planes escreveu: Não, valoriza a classe. Isso porque se você é um guerreiro (que é um defensor marcial) e por ventura faz um multiclasse com um defensor arcano, por exemplo, você ainda terá um estilo competamente diferente mesmo tendo a mesma função.
Deta forma há uma valorização de suas habilidades de classe que, por sua vez, leva a valorização da função, mas a classe vem sempre em primeiro lugar porque você tem muito mais habilidades que surgiram deste treinamento (que teoricamente tomou anos de sua vida) que de qualquer outro tipo de defensor.
mas se você multiclassear com alguém de seu role, praticamente não há perda...quer dizer...se tu for fighter e multiclassear com paladino, focando sempre força, basicamente tu não muda nada, tu continua sendo um defensor, sempre essencialmente um defensor...basta saber o que pra você é mais legal pra um defensor...no caso, o que importa é seu role...se por outro lado tu multiclassear dois roles distintos, tu vai ser - primordialemente - o role da tua primeira classe, da segunda, tu só pega um gostinho, logo, tu não pode sair de um role préviamente escolhido e passar pra outro. Entendo o meu ponto? Tu soma duas classes com roles iguais, mas perda quando soma com roles diferentes.
planes escreveu:Não, não é de repente, antes de pegar o poder você tem que ser um "estudanbte" ou "iniciado", tendo inclusive treinamento em pericias específicas e pre-requisitos para isso.
Estudante ou iniciado é o nome do feat, é como o sistema age...não vejo diferença de você na aventura falar pro mago do grupo, "ei! me ensina magia?" e pegar no 2º nível wizard ao invés de figther.
planes escreveu: A questão é que, por ser limitado, seu treinamento é totalmente direcionado, você aprende um efeito bem especifico porque é o que você estudou para fazer. Isso acontece na vida real, na faculdade é muito comum você fazer uma unica disciplina de uma outra area e aprender usar as ferramentas ensinadas ali sem entender a outra area de forma mais global como alguem que faz o curso todo entende, é um estudo por objetivo e, obviamente, incompleto (ser engenheiro e fazer neurofisiologia em medicina não te transforma em um medico - o que seria umt remendo absurdo -, mas é bem provavel que você tenha conhecimentos de como o cerebro funciona, um conhecimento que o medico que fez este curso também teria).
Vale lembrar que apesar de haver diferença entre efeitos não há cadeia de pré-requisitos, ao contrário de um GURPS, por exemplo, você não precisa saber usar Luz para usar um efeito de nivel superior, uma coisa não está diretamente relacionada a outra.
Isso é racionalização da regra...estou falando da coerência sem a aceitação de o que está na regra é o certo.
estou falando que normalmente ninguém aprende direto a cirurgia de coração...primeiro se aprende o básico, depois o mais complexo...entendo que alguém possa fazer massagem cardíaca e não trasqueotomia, mas que o inverso não se aplica...minha crítica é: você não pode fazer o básico mas pode fazer o avançado. Tu pode usar um poder daily, mas não algo idiota (que convenhamos é o que light é). A questão não é precisar ou não saber luz, e ter - em regra - um pré-requisito...é de coerência. E pior, não se pode alcançar esse meio idiota nem com um featizinho (veja que minha maior irritação é com multiclasse com mago, que acho que é a maior prejudicada). É meio que a crítica do Shinriu (se escreve assim??)...por quê cargas dáguas não posso trocar poder at will???