Cara, peraí.
Se armas de baixa qualidade dão penalidade pra acertar e causar ferimentos, porque armas de maior qualidade não tem uma capacidade maior de fazer ambas as coisas?
Quer um exemplo da vida real? Compare dois rifles; pegue um rifle vagabundo da primeira guerra com um sofisticado HK PSG-1; o primeiro tu não tem uma mira precisa num alvo há 10 metros de você; com o segundo, você atinge meio quilômetro.
"Peraí, Lumine, o que um rifle de 194X tem haver com uma arma moderna?"Tudo! São a mesma coisa, armas de fogo; o que muda é o material e a construção, e é claro a qualidade. Um atirador foda acerta um alvo a distância com um rifle merda? Com certeza. Mas não seria mais fácil ele usar algo construído pra ajudar essa capacidade dele?
Eu apoio Armas Obras-Prima não mágicas. Alias, num campanha antiga minha existam, Obra prima das graduações de +1 a +3. Fazem tantos anos que, eu não lembro os detalhes mas era assim legal, sim.
Opa... Edit no jutsu:
acho q não... tu enfia uma espada mais profundamente, o cara vai ficar com menos mobilidade... principalmente se for num braço ou numa perna... Poderia ter uma porcentage para isso acontecer tbm...
Não acho que seja necessário tal ajuste. Guerreiros usam fullblades capazes de partir um cavalo ao meio com golpes "foderosos", mas não causam efeitos extras. Nenhum equipamento, por mais bem feito que seja, deveria gerar tais efeitos tão gratuitamente, mesmo porque isso dá margem a ridicularidades e apelações.