A alabarda (halberd em inglês, se nao me engano) permite tentativas de derrubar o oponente. Ela nao é exatamente uma arma de haste pois tem alcance de 1.5m somente, mas a pergunta serve para as outras armas também.
Alabarda pode ser usada para dar trip, mas não é de haste. São coisas bem diferentes.
Verdadeiras armas de haste (do LdJ, glaives, guisarmes, lança, lança de cavalaria, ranseurs, corrente com cravos e chicote são armas de haste) permite você atacar um oponente a um quadrado de distância, mas não adjacentes. Ou seja, você cria uma área "vazia" ao redor de você em troca de alcançar mais longe. De todas essas armas, guisarmes, correntes com cravos e chicotes podem ser usadas para derrubar / trip.
Vou tentar explicar com uma imagem (mal feita).
Legenda:
Vermelho = Personagem
Azul = Área de Ameaça
Figura 1: Área de ameaça de um personagem médio
Figura 2: Área de ameaça de um personagem médio usando uma arma de haste
Figura 3: Área de ameaça de um personagem grande
Figura 4: Área de ameaça de um personagem grande usando uma arma de haste
E é claro, diagonais contam como dois quadrados; personagens pequenos ou médios usando armas de haste são exceções a essas regras.
Small and Medium creatures wielding reach weapons threaten all squares 10 feet (2 squares) away, even diagonally. (This is an exception to the rule that 2 squares of diagonal distance is measured as 15 feet.)
A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.
SAIR de uma área ameaçada causa AdO. Entrar numa área não causa.
Moving out of a threatened square usually provokes an attack of opportunity from the threatening opponent. There are two common methods of avoiding such an attack—the 5-foot step and the withdraw action.
A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.
Seu combo básico não funciona: como explicado acima, mover-se pra fora área de ameaça geram AdO. Nem entrar nem se mover dentro geram AdOs.
veja abaixo:
Tripping with a Weapon: Some weapons can be used to make trip attacks. In this case, you make a melee touch attack with the weapon instead of an unarmed melee touch attack, and you don’t provoke an attack of opportunity. If you are tripped during your own trip attempt, you can drop the weapon to avoid being tripped.
e é claro,
Uma outra perguntinha, uma arma obra-prima concede bônus a uma tentativa de trip? Uma arma de duas maos concede algo também?
Obra-prima concede um bônus de melhoria de +1 em jogadas de ataque, então sim, porque é um ataque de toque com a arma; armas de duas mãos ou de tamanho maior não influenciam MAS um tamanho maior sim, no caso, um personagem Grande ganha um bônus de +4.
A combatant gets a +4 bonus for every size category he is larger than Medium or a –4 penalty for every size category he is smaller than Medium