Página 1 de 1

[4e] Imposto de Talentos

MensagemEnviado: 17 Jun 2010, 05:28
por Nibelung
Não vou ficar muito tempo me aprofundando nos problemas da obrigatoriedade dos talentos de Especialização/Expertise e de defesas épicas. A questão é com outros talentos que muitos também consideram obrigatórios a longo prazo. Então eu estou pensando em conceder os seguintes talentos de graça, e queria saber a opinião geral do pessoal:

Cada personagem tem direito a um único talento adicional, seguindo as restrições abaixo:

-Melee Training (PH2) (apenas personagens que possuem um poder sem limite com a palavra-chave Arma)
-Usar Armadura (cumprindo os pré-requisitos)
-Usar Arma Superior (apenas personagens da fonte de poder Marcial)
-Usar Implemento Superior (PH3) (apenas personagens da fonte de poder Arcana)
-Qualquer talento de Canalizar Divindade ou de Domínio (DP) (apenas personagens da fonte de poder Divino)
-Qualquer talento racial

Todos os talentos acima são opções no-brainer que invariavelmente irão escolher (um swordmage com Melee training, um xamã urso com cota de malha, ou um patrulheiro com um arco grande), tem um poderio reduzido e condicional, mas são temáticos (Channel Divinity, talentos raciais).

Aceito análises se isso acarretaria um nível de poder muito alto, e aceito sugestões do que eu poderia vincular condicionalmente à fonte de poder primitiva e psiônica.

[4e] Imposto de Talentos

MensagemEnviado: 17 Jun 2010, 07:43
por oculto
Estou sem como consultar os talentos aqui agora, mas dar um talento de graça apenas abre o leque para os jogadores poderem conseguir um outro talento mais poderoso, já que terão um "slot free" com a "não obrigatoriedade" de pegar estes. Adicionando a isso a outra rouse rule de conceder bônus gratuito em ataque e defesas em níveis múltiplos de 5 (salvo engano, acho que era isso), creio que deixaria os personagens bem fortes nos primeiros niveis ainda. O que talvez fosse se equilibrando apenas conforme a progressão de níveis.
As restrições apontadas não as vejo necessariamente como restrições devido a obviedade. Normalmente, apenas personagems que possuem poderes com a palavra-chave Arma é que pegariam melee training, apenas personagens Marciais é que usariam armas superiores, etc.
De repente, o que pode ser feito é uma troca de benefícios, se o jogador se interessar. Tipo, a marca do swordmage ser diminuida em alcance de teleporte para aquisição gratuita do talento melee training (tá, exemplo ruim, mas foi o que me veio a mente). Porém, quando há alguma penalidade envolvida, os jogadores tendem a manter a regras originais.
Particularmente eu gosto da regra de bônus gratuitos, mas não mexeria nos talentos não.

[4e] Imposto de Talentos

MensagemEnviado: 17 Jun 2010, 08:41
por Nibelung
É mais porque eu gosto mais de jogar nos níveis heroicos, e o power creep da 4e começa a pesar demais nos primeiros níveis. Provavelmente no paragon e épico o numero de talentos ajuda a reduzir o peso dos impostos, mas começando no nivel 6, e tendo que gastar metade dos seus talentos com talentos obrigatórios dói.

As restrições são puramente conceituais (Apenas a fonte marcial tem todas as classes com poderes de arma, só a fonte arcana tem todas as classes com poderes de implemento, só a fonte divina tem canalizar divindade, etc). Um vingador ou artífice ainda se beneficia muito de uma arma superior, e qualquer outro personagem que ataque com implemento se beneficia de um implemento superior.

E ainda estou tentando descobrir algo genérico pros primitivos e psionicos. Mas não consigo achar alguma característica que seja comum a todas as classes.

[4e] Imposto de Talentos

MensagemEnviado: 17 Jun 2010, 15:27
por oculto
Bem, pensando exclusivamente em uma campanha heróica, creio que aí sim possa valer a pena a alternativa. O impacto torna-se menor no geral da campanha.
Eu acrescentaria apenas uma restrição de nível para adquirir o talento extra, tipo no 3º ou 5º.
Ainda não tenho muito afinidade com os primais e psiônicos para dar uma opnião, mas vou dar uma olhada.

[4e] Imposto de Talentos

MensagemEnviado: 17 Jun 2010, 20:36
por Youkai X
Dos primais ao menos todos usam armaduras leves e em geral tem algum bônus de CA relacionado a armaduras leves ou usam outro atributo (Como constituição, por exemplo) no lugar de inteligência/Destreza.

[4e] Imposto de Talentos

MensagemEnviado: 19 Jun 2010, 11:16
por shin_spiegel
Não considero esses talentos "Obrigatórios",
Sinceramente, já joguei bastante com vários tipos de personagens, e ACREDITE, isso não é necessários, existem outras alternativas, é somente o mestre saber lidar com o grupo e com a situação. Muitos bônus situacionais são usados para melhorar o personagem ou reduzir.

Sinceramente, um "slot-free" como esse pode gerar mais problemas que o normal.
Se seus jogadores estão usando isso como "talento obrigatório" é que já está virando costume deles, e estão com vicios de jogo.
Converse com eles, adicione algumas alternativas no combate,

Já pensou em fazer um combate com um Desafio de Pericias junto, e quando completo o desafio, todos os inimigos recebem algum tipo de penalidade, ou mesmo algum tipo de dano... Por exemplo, jogadores estão lutando numa gruta com várias pedras, então um jogado esperto encontra o desafio de pericias e começa a futucar uma parede da gruta, e então estoura uma saida d'áua e então toda a sala fica inundada, e os jogadores ficam acima da água tranquilo vendo os inimigos caindo fora ou recebendo penalidades.

:)

Alternativas existem, basta explora-la!
Essa é minha opnião.

Abraços

[4e] Imposto de Talentos

MensagemEnviado: 19 Jun 2010, 11:28
por Lumine Miyavi
...mas isso não é, da outra maneira, dar o bônus desses talentos de outra forma?

[4e] Imposto de Talentos

MensagemEnviado: 19 Jun 2010, 12:52
por _Virtual_Adept_
Nibelung, não acho que você deveria liberar talentos que sejam necessários apenas em builds em específico.
Se eles fossem necessários para a classe como um todo, até compreenderia. Mas um dos pontos de se fazer uma build é comprar talentos para que ela funcione.

[4e] Imposto de Talentos

MensagemEnviado: 22 Jun 2010, 05:00
por LuizTroll
Acho mais fácil tentar fazer uma lista de talentos por classe do que por fonte de poder... se gostar a idéia, eu ajudo a desenvolver.

[4e] Imposto de Talentos

MensagemEnviado: 22 Jun 2010, 05:05
por Nibelung
_Virtual_Adept_ escreveu:Nibelung, não acho que você deveria liberar talentos que sejam necessários apenas em builds em específico.


Canalizar Divindade e talentos raciais eu considero "opções fluff". Com pouquíssimas exceções. E geralmente esse tipo de abuso é visto de longe.

Usar Armadura entrou na lista só porque eu gosto do estilo comics de "um único uniforme", e acho estranho um personagem que use uma certa armadura nos primeiros níveis, e depois troque pra algo melhor. E também pra dar uma opção defensiva pra quem quiser.

Armas e Implementos Superiores são opções que todos os personagens vão pegar mais cedo ou mais tarde (geralmente mais cedo). As únicas exceções que eu consigo pensar são o Swordmage (que fazem bom uso das proficiências que começam) e o Monge (por não existir Ki focus superior... ainda). Pra estimular a maestria de fontes icônicas limitei o talento gratuito só pra classes marciais e arcanas.

Melee Training é outro talento obrigatório, principalmente pra classes defensoras (Paladino de carisma, Swordmage, Battlemind) e outras focadas em corpo a corpo que não possuem boas opções pra investida (Vingador, Monge, talvez Ladino).

Nibelung escreveu:Aceito análises se isso acarretaria um nível de poder muito alto, e aceito sugestões do que eu poderia vincular condicionalmente à fonte de poder primitiva e psiônica.