Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

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Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Madrüga em 29 Ago 2007, 22:44

Discussãozinha saída ali do tópico dos itens mágicos.

Eu estava imaginando um sisteminha para permitir, de maneira bacaninha, a inserção de armaduras e armas com melhorias (leia-se "bônus +x") sem que haja a intervenção de conjuradores. Ou seja, ferreiros prodigiosos poderiam ter o dom de forjar itens não só de qualidade "obra-prima", mas que ultrapassassem tais itens fornecendo bônus entre +1 e +5. Isso permitiria que forjadores lendário (citemos Hattori Hanzo e suas espadas maravilhosas) tivessem lugar em cenários mais low-magic e que se retirasse um peso dos conjuradores.

Alguém tem alguma idéia, sugestão ou já fez algo parecido?
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Mensagempor Lune em 29 Ago 2007, 23:14

Já fizemos isso em Rokugan. Uma das famílias (os Kaiu) tem acesso a uma forja que permite fazer itens "mágicos" sem a presença de shugenjas (que de qualquer forma não costumam fazer itens mágicos, é desrespeitoso aos espíritos).

Mas já que estamos falando de NPCs, é simples permitir que um ou outro artífice faça itens mágicos sem níveis de conjurador. Certamente é plausível. E nenhum jogador vai reclamar de uma espada que sobrevive a um Mordeikainen's Disjunction.

Mas caso seja um jogador, ou se você preferir manter as regras no lugar, simplesmente crie versões não-mágicas das feats de criação, substituindo o requisito dos itens de "saber usar tal magia de nível X" por "ter ranks Y na skill de Craft apropriada". Fim de papo.

Uma outra alternativa seria dar habilidades diferentes pra esses itens não-mágicos do que simplesmente cópias de habilidades mágicas existentes. Por exemplo, uma espada Hatori Hanzo poderia ignorar qualquer tipo de DR e hardness, mas não poderia ser encantada com nenhuma outra habilidade. E por aí vai.
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Mensagempor Youkai X em 29 Ago 2007, 23:24

Acho que só por ter uma qualidade excepcional de forja ela não precisaria também ser impedida de ser encantada. bastaria que ficasse mais caro e custoso encantar uma arma tão formidável. Ia ser legal também itens que vão se tornando poderosos devido aos feitos de seus portadores ao longo dos tempos, a ponto de alguns ítens já serem quase artefatos por terem participado de tantos eventos significativos (mas aí já varia de cenário pra cenário). Itens malditos por terem acompanhado tantas desgraças (como por exemplo algum pente ou prendedor de cabelo que esteve por perto de muitas mortes trágicas de cortesãs e concubinas) seriam bem interessantes de aparecer.
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Mensagempor louc0 em 29 Ago 2007, 23:51

Isso é relativamente simples de se obter. Um talento e pré requisitos de perícia no campo relacionado.

Assim, para o que antes era um pré requisito em CL agora vira um pré-requisito em graduações de perícia

CL 1 ---> Perícia 4 graduações
CL 2 ---> Perícia 5 graduações
CL 3 ---> Perícia 6 graduações
CL 4 ---> Perícia 7 graduações

E assim por diante...

Então para o armeiro fazer sua espada +1, ele precisa ter 6 graduações em craft (weaponsmith).
Talvez cobrar um teste de perícia a cada dia para fazer um avanço na produção do item, mas sem risco de estragá-lo, uma vez que os casters não tem esse problema.

OU então fazer o teste de perícia ser difícil e tendo a chance de ter o trabalho arruinado, mas não cobrar XP do armeiro para fazer a arma.
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Mensagempor Faerunian em 30 Ago 2007, 00:19

Acho que ter uma diferença tão grande (1~5) em armas/armaduras não mágicas não é interessante.

Criar uma arma com um balanço e confiabilidade soberbas, equiparando-se às magicamente encantadas, apenas com a técnica do cuteleiro, fica inverossímil demais pro meu gosto.

Armadura mais ainda. Apenas armaduras feitas sob medida deveria ganhar os bônus, e justamente por causa disso. Fazendo com que a penalidade diminua e o "peso sentido" também.

(um pouco de sono e a cabeça em um problema de probabilidade estão atrapalhando na criação de um sisteminha. Amanhã posto)
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Mensagempor Madrüga em 30 Ago 2007, 00:28

Faerunian escreveu:Acho que ter uma diferença tão grande (1~5) em armas/armaduras não mágicas não é interessante.

Criar uma arma com um balanço e confiabilidade soberbas, equiparando-se às magicamente encantadas, apenas com a técnica do cuteleiro, fica inverossímil demais pro meu gosto.


Claro, porque verossímil é arma mágica.

Você não sacou a proposta. O lance é uma alternativa para sumir com as armas mágicas, e tornar armas especiais resultado da perícia de grandes armeiros. É para aproveitar em cenários low-magic, por exemplo.
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Mensagempor Darin em 30 Ago 2007, 00:35

os modificadores em si não fazem sentido...

Pq tu chegaria mais facilmente a um inimigo, com uma arma, se não fosse o fato dela ser mais precisa? E essa precisão acho q só magicamente...

Mas seria legal tu criar efeitos que só esses armeiros poderiam dar...

Algo como leve: Faz um segundo golpe, com penalidade de -4, caso o primeiro não seja acertado...
lamina afiada: recebe mais tanto no dano e diminui 1d4 de dex (não acumulativo)

Sei lá...eu acho que aumentar bonus mágico por aumentar não faz muito sentido, para algo não-mágico... Acho mais legal criar propriedade reais vindas desses especialistas... Quanto mais propriedades numa mesma arma, mais difícil de ser feita...
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Mensagempor Madrüga em 30 Ago 2007, 00:41

Deu síndrome de GURPS em vocês? É D&D, pô. Estamos abstraindo a capacidade de forjadores lendários criarem armas com modificadores previstos pelo sistema de ND, por exemplo.

E sou a favor das habilidades "extras" também, mas tirar Destreza do alvo faz menos sentido ainda.
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Mensagempor Darin em 30 Ago 2007, 00:46

acho q não... tu enfia uma espada mais profundamente, o cara vai ficar com menos mobilidade... principalmente se for num braço ou numa perna... Poderia ter uma porcentage para isso acontecer tbm...

E o cara não perderia acumulativamente, como eu disse... Foi só um exemplo... poderia ser constituição no lugar de Dextreza, mas daí já poderia ser outra propriedade...
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Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Ago 2007, 00:52

Cara, peraí.

Se armas de baixa qualidade dão penalidade pra acertar e causar ferimentos, porque armas de maior qualidade não tem uma capacidade maior de fazer ambas as coisas?

Quer um exemplo da vida real? Compare dois rifles; pegue um rifle vagabundo da primeira guerra com um sofisticado HK PSG-1; o primeiro tu não tem uma mira precisa num alvo há 10 metros de você; com o segundo, você atinge meio quilômetro.

"Peraí, Lumine, o que um rifle de 194X tem haver com uma arma moderna?"

Tudo! São a mesma coisa, armas de fogo; o que muda é o material e a construção, e é claro a qualidade. Um atirador foda acerta um alvo a distância com um rifle merda? Com certeza. Mas não seria mais fácil ele usar algo construído pra ajudar essa capacidade dele?

Eu apoio Armas Obras-Prima não mágicas. Alias, num campanha antiga minha existam, Obra prima das graduações de +1 a +3. Fazem tantos anos que, eu não lembro os detalhes mas era assim legal, sim. XD


Opa... Edit no jutsu:

acho q não... tu enfia uma espada mais profundamente, o cara vai ficar com menos mobilidade... principalmente se for num braço ou numa perna... Poderia ter uma porcentage para isso acontecer tbm...


Não acho que seja necessário tal ajuste. Guerreiros usam fullblades capazes de partir um cavalo ao meio com golpes "foderosos", mas não causam efeitos extras. Nenhum equipamento, por mais bem feito que seja, deveria gerar tais efeitos tão gratuitamente, mesmo porque isso dá margem a ridicularidades e apelações.
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Mensagempor juma em 30 Ago 2007, 01:41

http://www.ironheroes.com/displayconten ... &iConID=88

Faz um tempo que eu li, não estou lembrado direito dele. Mas para quem quiser dar uma olhada, é um sistema alternativo para armas/armaduras obras-primas. :victory:
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Mensagempor Fëanor em 30 Ago 2007, 10:24

Engraçado, eu estava pensando nisso ontem.

Estou desenvolvendo algo parecido, mas pra ser usado em conjudo com outro sistema de itens mágicos.

Eu apoio Armas Obras-Prima não mágicas. Alias, num campanha antiga minha existam, Obra prima das graduações de +1 a +3. Fazem tantos anos que, eu não lembro os detalhes mas era assim legal, sim.

É algo assim que eu estou pensando.

Só que as graduações iriam de +1 a +10 e influenciariam o dano, em contrapartida, os antigos sistemas de habilidades mágicas como vorpal, flamejante, etc... não existiriam.

O que existiriam seria armas mágicas específicas. Muitas, mas difíceis de serem conseguidas.
O mesmo para as armaduras.

Obviamente fazer uma arma +10 seria realmente muito difícil. Com uma CD em torno dos 50 XD
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Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


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Mensagempor Art__ em 30 Ago 2007, 11:34

O pessoal se acostumou tanto com a criação de itens mágicos que acha estranho uma idéia diferente...

Eu concordo com armas obra-primas darem bonûs, e ainda algumas habilidades, nada como lamina flamejante ou energia brilhante, mas uma arma com lâmina afiada ou com wounding seriam plausíveis.
Quanto as graduações em weaponsmith, fazendo uma compração, um conjurador precisa de 3x o nível do encantamento para criar uma arma mágica, seria legal 3x a graduação pra criar uma arma obra-prima com bonus, por exemplo, um ferreiro precisaria ter weaponsmith 12 graduações para criar uma arma +4.
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Mensagempor Agnelo em 30 Ago 2007, 11:54

Posso estar me metendo no que não entendo, mas acho que ao invés de pré-requisitos fosse mais interessante fazer com que as CD pra isso fossem proibitivas pra quem tem poucas graduações.

Além do que tornaria fazer uma arma +5 um feito tão significtivo quanto realmente ele é, não algo que o guerreiro do grupo faz enquanto o clérigo está rezando...
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
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Mensagempor Youkai X em 30 Ago 2007, 12:12

Seria necessário algum talento ou "skill trick" pra conseguir forjar armas e armaduras tão formidáveis? Teria também como o combatente ao longo do tempo gastar XP ou cumprir determinados feitos épicos (no sentido de grandiosos , e não no sentido de níveis acima do 20º) para imbuir de poderes mágicos as armas? (algo como causar mais da metade de dano E dar o golpe de misericórdia em certos monstros e/ou espíritos de 5 ou 6 ND acima do nível do personagem em questão)
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