[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Corvo da Tempestade em 09 Fev 2011, 18:31

Mapas são úteis, principalmente num suplemento desses. Uma idéia da população da cidade tbm e como é seu dia dia é bom
("negritado" por mim)

Tem alguma descrição sobre isso, mas nada muito profundo. Imagino que isso tenha ficado pro Guia do Mundo de Arton.

O que se tem que saber sobre a cidade está lá,o que era mais profundo sobre isso EU imagino que tenha ficado pra esse suplemento

Bem...vou ser sincero nem vi esse livro, logo não posso comentar muito mas pelos comentários acima me parece que a descrição mais detalhada da cidade não está no livro. (repito nem li o livro)

Pela resenha que li no .20 o livro parece se focar em "aventuras urbanas".
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Elven Paladin em 09 Fev 2011, 18:52

bah, o posicionamento típico de boa parte da Spell e seu ódio por detalhismo. Assim parecem meros fãs de hack n'slash aleatório, bastando taverna/estalagem/dungeon aos arredores da cidade. Tudo que for detalhado e contextualizado é perda de tempo/boiolagem/chatice do Silva, etc. Sinceramente acho esse posicionamento radical.

Criar um homem de palha em cima de um outro homem de palha (ou melhor, uma tirada de humor quanto ao Vincer) não me parece uma solução. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor crudebuster em 09 Fev 2011, 20:08

Estranho, porque estávamos falando de ilustrações condizentes com mil e um detalhes soltos no fluff, e derrepente puxaram o boneco de vodu de "detalhe é supérfluo, seus bobocas cabeças de melão" e jogaram um balde de coprólitos ladeira abaixo...

Mas que tipo de idiota não gosta de uma ilustração bem-acabada e interessante do lugar que está invadindo com a imaginação na hora do jogo?

Eu nem estou "filosofando o RPG porrada vs. não-porrada", estávamos falando de ilustrações e ilustrador, catso! Que trollada sem-vergonha, hein?
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor GoldGreatWyrm em 09 Fev 2011, 20:15

Ilustração é uma coisa.

Uma planta urbanística eu não consigo nem diferenciar se é realista, fantasiosa ou uma armadilha arquitetônica.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 09 Fev 2011, 20:25

Mapa é uma coisa.

Outra é exigir um plano urbanístico e social para uma cidade de RPG.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor crudebuster em 09 Fev 2011, 20:25

GoldGreatWyrm escreveu:Ilustração é uma coisa.

Uma planta urbanística eu não consigo nem diferenciar se é realista, fantasiosa ou uma armadilha arquitetônica.

Certamente não seria por isso que você iria dizer que uma ilustração não tem nada haver com o que a tal cidade, masmorra ou bordel de três andares parece nas descrições dos autores.

É mais simples do que parece, e eu estava defendendo o profissional que é o Leonel Domingos quanto a esse tipo de detalhe.

E repito, se detalhe não faz diferença numa ilustração de uma cidade, o que mais vai fazer? De que valeria temos vinte nomes de lugares importantes e uma ilustração que não tem nada com nenhum deles porque ninguém se importa, é tudo besteira e perda de tempo?

Pra mim, é mais ou menos assim: Detalhe demais entulha, de menos é pobre, detalhe suficiente pra mostrar que lugar X não é Y porque tem uma praça, uma árvore e uma estátua, beleza.

Por isso ler Groo ainda me faz rir, e o detalhismo do Aragonés "como quem não quer nada", é mais escrachante ainda.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 14 Fev 2011, 16:01

Saiu o EAN. Alguém aqui já pôs a mão?
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Corvo da Tempestade em 14 Fev 2011, 17:40

Saiu o EAN. Alguém aqui já pôs a mão?

Não, mas segundo a opinião do .20 (interessante o fato dele não ter colocado "Resenha" apesar de, na essência, ser uma) me pareceu não acrescentar nada, apenas "atualizar" a aventura já publicada na DB as regras dao Trpg.

A conclusão dessa opinião resume bem o que digo:

"não seria surpresa sugerir que logo podemos nos deparar com outro livro, dessa vez com material totalmente original, tratando com mais detalhes sobre a Aliança Negra. E quando ele sair, Klunc quer dois!"
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Mensagempor crudebuster em 14 Fev 2011, 18:00

Mais balas juquinha pra mim. Nem quero a paçoca.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 14 Fev 2011, 22:18

Pelo texto da resenha eu entendi que atualiza a aventura para o novo livro, e insere Lennórien e a AN no cenário, dando material pra você rolar suas campanhas nesse meio. Além disso com uma porrada de regras novas, como poderes concedidos, sumo sacerdotes, talentos raciais e combate em massa. Além da atualização, pareceu ter o acréscimo de bastante coisa.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor crudebuster em 14 Fev 2011, 22:35

60% copypasta do que já foi vendido na aventura e quase nada de novo. Atualização de regras para quem precisa delas.

Claro que sempre vai ter quem compre regras novas. Mas quem não sabe o que é um hobgoblin, um gnoll, ou não tem como conseguir as tabelas e números pesquisando na internet deve comprar, realmente, até para referência rápida, etc.

Eu particularmente acho um desperdício de dinheiro e tempo condicionar meu jogo a regras de uso e criação de terceiros, mas eu não sou o público alvo dessas coisas. Mas isso sou eu.

Fica parecendo que só é possível jogar "certo" se você usar essas regras, o que é uma mentira sem tamanho.

Mas o produto é bem feito, tem seus méritos. Só lamento não ter nada além do copypasta e regras, como já previa.

Eu queria ver um pouco da criatividade desses caras em ação de verdade, como a gente vê no mercado exterior. Só pra poder ter na cabeça que não somos tão diferentes comercialmente, nem intelectualmente.

Mas pra cada dez quilos de material de Tormenta oito são copypasta e um é retcon bizarro porque alguém não tem saco pra reler o que escreveu e vende como se fosse novidade... Aí fica embaçado.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 14 Fev 2011, 23:09

Crude, até onde eu vi até um timeline alternativa de eventos pós batalha de Khalifor, levando em conta que o Reinado tivesse vencido, o livro tem.

Agora já que você reclamou tanto de copypasta e com tanta propriedadade, me responde algo: cê já comprou algum livro de Tormenta, principalmente desde que o cenário é publicado pela Jambô?
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor crudebuster em 15 Fev 2011, 06:48

Timeline, é? Puxa, legal. No GT não teve isso, a coisa rola como se fosse inevitável a derrota. Já é alguma coisa nova, dos 40%.

Você vai dizer que por conta de eu nunca ter comprado absolutamente nada eu não posso reclamar porque não li? Vá em frente, é um ótimo argumento. Isso não te impediu de negar veementemente antes de ler os Taladas, lembra? :)

Nunca comprei nada porque além de ver simplesmente o material antigo sendo republicado até mesmo com ilustrações antigas, somente "atualizações" disso e daquilo relativo à regras e detalhes menores, coisa que RPGistas novatos precisam.

Ficha de fulano grande vilão, classes de prestígio, chokito e galak, mas como já disse isso não é pra mim. Está bem feito?

Está. Vale meu dinheiro? Não.

Porquê eu insisto em criticar? Porque eu mesmo vejo maior empenho em criação e organização vindo de fora, organizar uma batelada de informações de um universo como, digamos, Reinos de Ferro é brabo, tem coisa demais, enquanto Tormenta é uma zona desgraçada que as pessoas adoram por ser uma zona, acompanharam essa zona sendo criada, deram pitacos.

Eu queria que esse fato fosse admitido, ao invés de desculpado com a velha máxima "se não gostou não compre".

Vou trabalhar pra pôr o que eu gostaria de ver lá do jeito que eu quero, de graça. Porque eu não aprendi a jogar RPG assim e não gosto de ver gente nova achando que é só isso.

E acabamos discutindo o sexo dos anjos tentando definir "videogame de papel". Pra mim é isso aí. Eles não têm (ou não lhes interessa ter) a didática pra ensinar como criar as coisas, sob o risco de sugerir que boa parte dos livros que eles republicam são redundantes ou desnecessários. Claro que não vão fazer isso.

Muito, mas muito material de fora não precisa disso. É um tijolaço com a legenda "aqui tem coisa nova, mas não é necessária, embora seja nova, viu?". Porque eles podem e nós não podemos mostrar isso?
Imagem
crudebuster

Mensagempor Corvo da Tempestade em 15 Fev 2011, 08:00

cê já comprou algum livro de Tormenta, principalmente desde que o cenário é publicado pela Jambô?

E eu lhe pergunto: Já gastou 80 reais em algo que você não gosta, só pra criticar?

Pelo texto da resenha eu entendi que atualiza a aventura para o novo livro, e insere Lennórien e a AN no cenário, dando material pra você rolar suas campanhas nesse meio. Além disso com uma porrada de regras novas, como poderes concedidos, sumo sacerdotes, talentos raciais e combate em massa. Além da atualização, pareceu ter o acréscimo de bastante coisa.

Autualização? eu não diria tanto, afinal a AN continua a mais de 10 anos parada enquanto o resto de Arton passou por DUAS crises perfeitas para uma invasão. Talvez as regras de ombate em massa sejam interessantes.

até onde eu vi até um timeline alternativa de eventos pós batalha de Khalifor, levando em conta que o Reinado tivesse vencido, o livro tem.

Arsenal ainda teria constuido seu Robo Gigante, e Tapista ainda teria invadido Valkaria... :roll:
Corvo da Tempestade

Mensagempor Russel em 15 Fev 2011, 08:14

Autualização? eu não diria tanto, afinal a AN continua a mais de 10 anos parada enquanto o resto de Arton passou por DUAS crises perfeitas para uma invasão. Talvez as regras de ombate em massa sejam interessantes.

sem falar da tormenta. uma ameaça que deveria estar tirando o sono de muita gente mas que esta sendo ignorada como se fosse uma chuvinha passageira
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários