[RPGA] O que é RPGA?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor Luminus em 17 Jun 2008, 10:31

Segue abaixo uma explicação informal e pessoal sobre a RPGA... se você tiver interesse em algo mais "profissional", pode acessar a página da DEVIR (em português)...

http://www.devir.com.br/rpg/rpga.php

... ou da própria RPGA (em inglês):

http://www.wizards.com/default.asp?x=rp ... ewcomers#1

Para aqueles que não quiserem uma explicação muito detalhada, escrevo o texto abaixo...

Para quem não sabe, RPGA é uma organização criada pela TSR (e continuada pela WotC) cujo objetivo é incentivar a popularização dos jogos de RPG da empresa (principalmente D&D). Seu site é:

http://www.rpga.com


A RPGA funciona basicamente como um programa GRATUITO de suporte ao RPG, disponibilizando aventuras para download, brindes por participação, eventos anuais, etc.

Para se cadastrar como jogador na RPGA, a maneira mais fácil é procurar um mestre cadastrado, ou um evento oficial onde ocorram mesas da RPGA. O cadastro e a participação na RPGA são gratuitos. Uma outra maneira é contactar diretamente a RPGA pelo site acima citado.

Resumidamente, a dinâmica do programa é a seguinte: um jogador cadastrado realiza um teste online sobre as regras da edição mais recente (atualmente, a 4D&D) e, se aprovado, é automaticamente promovido a cadegoria de mestre (HERALD LEVEL GM). Este teste geralmente pode ser tentado repetidas vezes, é aberto, e constitui-se de 20 questões sobre os livros básicos (é necessário um índice de acerto de 95%). A partir da aprovação no teste, pode-se acessar uma página própria no site da RPGA, onde pode-se, dentre outras coisas, planejar eventos oficiais da RPGA. Estes eventos podem ser desde jogos caseiros com seus amigos e em cenário próprio, desde encontros em locais abertos com aventuras baseadas em um cenário oficial. Em qualquer uma dessas situações, o mestre poderá cadastrar jogadores novos: basta para tanto que eles participem de uma mesa de jogo.

Para tornar as coisas mais interessantes, os jogadores e mestres que participam dos eventos (caseiros, abertos, convenções, etc.) recebem pontos. Como a idéia é popularizar o RPG, participação em eventos abertos e/ou campanhas oficiais costumam gerar mais pontos (até 4 por aventura), enquanto aventuras caseiras geram apenas 1 ponto. Para cada 20 pontos, mestres e jogadores recebem brindes como cartões de bônus em campanhas específicas (um incentivo à participação futura nessas aventuras), miniaturas promocionais (só para mestres), etc. Tudo isso é gratuitamente entregue na sua casa via correios.

Apesar de não ser nada ruim receber os brindes, o foco da RPGA é o divertimento. É muito bom poder baixar aventuras gratuitamente, reunir-se para jogar (em casa ou em eventos) e ainda ser reconhecido por tudo isso. É um processo que tende a formar uma comunidade de jogadores, coisa que inexiste em muitas cidades (Belo Horizonte tem mais de 1000 RPGistas, 8 livrarias que vendem material de RPG, mas não tem um único point para esse povo todo...). Então, embora eu recomende que os iniciantes joguem primeiramente com seus amigos e em suas casas, é importante que os jogadores de uma cidade ou região comuniquem-se, de modo a dar o próximo passo: a organização de eventos, demonstrações e até mesmo campeonatos.

Um bom exemplo de interação dentro da RPGA são os "retailer kits". Esses kits são materiais para sessões de jogo, mas não são gratuitos: os jogadores interessados devem procurar uma loja em sua cidade e pedir a eles que peçam o kit à Devir ou diretamente à WotC. Dentro do kit há miniaturas, mapas dados e outros acessórios para jogo, e no final das contas o que o grupo pagou fica para eles. Se não me engano, cada kit custa 35 reais, o que dividido para uma mesa de 6 pessoas fica em torno de 6 reais para cada. Não é caro, não é obrigatório: é uma opção.

A RPGA também organiza o D&D GAME DAY, um evento anual, gratuito, onde kits semelhantes (MELHORES) que os "retailer kits" são distribuídos às lojas cadastradas e destas para as mesas de RPG cadastradas para a data do evento. Esse evento não conta pontos, pois as pessoas recebem os brindes no ato: cada jogador leva uma miniatura e um d20, e o mestre leva o mapa da aventura, as minis dos monstros e um conjunto de dados. Apesar de ser um ótimo presente, a maior função do kit é organizar e atrair jogadores: tivemos esse evento em BH nesse ano, e contamos com 15 mesas de jogo (algumas delas jogaram também uma outra sessão, com outra aventura), totalizando mais de 100 participantes, e isso apenas de D&D. Foi um dos maiores eventos de RPG da história da cidade, e atraiu pessoas de cidades distantes (veio gente de Brasília para jogar com o antigo grupo!). Desse evento surgiram muitos contatos e, graças a isso, teremos um grupo de jogadores e mestres participando das Living Campaigns a partir de agosto. Estamos criando um ponto de encontro aberto, integrado à cidade e a outros jogos, coisa que eu nunca vi existir nessa cidade.

Enfim, muita coisa ainda tem de ser falada, mas para uma introdução acho que está bom. Quem tiver intersse em participar e for daqui de BH ou região, contacte-me no e-mail eclison@gmail.com e inclua no assunto da mensagem "Eu quero participar da RPGA". Posso até responder a dúvidas de outras pessoas aqui pelo fórum, mas cadastrar jogadores de outras regiões, infelizmente está fora do meu alcance..

Qualquer dúvidas, comentários, correções, acréscimos, etc. são mais que bem-vindos :D

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor arghsupremo em 18 Jun 2008, 17:56

Ei Luminus,

Estou com uma dúvida. Fiz o teste e sou Herald mas no tempo da 3.5rd. Eu quero fazer o próximo teste, mas não tenho o 4th. Poderia fazer para o SW Saga que tenho melhores conhecimentos e manter meu nível atual? E usando o sistema do SW posso rolar campanhas ambientadas em cenários próprios?
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor Luminus em 18 Jun 2008, 20:22

argh,

Ao que me parece, quem tem o cadastro de herald da 3,5 continuará como herald na 4,0. Especialmente se você participou do D&D GAME DAY.

E quem é mestre cadastrado pode mestrar SW, D&D, etc sem problemas. Entre em contato com o pessoal da RPGA para maiores detalhes, mas te digo que teu cadastro tá valendo!!!

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor KYU em 18 Jun 2008, 21:28

Se eu quiser continuar a mestrar 3.5, eu posso? (o RPGA da suporte?)
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor Mau em 19 Jun 2008, 18:15

KYU escreveu:Se eu quiser continuar a mestrar 3.5, eu posso? (o RPGA da suporte?)


Assim como a RPGA não utiliza mais a terceira ela vai passar (se é que já não passou) inteira a quarta edição.
Mau
 
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Jun 2008, 13:23
Localização: Belo Horizonte - MG

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor ShinRyuu em 20 Jun 2008, 00:41

Eu vinha desde o Dia D encucado sobre como exatamente esses eventos são realizados. Daí redescobri meu cadastro no RPG, nem sabia da "importância" de ser um Arauto... faz 5 anos que sou Arauto e nunca soube do que posso fazer! :bwaha:

Então, pra ajudar quem também está sem noção, vou postando os links chave que descobrir. Porque o site não é lá muito organizado... :P

[linhahorizontal][/linhahorizontal]
Ordering RPGA adventures and reporting results: http://www.wizards.com/default.asp?x=rp ... s/ordering

O site diz que requisitar aventuras do RPGA é fácil. Eu nunca fiz, mas estou acreditando.

1) Você tem que ser um GM pelo menos de nível Arauto pra requisitar aventuras. Membros do RPGA podem se tornar Arautos passando no teste online gratuito (http://www.wizards.com/default.asp?x=rp ... heraldtest). No prazo de 21 dias, a conta será processada e ativada.
2) Certifique-se que teu e-mail aceita anexos múltiplos de até 2MB.
3) Entre na Member's Page: https://events.wizards.com/rpgaweb/external/signon.asp.
4) Escolha "Request Scenarios and set up a RPGA event (Convention, Game Day, at a retail, or at home)"
5) Digite as informações do evento e escolha suas aventuras.

Uma vez que a requisição for aprovada, a aventura será enviada por e-mail. Imprima uma cópia para cada sessão de jogo com a aventura. Certificados de prêmios e "socring packets" são incluídos com a aventura.

[linhahorizontal][/linhahorizontal]
Retailer Kits Revealed: http://www.wizards.com/default.asp?x=rp ... tailerkits

Para sancionar um jogo para aventuras de RPG D&D, o Senior GM organiza o evento e solicita a aventura através da Members Area do site RPGA.

Sessões de RPG correm por 5 horas e necessitam de um mestre de jogo (GM) e de quatro a seis jogadores. Múltiplas sessões podem rolar simultaneamente. Jogadores devem ser membros do RPGA para participar, e GMs precisam ter passado no teste de GMs Nível Arauto para conduzir jogos sancionados. Uma vez que a sessão tiver terminado, distribua prêmios aos participantes. Para encerrar o evento, resultados devem ser relatados até opito dias da data sancionada do evento.

Associações ao DCI e RPGA são gratuitas. Ao sancionares eventos, são fornecidos a ti formulários de associação. Se um participante precisar se cadastrar, peça que preencha a seção de inscrição no formulário e passe-lhes seu cartão. Cada formulário tem um cartão de associação anexado e cada cartão tem um número de associação particular.
Avatar do usuário
ShinRyuu
 
Mensagens: 1185
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:10
Localização: Salvador

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor arghsupremo em 20 Jun 2008, 10:58

Por sinal, no site mostra uma outra carteirinha para Arauto (Herald, meu inglês é tão bom que nem sabia a tradução desse nível). Eu recebo essa carteirinha?
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor ShinRyuu em 20 Jun 2008, 14:38

Quem souber, morre... XD

Eu perdi a minha e pedi o número pelo centro de suporte deles. Ofereceram até me mandar uma carteira nova, e eu nem precisei pedir. :cool:
Avatar do usuário
ShinRyuu
 
Mensagens: 1185
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:10
Localização: Salvador

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor AKImeru em 20 Jun 2008, 18:40

Espera.

Espera.


Quer disser que se eu jogar RPG com meus amigos, em casa, em um cenário MEU, eu ganho brindes?


ONDE EU ASSINO?
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor KYU em 20 Jun 2008, 20:42

Quando a 4º edição sair em português eu vou entrar pra esse negócio.
:P
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor Luminus em 22 Jun 2008, 17:41

Oda,

É exatamente assim: você planeja um "home game", seleciona a aventura "home game (other)", joga com seus amigos, faz o cadastro dos caras e reporta o jogo... cada um ganha um ponto por cada sessão de jogo, quando tiverem 20 pontos, já podem começar a ganhar brindes.

Para que você se cadastre, procure um grupo organizado da RPGA na sua cidade, uma grande livraria de RPG, etc.

Boa sorte!

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor ShinRyuu em 22 Jun 2008, 19:16

Luminus, você já participou de jogo assim? É assim mesmo que funciona, na prática? Que informações você relata? Só faz dizer os números RPGA de quem jogou, ou tem algum relatório da aventura? Eu tou querendo começar uma aventura sancionada, usando o Keep on the Shadowfell como primeira aventura da campanha, mas não achei o site tão claro quanto eu gostaria (faltaram exemplos).
Avatar do usuário
ShinRyuu
 
Mensagens: 1185
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:10
Localização: Salvador

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor Luminus em 22 Jun 2008, 19:33

Shinryuu,

É simples como eu te disse, mas há nuances.

Para os eventos do tipo "home games", "game days" e outros onde marca-se uma aventura qualquer e há apenas uma mesa ou duas, é isto mesmo: você marca o jogo, baixa o pdf, mestra e, a partir da data do evento, tem duas semanas para relatá-lo. Esse relatório resume-se a escrever o número do mestre e os números dos jogadores que participaram da mesa. Daí vc clica em ok e pronto: os pontos por participação são concedidos a todos e todas.

Para as living campaigns, pode não ser tão simples. Na antiga campanha de FR "Legacy of the Green Regent", por exemplo, você tinha um questionário no final da aventura, com 5 ou 6 perguntas de múltipla escolha, que deveriam ser respondidas pelo mestre de acordo com coisas que aconteceram na aventura (por exemplo, uma das perguntas poderia ser "No encontro com os kobolds, os personagens a) negociaram b) usaram furtividade c) atacaram e venceram o combate d) atacaram e perderam o combate). Daí, de acordo com a ação do grupo, o mestre escolheria a opção e, na hora de relatar, o mestre passava o "gabarito" para o site.

Em termos de report de aventuras, é isso. A rigor, você pode até trambicar se quiser: criar contas fantasmas de jogadores, baixar as aventuras, "mestrar para você mesmo", fazer o report... mas eu acho que seria muita falta do que fazer, muita má vontade, muita cara de pau, até porque os brindes que se pode ganhar são voltados para o jogo, então...

Há outros detalhes, como certificados de ítens concedidos, cartões de poder, etc mas isso só será utilizado em um segundo momento...

Sobre a Keep of the Shadowfell, suponho que você tenha de baixar a aventura ou comprá-la. Nesse caso, como na Expedition to Undermountain, acredito que haja necessidade de se comprar a aventura, e o que vc baixa é só o questionário a ser respondido...

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor ShinRyuu em 23 Jun 2008, 00:13

É, a primeira coisa que o site disse foi que precisava adquirir o livro da aventura pra poder mestrá-la. Até aí, tudo bem. Só fiquei na dúvida quanto aos relatos que tenho que fazer, que você confirmou que é só a lista de números dos participantes mesmo. Parece tão fácil que fiquei com a pulga atrás da orelha, tipo, "devo estar deixando alguma coisa importante passar".

Só confirmando, o registro dos números dos participantes se faz em um formulário online? Aquele PDF é só pra referência no dia, não preciso mandar ele pelo correio não, né?
Avatar do usuário
ShinRyuu
 
Mensagens: 1185
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:10
Localização: Salvador

[RPGA] O que é RPGA?

Mensagempor Luminus em 23 Jun 2008, 01:39

Você entendeu corretamente: é tudo resolvido online. A única coisa que precisa ser realmente enviada para eles é o formulário de inscrição dos jogadores, aquele que vc destaca a carteirinha, entrega para os jogadores e fica com os dados deles.

É bom imprimir as regras de criação de personagem para as campanhas específicas e as regras de conduta da RPGA... não custa nada :)

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron