Preconceito contra o GURPS?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

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Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Allefcapt em 19 Jul 2010, 13:00

Olá a todos,

"1) GURPS tem regras pra tudo. Tudo? Sim. Se não tem, tem um modelo geral pra regra ser feita. Isso não implica dizer que você vai usar. No meu grupo particularmente, algumas regras são ignoradas pro bom andamento do jogo. Outras se fazem ressaltadas. Vai do gosto. "


Esta frase diz tudo. :bwaha:

Eu, Ronassic e Omiaranho (e talvez o Desert Rider) estaremos em breve experimentando uma aventura com regras de AD&D e GURPS juntas... conduzida por um de nossos mais apaixonados defensores de ambos os sistemas.

A idéia é verificar o que há me melhor em ambos os sistemas em prol de uma boa mecânica.

Como será? Trarei as impressões.

Abraços,
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Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Jul 2010, 14:31

Filmem, por favor. ii'
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Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor mortolani em 22 Jul 2010, 12:40

Batousai escreveu:depois que entrei na máfia ravenloft,
(...)
Por que não adaptar o cenário para GURPS?


É possível que JÁ tenham feito isso. No forum da steve jackson games, na parte de GURPS, no post fixo de campanhas, já vi adaptações de Forgotten Realms para gurps, é possível que já exista de Ravenloft. Se tiver paciência e inglês pra isso, pode dar uma olhada...
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Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Batousa em 23 Jul 2010, 13:58

VLWZ Mortolani

vou dar uma bizoiada
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor AKImeru em 09 Dez 2010, 17:34

Adaptar cenários irônicos de AD&D baseados em seu sistema de classes e tendência para outros sistemas é hinário.
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor 3libras em 09 Dez 2010, 17:37

AKImeru escreveu:Adaptar cenários irônicos de AD&D baseados em seu sistema de classes e tendência para outros sistemas é hinário.


você quis dizer icônicos e hilário?
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Batousa em 17 Jan 2011, 14:17

AKImeru escreveu:Adaptar cenários irônicos de AD&D baseados em seu sistema de classes e tendência para outros sistemas é hinário.


Engraçado voce dizer isso, vi uma adaptação bem legal de Dragon Lance para GURPS, que me deu uma vontade de jogar.
Ja vo comprar o livro da 4E e dar uma boas olhadas nos pros e contras da adaptação
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Fungo em 06 Mai 2011, 15:59

eu não acho uma comparação muito justa de D&D com GURPS. Refiro-me a 4e de ambos os jogos, só pra facilitar.

Eles tem "objetivos" bem diferentes.

D&D é um RPG para campanhas heróicas de fantasia medieval. Isso inclui personagens e mecânica de jogo também. Assim como Vampiro chama-se "Vampiro", e isso inclui todo um contexto de como serão as aventuras e personagens, D&D poderia se chamar "Heróis de fantasia medieval", por exemplo. Isso foi só uma metáfora pra tentar explicar o clima de D&D, e mostrar o quão fora do contexto está de GURPS.

Tenho alguns exemplos do que eu quero mostrar:
-em D&D vc tem uma "classe", que vai te dar todo um estereótipo de como o seu personagem pensa e funciona, e em todos os casos (salvo leves variações) isso vai ter alguma implicação em combate. Não dá, por exemplo, pra fazer um personagem covardão, ou que se recusa a combater em D&D. Não se adequa a proposta do RPG e muito provavelmente iria atrapalhar a party. Deve-se ter um mínimo de heroísmo no personagem. Ora, pelas regras core, nem sequer é possível fazer personagens maus!
-GURPS está em outro contexto. Não vou nem tocar no quesito versatilidade de cenários, pois seria uma desvirtuar, portanto vou me prender à fantasia medieval. Dependendo do tipo de campanha que você (mestre) quer fazer eu indicaria GURPS. Mas, se na sua aventura o caráter heróico dos personagens (valores, ações, aventuras, background) é aquilo que você quer fazer valer, então eu sugiro D&D.

Explico:
-num combate em D&D, um guerreiro de primeiro nivel leva 2 flechadas, uma machadada, é derrubado no chão e alguém o acerta com um martelo. Na vez dele ele levanta e bate, muito provavelmente. Em GURPS a maior probabilidade é que ele estaria morto ou, com sorte, incapacitado na segunda flechada. Essa "equivalência" sequer existe. É possível fazer algo com que se pareça com um guerreiro de D&D em GURPS? É sim, claro, mas eu acredito que não seria um personagem com poucos pontos, o que tira o caráter de "primeiro nível".

Enfim, são sistemas diferentes para campanhas bem diferentes.
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Mai 2011, 17:34

um guerreiro de primeiro nivel leva 2 flechadas, uma machadada, é derrubado no chão e alguém o acerta com um martelo

Morreu na machadada. xD
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Mai 2011, 17:47

-num combate em D&D, um guerreiro de primeiro nivel leva 2 flechadas, uma machadada, é derrubado no chão e alguém o acerta com um martelo. Na vez dele ele levanta e bate, muito provavelmente. Em GURPS a maior probabilidade é que ele estaria morto ou, com sorte, incapacitado na segunda flechada. Essa "equivalência" sequer existe. É possível fazer algo com que se pareça com um guerreiro de D&D em GURPS? É sim, claro, mas eu acredito que não seria um personagem com poucos pontos, o que tira o caráter de "primeiro nível".


Acho que a comparação não é muito válida. Chega a ser até mesmo injusta. Em D&D, Pontos de Vida são uma medida abstrata de sorte, força de vontade e saúde. É muito mais do que "vigor físico", também representa a vontade que a pessoa tem de continuar lutando. Alguém que perdeu 20 PVs pode ter sofrido um simples arranhão. Em outras palavras: PVs são uma medida a mais das capacidades defensivas do personagem.

Já em GURPS, as Defesas Ativas funcionam muito mais frequentemente. A probabilidade de um acertar o outro é muito menor, então não existe tanta necessidade de se usar Pontos de Vida como um fator diferente de vitalidade. E, assim, são usados unicamente nesse aspecto, mesmo.

Ou seja: enquanto que em D&D um personagem pode ser, em termos mecânicos, acertado por uma por uma porção de ataques, isso não quer dizer que ele realmente tenha se ferido. Tudo pode ter passado "de raspão", ou ele pode ter bloqueado com o escudo, ou qualquer coisa do tipo. Em GURPS, alguém que é acertado REALMENTE foi acertado.
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Fungo em 06 Mai 2011, 18:08

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concordo plenamente, e talvez eu não tenha escolhido o melhor exemplo, mas eu só queria dar uma visão ao tipo de campanha que é focado D&D e GURPS.

Não estou criticando, muito pelo contrário: eu acho que os sistemas cumprem muito bem o que prometem.
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor 3libras em 12 Mai 2011, 00:03

o gurps pode tanto ser fatal com estilo d&d.

tem regras para pontos de vida extra e rijeza por exemplo
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Mai 2011, 00:08

Tem regras opcionais (simples ou complexas) pra tudo, mas... isso não significa que isso seja algo bom...
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 12 Mai 2011, 00:12

3libras escreveu:o gurps pode tanto ser fatal com estilo d&d.

tem regras para pontos de vida extra e rijeza por exemplo

Não estou falando disso, 3libras. Estou falando que acertar um personagem em GURPS é bem mais difícil que o mesmo em D&D, então acaba que isso muda MUITO o paradigma descritivo do sistema.

Tanto que o dano de GURPS é dependente do tipo de dano causado. No caso de D&D, independe. Por quê? Em parte, porque ferimentos em GURPS são, realmente, ferimentos. Em D&D é apenas uma abstração.
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Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor 3libras em 12 Mai 2011, 23:45

ser fácil ou dificil depende muito do jogo que voce quer.

com nh altos contra defesas baixas, fica fácil acertar.

ainda existe a regra opcional para disputa de habilidade, onde o nivel de acerto em chars bem montados fica até superior ao d&d
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