eu fiz um guerreiro com bastante CON e usando uma alabarda
Como diz uma clássica frase:
You´re doing it wrong. Vide abaixo o por quê.
então, no caso do uso dos poderes com a alabarda eu usaria STR vs. AC ou CON vs AC?
Força vs AC. Você só usar Constituição em alguns poderes que informam que ao usar uma arma de um certo tipo ( como Machado ), você adiciona Constituição em algo, por exemplo, usando a Alabarda, você adiciona seu Modificador de Constituição no dano de Crushing Blow ( Encontro de 3º Nível de Guerreiro ).
no guerreiro, tem aquela tabelinha com os grupos de armas que usam atributo "x" (STR, CON ou DES) e na descrição diz que o guerreiro quando usando uma arma tal, ele pode usar o atributo "X" no ataque,
mas nas entradas dos poderes, só há como atributo força
O atributo secundário recomendo é mais em função dos talentos ligados a tais estilos, que exigem mais de um certo atributo. O atributo mais importante, salvo em algumas excessões ( como o Avenger e alguns tipos de Warlord ) é sempre o usado no Ataque dos poderes.
No caso da arma que você está jogando, a Alabarda é tanto uma Arma de Haste quanto um Machado. Se você quer desenvolver como um "Pole-User", vai usar talentos como Spear Push ( que requer Força 15 e Des 13 ), Polearm Gamble ( que requer Força 15 e Sabedoria 15 ), Polearm Momentum ( que requer Destreza 15 e Sabedoria 15 ). Se quiser comprar talentos para Machados ( afinal, a Alabarda é dos dois tipos ), vai precisar de uma Força decente ( óbvio ) e Constituição decente ( ao menos 13 inicial ). Mas cuidado com a MAD, que é fatal na 4E.
No caso de alguém com alabardas, os mais importantes (depois da Força, obviamente) seriam constituiçào e sabedoria.
Constituição, para um Pole-user? Só se ele tiver a disposição muitos pontos de atributo. Um Pole-User tem Sabedoria como Secundário. E se quiser o "talento queridinho, amado e idolatrado" ( Polearm Momentum ), tem que ter uma Destreza decente também. Agora, se ele quer usar um Machado... usar uma Alabarda é apenas uma "Má Idéia".