Seu_Madruga escreveu:Mas a mecânica não apóia um monte de coisas. Como lutadores no estilo einhander, guerreiros que queiram lutar sem armaduras... aí o lance é recorrer ao UA, regras caseiras e outras coisas. Classes básicas como as Ultimate também apresentam outros tipos de paradigmas, como o ladino espião (mais habilidades furtivas e de representação, sem ataque furtivo).
Desculpa a igonorança, mas lutadores no estilo ienh...hein?
A mecânica apóia totalmente você ser um guerreiro sem armadura. Basta fazer um guerreiro, e não botar armadura. E as regras te dão montes de talentos, montanhas de itens que aumentam CA, e toneladas de POs para comprá-los
De qualquer jeito, um guerreiro sem armadura, mas com braçadeiras de armadura, anel de proteção e alta destreza e constituição (e um elmo e capa estilosa pra sair gritando THIS IS SPARTA!!!) ainda consegue enfrentar encontros de nível de desafio igual ao seu junto com um grupo típico, o resto é corrida armamentista. E até agora ninguém estava falando de eficiência, apenas de o D&D "deixar" ou não...
E francamente, UA (pelo menos a parte que se vê no soveliorsage ou d20srd.org) pra mim é core...