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[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 22 Mai 2010, 02:25
por Gladius Dei
Pessoal, gostaria de uma ajuda com uma build de Paladin... nesta nova edição eu estou um tanto perdido. Mas eu já tenho uma idéia de algumas coisas, por exemplo...

1 - Vai ser Paladino Humano.
2 - Quero que seja totalmente focado no papel de Defender. Uso de escudo.
3 - Quero que tenhas as melhores defesas possíveis (estou pensando até mesmo em comprar os talentos que aumentam as defesas de Fort, Ref e Von nos níveis épicos, bem como talentos que melhoram o uso defensivo do escudo).

As minhas maiores indecisões são em relação a:

1 - Qual set the habilidades escolher (estou tentado no set de 16, 14, 14, 12, 11 e 8) e onde usar os atributos (estive pensando em For 18 (+2 humano), Con 12, Dex 8, Int 11, Sab 14, Car 14).
2 - Quais poderes e armas eu devo me focar.

Se vocês se lembrarem do "Barra de Adamantina" que tinha no 3.5, eu gostaria de algo como aquilo (obviamente, não broken, apenas que tenha a melhor defesa possível em tudo, CA, Fort, Ref, Von... não me importo tanto com o acerto). Gostaria de alguma build de nível 30 para eu ter uma idéia do que almejar... tenho disponíveis os 3 PHBs, e o Divine Power. Se mencionar algum livro além desses, favor mencionar a fonte se possível.

Obrigado desde já!

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 22 Mai 2010, 03:31
por Emil
Velho, acho perigosíssimo deixar Dex como dump stat. Não é o negócio que um paladino mais usa, mas ter -2 logo em dex é um negócio bem arriscado. Acho que 10 tá bom, geralmente eu prefiro os sets sem 8.

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 22 Mai 2010, 05:31
por Nibelung
A distribuição que garante as melhores defesas é 16-15-14-11-10-8, antes dos modificadores raciais. Obviamente, os três maiores atributos devem ir em defesas diferentes. E eles não casam bem com o paladino. A classe não se beneficia nem te destreza, nem de inteligência. O escudo grande concede um bônus de reflexos bom o suficiente pra compensar nos níveis heróicos. Depois, conforme o atributo da terceira defesa não vai aumentando com os níveis, o buraco vai se alargando.

Nos níveis épicos, Epic F/R/W são talentos obrigatórios pra cobrir a defasagem da matemática do jogo. Robust defenses também. Não pense que você tem a opção de não pegar estes talentos.

Pessoalmente, se a questão é fazer muralha, eu acredito que o guerreiro é melhor nisso que o paladino, já que os três atributos principais do guerreiro afetam defesas diferentes (força, destreza e sabedoria; contra carisma ou força, e sabedoria). Além do que, como o Emil falou, destreza baixa é um perigo. Se tiver que colocar algo com o 8, jogue isso em inteligência. Destreza ainda serve pra te dar bônus de iniciativa. Inteligência só serve pra perícias.

Por fim, não esqueça de reservar grana pra comprar um Belt of Vim (+1 fortitude/tier), Boots of Quickness (+1 reflexos/tier) e Circlet of Indomitability (+1 vontade/tier). E dê preferencias às armaduras obra-prima que dão resistência a dano. A longo prazo, resistir a todos os tipos de dano vale mais a pena que +1 ou +2 de CA. Especialmente porque a resistência funciona contra ataques que afetam suas outras defesas também.

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 22 Mai 2010, 13:36
por Elven Paladin
Eu tenho algumas idéias mezzo "heterodoxas" para um Paladino que pode corresponder ao que você deseja ( critiquem-o sem dó, alías. Eu o fiz em lampejos e não pensei em todos os detalhes para o funcionamento dele ), mantendo altas defesas com algum "stickyness" :

Deixe a distribuição em Cha 16, Str 15, Dex 13, Wis 13, Cons 10 e Int 8 . Deve haver outras boas distribuições possíveis, mas essa me parece boa. Use a combinação de Armadura de Placas + Escudo e não pense em usar qualquer outra arma que não seja uma Lâmina Pesada, e nos primeiros níveis, progrida em Carisma ( não pense - aumente seu Carisma sempre. Isso não é uma escolha :b ) e Destreza ( Você precisa de Destreza 14 Pré-Paragon. E como um Opcional, Des 16 pré-Epic, mas isso vai exigir Força 20 pré-Epic, o que me soa algo caro demais ). Sabedoria também tem que ser aumentada, já que seus "riders" dependem dela, assim como os usos de sua "habilidades especiais" ( essa é a maior fraqueza do build, ela é melhor contornada usando o Deva ou o Meio-Orc ). Com essa distribuição, você terá inicialmente CA 20, Fortitude 14, Reflexos 15 e Vontade 16.

Os motivos dessa distribuição e das sugestões incomuns nos primeiros níveis são justificados nos níveis Paragons: Shield Especialization ( do PH 1, que exige Des 15, mas dá +1 em CA e Reflexos - que fazem com ele seja melhor do que a Especialização em Placas, que só dá +1 na CA e exige Cons 15 ), Shield Mastery ( do PH 3, que adiciona o bônus de Escudo também em Fortitude ) e o Paragon Path Champion of Corellon, que permite adicionar +2 na CA se tiver Des 15. E permite você ter acesso ao queridinho Heavy Blade Opportunity ( e se meio insano e querer esquecer completamente os "riders" de poderes, é possível acessar Heavy Blade Mastery em níveis épicos ).

Bom, essa é a "idéia". Espero as críticas agora ( e vocë -realmente- quer jogar de Humano? :b )

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 22 Mai 2010, 13:57
por Deicide
Meu personagem paladino era assim:

----- Atributos -----
For 18 (+4)
Con 13 (+1)
Des 8 (-1)
Int 10 (+0)
Sab 14 (+2)
Car 14 (+2)

----- Vitalidade -----
PVs: 28
HS: 11/dia (7 PV)

----- Defesas -----
CA = 20 (+8 Armadura +2 Escudo)
Fort = 16 (+1 Humano +1 Paladino +4 For)
Ref = 14 (+1 Humano +1 Paladino +0 Des +2 Escudo)
Vont = 14 (+1 Humano +1 Paladino +2 Car)

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 22 Mai 2010, 14:32
por Nibelung
Tem um talento na dragon 385 (encouraging Shield) que permite adicionar o bônus de escudo em vontade também.

E gastar a paragon path pra ter +2 de CA não é tão foda assim. Destreza 16 épica é bom pra usar uma agile armor (+3 CA enquanto não estiver sangrando).

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 24 Mai 2010, 14:18
por Gladius Dei
Bom, o que estou vendo aqui é que o Paladino ainda sofre do MAD... uma pena... pensei que isso teria sido resolvido na 4ª ed., mas pelo visto...

Hmmm... bom, então é certeza que tenho que pegar os talentos... Nibe, Belt of Vim, Boots of Quickness e Circlet of Indomitability estão no LdJ? E de onde é o Robust Defenses, e o que faz? Ele se acumula com Epic Fortitude/Reflexes/Will?

Armaduras de resistência ao dano, estaria falando de (exemplo) aquela armadura feita do couro de tarrasque que reduz o dano em 5?

Olha, acho que então talvez seja melhor eu fazer um Guerreiro mesmo... (self-derp). Qual raça vocês recomendariam dentro dos três livros? Anão é sempre uma boa escolha, mas eu gosto de ter uma For 18 no começo... se bem que ainda me satisfaço com 16 (o que faria um potencial guerreiro anão com For 16, Con 14, Dex 14, Int 11, Sab 16, Car 8... ou seria melhor Con 16 e Sab 14?).

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 24 Mai 2010, 15:47
por Hikaru
Cara para o Paladino funcionar primeiro você tem que definir quel vai ser o atributo principal Carisma ou Força, sendo Sabedoria Constituição Secundario e Sabedoria Terciario, eu partitulamente prefiro Meio-Elfo, poder causa do Poder e a capacidade de escolher talentos de Humano.

Tenta os atributos dessa forma:

For 16 ou 12, Con 14, Des 11, Int 08, Sab 14, Car 16 ou 12

E da uma olhada aqui, talvez isso te de algumas ideias: http://community.wizards.com/go/thread/ ... s_Handbook

Depois eu posto uma ficha de exemplo.

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 24 Mai 2010, 19:38
por Elven Paladin
Cara para o Paladino funcionar primeiro você tem que definir quel vai ser o atributo principal Carisma ou Força, sendo Sabedoria Constituição Secundario e Sabedoria Terciario, eu partitulamente prefiro Meio-Elfo, poder causa do Poder e a capacidade de escolher talentos de Humano.


Na verdade, vai depender também da arma a ser utilizada ( Martelos e Machados são ligados á Constituição, Lâminas são ligada á Destreza e Lanças, á Sabedoria e Destreza ) e do tipo de paladino a se montar ( se você pretende ser ofensivo ou Leader-like, se quer se focar na Marca ou em Armas e por aí se segue ), só então pode-se saber se o build sofrerá de MAD ou não .

Bom, o que estou vendo aqui é que o Paladino ainda sofre do MAD... uma pena... pensei que isso teria sido resolvido na 4ª ed., mas pelo visto...


Ele não sofre necessariamente de MAD. Baladinos ou Chaladinos focados em Marca, Chaladinos com algum foco em Liderança e Strladino focados em Dano são builds que não sofrem de nenhum MAD. Mas um Build de Paladino que seja muito defensivo e cobrindo as 3 NADs, como parece que você quer, sim, vai ter algum MAD.

Belt of Vim, Boots of Quickness e Circlet of Indomitability estão no LdJ?


Não, Adventurer´s Vault. Em inglês, nas páginas 164, 126, and 139.

E de onde é o Robust Defenses, e o que faz? Ele se acumula com Epic Fortitude/Reflexes/Will?


Robust Defenses é do LdJ 2 ( assim como Paragon Defenses, a versão paragon de Robust Defenses, Melee Training e Weapon/Implement Expertise, a "Tríade Taxação de Talentos" ), dando +2 de talento em Fortitude, Reflexos e Vontade. E ele se acula, pois Epic Fortitude/Reflexes/Will dão bônus sem tipo.

Olha, acho que então talvez seja melhor eu fazer um Guerreiro mesmo... (self-derp). Qual raça vocês recomendariam dentro dos três livros? Anão é sempre uma boa escolha, mas eu gosto de ter uma For 18 no começo... se bem que ainda me satisfaço com 16 (o que faria um potencial guerreiro anão com For 16, Con 14, Dex 14, Int 11, Sab 16, Car 8... ou seria melhor Con 16 e Sab 14?).


Que tipo de Guerreiro você tem interesse em montar ? Guerreiro é uma das classes com mais builds possíveis da 4E. :b

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 24 Mai 2010, 20:58
por Kasuya
Hey, o Palada não sofre de MAD mesmo não.

E outra, é sempre interessante ter um bônus ainda razoável em Car mesmo que você faça um Paladino de For, pois é no Car que está focado o dano da marca dele (não adianta de nada você desafiar e o inimigo não ver motivos em pensar duas vezes antes de te ignorar).

A Sab determina a quantidade de vezes diárias que o Palada vai usar o seu Lay on Hands (Imposição de Mãos, se bem que eu prefiro o antigo "Cura pelas mãos").

O paladino, a princípio, nos dá essa impressão de que ele sofre de MAD pois todos os atributos dele funcionam muito bem quando altos (exceto inteligência, a menos que você queira ter umas perícias de conhecimento). Mas ter um atributo baixo em algum ponto não mata. Ex: Geralmente Paladas tem Des baixa, mas, hey, desde que eu sou capaz de me lembrar, o Paladino nunca foi uma classe de reflexos altos, logo ele não está perdendo nada, ele está deixando de ganhar.

Aliás, Defender pode até almejar ter todas as defesas altas (Reflexos inclusos) mas nunca foi default um alto valor em reflexos. Basicamente, do que eu lembro do basicão mesmo, quem se beneficia de destreza/inteligência alta enquanto defender é Guerreiro de espada ou lança ou mangual (armas que usam basicamente a destreza) e Lâmina Arcana (que usa basicamente a Inteligência para atacar).

Enfim, você, realmente, vai ter que escolher primeiramente o quê você quer fazer em termos de "estratégia básica" durante o combate antes de escolher os atributos. E se você quiser ser do tipo "defensor-muralha", de fato, guerreiro de espada e escudo pode ser uma boa escolha (For, Des + Escudo e Sab boas = CA, Fort, Ref e Vont Razoáveis).


Que tipo de Guerreiro você tem interesse em montar ? Guerreiro é uma das classes com mais builds possíveis da 4E.


Eu considero particularmente divertido o Brawler (Martial Power 2) que gera cenas do tipo: "guerreiro vai até o big-boss lá atrás, agarra ele e vai arrastando ele para os aliados 'passarem o rodo' enquanto enche o cara de espadadas". Bom, o lado ruim dele, é que ele não pode usar escudo (pelo menos não para usar os principais poderes de Brawler; nada impede de você usar o escudo e soltá-lo como ação livre quando quiser).

Outro bem divertido é o Guerreiro de armas grandes (tanto o Simples de armadura pesada do PHB1 quando o Bloodrage Vigor do Martial Power 1 que usa armadura leve e mas tem um potencial de dano maior). Desvantagem do primeiro: não usa escudo (dããã). O segundo precisa largar a Des em prol da Con (machado, hammer) além de não usar escudo (em compensação pelas defesas relativamente baixas, ele causa mais dano e é capaz de ganhar PVs temporários para cada ataque que fizer).

Bah, guerreiro é divertido de todo jeito. :P

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 24 Mai 2010, 21:16
por Elven Paladin
E outra, é sempre interessante ter um bônus ainda razoável em Car mesmo que você faça um Paladino de For, pois é no Car que está focado o dano da marca dele (não adianta de nada você desafiar e o inimigo não ver motivos em pensar duas vezes antes de te ignorar).


Não exatamente. O talento Mighty Challenge faz com que Strpaladinos possam ignorar alegremente o Carisma ( mais ou menos, Divine Sanction ainda é dependente de Carisma. Salvo para Meio-Orcs ) e faz com que Baladinos façam a farra com Car + For no dano da Marca ( e Meio-Orcs Paladinos, possam usar For . 2 + Carisma na Marca. E Força no Divine Sanction).

Ex: Geralmente Paladas tem Des baixa, mas, hey, desde que eu sou capaz de me lembrar, o Paladino nunca foi uma classe de reflexos altos, logo ele não está perdendo nada, ele está deixando de ganhar.


Paladinos com pretensões ofensivas usando Lâminas Pesadas ( geralmente, Strpaladinos Meio-Orcs, que podem arcar a alta destreza requerida ) se dão muito bem com Destreza alta e Sabedoria mediana. ;)

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 24 Mai 2010, 22:18
por Hikaru
Aproveitando o topico, como funciona a Divine Sanction? E que meu inglês não e dos melhores.

Assim como Chapaladinos tambem podem dizer bye-bye para Força, combinado com a tendencia a Destreza baixa da classe fica meio dificl pegar qualquer talento relacionado a Lamina Pesada, talvez Martelo ou Machado.

Guerreiro Impetuoso e o que há! Eu to modificado a ficha do meu colega e ta ficando muito show, ta quase batendo meu Patrulheiro de duas armas.

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 24 Mai 2010, 22:43
por Elven Paladin
Aproveitando o topico, como funciona a Divine Sanction? E que meu inglês não e dos melhores.


É como a habilidade usual de Marca do Paladino, só que sem a claúsula de que você tem que engajar o oponente e geralmente tem uma duração limitada ( até o final do próximo turno, em geral ). Ela não é uma "nova opção de marca" para os Paladinos, mas sim algo que consta em alguns poderes da classe.

Assim como Chapaladinos tambem podem dizer bye-bye para Força, combinado com a tendencia a Destreza baixa da classe fica meio dificl pegar qualquer talento relacionado a Lamina Pesada, talvez Martelo ou Machado.


Depende muito do tipo de paladino que se joga, mas em geral, apenas Strladinos que se interessam em causar dano comparável com Strikers tendem a utilizar os talentos de grupos de armas. Os Chapaladinos acabam casando melhor com poderes - e talentos - que o aproximam de um líder, além de serem melhores em distribuir Marcas ( eles tem um bom potencial de "Multi-Marcas" ) do que o Strladino, já que mesmo que Mighty Challenge permita adicionar Força no dano da Marca, ele não funciona com Sanção Divina.

Guerreiro Impetuoso e o que há! Eu to modificado a ficha do meu colega e ta ficando muito show, ta quase batendo meu Patrulheiro de duas armas.


Que fique claro, a menos que o Patrulheiro seja mal-montado, o Guerreiro Impetuoso nunca vai se aproximar da capacidade ofensiva do Patrulheiro. O Impetuoso é de certa forma o tipo mais defensivo dos builds de Guerreiro que existem ( sim, eu sei que isso soa incrivelmente contra-intuitivo ).

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 24 Mai 2010, 23:53
por Gladius Dei
Que tipo de Guerreiro você tem interesse em montar ? Guerreiro é uma das classes com mais builds possíveis da 4E.


Gostaria ainda de manter o conceito de "barra de adamantine", ou seja, defesas no mais alto possível... o que me fará aumentar For e Dex, certo? Quais talentos devo pegar daí? Ainda seguindo o conceito uma arma + escudo...

Agora estou voltando a desejar usar um humano... lol. For 16, Con 14, Dex 14, Int 11, Sab 14, Car 8 acho que está bom, certo?

Nível 4 (+For, +Dex):
For 17, Con 14, Dex 15, Int 11, Sab 14, Car 8
Nível 8 (+For, +Dex):
For 18, Con 14, Dex 16, Int 11, Sab 14, Car 8
Nível 11:
For 19, Con 15, Dex 17, Int 12, Sab 15, Car 9
Nível 14 (+For, +Dex):
For 20, Con 15, Dex 18, Int 12, Sab 15, Car 9
Nível 18 (+For, +Dex):
For 21, Con 15, Dex 19, Int 12, Sab 15, Car 9
Nível 21:
For 22, Con 16, Dex 20, Int 13, Sab 16, Car 10
Nível 24 (+For, +Wis):
For 23, Con 16, Dex 20, Int 13, Sab 17, Car 10
Nível 28 (+For, +Wis):
For 24, Con 16, Dex 20, Int 13, Sab 18, Car 10

Isso me permitirá retrienar e comprar todos os talentos que você sugeriram, incluindo o Armor Specialization, tá certo isso? E fica bem balanceado nas defesas...

[4e] Ajuda com build Paladin

MensagemEnviado: 25 Mai 2010, 02:08
por Nibelung
Coloque constituição 10 e aumente dex pra 16. Com isso você consegue scale specialization (que tem um benefício adicional bom) e fica só 1 ponto de CA atrás da armadura de placas.

Na 4e não tem mais tantos benefícios de se bombar constituição. Claro, se sobrar pontos, coloque lá. Mas depois de um certo nível ter 3 ou 4 PVs a mais mal faz diferença no seu total. E por ser defensor, você tem um bom número de pulsos de cura pra não depender de um valor alto em constituição.

Quanto ao dump stat, eu recomendo colocar int 8. Você não possui nenhuma perícia de classe baseada em inteligência, mas possui manha e intimidação como perícia de classe. Só remover a penalidade já ajuda.