por crudebuster em 03 Fev 2011, 14:37
Estive fazendo umas pesquisas, estou chegando à conclusão de que é perfeitamente normal a quantidade absurda de retcons malfeitos, erros de regras, justificativas esfarrapadas pra erros grotescos e etc.
É uma tendência internacional, quase todo produto que faz algum sucesso inesperado ou não acaba sofrendo retcons e adições bisonhas, desde a DC até a WotC, até a Bíblia...
A "espuma" que fazemos tentando reverter esse quadro maluco em que os autores não conseguem assimilar toda a informação de seu próprio cenário, tendendo à contradições e deslizes artísticos quando comparamos os romances com as aventuras, e até os módulos básicos, só faz aumentar o interesse em Tormenta.
Chegou a um ponto que você tem de ler tanta coisa pra não contradizer algo que já foi retconado, que praticamente pode-se escrever qualquer disparate, meter o pé na jaca mesmo, e sempre haverá argumentos a defender o aspecto criticado.
Claro, normalmente a gente simplesmente deixa pra lá uma coisa quando não gostamos dela, mas essa droga de Tormenta é tão interessante! Preencher os vazios, ligar os pontinhos aqui e acolá, e construir algo plausível e reconhecível como parte dessa almôndega de informações...
O suplemento que deveria explicar tudo sobre determinada coisa não explica tudo. Você tem de comprar as revistas e os livros. E aguentar o fato de que eles são humanos e vão errar MUITO, e não vão se desculpar, na maior parte das vezes.
No parágrafo acima, você pode trocar "suplemento" por "livro" e "revista" que dá no mesmo. O negócio é confundir o leitor e fazer ele comprar mais coisas. Sempre.
Quando você finalmente lê tudo, um autor vai e literalmente embaralha tudo de novo porque ele pode. E você vai comprar tudo de novo porque não quer ficar desatualizado. Ou largar tudo pra lá e achar outra coisa que você goste.
A situação só fica ruim quando muita gente passa a não gostar de tanto disparate sem sentido. A ponto de grandes heróis/ criaturas/ situações políticas/ lugares de interesse econômico serem esquecidos ou ainda ignorados, chutados de lado mesmo quando se esperava que fizessem algo mais que figuração.
E o pior de tudo, é que todo produto é assim. Sherlock Holmes sofreu retcon. Super Homem ainda sofre com retcons.
Sistemas de RPG, card games, wargames são consertados e refeitos mas ainda assim nunca ficam perfeitos pra todo mundo.
Até mesmo o jogo de xadrez como conhecemos foi sendo modificado até chegar ao que temos hoje.
A opção que há, é desistir ou seguir reclamando e sendo ignorado (ou aplaudido por quem não manda em nada no desenvolvimento da coisa).
Vez por outra, aparece algo muito bem feito e digno de nota vindo dos fãs.
Isso, ao meu ver, ameaça e dá visibilidade muito maior que somente a crítica bem feita. Porque incomoda aos criadores, machuca os egos deles.
Daí, o objetivo de finalmente ser atendido e respeitado pode ser alcançado. Eu tenho esse sonho. Deve ser o primeiro há décadas.