DARK (freakin') SUN

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

DARK (freakin') SUN

Mensagempor AKImeru em 26 Ago 2010, 22:11

Então mocorongos! Seu lorde negro/infernal/musculoso favorito abre um tópico, e exije saber a opinião de cada súdito por menor que seja sobre seu mais novo cenário favorito:

Dark Sun.
Imagem


Eu confesso que eu fiquei surpreso quando eu li pela primeira vez na 4e. Um cenário classico, que respeita e expande o que havia sido escrito? Como assim? E não é um cenário clássico qualquer, é Conan encontra senhor dos aneis e aplica uma chave de braço em Legolas.

Eu já encomendei o meu livro junto com algumas miniaturas (Porque elas estão custando menos de 1 dolar o pacote. Deus abençoe o Ebay.), e mal posso esperar a forçar o meu grupo no meio de um deserto em aventuras semi nuas contra insetos, halflings (As criaturas mais malvadas do deserto), Moos (Muls.) e criaturas psionicas.



Já basta! Postem suas opiniões antes que eu as arranque de vocês!
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Gladius Dei em 26 Ago 2010, 23:39

Opinião rápida (talvez faça uma mais longa, mas... não agora):

De tudo que conheço de Athas AD&D, ficou realmente muito boa a adaptação para a nova edição! Eu temia que eles fossem modificar demais o cenário para se adaptar a nova edição (FR, estou olhando para você). Cenário ótimo para quem quer sair dos cenários padrão a la Terra-Média (que eu gosto, mas tem horas que cansa também)...
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Sr. Pichu em 27 Ago 2010, 00:49

eu gostei da adaptação
entretanto, me parece que a linha do tempo não andou muita coisa
me recordo que no final de AD&D o Dragão de Tyr tinha acabado de ser derrotado, e pelo que eu entendi na versão 4E, é que ele tbm foi derrotado recentemente
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Rain em 27 Ago 2010, 10:59

Sr. Pichu escreveu:eu gostei da adaptação
entretanto, me parece que a linha do tempo não andou muita coisa
me recordo que no final de AD&D o Dragão de Tyr tinha acabado de ser derrotado, e pelo que eu entendi na versão 4E, é que ele tbm foi derrotado recentemente


Na verdade houve um reboot na cronologia, e boa parte da 2ª caixa do ad&d foi desconsiderada...
Eu gostei do livro... Mais acredito que o formato antigo de lançamento de cenários me agradava mais

Eu prefiro o Payers Guide + Capaing Setting!
Do jeito que saiu senti que faltava mais fluff (nem sei se foi só impressão)
Os cenários lançados anteriormente em minha opinião são superiores neste aspecto (Eberron/FR)

Mesmo assim, ótima adaptação!
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Darin em 27 Ago 2010, 11:21

Por outro lado, as criaturas do cenário são essenciais... Já que são tão diferentes.
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Frost em 27 Ago 2010, 16:51

Para falar a verdade... na 4e eu ainda não peguei para analisar quaisquer dos cenários mais conhecidos. Penso em importar um, e me parece que vai ser DarkSun, por tudo que ouvi falar sobre ele.
Ah, por sinal... quantos livros já sairam desse cenario para a 4e?
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Elven Paladin em 27 Ago 2010, 20:23

A Wizards of the Coast é uma empresa incrivelmente peculiar - estupra o cenário mais duradouro dela na transição D&D 3.5 - D&D 4e e faz uma transição incrivelmente razoável com um cenário que esteve "esquecido" por quase uma década. Eu estou realmente surpreso por que a Wizards fez com Dark Sun tudo aquilo que ela não fez na transição dos outros cenários: Ela adaptou a Quarta Edição para Dark Sun, e não Dark Sun para a Quarta Edição. E ao fazer isso, eu vou citar o que eu coloquei há um bom tempo:

Não que eu não ache que Athas não se encaixa bem com o sistema e boa parte do "feeling" da 4ª Edição, ao contrário, eu vejo Athas como um dos melhores cenários para a 4ª Edição devido a uma série de mudanças positivas no sistema ( "Guerreiros" não são mais "Summonable Minions" de Magos ( exceto Orbzards ), as classes "Primals" e o destaque maior que receberam são ótimas para Athas, a necessidade de ítens mágicos é menor - pero no mucho - do que em outras edições, os personagens não são dependentes apenas de "fontes divinas" para se recuperar e o sistema de PVs/Surges faz com que os personagens geralmente se machuquem consideravelmente em cada combate, mas possam se recuperar disso fora dele ). O problema maior ( e que destrói boa parte do meu entusiamo com Dark Sun 4E ) é justamente a idiota política de que todos cenários tem que suportar todo o material lançado no CORE, que parece que vai ser mantida com DS ( assim como foi com Forgotten Realms e Eberron ).

Bem, eles foram muito razoáveis em resolver o problema maior. Warforgeds? No way. Gnomos? Mortos. Devas? Não existem. A única fonte com classes em 3 livros ( Divina)? Não existe. Adeus Paladinos. Dependência grande de ítens mágicos? Reduzida. Eu só adoraria que chutassem o Monge e Tiefling de Athas, além do Artificer. Mas perto do quão horrendo Dark Sun poderia ficar em D&D 4e ( olha para FR ), o trabalho da Wizards foi magistral.

Do jeito que saiu senti que faltava mais fluff (nem sei se foi só impressão)


Ambas as Boxed Sets de Dark Sun sempre foram relativamente vagas em relação ao cenário, dedicando muito espaço para a geografia e a sociedade de Athas do que para a história dele ( e graças a Odin, deixaram de lado a matança de Sorcy-Kings e a história biopunk antiga de Athas ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Lorde da Dança em 27 Ago 2010, 21:12

. Eu só adoraria que chutassem o Monge e Tiefling de Athas, além do Artificer.


Sabe, eu estou esperando minha cópia do guia de campanha pelo correio ansiosamente, e espero poder passar a semana inteira lendo. Mas, eu tenho uma pulga atrás da orelha: artifices? Artifices? Eles realmente colocaram artifices em dark sun? Por que se sim, esta seria a ideia mais idiota que eu já ví em D&D.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Elven Paladin em 27 Ago 2010, 21:29

Sabe, eu estou esperando minha cópia do guia de campanha pelo correio ansiosamente, e espero poder passar a semana inteira lendo. Mas, eu tenho uma pulga atrás da orelha: artifices? Artifices? Eles realmente colocaram artifices em dark sun? Por que se sim, esta seria a ideia mais idiota que eu já ví em D&D.


Eu não me lembro de nenhuma menção direta ao Artificer no Campaign Setting, mas é implícito que ele existe sim em Athas - embora eu não ache tão difícil justificar um Artificer em Athas - por isso acho que a possível existência dele é problema muito menos sério do que, por exemplo, Paladinos de Dregoth.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Fëanor em 27 Ago 2010, 22:19

Sabe, eu estou esperando minha cópia do guia de campanha pelo correio ansiosamente, e espero poder passar a semana inteira lendo. Mas, eu tenho uma pulga atrás da orelha: artifices? Artifices? Eles realmente colocaram artifices em dark sun? Por que se sim, esta seria a ideia mais idiota que eu já ví em D&D.

Eu posso até não entender muito de Dark Sun, mas Artífices me parecem bastante razoaveis. Principalmente porque os Artifices mudaram drasticamente da 3.5 para a 4e.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Darin em 27 Ago 2010, 22:23

nao em fluffy...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Elven Paladin em 28 Ago 2010, 12:59

Eu posso até não entender muito de Dark Sun, mas Artífices me parecem bastante razoaveis. Principalmente porque os Artifices mudaram drasticamente da 3.5 para a 4e.

...

nao em fluffy...


A questão maior do Artífice é que seu fluff, tanto na 4e quanto no D&D 3.5 se baseia em autômatos, criaturas mecânicas ( Clockwork Engineer ), em lidar com ítens mágicos ( Arcane Empowerment - Impart Energy ) e em virar um híbrido carne-metal ( Self Forged ).

Isso quer dizer que ele não pode ser colocado em Athas? Claro que não, mas é preciso que se reescreva e "re-skin" praticamente todos os elementos temáticos que caracterizam a classe.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Lorde da Dança em 28 Ago 2010, 13:21

Ok, eu estava um pouco estressado no dia anterior e agora eu talvez possa entender como isso é possivel. Então, como um artificer poderia ser reeskinado (ou termo melhor) para se encaixar em dak sun?
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Elven Paladin em 28 Ago 2010, 14:31

Ok, eu estava um pouco estressado no dia anterior e agora eu talvez possa entender como isso é possivel. Então, como um artificer poderia ser reeskinado (ou termo melhor) para se encaixar em dak sun?


Em termos bem gerais, os poderes de Invocação do Artífice ao invés de autômatos metálicos cheios de runas brilhantes e visual "magepunk" tomam o aspecto de golens - ou mesmo fragmentos de obsidiana, argila, silte, areia animados brevemente utilizando feitiçaria ( e isso tornaria a idéia de um Artificer que seja um Defiler algo bem assustador - alguém que rouba a "élan vital" do mundo para criar pequenas paródias da própria vida ) ou mesmo "os próprios elementos animados"- visualmente similares aos elementais e paraelementais.

Os poderes ligados a símbolos e runas ainda existem, mas ao invés de pensar como marcas em cores etéreas e flutuantes, pense marcas em tom de vermelho vívido inscritas na pele do Artificer - ou do alvo do poder ( lembre-se, a magia vem da vida em Dark Sun ) ou pequenas tatuagens "tribais" ou mesmo pintura corporal. E caso afetem ítens, bem, tanto faz se é uma lâmina de ferro ou de obsidiana ou se é uma armadura de metal ou de pele de mekillot.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor ProxAlestorm em 29 Ago 2010, 01:09

Advogado de Regras escreveu:A Wizards of the Coast é uma empresa incrivelmente peculiar - estupra o cenário mais duradouro dela na transição D&D 3.5 - D&D 4e e faz uma transição incrivelmente razoável com um cenário que esteve "esquecido" por quase uma década. Eu estou realmente surpreso por que a Wizards fez com Dark Sun tudo aquilo que ela não fez na transição dos outros cenários: Ela adaptou a Quarta Edição para Dark Sun, e não Dark Sun para a Quarta Edição. E ao fazer isso, eu vou citar o que eu coloquei há um bom tempo:

Não que eu não ache que Athas não se encaixa bem com o sistema e boa parte do "feeling" da 4ª Edição, ao contrário, eu vejo Athas como um dos melhores cenários para a 4ª Edição devido a uma série de mudanças positivas no sistema ( "Guerreiros" não são mais "Summonable Minions" de Magos ( exceto Orbzards ), as classes "Primals" e o destaque maior que receberam são ótimas para Athas, a necessidade de ítens mágicos é menor - pero no mucho - do que em outras edições, os personagens não são dependentes apenas de "fontes divinas" para se recuperar e o sistema de PVs/Surges faz com que os personagens geralmente se machuquem consideravelmente em cada combate, mas possam se recuperar disso fora dele ). O problema maior ( e que destrói boa parte do meu entusiamo com Dark Sun 4E ) é justamente a idiota política de que todos cenários tem que suportar todo o material lançado no CORE, que parece que vai ser mantida com DS ( assim como foi com Forgotten Realms e Eberron ).

Bem, eles foram muito razoáveis em resolver o problema maior. Warforgeds? No way. Gnomos? Mortos. Devas? Não existem. A única fonte com classes em 3 livros ( Divina)? Não existe. Adeus Paladinos. Dependência grande de ítens mágicos? Reduzida. Eu só adoraria que chutassem o Monge e Tiefling de Athas, além do Artificer. Mas perto do quão horrendo Dark Sun poderia ficar em D&D 4e ( olha para FR ), o trabalho da Wizards foi magistral.

Do jeito que saiu senti que faltava mais fluff (nem sei se foi só impressão)

Ambas as Boxed Sets de Dark Sun sempre foram relativamente vagas em relação ao cenário, dedicando muito espaço para a geografia e a sociedade de Athas do que para a história dele ( e graças a Odin, deixaram de lado a matança de Sorcy-Kings e a história biopunk antiga de Athas ).

Pq vc acha que o FGR da 4ed. ficou tao ruim? Poderia me explicar?
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron