento do Matheus era de que a escravidão deles não era cruel.

Eu não sei o que diabos ele quer dizer com isso mas é o que ele fala.

Oh e eu ainda estou coçando minha cabeça com a passagem postada pelo Lorde Metatron que basicamente condena os Minotauros como CAOTICOS E MAUS e que agem de maneira tão cruel e maligna quanto Orcs de Forgotten Realms e estão apenas algumas torturas antes de virarem Dark Eldars.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Metal Sonic em 23 Nov 2010, 09:56

É muito simples: Para qualquer defensor dos Minotauros serem Neutros, pense que suas mães, tias, irmãs e primas são escravas.

Agora defenda que isso é Neutro.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor ferdineidos em 23 Nov 2010, 10:14

metalsonic escreveu:É muito simples: Para qualquer defensor dos Minotauros serem Neutros, pense que suas mães, tias, irmãs e primas são escravas.

Agora defenda que isso é Neutro.

Melhor, pensa que você sujeito hómi é escravo de um boi desses aí...agora pensa que ele tá se engraçando pro seu lado...

vem com aquele papinho de te transformar na "rainha" do harém, que vai te encher de coisas bonitinhas...

imaginou?
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Gladius Dei em 23 Nov 2010, 10:19

Off para off:

Madrüga escreveu:Manda esse Le Goff dizer isso na minha CARA.

O velhinho raramente vem aqui pro Brasil, e acho que infelizmente ele vai acabar falecendo de idade avançada antes desse seu desejo se realizar, Madrugüets. Talvez tenha mais sorte com o Jérome Baschet, Louis Halphen, Hilário Franco Júnior ou o Philippe Wolff, que coadunam com a maiorp arte do pensamento do Le Goff. :haha:

Emil escreveu:Perfeito, Gladius. Eu podia ter me focado mais no sistema feudal de dependência que na situação isolada do servo, até porque isolar caso quando os três estamentos (e aí eu prefiro chamar de estamento mesmo, porque classe tem muito mais mobilidade, e isso é conquista da sociedade burguesa) dependem umbilicalmente uns dos outros.

Eu sei que deseja fazer um paralelo com a situação do minotauros aqui, mas devo lembrar-lo que você tem que ser cuidadoso com a comparação do mundo real com mundos de fantasia. Por exemplo, no dogma de Tauron, não se encontra o termo de "o forte depender do fraco", e na sociedade medieval ser considerado justo o tratamento de um servo tal como se fosse um escravo suscetível à ser chicoteado por desobediência. A questão era mais complexa que simplesmente "faça isso ou será punido", já que o servo, apesar de ligado à terra, tinha direito a uma parcela dos produtos que criava como presumido (o direito expresso era de que o senhor tinha direito à uma parcela da produção do servo, vê a premissa diferente?).

E eu sei que o individualismo não faz puff e surge só depois da revolução francesa. Mas ele passa a ser vetor da sociedade só nos arredores temporais dela. (mas eu posso estar um pouco errado quanto a isso também. As sociedades medievais eram um pouco mais complexas do que a gente costuma aprender na escola)

Raízes são na Idade Média, e vemos muita atuação de individuos durante a Idade Moderna (afinal, para um exemplo icônico, o quanto Colombo não lutou pessoalmente para convencer seus patrocinadores de que a viagem circunavegando o globo para chegar às Índias era através de um oceano menor do que eles pensavam [apesar de ele ter errado sua estimativa de distância ainda assim]). Talvez se você disser que com a Revolução Francesa a individualidade se torna um leitmotiff para todos os indivíduos (mesmo daqueles que não teriam noção exata disso), então concordaria. Mas ela já tinha atuação anteriormente, e mais generalizada do que pensamos, apenas gostaria de salientar isso.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Russel em 23 Nov 2010, 10:33

joao-aragorn escreveu:Acho que já dá pra parar de massacrar esse ponto inclusive, já que nenhuam argumentação que defenda a "bondade" dos minotauros escravagistas se sustentou.

concordo com isso, pois já foi mais do que provado que é IMPOSSIVEL existir escravidão neutra num cenario maniqueista
Russel

Mensagempor joao-aragorn em 23 Nov 2010, 11:13

Gladius Dei escreveu:Madrüga escreveu:
Manda esse Le Goff dizer isso na minha CARA.

O velhinho raramente vem aqui pro Brasil, e acho que infelizmente ele vai acabar falecendo de idade avançada antes desse seu desejo se realizar, Madrugüets. Talvez tenha mais sorte com o Jérome Baschet, Louis Halphen, Hilário Franco Júnior ou o Philippe Wolff, que coadunam com a maior parte do pensamento do Le Goff.

Gladius você é medievalista, não? Eu tenho aula com o Flávio de Campso que é um pupilo direto do Hilário, que era professor da casa antes de aposentar. Muy fera o Flávio, tmabém, ams a área de estudos dele é "o lúdico" na história.

Madruga,se interessar, dê uma lida no Le Goff. O cara é muito bom, e os tecxtos dele são claros e gostosos de ler. Recomendo " O Maravilhoso e o quotidiano no ocidente medieval" ^^
joao-aragorn

Mensagempor Russel em 23 Nov 2010, 12:53

saindo do assunto dos minotauros (que pra mim já esta mais do que encerrado), outra coisa que eu acho uma idiotice em tormenta e o fato dos deuses aceitarem clérigos de Tendência completamente diferentes das suas.

por exemplo: a sumo sacerdotisa de marah a deusa da paz (NB) é maligna (não lembro se ela e LM, NM ou CM)

isso e uma grande idiotice, tanto por parte do clérigo quanto por parte da divindade.

É bem mais facil um clerigo de tendencia totalmente oposta a sua violar seus dogmas. sem falar que um dos trabalhos do clerigo é espalhar a palavra de seu deus e conseguir novos seguidores, mas como eu posso querer que as pessoas ouçam meus dogmas se eu uso como porta voz alguem que não é um exemplo deles.

e se eu escolho como patrono uma divindade de tendencia oposta a minha eu não poderei agir de acordo com minha tendencia sem perder meus poderes. seria bem mais facil escolher uma divindade de tendencia parecida com a minha
Editado pela última vez por Russel em 23 Nov 2010, 18:09, em um total de 1 vez.
Russel

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Nov 2010, 12:57

Russel, MESTRE ARSENAL colocou os pés na mesa e desafiou o Deus que lhe deu poderes pra briga. Acho que funciona dessa forma, sim.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Metal Sonic em 23 Nov 2010, 12:59

Em Arton NADA tem que fazer sentido, é tudo "Rule of Cool" e "Word Of God".

E tipo, existe a CdP Pregador, que pode adorar mais de uma divindade ao mesmo tempo, receber o benefício de ambas e nem precisa seguir qualquer restrição.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Monge da Dungeon em 23 Nov 2010, 13:29

Às vezes eu acho que os criadores de tormenta queriam um mundo relativista socado na fôrma de tendências do D&D.
Queriam mostrar que a paz é relativa, colocando uma deusa boa aceitando o trabalho de um ser maligno porque cumpre seu portfólio de forma indireta.

No próximo Retcon, Marah será a deusa da morte e do Niilismo total onde assim a paz será alcançada finalmente no nada absoluto...

A deusa da paz no estágio derradeiro da entropia...

E vai ser Neutra!
Monge da Dungeon

Mensagempor Sr. Pichu em 23 Nov 2010, 14:05

seria engraçado um deus da Destruição, Massacre, Tortura e Sofrimento neutro
pq "É da natureza dele"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lord_Metatron em 23 Nov 2010, 14:32

Sr. Pichu escreveu:seria engraçado um deus da Destruição, Massacre, Tortura e Sofrimento neutro
pq "É da natureza dele"

Kallyandranoch (LM Deus do Poder), Tillian (CN Deus da Criatividade) e Valkarya (CB Deusa da Ambição) tentaram tomar o poder do Panteão, e criaram um raça hiperfoderosa pra isso.

Kally foi apagado da Realidade.

Tillian, reduzido à mortalidade.

Valkarya? Virou pedra, e se soltou alguns séculos depois.

Porque? Porque Khalmyr comia ela Porque era sua natureza ser ambiciosa e querer estar sempre no topo.

Yep. Os Minotauros não são os únicos beneficiados pelo relativismo determinista aqui...
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Nov 2010, 14:36

Poder, cuja natureza nebulosa é almejar mais poder, e Criatividade, cujo portifólio é alcançar o máximo são menos perigosos que AMBIÇÃO, que é querer sempre MAIS de tudo?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários