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[OGL] Pathfinder RPG - D&D 3.75 da Paizo

MensagemEnviado: 23 Mar 2008, 17:07
por Elven Paladin
Bem, um breve histórico para aqueles interessados: Basicamente, Pathfinder é uma versão diferenciada do D&D 3.5, que está sendo feito pela Paizo Publishing, uma empresa de RPG que estava sob as 'asas da Wizards of the Coast" e da Licensa D&D ( Sim, eles tinham acesso a todo material lançado pela Wizards, assim como a Kenzer&Company com Kingdoms of Kalamar ) e tornaram-se famosos por cuidarem da Dragon Magazine e da Dungeon, as mais famosas revistas de D&D. Com o fim da licensa entre Paizo-Wizards, a Paizo perdeu os direitos de publicação da Dragon e da Dungeon, e partiu para o lançamento de uma série de aventuras ( e outras revistas ) chamada Pathfinder, que foi um sucesso em terras yankees, e devida a isso, a editora decidiu focar-se em D&D 3,5 ( já que a licensa OGL não pode ser revogada ) e lançar sua "própria versão de D&D 3,5", junto com sua comunidade. Aos interessados, a editora lançou a versão Alpha gratuitamente em seu sítio ( http://paizo.com/store/downloads/pathfi ... 48btpy8253 ), sendo necessário apenas um cadastro.

Bem, deixando o histórico de lado, esse tópico é dedicado a tal RPG. Que comecem as discussões, e começarei com minhas ***primeiras impressões***:

Raças: Eles ainda mantém as Classes Favorecidas, e com uma mecânica que não me agrada de maneira alguma ( +1 PV para cada nível que avançar em tal classe ). Todas as raças agora tem dois modificadores positivos ( um mental e um físico ) e um negativo, exceto Meio-Elfos e Humanos, que ganham +2 em qualquer atributo. Eu ainda acho o Meio-Orc “sem muito sabor” ( embora os ajustes de atributos sejam lindinhos, vulgo, +2 For e Sab, -2 Int ), e ao menos os Meio-Elfos agora são uma raça mais aceitável. E, aleluia irmãos, enfim os Elfos são os melhores Magos ( Okay, os Halflings tem os mesmos ajustes positivos que Elfos, mas a Favored Class favore os Elfos, eles tem bônus ligados ao uso de Magia ) e os Gnomos são bons Bardos ( +2 Cha incluso ).

Classes: O Guerreiro ainda parece meio “boboca”, e as habilidades realmente cools são obtidas em nível 19 e 20. Não muito promissor, mas parte disso é culpa dos Combatentes Ultra-Legais de Iron Heroes ( que eu quase idolatro ). Não li ainda as outras, mas sim, temos mais poderes ao Mago e Clérigo.

[OGL] Pathfinder RPG - D&D 3.75 da Paizo

MensagemEnviado: 23 Mar 2008, 17:11
por Deicide
Opa, vou baixar!
Quero dar uma olhada. Eu também tenho minha versão caseira "3.99", e quero ver como é a Paizo. Logo de cara no seu post vi uma coisa que gostei: Raças mais poderosas!

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MensagemEnviado: 23 Mar 2008, 18:36
por Deicide
Beleza, olhei o arquivo e parece interessante. Como ainda é um alpha, pode mudar muito, e eu acho que a Paizo tem uma oportunidade de ouro de redefinir o D&D 3.X se ela ousar um pouquinho mais. As classes ficaram bem melhores, mas eu acho que muita coisa dos Talentos e das magias podia ser alterada.

No geral, o sistema parece uma boa evolução da 3.X, mas ainda precisa de mais umas mudançazinhas aqui e acolá.

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MensagemEnviado: 23 Mar 2008, 22:30
por Khelben Arunsun
Eles estão aceitando as opiniões dos fãs para melhorar o sistema, isso que é bom.

E o sistema de perícias está ótimo!

Sorcerer: aplicável para os Reinos Esquecidos?

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MensagemEnviado: 23 Mar 2008, 23:20
por AKImeru
Sorcerer: aplicável para os Reinos Esquecidos?


Não sou o sorcerer, mais aqui vai:

As regras são sim. Até anima para adptar as outras raças e CdPs

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MensagemEnviado: 24 Mar 2008, 12:37
por Mirallatos
Isso me anima a adaptar algumas coisinhas na nossa mesa de jogo aqui.

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MensagemEnviado: 24 Mar 2008, 18:29
por Elven Paladin
Vamos ás Classes:

Guerreiro: Parece um "Bundão e Mais Bobo Ainda". Só vale a pena, se valer, para apanhar a partir do nível 19. Lixo completo. Só o desenho é interessante. Talvez possa ser salvo pelos Combat Feats, que ainda não li. E as habilidades novas são tão... sem graça ( Armor e Weapon Mastery obrigatórios? Que tosco! )

Magos e Clérigo: Mais poderes para eles, DV melhor ao Mago. Preciso dizer algo?

Ladino: Não havia o que mudar, mas eles mudaram: DV maior e mais habilidades. Absurdo maior: Um Ladino pode ter tantos Combat Feats quando um Guerreiro ( via Rogue Talent ). Ou habilidades legaizinhas que ele não precisava tanto assim. Um Ladino parece fazer o Guerreiro um "Bundão de Marca Maior".

Sistema de Perícias

Gostei da Lista. Odiei o estilo Saga-Like, parece que essa droga veio para ficar.

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MensagemEnviado: 24 Mar 2008, 19:08
por AKImeru
Guerreiro: Parece um "Bundão e Mais Bobo Ainda". Só vale a pena, se valer, para apanhar a partir do nível 19. Lixo completo. Só o desenho é interessante. Talvez possa ser salvo pelos Combat Feats, que ainda não li. E as habilidades novas são tão... sem graça ( Armor e Weapon Mastery obrigatórios? Que tosco! )

Magos e Clérigo: Mais poderes para eles, DV melhor ao Mago. Preciso dizer algo?



NERD RAGE

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MensagemEnviado: 24 Mar 2008, 19:18
por Deicide
Não achei o guerreiro tão ruim assim. Ficou bem mais poderoso que o guerreiro core. BEM mais. Além de se beneficiar muito mais de armaduras, tem bônus em ataques e danos.

(Para quem não leu, o guerreiro é essencialmente o mesmo, mas nos níveis "mortos", ele ganha armor mastery e weapon mastery, que dão bônus com certas armaduras e armas).

Lembrem-se que ainda é um alpha. Podem apostar que vão mudar mais coisas.

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MensagemEnviado: 24 Mar 2008, 20:49
por valberto
Tenho acompanhado com muito interesse o material da Paizo. Asim como alguns de vcs eu já tenho minha versão do D&D "Full OGL Modificated" e não vou precisar do 4.0. Vejo as mudanças com muito bons olhos. Uma das cosas que estou discutindo com meus jogadores é a mudança de DV de certas classes - mago por exemplo e a experiência da paizo pode servir para mostrar o caminho das pedras. Confio muitísimo no trabalho do Erik Mona.
Mas como é um alpha release é esperar para ver o que vai mudar. Por enquanto o formato e o design que eles estão usando está matador!

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MensagemEnviado: 24 Mar 2008, 20:58
por Elven Paladin
Ficou bem mais poderoso que o guerreiro core. BEM mais. Além de se beneficiar muito mais de armaduras, tem bônus em ataques e danos.


Sim, ele é melhor que o do CORE ( graaaaaande coisa ), mas é essencialmente o mesmo bobão que só sabe bater, não tem pontos de perícia, seus talentos não fazem muita coisa além de bater e bater. Compare o Guerreiro com o Ladino, que pode combater, tem uma dezena de habilidades legais, tem muitos pontos de perícias. Ou com o Clérigo, que ficou *ainda mais forte*. Ou com com o Mago ( diacho, você pode ser Especialiste E conjurar magias de escolas proibidas. E a habilidade de nível 20 do Universal é suprema ).

O problema do Guerreiro não é "descer o sarrafo", isso ele faz bem, obrigado ( e o Clérigo tem que perder aquelas magias que o tornam melhor combatente que o Guerreiro, diga-se de passagem, e o mesmo vale para o Druida ). O problema é que ele só sabe "descer o sarrafo", e depende do grupo para *todo o resto*, o que não se verifica em outras classes. Ou, em termo simples: Ou diversificam os poderes do Guerreiro, ou retirem a diversidade das outras classes.

Mas, por outro lado, os Combat Feats tem potencial, e eu estou realmente gostando do que fizeram com as Manobras como Desarme e cia, aqui eu retiro o chapéu para a Paizo.

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MensagemEnviado: 24 Mar 2008, 21:02
por Elven Paladin
Ficou bem mais poderoso que o guerreiro core. BEM mais. Além de se beneficiar muito mais de armaduras, tem bônus em ataques e danos.


Sim, ele é melhor que o do CORE ( graaaaaande coisa ), mas é essencialmente o mesmo bobão que só sabe bater, não tem pontos de perícia, seus talentos não fazem muita coisa além de bater e bater. Compare o Guerreiro com o Ladino, que pode combater, tem uma dezena de habilidades legais, tem muitos pontos de perícias. Ou com o Clérigo, que ficou *ainda mais forte*. Ou com com o Mago ( diacho, você pode ser Especialista E conjurar magias de escolas proibidas. E a habilidade de nível 20 do Universal é suprema ).

O problema do Guerreiro não é "descer o sarrafo", isso ele faz bem, obrigado ( e o Clérigo tem que perder aquelas magias que o tornam melhor combatente que o Guerreiro, diga-se de passagem, e o mesmo vale para o Druida ). O problema é que ele só sabe "descer o sarrafo", e depende do grupo para *todo o resto*, o que não se verifica em outras classes. Em termo simples: Ou dão mais diversidade ao Guerreiro, ou retiram a mesma diversidade em habilidades presentes em outras classes.

Mas, por outro lado, os Combat Feats tem potencial ( Olá Talent Trees de Iron Heroes ), e eu estou realmente gostando do que fizeram com as Manobras como Desarme e cia, aqui eu retiro o chapéu para a Paizo.

De qualquer modo, um resumo da minha impressão de Pathfinder: Decepcionante. Eles tiveram seus acertos, mas ainda existem detalhes demais para corrigir.

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MensagemEnviado: 24 Mar 2008, 21:58
por AKImeru
Os fanboys dos Elfos devem amar a Paizo por fazer eles "IMORTAIS, BONITOS, SABEM USAR UMA PORRADA DE ARMA E AINDA POR CIMA SÃO BONS MAGOS LAWL"

Os Meio Elfos são bem melhores do que o do core mas qualquer raça que receba ao menos 2 habilidades já é superior a isso.

Meio Orcs podendo usar Falciones do nada = DO WANT

Eles também são o escudo de carne mais eficiente do jogo e isso é otimo.

E agora eles quebraram! Antes, os Humanos eram a melhor raça. Agora são a pior! Okay empatados com os Meio Elfos...Mas mesmo assim! Estamos falando da única raça que peitava os anões!

As classes(Irei apenas falar dos não casters porque já falaram deles)

Guerreiro: Ele é o guerreiro do core com coisas nos dead levels. Bleh como se esse fosse o unico problema da classe.

Ladino: Imagine o ladino do core. COM MAIS COISAS. E EXATAMENTE isso.

E eu estou berrando de raiva até agora por eles colocarem todas as raças mas nem todas as classes, o que faz essa versão "Alpha" ser bem injogavel na minha opinião.

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MensagemEnviado: 24 Mar 2008, 22:14
por Youkai X
Mas humanos mercem mesmo ser uma raça fraca...

Poisé, os guerreiros continuam sem versatilidade alguma fora das lutas? Sacanagem isso. Podiam ao menos ter truques legasi para fora das lutas que pudessem ser usados para resolver os "puzzles" das aventuras, como usar as armas para pegar coiss à distãncia, percorrer abismos e outros usos aloprados de suas capacidades físicas superiores.

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MensagemEnviado: 24 Mar 2008, 22:28
por AKImeru
Mas humanos mercem mesmo ser uma raça fraca...


...

...


Eu acho que...


..

Eu te odeio tanto.

Poisé, os guerreiros continuam sem versatilidade alguma fora das lutas? Sacanagem isso. Podiam ao menos ter truques legasi para fora das lutas que pudessem ser usados para resolver os "puzzles" das aventuras, como usar as armas para pegar coiss à distãncia, percorrer abismos e outros usos aloprados de suas capacidades físicas superiores.


Ou você sabe...


DAR A ELE SKILLS
Todas as malditas classes do Alpha virarma skill monkeys MENOS quem PRECISAVA virar.

Elfo! O meu cavalo! Me diga qual é o email da Paizo, eles vão receber uma reclamação!