[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor shido_vicious em 03 Fev 2011, 12:01

ferdineidos escreveu:um post meu e do shido desapareceram desse tópico...não? :blink:

Pois é. :parede:

A gente se esforça pra compor o argumento só pra perder o texto depois.

Enquanto isso, toda a homeopatia/astrologia que fala sobre um nebuloso "espírito do AD&D" permanece segura para a posteridade.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
shido_vicious

Mensagempor crudebuster em 03 Fev 2011, 14:37

Estive fazendo umas pesquisas, estou chegando à conclusão de que é perfeitamente normal a quantidade absurda de retcons malfeitos, erros de regras, justificativas esfarrapadas pra erros grotescos e etc.

É uma tendência internacional, quase todo produto que faz algum sucesso inesperado ou não acaba sofrendo retcons e adições bisonhas, desde a DC até a WotC, até a Bíblia...

A "espuma" que fazemos tentando reverter esse quadro maluco em que os autores não conseguem assimilar toda a informação de seu próprio cenário, tendendo à contradições e deslizes artísticos quando comparamos os romances com as aventuras, e até os módulos básicos, só faz aumentar o interesse em Tormenta.

Chegou a um ponto que você tem de ler tanta coisa pra não contradizer algo que já foi retconado, que praticamente pode-se escrever qualquer disparate, meter o pé na jaca mesmo, e sempre haverá argumentos a defender o aspecto criticado.

Claro, normalmente a gente simplesmente deixa pra lá uma coisa quando não gostamos dela, mas essa droga de Tormenta é tão interessante! Preencher os vazios, ligar os pontinhos aqui e acolá, e construir algo plausível e reconhecível como parte dessa almôndega de informações...

O suplemento que deveria explicar tudo sobre determinada coisa não explica tudo. Você tem de comprar as revistas e os livros. E aguentar o fato de que eles são humanos e vão errar MUITO, e não vão se desculpar, na maior parte das vezes.

No parágrafo acima, você pode trocar "suplemento" por "livro" e "revista" que dá no mesmo. O negócio é confundir o leitor e fazer ele comprar mais coisas. Sempre.

Quando você finalmente lê tudo, um autor vai e literalmente embaralha tudo de novo porque ele pode. E você vai comprar tudo de novo porque não quer ficar desatualizado. Ou largar tudo pra lá e achar outra coisa que você goste.

A situação só fica ruim quando muita gente passa a não gostar de tanto disparate sem sentido. A ponto de grandes heróis/ criaturas/ situações políticas/ lugares de interesse econômico serem esquecidos ou ainda ignorados, chutados de lado mesmo quando se esperava que fizessem algo mais que figuração.

E o pior de tudo, é que todo produto é assim. Sherlock Holmes sofreu retcon. Super Homem ainda sofre com retcons.
Sistemas de RPG, card games, wargames são consertados e refeitos mas ainda assim nunca ficam perfeitos pra todo mundo.

Até mesmo o jogo de xadrez como conhecemos foi sendo modificado até chegar ao que temos hoje.

A opção que há, é desistir ou seguir reclamando e sendo ignorado (ou aplaudido por quem não manda em nada no desenvolvimento da coisa).

Vez por outra, aparece algo muito bem feito e digno de nota vindo dos fãs.

Isso, ao meu ver, ameaça e dá visibilidade muito maior que somente a crítica bem feita. Porque incomoda aos criadores, machuca os egos deles.

Daí, o objetivo de finalmente ser atendido e respeitado pode ser alcançado. Eu tenho esse sonho. Deve ser o primeiro há décadas.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 04 Fev 2011, 02:13

Imagem
Anexos
CRUDE.jpg
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 04 Fev 2011, 02:16

Imagem
Anexos
CRUDE.jpg
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor crudebuster em 04 Fev 2011, 02:20

Madrugada e você me vem com esse meme, Matheus?

Pelo menos não foi o do dreamsicle. Que bom. Ainda tenho fé em você.

Baixo o preço do Paranóia a R$ 5. :D
Imagem
crudebuster

Mensagempor o_venturoso em 04 Fev 2011, 09:34

Esta historia de que tiraram tal regra por motivos de deixar o jogo mais simples/enxuto e etc. me soa como balela. Seria tão mais honesto dizer que foi retirado porque precisaria de mais paginas e o custo aumentaria.
É a mesma coisa do Manual dos Monstros e a lista de magias, algo essencial para se ter no livro básico mas que foi disponibilizado posteriormente como pdf.
O que me surpreendeu foi que para os fãs que compraram o livro, receberam o Manual dos Monstros e a lista de magias como se tivessem dando um presente para eles, sem se tocar que era o tipo de informação que já deveria estar no livro.
Seria a mesma coisa de eu não descrever os talentos no livro, mandar um PDF depois e dizer: “Olha como damos suporte extra de maneira eficiente para vocês dando aquilo que é essencial para o livro básico mas que não colocamos. Nos agradeçam”!
o_venturoso

Mensagempor ferdineidos em 04 Fev 2011, 10:52

crudebuster escreveu:Madrugada e você me vem com esse meme, Matheus?

Independente de ser meme ou não, ele tem razão...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor crudebuster em 04 Fev 2011, 11:48

ferdineidos escreveu:
crudebuster escreveu:Madrugada e você me vem com esse meme, Matheus?

Independente de ser meme ou não, ele tem razão...

Meme me soa automaticamente como "resposta engraçadinha automatica na falta de coisa melhor para dizer".

Razão, bem, isso já é outro assunto. Um nerd não pode sonhar? :)
Imagem
crudebuster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 04 Fev 2011, 20:56

Cadê o Lumine com a resenha do Valkaria? O EAN saiu ontem....
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Alduim em 04 Fev 2011, 21:17

Sobre ter ou não ter regras pra criar itens mágicos:

O sistema é retrocompatível (teoricamente) então tem regra pra item mágico. Basta procurar os SRD e pronto.
Alduim

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 04 Fev 2011, 22:05

Isso é. Não há muito mistério até aí.
Acho que a chance maior de ver essas regras para TRPG seria numa nova versão pro suplemento Academia Arcana.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Skar em 05 Fev 2011, 00:24

Acho que a chance maior de ver essas regras para TRPG seria numa nova versão pro suplemento Academia Arcana.

Mas não tem JÁ esse suplemento. Eu me recordo do trio falando que não iria forçar os jogadores a ter que comprar novos livros para jogar no mundo. E sério cada vez mais parece que eles estão enfiando pela goela a baixo livros.

TRPG saiu e disse que seria retrocompatível com o material e não é. Disse que teríamos nesse mesmo livro tudo para se jogar em Arton, mentira. Você precisa de o Reinado e a trilogia tormenta para jogar na cronologia correta do cenário e ponto.

GT saiu e nos mostrou formas bizarras e colocou mais duvidas sobre o que passa na mente dos NPCs de arton que qualquer outro suplemento que eu tenha lido ou ouvido falar. E só serve para campanhas com foco no império de Tauron.

Será que Valkaria será diferente?
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 05 Fev 2011, 01:34

Cara, minha visão de uma nova versão pro Academia Arcana seria um livro muito maior que o primeiro, com muito mais material. Não focado apenas na academia, mas como novas magias, talentos, cdps e etc. Sempre teve uma idéia prum "Manual da Magia" de Tormenta. Mas essa é a MINHA idéia pruma nova versão, com material extra, não necessário.

Não vejo a menor necessidade do Reinado e, principalmente da trilogia para se ambientar no cenário. Há a descrição das principais cidades (inclusive a descrição completa de Malpetrim), ameaças, um mapa completo e uma linha temporal com dezenas de ganchos que podem ser aproveitados. A trilogia muito menos: os efeitos das principais mudanças estão no livro. Glórienn não está mais lá, Kallyadranoch ressurgiu, a Área de Tamura não existe mais e Shivara Sharpblade agora governa também Yuden e Deheon. Se no "fluff" apenas um punhado de NPCs sabem exatamente como se deu todos esses acontecimentos, porque seria diferente com os jogadores?

Sim, o GT tem um foco maior no Império. Afinal, o nome do suplemento é Guerras Táuricas e descreve a situação nas áreas recém conquistadas pelo Império. E se você leu o livro e ainda ficou com dúvidas, o máximo que posso te dizer é pra tentar a gazeta do reinado da DS 31.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor crudebuster em 05 Fev 2011, 04:04

Nunca antes eu tive tanta certeza do que concluí.

Ah, agora dizer que nem os NPCs sabem o que está havendo e eu como mestre, jogador e comprador não vou saber também?

E por causa disso, o que quer que pareça interessante mesmo faltando pedaços é tudo gancho?

Mas que idéia excelente! Porque eu não pensei nisso antes? É um ótimo modo de não completar um roteiro definido, mudando a hora que eu quiser e dexando todo mundo desnorteado e sempre comprando mais pra se manter atualizado!

Hum, pensando melhor, não. É escroto. Não é como se fosse "daqui a algum tempo isto terá sequência, aguardem com ansiedade" e sim "vamos fazer do jeito que der, se der pra fazer, continuem comprando se gostam, parem se não gostarem, ok?".

E esse é o melhor RPG nacional.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Youkai X em 05 Fev 2011, 21:33

Só sei que de acordo com o mapa da jambô pra valkária, tal cidade tem 25 quilômetros de largura. Isso é muito, pouco, na medida certa ou o que pra uma cidade de 1 milhão de habitantes?
Youkai X

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários