Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor Pedro Guagliano em 01 Fev 2010, 14:20

Estou lendo aqui as carreiras para Warhammer. Os cartõezãos que veêm com o jogo básico e no adventurer's toolkit. Me deparei com algumas carreiras bizarras e outras muito engraçadas. Creio que por ser baseado em um Wargame o Warhammer tenha um pouco de humor e mesmo Humor negro. Gostaria de saber qual dessas carreiras mais improváveis vc mais gostaram?

Eu gostei particularmente do Rat Catcher e seu cão feroz e o Cirurgião (Barber Surgeon). Existem outros arquétipos engralçados ou bizarros. Acho que discutí-los seria interessante.

Eu não levaria a sério um aventureiro cuja especialização é caçar ratos e confia em um cão para fazer a maioria dos seus ataques. É quase que sair do senso do rídiculo para um PC. Como um NPC pode ser útil para acrescentar momentos de humor à sessão.

Um Barber Surgeon pode ser um assistente de um vilão ou mesmo um cientista louco ou um NPC furreca sanguinário que ´pode acrescentar momentos de humor negro e desespero aos jogadores.


O que acham dessas carrers? Acho elas, particularmente, inúteis e estranhas para PC's mas muito interessantes para NPC's.
Pedro Guagliano
 
Mensagens: 282
Registrado em: 17 Dez 2009, 02:21

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor michelmichael em 01 Fev 2010, 23:47

Pessoal,valeu pelas dicas sobre os cards.

Será necessário protege-las assim e espero que Fantasy Flight lance no futuro um deck com as básicas para ficar de "reserva"!!!!
michelmichael
 
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jun 2009, 22:35

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor michelmichael em 02 Fev 2010, 12:37

Pedro Guagliano

Acredito que por estarmos acostumados com os arquétipos clássicos da fantasia medieval como o Guerreiro, Paladino, Ranger e outros,todos poderosos e seguros de si, acabamos torcendo nariz quando surge essas "aberrações" singulares!

E eu acho o máximo poder sair da mesmice que um jogo como d&d poderia me proporcionar(No que diz Classes) para explorar essas singularidades estranhas que o mundo de Warhammer proporciona.
michelmichael
 
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jun 2009, 22:35

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor Pedro Guagliano em 02 Fev 2010, 19:32

Sim, mas indubtavelmente essas classes chamdas bizarras são um toque de humor. Não falo de aventureiros como o Agente ou o Witchhunter, mas o Rat Catcher é simplesmente cômico. O cocheiro é interessante e o Commoner é um sonho que a muito queria realizado. Só que o Barber-Surgeon parece que saiu de um filme de terror Trash e foi colocado em meio ao cenário. É claro podemos torná-lo PC sem maiores discussões, mas um Gambler ou mesmo um Troll Slayer são opções mais apropriadas para essa transposição.

Não acho que uma discussão dessa possa ser resumida a duas linhas simplesmente por ser uma característica do cenário. Warhammer é assim e acabou. Isso é desculpa para quem se sente muito acomodado co o cenário. Eu sou novo com essa proposta de jogo e gostaria de discutir justamente pelos motivos os quais vc afirma serem passíveis de responder como característicios do cenário. Não acho que devamos deixar oi tópico morrer por uma resposta pronta. Isso é falta de entusiamsmo com o jogo. Além do que você parece muito seguro de que isso é óbvio demais para se discutir. Acho que essas classes tem seu sabor e é por isso que devemos discutir sobre a possibilidade de usá-las em jogo. Responder desta maneira é torná-las apenas os cartões que recebemos no Boxset e deixá=las morrer sem trazê-las à vida com todo o seu exotismo e estranheza. Me faça o favor e não mete este tópico em uma liteira ou um túmulo. Caso não tenha nada a botar em questão não aceito resposta pronta e definitiva.

Ngm é dono da verdade se tratando de um jogo como esse e como qq outro RPG. Só acho que dizer isso é deixar a discussão esmorcer por falta de interesse.

PS: Sei que não vou te convencer vc é um cara seguro de si e dono de suas respostas. Não vai mover um dedo para poder melhorar essa discussão à partir do momento que não existe duvidas para vc ela não é válida, portanto, uma discussão tola. Posso até concordar que o seu raciocínio é muito lógico, mas ele não oferece as respostas que procuro. Muito pelo contrário ele me irrita de certo modo. Até pq eu não quero discutir sobre o cenário em si, mas tbm como encaixá-los em outras fantasias (os personagens exóticos). Eu não sou um player by the book. Sempre achei isso uma bobagem tremenda e um disperdício da maior diversão do jogo que é a imaginação ou mesmo a irrevenrência. Uma sessão em que o mestre diga sim ou não; 1 ou 0 é uma sessão morta para mim. Não existe possibilidade de imprevistos. Dessa maneira uma disccussão que acaba com uma afirmação categórica é simplesmente um sim ou não jogados no meio de uma descrição. É hastear uma bandeira e dizer eu não tenho nada mais a delcarar a não ser que a minha opinião é a mais correta. Isso é simplesmente muito chato.
Pedro Guagliano
 
Mensagens: 282
Registrado em: 17 Dez 2009, 02:21

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor michelmichael em 02 Fev 2010, 21:15

O Barber-Surgeon é uma "profissão que existiu na idade media. Eram pessoas com pouco conhecimento na área da medicina que faziam sangria, receitavam "remédios" e eram exímios arrancadores de membros!!! :frenzied:

O conceito usado em Warhammer é o mesmo.
Confesso que não consigo ver o "mal" desta profissão, ou o bizarro!
michelmichael
 
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jun 2009, 22:35

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor Pedro Guagliano em 02 Fev 2010, 21:43

Ok. Agora que foi explicado com um mínimo de paciência eu concordo contigo de cabo a rabo. Enfim. Um cocheiro aventureiro ainda sim seria algo cômico ou no mínimo exótico. Quanto ao Barber-Surgeon minha opinião foi um tanto sem muito fundamento. A sangria. Pois, é lembro desse processo. Mesmo no Brasil os barbeiros sabiam fazer sangria. Vide Memórias de um sargento de mílicias. \o/
Pedro Guagliano
 
Mensagens: 282
Registrado em: 17 Dez 2009, 02:21

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor Armitage em 07 Fev 2010, 19:11

Fiquei sabendo que o Rat-Catcher não vem na caixa básica. É verdade?

( se for, é muita sacanagem. O Rat-Catcher sempre foi um ícone de Warhammer, desde a primeira edição na década de 80 ).
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor Anand em 08 Fev 2010, 10:10

O Rat Catcher vem no Adventurer's Toolkit. Mals.
Avatar do usuário
Anand
 
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Set 2007, 04:52
Localização: São Paulo, SP

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor planes em 08 Fev 2010, 14:59

Não sei como está o texto na 3a edição, mas o sistema de carreiras de WH não é de natureza comica e sim uma característica comum a ambientações do genero.

Primeiramente é preciso entender que carreira não é classe, algumas tem um funcionamento semelhante (você pode atuar como guarda-costas em uma aventura, por exemplo), mas em muitos casos carreiras indicam apenas qual é sua origem, como o livro diz, o que você fazia antes do destino te tornar um aventureiro de fato.

Na prática todas as carreiras existem como profissões necessárias dentro da ambientação, mas o personagem é um membro desta classe que mostrou aquela característica unica que o coloca um pouco a frente dos outros. Como WH não é um jogo épico (não chega a ser hard fantasy por assim dizer, mas é reconhecido por ter uma ambientação mais sombria e gritty) é normal termos personagens de origens mais "humildes", é possível termos um personagem que saia dos esgostos e, se sobreviver, se torne alguém de renome (neste caso já terá ido para uma carreira avançada, mais semelhante ao sistema clássico de classes, a muito tempo).

Dentro do sistemas de regras (novamente levando em conta a 2a edição), o Rat Catcher pode parecer humilhante, mas ele é equilibrado de forma geral com outras carreiras básicas. Ele possui um bom esquema de avanço e pericias para um personagem que lide com furtividade e ataques a longa distância (até o cachorro é util se for usado estrategicamente) e é um inicio bem viavel para um Cat Burglar, especialmente se estiver pensando em atividades subterraneas (neste caso é bem provável que o Rat Catcher coloque o Thief no chinelo).
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor Pedro Guagliano em 16 Fev 2010, 12:29

planes escreveu:Não sei como está o texto na 3a edição, mas o sistema de carreiras de WH não é de natureza comica e sim uma característica comum a ambientações do genero.

Primeiramente é preciso entender que carreira não é classe, algumas tem um funcionamento semelhante (você pode atuar como guarda-costas em uma aventura, por exemplo), mas em muitos casos carreiras indicam apenas qual é sua origem, como o livro diz, o que você fazia antes do destino te tornar um aventureiro de fato.

Na prática todas as carreiras existem como profissões necessárias dentro da ambientação, mas o personagem é um membro desta classe que mostrou aquela característica unica que o coloca um pouco a frente dos outros. Como WH não é um jogo épico (não chega a ser hard fantasy por assim dizer, mas é reconhecido por ter uma ambientação mais sombria e gritty) é normal termos personagens de origens mais "humildes", é possível termos um personagem que saia dos esgostos e, se sobreviver, se torne alguém de renome (neste caso já terá ido para uma carreira avançada, mais semelhante ao sistema clássico de classes, a muito tempo).

Dentro do sistemas de regras (novamente levando em conta a 2a edição), o Rat Catcher pode parecer humilhante, mas ele é equilibrado de forma geral com outras carreiras básicas. Ele possui um bom esquema de avanço e pericias para um personagem que lide com furtividade e ataques a longa distância (até o cachorro é util se for usado estrategicamente) e é um inicio bem viavel para um Cat Burglar, especialmente se estiver pensando em atividades subterraneas (neste caso é bem provável que o Rat Catcher coloque o Thief no chinelo).



Talvez eu tenha cometido alguns erros pela disponibilização de informações na terceira edição, mas certamente muitas boas aventuras podem sair do warhammer Fantasy. E eu pergunto Planes da Segunda edição vc tem uma lista de the Most Wanted books ou os mais úteis. O novo setting vem com uma aventura e com um GM Guide (Tome of adventures). Confesso que ainda estou lendo e e estou gostando bastante das idéias...

Infelizmente não temos Cat Burglar na nova edição, mas temos O jogador (The Gambler). The Agnt, The Bailiff e o Coachmen que trazem opções interessantes de Skills e e habilidades para um grupo. Mesmo o Commoner tem coisas legais. Acho que jah estou mais ou menos pegando o espírito.
Pedro Guagliano
 
Mensagens: 282
Registrado em: 17 Dez 2009, 02:21

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor planes em 17 Fev 2010, 23:59

Pedro Guagliano escreveu:E eu pergunto Planes da Segunda edição vc tem uma lista de the Most Wanted books ou os mais úteis.


Acho que não sou a pessoa mais indicada para você perguntar isso.

Não curto o sistema anterior de WHFRPG, apesar da ambientação ser legal, não vejo beneficios em sistemas de porcentagem e só invisto tempo se rolar um grande diferencial (ter bom cenário não é o bastante, jogos sistemas que são facilmente adaptados sem muito esforço como o SAGA System). Agora que o sistema deu uma guinada para uma proposta bem diferente que passei a me interessar na mecanica.

Com isso, da segunda edição, só curto mesmo os guias de região (se bem que se for para usar na terceira estes podem os unicos realmente uteis).
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor michelmichael em 18 Fev 2010, 09:58

Olá povo!

Convenhamos, o básico do Warhammer 3ed não trás quase nada sobre a ambientação.

Entretanto tenho em mãos o Sigmar's Heirs que descreve minunciosamente o Império.
O Old World Bestiary, um dos melhores compêndios de monstros que já li e o Tome of Corruption que trata extensamente sobre corrupção.
michelmichael
 
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jun 2009, 22:35

Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor AKImeru em 01 Abr 2010, 21:35

Duas coisas:
http://whfb.lexicanum.com/wiki/Main_Page

Esse site tem mais fluff do que qualquer livro de Warhmmer, recomendo muito, especialmente Kislev, Tilea e Bretonnia.

E eu pretendo comprar o pacote com os 3 livros esse mês de Abril, esperem por 3 resenhas uma para cada livro assim que eu ter ele em mãos.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor Armitage em 06 Jan 2011, 08:13

E aí Oda, como está a 3º edição depois do alvoroço inicial? Correspondeu as espectativas?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Warhammer Fantasy RPG TERCEIRA EDICAO!

Mensagempor AKImeru em 10 Jan 2011, 16:38

Silva escreveu:E aí Oda, como está a 3º edição depois do alvoroço inicial? Correspondeu as espectativas?


Infelizmente o meu fornecedor não entregou os livros, então eu paguei uns 200 reais e não recebi nada.


Estou esperando uma promoção no meu fornecedor mais confiavel para poder comprar.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron