Não sei, me pareceu o tipo de argumento usado pelos criadores de Mago: A Ascensão quando viram a apelação que certas combinações de esferas permitiam... quem tem o suplemento Livro das Sombras, aquele de capa mole que a Devir traduziu porcamente, deve se lembrar dessa coluna, chama-se: Transformando Vampiros em Cadeira de Jardim e Outras Obras de Alta Magika. Nela um dos criadores diz claramente que: não eh pq seu mago pode transformar o vampiro antagonista em uma cadeira de jardim logo na primeira vez que eles se encontram que vc irá fazer isso! Pq afinal, isso arruinaria toda a campanha.
Bom, então pq o sistema permite? Ou no caso de Diablo, pq os programadores do jogo permitiram que um item de poder elevado viesse antes da hora sabendo que isso arruinaria o desafio do jogo? Essas "apelações" ou "defeitos" deveriam ser vistos pela equipe que criou a coisa, mas muitas vezes passam batido e tome erratas (quando a empresa tem o minimo de boa vontade) ou desculpas esfarrapadas (quando não querem admitir o erro).
Acho que punir ou culpar o jogador não eh bem o caminho...