DARK (freakin') SUN

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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Paul Kersey em 29 Ago 2010, 15:08

Gostei de Dark Sun 4E, gostei da arte do livro, gostei da descriçao (embora suscinta) do cenário e achei que como um todo ficou melhor do que o livro básico de Forgotten Realms 4E. Mas acho que é um cenário que é melhor aproveitado com a edição 3.5.
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Ago 2010, 15:55

Mas a 3.5 não é muito mais dependente de itens mágicos?
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor DracoDruida em 29 Ago 2010, 19:34

Nunca tinha lido um livro de Dark Sun, li o 4e admito que adorei o que li. Fiquei até bem animado pra um jogo em Dark Sun. :haha: ..Pena que ano de vestibular, etc.

Warforgeds? No way.
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Na realidade, pelo que vi, warforgeds e artificers sequer foram citados no livro. Então não sei o que o fez dizer com certeza que artificers existem e warforgeds não. :hum:
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor AKImeru em 29 Ago 2010, 23:07

Paul Kersey escreveu:Gostei de Dark Sun 4E, gostei da arte do livro, gostei da descriçao (embora suscinta) do cenário e achei que como um todo ficou melhor do que o livro básico de Forgotten Realms 4E. Mas acho que é um cenário que é melhor aproveitado com a edição 3.5.



Eu preciso discordar ai. Eu joguei a adptação de Dark Sun para 3.X e tive problemas.
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Dragão de Bronze em 30 Ago 2010, 00:24

DracoDruida escreveu:Na realidade, pelo que vi, warforgeds e artificers sequer foram citados no livro. Então não sei o que o fez dizer com certeza que artificers existem e warforgeds não. :hum:


Pelo que entendi, isso:

Advogado de Regras escreveu:O problema maior ( e que destrói boa parte do meu entusiamo com Dark Sun 4E ) é justamente a idiota política de que todos cenários tem que suportar todo o material lançado no CORE, que parece que vai ser mantida com DS ( assim como foi com Forgotten Realms e Eberron ).
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Fëanor em 30 Ago 2010, 01:26

Ae, alguem mais acha que o poder racial dos Thri-Kreen está um pouco acima da média?

Pq vc acha que o FGR da 4ed. ficou tao ruim? Poderia me explicar?

Toda a vez que muda o sistema, acontece um desastre mágico em FR pra justificar. O cenário não ficou ruim, está bem legal, mas não é o mesmo Forgotten Realms que havia antes. Imagine assim: faça um cenário novo e coloque nele o nome do cenário antigo. Eles só reaproveitaram os nomes e fizeram algo totalmente diferente.
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Zaknafein em 30 Ago 2010, 08:03

Achei o poder do Thri Kreen equilibrado em relação ao quanto a raça era poderosa no AD&D.

O Meio Gigante (Goliath) ainda não tem o mesmo "porte" do antigo Meio Gigante no cenário e pode rapidamente ser "ofuscado" pelo Mul nas regras da 4° edição, eu tinha como certo que eles iam dar a habilidade racial "Grandalhão" par a raça (usar armas grandes com uma mão)...infelizmente pelas regras os Meio Gigantes e Muls tem poucas diferenças.

O tiefling e o eladrin foram adaptados e inseridos no cenario de maneira simples e clara, sem traumas.

Em relação as raças e classes os autores tiveram a "liberdade" de deixar claro ao leitores " olha não tem warforged, artificers, classes de fonte de poder divino e assim por diante, a não ser que o narrador queira isso"...os fãs mais antigos do cenario se quer vão cogitar a ideia de usar esses elementos que não existiam no cenário...afinal se eu fosse um jogador e um mestre me descrevesse um warforged em DarkSun eu simplesmente me levantaria e iria embora.

Em relação as descrições do Cenário eles fizeram o que "deveria" ter sido feito com Forgoten Realms, eu particularmente preferia os livros da seguiinte forma:
Livro de Campanha (com mais conteudo do cenario, afiunal quem tem acesso aos livros mais antigos sabe que mesmo as descrções das 7 cidades estados são bem maiores, um livro só para o cenario permitiria mais descrição para todas as cidades de maneira similar ao que foi feito com Tyr no livro)
Livro de Jogador (acho que as novas mecanicas de Temas, feats, poderes e etc ocuparam MUITO ESPAÇO no livro basico, um livro só com essas descrições e regras seria mais adequado)
Catalogo dos Monstros (essencial para Dark Sun, boa sacada da Wizard...)

Isso tudo torna aquele livro aventura desnecessario, mas até ai sem problema, só de ver que o meu cenário favorito foi tão respeitado e que eles adaptaram a 4° edição para Dark Sun e não o contrário ja me deixa muito satisfeito.

A versão 3.5° adaptada de Dark Sun pra mim não existe...eu não consegui engolir as adaptações sugeridas, as classes, e a "liberdade criativa" que alguns "criadores" dessa versão de DarkSun fizeram em algumas descrições que eu achei no minimo exagerada em alguns aspectos e até pretensiosa em alguns textos...
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor ferdineidos em 30 Ago 2010, 11:30

Gostei bastante do livro, mas foi só eu que achei o Themes ficou meio desproporcional?

Ganha-se um poder de graça para fazer um personagem estereotipado, como são poucos estereótipos, ou você faz um cara igual aos outros, ou perde um poder.
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Ago 2010, 11:58

afinal se eu fosse um jogador e um mestre me descrevesse um warforged em DarkSun eu simplesmente me levantaria e iria embora.


Isso tem outro nome...
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Youkai X em 30 Ago 2010, 14:19

Qual seria o outro nome, Phil?
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Paul Kersey em 30 Ago 2010, 19:15

Mas a 3.5 não é muito mais dependente de itens mágicos?


Acho que não há relação direta entre a edição e a quantidade/necessidade de itens mágicos. É perfeitamente viável uma campanha sem o uso de itens mágicos, como uma que joguei de Dark Sun 3.0 (ou 3.5). O que me leva a...

Eu preciso discordar ai. Eu joguei a adptação de Dark Sun para 3.X e tive problemas.


Agora não tenho certeza se o livro do cenário usado naquela época era o 3.0 ou 3.5 (verificarei isso essa semana). Se serve como referência, ele trazia o Soulknife (que é uma classe básica no livro Expanded Psionics) como uma prestige class. Porém, posso afirmar que a adaptação era muito boa mesmo, contando com regras para sobrevivência no deserto, uso de armas/armaduras feitas de material de baixa qualidade (comum nesse mundo), e uma série de outras coisas que me fizeram gostar muito do cenário, que tinha uma proposta bem underground. Aliás, foi até uma surpresa quando eu vi que Darksun foi adaptado para 4E. Que tipo de problemas você teve?
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Elven Paladin em 30 Ago 2010, 22:34

Na realidade, pelo que vi, warforgeds e artificers sequer foram citados no livro. Então não sei o que o fez dizer com certeza que artificers existem e warforgeds não.


Foi uma dedução simples: O capítulo sobre Races of Athas no CS menciona as raças do cenário, desde as mais comuns ( basicamente, todas as do PH1 mais o Mul, Thri-Kreen e o Meio-Gigante/Goliath ) até as raças mais incomuns que são raras a pontos de se recomendar perguntar ao DM para jogar com uma delas ( Kalashtars, Minotauros e Genasis - e supostamente Shifters, que são mencionados no começo do capítulo ) - se uma raça não é mencionada, espera-se que ela não existe em Athas - pois as que existem no cenário são todas citadas. Por outro lado, o cenário não apresenta restrição alguma a classes, salvo as Divinas ( mencionado nas Oito Características de Athas ).

Achei o poder do Thri Kreen equilibrado em relação ao quanto a raça era poderosa no AD&D.


O que, felizmente, é completamente irrelevante para a 4e.

O Meio Gigante (Goliath) ainda não tem o mesmo "porte" do antigo Meio Gigante no cenário e pode rapidamente ser "ofuscado" pelo Mul nas regras da 4° edição, eu tinha como certo que eles iam dar a habilidade racial "Grandalhão" par a raça (usar armas grandes com uma mão)...


A Wizars tem evitado ao máximo a característica que permite usar armas maiores em raças jogáveis - o que é uma ótima decisão. E eu não vejo o Mul como uma raça que vai se sobrepor aos Goliaths, apesar da similaridade entre elas ( aliás, o Mul está mais próximo do Minotauro do PH3 do que do Goliath ).

Ae, alguem mais acha que o poder racial dos Thri-Kreen está um pouco acima da média?


Tenho dúvidas, ele me parece de uso restrito demais para combatentes de linha de frente.

Isso tem outro nome...


Bom Senso. :b
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Zaknafein em 31 Ago 2010, 07:30

Sim vc tem razão, e irrelevante o fato dos Trhi Kreen serem mais poderosos no AD&D mais alguns detalhes antigos do cenário davam um sentimento mais interessantes ao Dark Sun.

Por exemplo no AD&D um Thri Kreen precisava apenas de um odre de água por semana, enquanto um meio gigante precisava de 2 por dia (algo facilmente adaptavel), sabe detalhes interessantes que davam sabor ao cenário.

Em relação ao poder racial atual do Thri Kreen acho bem razoavel, ja que antigamente ele atacava com os varios braços, agora ele faz isso por 1x no encontro.
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor AKImeru em 31 Ago 2010, 09:12

Paul Kersey escreveu:
Mas a 3.5 não é muito mais dependente de itens mágicos?


Acho que não há relação direta entre a edição e a quantidade/necessidade de itens mágicos. É perfeitamente viável uma campanha sem o uso de itens mágicos, como uma que joguei de Dark Sun 3.0 (ou 3.5). O que me leva a...

Eu preciso discordar ai. Eu joguei a adptação de Dark Sun para 3.X e tive problemas.


Agora não tenho certeza se o livro do cenário usado naquela época era o 3.0 ou 3.5 (verificarei isso essa semana). Se serve como referência, ele trazia o Soulknife (que é uma classe básica no livro Expanded Psionics) como uma prestige class. Porém, posso afirmar que a adaptação era muito boa mesmo, contando com regras para sobrevivência no deserto, uso de armas/armaduras feitas de material de baixa qualidade (comum nesse mundo), e uma série de outras coisas que me fizeram gostar muito do cenário, que tinha uma proposta bem underground. Aliás, foi até uma surpresa quando eu vi que Darksun foi adaptado para 4E. Que tipo de problemas você teve?


Primeiro de tudo: Soul Knive como prestige class é algo bom e de longe foi uma das melhores coisas da adptação em minha opinião.

As regras para sobrevivencia no deserto assim como regras similares no 3.X não são tão intuitivas quanto elas eram no AD&D ou na reimaginação da quarta edição. Eu que joguei as três edições senti isso na pele. Mas o meu verdadeiro problema é o fato de que classes "mudanas" eram completaente desnessesárias no sistema. Pois como não há itens mágicos e 3.5 tenta as balancear justamente com isso, os psionicos do grupo sempre roubavam o spotlight. Um Psychic Warrior sempre era melhor do que o Fighter do meu grupo por exemplo, justamente por esse motivo. Eu tive que puxar uns deus ex machina do meu traseiro para poder fazer todos os jogadores se divertirem.


Na quarta edição eu não preciso fazer isso, porém temos guerreiros com poderes diários. Eu estou comprando a nova caixa introdutoria com Dark Sun justamente porque remove as incongruencias das "classes mudanas" enquanto ainda dá a elas razões de existir ao lado de casters.

Eu mal posso esperar. Parece que o meu D&D dos sonhos está prestes a sair.
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Re: DARK (freakin') SUN

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2010, 11:47

Advogado de Regras escreveu:A Wizars tem evitado ao máximo a característica que permite usar armas maiores em raças jogáveis - o que é uma ótima decisão. E eu não vejo o Mul como uma raça que vai se sobrepor aos Goliaths, apesar da similaridade entre elas ( aliás, o Mul está mais próximo do Minotauro do PH3 do que do Goliath ).


Mas o bugbear, no primeiro MM, já não tem isso?
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