Mais de uma RD ao mesmo tempo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Madrüga em 28 Ago 2007, 23:59

Dúvida cretina, mas válida. Que acontece quando se tem mais de uma RD ao mesmo tempo?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Darin em 29 Ago 2007, 00:11

Até onde eu sei, depende...

Se for do mesmo tipo, não acumula, e vale a maior forte, ao menos q na descrição diga diferente...

Se for diferente, acumula...

Eu posso estar enganado, mas acho que é algo assim...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Fëanor em 29 Ago 2007, 00:15

Depende, existem duas situações.

1- Está escrito RD 10/magico e cortante (exemplo): nesse caso você passa a RD se você ter qualquer UMA das duas opções.

2- RD 10/caótico e RD 10/cortante: nesse caso você deve cumprir ambas as exigencias para passar a RD.

Outra coisa: as RDs não se acumulam. Ou seja (usando o exemplo 2), se sua arma não for NEM CORTANTE, NEM CAÓTICA, o inimigo vai ignorar APENAS 10 PONTOS E NÃO 20.

Se uma RD for 15 e outra 10, se voce não cumprir nenhuma das exigencias das RDs, o monstro vai ignorar 15 pontos.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Madrüga em 29 Ago 2007, 00:16

O problema é esse "somar". Exemplo, estamos usando armaduras como RD no meu jogo. O dread necromancer do grupo tem RD 4/- da armadura e 4/concussão e mágico de seu próprio corpo semimumificado. E aí? Ele toma dano cortante, por exemplo, eu subtraio 8 do dano?

Então, Fëanor, no caso, o dano é reduzido em 4 mesmo?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Fëanor em 29 Ago 2007, 00:19

Aí é um caso especial.

Quando você usa armaduras com RD, daí sim, você soma elas para determinar a redução total.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Madrüga em 29 Ago 2007, 00:22

Fëanor escreveu:Aí é um caso especial.

Quando você usa armaduras com RD, daí sim, você soma elas para determinar a redução total.


Insistindo mais um pouco, Fëanor. O bárbaro soma sua RD natural no caso, então? Ele usa uma chain shirt que está dano atualmente 3/- de redução, e já tem 2/- de redução natural. Ele tem 5/- contra tudo? É assim que estamos jogando.

No caso do necromante, estamos reduzindo 8 também se a arma não for concussiva e mágica.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Fëanor em 29 Ago 2007, 00:24

Madruga, esquece o que eu disse! XD

Achei na srd:

STACKING DAMAGE REDUCTION
The damage reduction granted by armor stacks with other damage reduction of the same type (that is, damage reduction that has a dash after the number). A 7th-level barbarian wearing a breastplate has DR 3/- (1/- from his class levels and 2/- from his armor). A fighter wearing full plate armor who is the target of a stoneskin spell, however, has DR 4/- from the armor and 10/adamantine from the spell.[/QUOTE]


Ou seja, no caso do NECROMANTE NÃO SE ACUMULA.

No caso do BÁRBARO SE ACUMULA SIM.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Galardron em 29 Ago 2007, 03:53

- Vampiro: 10/silver and magic
- Cria Vampírica: 5/silver

Sei não, algo me leva a crer que um 'and' significa que o ataque tem que ter AMBAS as características para passar a RD da criatura (isso condiz com a função lógica 'e'). De outra forma teríamos um vampiro mais vulnerável que uma cria sua.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Avatar do usuário
Galardron
 
Mensagens: 698
Registrado em: 26 Ago 2007, 15:52
Localização: RS

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Madrüga em 29 Ago 2007, 05:20

Galardron escreveu:- Vampiro: 10/silver and magic
- Cria Vampírica: 5/silver

Sei não, algo me leva a crer que um 'and' significa que o ataque tem que ter AMBAS as características para passar a RD da criatura (isso condiz com a função lógica 'e'). De outra forma teríamos um vampiro mais vulnerável que uma cria sua.


Mas o problema é outro. imagina que um desses aí resolve usar uma daquelas camisas do Magic Item Compendium que dão RD de todo tipo. Pronto, você tem duas RDs diferentes, de fontes diferentes. Que fazer?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor oculto em 29 Ago 2007, 06:50

Madruga escreveu: O dread necromancer do grupo tem RD 4/- da armadura e 4/concussão e mágico de seu próprio corpo semimumificado.

Feanor escreveu:Achei na srd:

STACKING DAMAGE REDUCTION
srd escreveu:The damage reduction granted by armor stacks with other damage reduction of the same type (that is, damage reduction that has a dash after the number). A 7th-level barbarian wearing a breastplate has DR 3/- (1/- from his class levels and 2/- from his armor). A fighter wearing full plate armor who is the target of a stoneskin spell, however, has DR 4/- from the armor and 10/adamantine from the spell.



Ou seja, no caso do NECROMANTE NÃO SE ACUMULA.

No caso do BÁRBARO SE ACUMULA SIM.


Eu vejo da seguinte forma:
O Dread Necromancer não acumula os bônus, mas sim a prorpiedade da RD. Se for atacado atacado por uma arma arma mágica de concussão ele manterá a RD 4/- da armadura. De outra forma ele manterá a RD que melhor se aplica, ainda sendo a da armadura, pois ela não possui restrição.
Se ele possuisse RD 4/- da armadura e 10/concussão e mágico de seu próprio corpo semimumificado, aí valeria o 10 caso ele estivesse sendo atacado por uma arma mundana ou sem a propriedade correta, sendo que as RD's não seriam somadas para totalizar a RD. Caso a arma possuisse a propriedade correta [concussão e mágico] ele ainda manteria a RD 4 da armadura.
obs. Acho que esse é primeiro exemplo que vejo onde bônus diferentes não se acumulam... :sobrancelha:
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor WillDice em 29 Ago 2007, 08:21

Redução de Dano não é bônus. É uma habilidade com um valor. Normalmente você não soma visão no escuro ou RM, soma? Mesmo tendo vulnerabilidades diferentes, é a mesma habilidade, que só deve contar uma vez, sendo as excessões obrigatoriamente especificada (como acontece na armadura).

O necromante com RD 4/concussão e mágico que compra uma armadura de RD 4/- está substituindo totalmente sua habilidade de classe por um item mágico. O valor que ele reduz é o mesmo, a diferença é que maças +1 também causam -4 de dano nele.

Se fosse armadura de 2/-, ele ignoraria 4 de dano de espadas normais, de espadas mágicas, e de maças não-mágicas, e 2 de maças mágicas.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Styker em 29 Ago 2007, 09:49

Galardron escreveu:- Vampiro: 10/silver and magic
- Cria Vampírica: 5/silver

Sei não, algo me leva a crer que um 'and' significa que o ataque tem que ter AMBAS as características para passar a RD da criatura (isso condiz com a função lógica 'e'). De outra forma teríamos um vampiro mais vulnerável que uma cria sua.


Voc~e está certo, o AND diz que é preciso a arma ser de prata E mágica. Se fosse pra ser qualquer uma das duas seria um OU (quem disse que lógica matemática num serve pra alguma coisa? hehehe :b )
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Avatar do usuário
Styker
 
Mensagens: 696
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:30
Localização: Campina Grande - PB

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor Fëanor em 29 Ago 2007, 11:12

sei não, algo me leva a crer que um 'and' significa que o ataque tem que ter AMBAS as características para passar a RD da criatura (isso condiz com a função lógica 'e'). De outra forma teríamos um vampiro mais vulnerável que uma cria sua.

É, acho que tem razão.

De qualquer forma, no caso da dúvida do Magruga, a resposta é não se acumula com a RD do Dread Necromancer, mas se acumula com a RD do bárbaro.

Vida é triste pro Dread, mas é assim.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor oculto em 29 Ago 2007, 11:51

WillDice escreveu:Redução de Dano não é bônus. É uma habilidade com um valor. Normalmente você não soma visão no escuro ou RM, soma? Mesmo tendo vulnerabilidades diferentes, é a mesma habilidade, que só deve contar uma vez, sendo as excessões obrigatoriamente especificada (como acontece na armadura).


As duas afirmações das duas primeiras primeiras frases são verdadeiras. Por não serem bônus, explicitamente falando. Com um pouco mais de pesquisa pode se encontrar o seguinte no SRD: "If a creature has damage reduction from more than one source, the two forms of damage reduction do not stack. Instead, the creature gets the benefit of the best damage reduction in a given situation."
As RD's são calculadas calculadas em separado dependendo da habilidade da arma, aplicando a que se melhor enquadrar.
Não entendi sua justificativa sobre a visão no escuro e RM. Se vc se refere a Visão no escuro ou RM fornecida por habilidade não se somar com a fornecida por magia, por exemplo, hora nenhuma expus o contrário sabendo que isso é o que ocorre de fato.
O que eu questionei foi que é a primeira vez que vi "bônus" diferentes para um mesma habilidade não se acumularem. A palavra "bônus" se refere as inúmeras subcategorias que a RD possui, já que ela é a única habilidade que eu me recorde que possui tal artifício. Posso ter me expressado mal, mas imaginei que o entendimento estaria implícito.

WillDice escreveu:Se fosse armadura de 2/-, ele ignoraria 4 de dano de espadas normais, de espadas mágicas, e de maças não-mágicas, e 2 de maças mágicas.

Uhum... esse tb é meu entendimento. Vc confere as duas RD's e aplica a mais válida [e melhor] para a situação, como mostrei no primeiro post.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Mais de uma RD ao mesmo tempo

Mensagempor WillDice em 29 Ago 2007, 12:08

Eu citei visão no escuro e RM por que há, sim, casos específicos em que elas se somam, mas a norma geral é não somar.
Por exemplo, se uma CdP te dá visão no escuro 18m e não explica mais nada, se você for anão não vai ganhar nada. Mas algumas dizem que se você já tiver visão no escuro, ela aumenta em +18m. Isso precisa ser dito.
E não consigo pensar em nenhuma habilidade com "valores" que não sejam bônus (modificadores, pra ser mais preciso) que se acumulem.

---

Mas notem que nada impede de "somar" o que vem depois da barra, se o valor da RD for igual (e nenhuma for "/-", que afinal é a melhor possível).

Ter RD 10/prata de uma fonte e 10/magia de outra acaba sendo a mesma coisa que ter RD 10/prata e magia.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron