[3e] Armas de haste e trip!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor dmandrak em 04 Out 2010, 22:14

Fala galera!

Estou com uma duvida aqui e resolvi consultar meus gurus gratuitos do d&d.

A alabarda (halberd em inglês, se nao me engano) permite tentativas de derrubar o oponente. Ela nao é exatamente uma arma de haste pois tem alcance de 1.5m somente, mas a pergunta serve para as outras armas também.

:seta: Quer dizer que eu nao recebo ataques de oportunidade por fazê-lo com a alabarda, nao é? Essa tentativa de trip com arma nao causa dano? Caso eu quisesse derruba-lo, eu usaria uma açao padrao (logo, abrindo mao de meus outros ataques) para fazê-lo sem causar dano? Com o improved trip eu ganho um ataque contra o oponente que nao conta como AdO, correto?

Eu vos pergunto isso, oh gurus, porque estou jogando com um clérigo/guerreiro que usa uma alabarda.

A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.

Uma outra perguntinha, uma arma obra-prima concede bônus a uma tentativa de trip? Uma arma de duas maos concede algo também?

Existem talentos que concedem outros beneficios?

Muitas, muitas questoes :P
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Out 2010, 22:48

A alabarda (halberd em inglês, se nao me engano) permite tentativas de derrubar o oponente. Ela nao é exatamente uma arma de haste pois tem alcance de 1.5m somente, mas a pergunta serve para as outras armas também.


Alabarda pode ser usada para dar trip, mas não é de haste. São coisas bem diferentes.

Verdadeiras armas de haste (do LdJ, glaives, guisarmes, lança, lança de cavalaria, ranseurs, corrente com cravos e chicote são armas de haste) permite você atacar um oponente a um quadrado de distância, mas não adjacentes. Ou seja, você cria uma área "vazia" ao redor de você em troca de alcançar mais longe. De todas essas armas, guisarmes, correntes com cravos e chicotes podem ser usadas para derrubar / trip.

Vou tentar explicar com uma imagem (mal feita).
Imagem

Legenda:
Vermelho = Personagem
Azul = Área de Ameaça

Figura 1: Área de ameaça de um personagem médio
Figura 2: Área de ameaça de um personagem médio usando uma arma de haste
Figura 3: Área de ameaça de um personagem grande
Figura 4: Área de ameaça de um personagem grande usando uma arma de haste

E é claro, diagonais contam como dois quadrados; personagens pequenos ou médios usando armas de haste são exceções a essas regras.

Small and Medium creatures wielding reach weapons threaten all squares 10 feet (2 squares) away, even diagonally. (This is an exception to the rule that 2 squares of diagonal distance is measured as 15 feet.)


A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.


SAIR de uma área ameaçada causa AdO. Entrar numa área não causa.

Moving out of a threatened square usually provokes an attack of opportunity from the threatening opponent. There are two common methods of avoiding such an attack—the 5-foot step and the withdraw action.


A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.


Seu combo básico não funciona: como explicado acima, mover-se pra fora área de ameaça geram AdO. Nem entrar nem se mover dentro geram AdOs.

veja abaixo:
Tripping with a Weapon: Some weapons can be used to make trip attacks. In this case, you make a melee touch attack with the weapon instead of an unarmed melee touch attack, and you don’t provoke an attack of opportunity. If you are tripped during your own trip attempt, you can drop the weapon to avoid being tripped.


e é claro,
Uma outra perguntinha, uma arma obra-prima concede bônus a uma tentativa de trip? Uma arma de duas maos concede algo também?


Obra-prima concede um bônus de melhoria de +1 em jogadas de ataque, então sim, porque é um ataque de toque com a arma; armas de duas mãos ou de tamanho maior não influenciam MAS um tamanho maior sim, no caso, um personagem Grande ganha um bônus de +4.

A combatant gets a +4 bonus for every size category he is larger than Medium or a –4 penalty for every size category he is smaller than Medium
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor Madrüga em 04 Out 2010, 22:57

Lumine Miyavi escreveu:
Moving out of a threatened square usually provokes an attack of opportunity from the threatening opponent. There are two common methods of avoiding such an attack—the 5-foot step and the withdraw action.


A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.


Seu combo básico não funciona: como explicado acima, mover-se pra fora área de ameaça geram AdO. Nem entrar nem se mover dentro geram AdOs.


Gera sim. Como seu quote explicou, sair de um QUADRADO ameaçado gera AdO. "Mover-se dentro" significa sair de um quadrado ameaçado e ir para outro, GERANDO um AdO.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor Iuri em 04 Out 2010, 22:57

na verdade quando o adversário estiver entrando em um quadrado adjacente a ele, ele vai estar deixando um quadrado ameaçado (em condições normais poderia levar AdO), mas como este seria o unico movimento da maioria dos inimigos (ja que o PJ manteria uma distancia de 3m do adversario em seu próprio turno para derrubá-lo) não causaria o AdO (lembrando que um passo não provoca AdO).

Por outro lado, se usasse uma arma de haste mesmo você poderia derrubá-lo a 4,5 m de distancia, e depois de levantar ele ainda teria que se deslocar 3m (podendo receber AdO) para chegar até você. Entre as armas de haste disponíveis eu sou mais viciado em Corrente com Cravos, pela sua versatilidade bem maior (apesar de ter que gastar um talento).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Out 2010, 23:00

OOOH. I meant that. A pior parte é que eu ainda tou com o FAQ aberto. xD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor dmandrak em 05 Out 2010, 16:09

Madrüga escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:
Moving out of a threatened square usually provokes an attack of opportunity from the threatening opponent. There are two common methods of avoiding such an attack—the 5-foot step and the withdraw action.


A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.


Seu combo básico não funciona: como explicado acima, mover-se pra fora área de ameaça geram AdO. Nem entrar nem se mover dentro geram AdOs.


Gera sim. Como seu quote explicou, sair de um QUADRADO ameaçado gera AdO. "Mover-se dentro" significa sair de um quadrado ameaçado e ir para outro, GERANDO um AdO.


Entao, como eu havia imaginado, se o cara esta no chao, no primeiro quadrado da minha area (jah com aumentar pessoas), ele se levanta e toma um AdO. Em seguida, caso ele decida andar até mim, ele atravessara (sairah de um e entrarah em outro) quadrado ameaçado por mim, tomando outro AdO, nao? Como levantar é equivalente a movimento, ele nao conseguira me atacar caso levante E ande até mim. Certo?
Se tudo isso for verdade, eu troco uma açao de ataque normal por 2 AdO mais a possibilidade de repetir no proximo turno: Trip + 3m pra tras (oponente caido nao pode dar AdO no meu movimento).

PS: Imagem muito profissional, Lumine.
PS2: Eu nao uso corrente com cravos pura e simplesmente porque jah sou muito zoado na mesa por gostar de fazer pjs semi-perfeitos. Até mesmo por principios, se eu for pra corrente, vai ser munchkinisse demais. Acho.
PS3: Eh, finalmente, comprei o meu!
Editado pela última vez por dmandrak em 05 Out 2010, 16:13, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Out 2010, 16:11

Como assim trocar uma ação padrão por 2 ados? ._.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Out 2010, 16:13

Deve ser uma ação prepara contra investidas + um AdO normal.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor dmandrak em 05 Out 2010, 16:15

Lumine Miyavi escreveu:Como assim trocar uma ação padrão por 2 ados? ._.

Ao invés de ataca-lo normalmente, eu dou trip, o que consequentemente leva ao AdO de LEVANTAR e ao AdO de MOVER-SE na minha area.
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor Madrüga em 05 Out 2010, 18:02

Depende. Espero que você não esteja julgando que você INTERROMPE a ação de levantar dele. Ele pode levantar, tomar o AdO e depois dar um passo de 1,5 metro na sua direção. Não sei se isso tem no FAQ, mas levantar CUSTA uma ação de movimento, mas não é deslocar-se. Então levantar é equivalente a uma ação de movimento, mas não é deslocamento e não invalida o passo de ajuste.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor dmandrak em 05 Out 2010, 18:12

Madrüga escreveu:Depende. Espero que você não esteja julgando que você INTERROMPE a ação de levantar dele. Ele pode levantar, tomar o AdO e depois dar um passo de 1,5 metro na sua direção. Não sei se isso tem no FAQ, mas levantar CUSTA uma ação de movimento, mas não é deslocar-se. Então levantar é equivalente a uma ação de movimento, mas não é deslocamento e não invalida o passo de ajuste.

Ahhhh sim, interessante.

A questao é, eu vou dar 2 AdO durante o movimento do cara? A mesma açao pode gerar 2 AdO?
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor Madrüga em 05 Out 2010, 18:51

dmandrak escreveu:A questao é, eu vou dar 2 AdO durante o movimento do cara? A mesma açao pode gerar 2 AdO?


Só se ele sair de mais de um quadrado ameaçado por você, por exemplo. Supostamente é a mesma ação, mas saindo de quadrados diferentes.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor oculto em 05 Out 2010, 20:01

Que eu saiba, você só pode dar um AdO por rodada. Vc só pode dar mais AdO's se tiver um talento específico (Reflexos em combate, salvo engano) e, mesmo assim, o total de AdO's estaria limitado a seu modificador de destreza e o(s) alvo(s) precisa(riam) gerar múltiplas situações passíveis de AdO's na rodada.
E passos de ajuste (1,5m) não geram AdO, mesmo se ocorrerem dentro da área de ameaça, não?

Em resumo, se você não tiver reflexos em combate, você dará um AdO no alvo quando ele tentar se levantar, mas aí ele poderá fazer o que bem entender com a ação padrão dele em seguida.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor Madrüga em 05 Out 2010, 20:04

Bom, acho que eu e Phil já presumimos que ele SABIA disso (reflexos de combate).

E eu me referi ao movimento normal, mesmo. Por isso citei a possibilidade do cara levantar e dar um passo de ajuste, a menos que isso não seja possível por algum motivo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [3e] Armas de haste e trip!

Mensagempor Iuri em 05 Out 2010, 20:11

Ele ja tinha declarado que teria o Reflexos de Combate. Supomos que tenha uma Dex alta tambem.
Este problema do passo de ajuste é a unica coisa que obriga seu personagem a usar uma arma que realmente seja de haste, para obrigar o adversário a se mover pelo menos 3 metros até ficar adjacente.

Mas, se o adversario ja gastou uma ação de movimento para se levantar, porque ele iria se mover até ficar adjacente? Ao chegar em tal posição ele não poderia atacar porque teria trocado sua ação padrão por uma de movimento. O que eu prevejo que vá acontecer é os adversários irem se arrastando até você e te atacando do chão mesmo. O que não deixa de ser uma boa coisa. Você dá apenas 1 AdO, pelo movimento dele, mas ele fica com as penalidades de estar no chão o resto do combate.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron